BALANÇO DO BRANCO – (WHITE BALANCE)

em Artigos e Entrevistas, Equipamentos.

balanço de branco, temperatura de cor, focus escola de fotografia, cursos de fotografia
UMA NOVA ERA PARA A COR

O balanço do branco é um novo e maravilhoso controle
digital. Ele acrescenta um novo nível de domínio da cor que é impossível de
reproduzir na fotografia tradicional.

O balanço do branco controla a resposta da câmera em relação
à cor da luz de modo que a branco e outras cores neutras possam ser registradas
como neutras.

A cor da luz é medida pela escala Kelvin, onde os números
baixos são mais quentes em tom que os números altos, conforme ilustração acima.

As lâmpadas incandescentes normais ficam abaixo dos 3 mil K,
a luz do dia fica em torno dos 5,5 mil K, e a luz em plena sombra geralmente
atinge os 10 mil K. Se você fotografasse cada uma delas com um filme tipo luz
do dia, a luz incandescente pareceria laranja, e a sombra azul.

O balanço do branco corrige as imagens para fazer com que
praticamente qualquer luz pareça neutra. Esse é um enorme beneficio para o
fotografo. Por exemplo, ao fotografar sob lâmpadas fluorescentes é preciso que
você filtre cuidadosamente, às vezes usando caros fotômetros de temperatura de
cor. Geralmente as fotos tiradas sob luzes fluorescentes ficavam com um tom
verde-pálido.

O controle de balanço do branco tem tipicamente três modos:
automático, pré-programado e programável ou manual.

O balanço de branco automático funciona bem na maior parte
do tempo, mas eu não diria que ele propicia sempre a melhor reprodução de
cores. No modo automático de balanço do branco, a câmara olha para a imagem e
calcula como gerar um branco neutro.

Isso funciona bem de um modo geral, mas de vez em quando
resulta em erros graves.

O balanço do branco automático costuma errar em luz muito
colorida, como na aurora ou no pôr-do-sol. Estamos acostumados a ver esses
momentos do dia como sendo de luz muito quente. O balanço do branco automático
normalmente removerá bastante desse tom quente, tentando deixar a luz mais
neutra.

Os ajustes pré-programados de balanço do branco são de fácil
uso e projetados para uma luz específica. Eles fixam o balanço do branco para
aquela condição, embora você possa usá-los para outras condições.

Luz do dia é projetada para corrigir as cores neutras sob as
condições e temperatura de cor do sol do meio-dia. O modo “nublado” aquece a
luz mais fria, tal como um filtro de aquecimento faz com um filme luz do dia
para slides.

Muitos fotógrafos deixam o balanço do branco em “nublado”
visando um balanço de cor mais quente. Esse ajuste não somente intensificará o
tom quente do pôr-do-sol, como também ajudará as fotos de dias chuvosos a
aparecerem mais atraentes.

Incandescente é projetado para corrigir as condições em
interiores com lâmpadas padrão de tungstênio. No modo fluorescente a câmera se
ajusta para essa iluminação, tão comum em lojas e escritórios, eliminando o tom
esverdeado.

O ajuste “Flash” é projetado para compensar o tom mais frio do flash.

Você pode experimentar esses ajustes a qualquer hora. Não há
certo ou errado. São simplesmente diferentes respostas à luz.

O modo programável ou manual faz parte do universo do vídeo
profissional. O realizador de vídeos coloca alguma coisa branca numa cena e
aproxima o zoom. A câmera faz sua mágica de balanço do branco sobre o objeto,
deixando-o branco para as imagens consequentes e salvando aquele ajuste. A
mesma técnica vale para as câmeras digitais.

Flash

Há tempos os fotógrafos gostariam de entender melhor o flash. Mesmo com os ótimos flashes com inteligência artificial de hoje, os resultados são difíceis de prever. Muitos fotógrafos simplesmente não o usam.

É uma pena, já que o flash é uma ferramenta importante e
pode dar um toque especial em suas imagens, mesmo durante o dia. Com as câmeras
digitais e seus visualizadores LCD, você agora tem a capacidade de explorar o
poder do flash. Pode fazer uma foto, ver imediatamente o resultado e fazer
ajustes para deixar o flash como você quer.

Aproveite para rever mais dicas sobre temperatura de cor e flash  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#balançodebranco #temperaturadecor #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia    

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)