Blog Focus

Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

por em .

Produção de modelos, maquiagem, cosméticos, retratos,  Pessoas idosas, pele branca, sobrancelhas, fotografia aulas

Maquiagem e Tratamento de Beleza

1 A maquiagem em um retrato deve ser pouca, simples e discreta, principalmente nos homens. Use bons produtos! Se for preciso, retire o excesso com uma toalha seca.

2 Cosméticos brilhantes ou cintilantes devem ser abolidos das opções de maquiagem para retratos.

3 Um colírio lubrificante aplicado antes do ensaio poderá deixar os olhos do retratado mais nítidos. O uso de colírio também torna mais interessante o brilho dos olhos na foto.

4 Em pessoas idosas ou de pele muito branca, prefira usar tons de cinza ou marrom no contorno dos olhos e sobrancelhas.

5 Antes da sessão, peça para o modelo escovar os dentes. Eles ficam mais brilhantes.

6 Para a boca masculina, use a pomada Bepantol ou algum hidratante, como manteiga de cacau (não deixe excessos). Pelos nas orelhas e no nariz devem ser removidas antes do retrato.

7 Lembre-se: a câmera vê o que você não enxerga. Faça alguns cliques antes para testar a maquiagem.

E sucesso nas fotos!

Aproveite para rever mais dicas e macetes nas literaturas técnicas dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os exercícios em campo, feito durante as aulas práticas, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

Atenção à Direção!

por em .

modelo, melhor ângulo, lado do rosto, retratado, movimento da boca, autodirigir, aula de fotografia

Saiba dirigir seu modelo

1 Observe o melhor ângulo do seu modelo. Em termos de fotogenia, há sempre um lado do rosto que é mais doce e outro que é mais frio. Na dúvida, fotografe os dois lados e depois faça a escolha junto com o retratado. A luz deve ser afinada conforme o melhor ângulo.

2 Em alguns casos, uma leve movimentação da cabeça (para baixo ou para cima) poderá evidenciar o melhor ângulo do retratado. O lado que o modelo penteia o cabelo, o movimento da boca e o jeito de sorrir podem dizer muito sobre o lado do rosto com o qual a pessoa mais se identifica. Observe-a com cuidado.

3 Use um espelho no lado oposto ao do melhor ângulo do seu modelo. Isso ajudará a pessoa a se autodirigir.

4 Crie conteúdo no olhar. Procure conversar sobre assuntos pessoais e afetivos. As pupilas costumam triplicar de tamanho quando o assunto é sobre coisas que a pessoa ama.

5 Os gestos e a direção das mãos do modelo devem ser pouco abertos e contidos. Contudo, precisam ser genuínos.

6 Cuide da tensão da coluna cervical do retratado. A maioria das pessoas tende a tencionar essa região e acaba não percebendo – mas no retrato isso fica evidente. Peça licença e faça uma massagem nos ombros para “desmontar” essas tensões.

7 Sorridos e risadas precisam ser dadas de maneira sincera e genuína. Colecione um repertório de piadas curtas. Conte-as sem tirar os olhos do visor e o dedo do botão de disparo da câmera e aproveite para clicar durante o auge do humor. Após uma boa gargalhada os olhos tendem a ficar marejados e felizes. Aproveite o momento.

8 Prefira abordar assuntos pessoais e emocionais durante o ensaio. Não provoque conversas com temas difíceis. Aproveite para fazer bons cliques enquanto a pessoa fala. Espere as sílabas abertas para fazer o clique.

9 Música povoa os pensamentos e ajuda a emocionar. Use o recurso durante a sessão. Elas devem ser as preferidas do retratado e não as ruas.

10 Posar de corpo inteiro é bem difícil. O truque é pedir para que a pessoas dê dois passos para frente e um para trás. Clique no primeiro passo para frente. Esse movimento rende fotos espontâneas.

11 Peça movimentos rápidos, como olhar para o lado e voltar a olhar para a câmera. Fotografe antes do seu modelo terminar a pose. A expressão é natural no instante do movimento.

12 Peça para o modelo experimentar sentimentos simples, como frio, calor, pressa, preguiça, medo, sedução, raiva… Sugira que ele faça um discurso, mesmo sem nexo, como: “pamonhas, pamonhas”. Ou declame um poema, o hino nacional, regendo  uma orquestra. Você vai ver como funciona.

13 Durante as trocas de roupas e acessórios estimule o retratado a se olhar em um espelho colocado no set de fotografia. Isso pode render bons registros.

14 O fotógrafo de retratos deve se dividir em dois: um que fica sempre com os olhos na câmera e outro que faz uma investigação minuciosa do rosto e corpo do modelo.

15 Pergunte sobre tudo ao seu modelo. Ouça sempre. Não economize elogios, sempre sinceros. Mergulhe no rosto e espírito do retratado. Exerça ao máximo o sentido da palavra empatia.

16 Coloque um apoio para as mãos e os cotovelos à frente do retratado. Um cubo de madeira alto ou o encosto de uma cadeira pode ser um truque valioso para que o modelo possa interagir e conter os gestos.

17 Para retratos com finalidade de trabalho (como para campanhas publicitárias ou políticas), use a técnica do enquadramento formal e clássico: os ombros devem sempre aparecer. Faça ainda muitas variações de enquadramento durante o ensaio. Fundos brancos são sempre infalíveis.

Aproveite para rever outras dicas e macetes nas apostilas de fotografia de moda  dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os exercícios em campo, feito durante as aulas práticas, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

Estudo sobre Fotografia Documental

por em .

 

 

 

Fotografia documental, estudo, relatório, registro, momento, Fotografia, publicidade, jornalismo, escola de fotografia,

Parque Antártica, foto documental de Pedro Martinelli

CURSOS DE FOTOGRAFIA PROFISSIONALIZANTE –  RELATÓRIOS DE ALUNOS –  FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA – 2107

TEMA: Estudo sobre Fotografia Documental

ALUNO:  Kaue Fernando Cardinalli

MONOGRAFIA – Relatório apresentado como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Fotografia Profissionalizante da Escola Focus para obtenção do registro Mtb de Fotógrafo Profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho.

ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Enio Leite

ESCOLA FOCUS  DE FOTOGRAFIA
São Paulo – SP – Brasil
2017

RESUMO:

A fotografia documental é um gênero da fotografia que trabalha no registro cultural ou artístico de um momento, em oposição à publicidade ou o jornalismo. É o ramo mais pessoal da fotografia contemporânea.

Nem sempre os temas retratados pelos profissionais dessa área são de momentos felizes nas vidas das pessoas, mas nem por isso deixam de ser grandes e de beleza inigualável.

Sendo assim, um bom fotógrafo documental precisa, antes de tudo, “harmonizar, a um só tempo, as ações humanas aos cenários de suas epifanias particulares”.

A fotografia documental atual possui, ainda, em suas veias, características da estrutura clássica do documentarismo, o qual fora solidificado nos anos 1930. Esse modelo foi esculpido no século XIX, com os primeiros documentaristas, a exemplo do escocês John Thomson (1837-1921), o dinamarquês Jacob Riis (1849-1914), a americana Margaret Sanger (1879-1966) e o alemão Heinrich Zille (1858- 1929), que se dedicaram de forma apaixonada à fotografia social. Nos anos 30, auge do modelo, os fotodocumentaristas procuravam se estabelecer sob o tripé: verdade, objetividade e credibilidade. Para o inglês Derrick Price  “o arquetípico projeto documental estava preocupado em chamar a atenção de um público para sujeitos particulares, frequentemente com uma visão de mudar a situação social ou política vigente”.

Desta maneira, podemos compreender que a fotografia documental se utiliza de técnicas e processos específicos, que têm como decorrência um material com características próprias. Incumbe ressaltar que este trabalho exige um prévio estudo do tema e também a criação de uma plataforma de abordagem, bem como pesquisas auxiliares.

Vale assegurar que para um enfoque documental do patrimônio é necessário que seja realizada uma avaliação precedente do mesmo, com o intuito de blindar nesta documentação todos os pormenores históricos, sociais, culturais e artísticos do bem, que fazem a caracterização da identidade dos indivíduos, bem como da nação e do povo que se vê refletido naquele patrimônio, a fim de que obtenha como resultado um trabalho documental de validade intemporal.

Ao contrário do fotojornalismo diário, a fotografia documental produz de maneira mais impactante efeitos perceptivos que transcendem ao que é mostrado na imagem. Mencionando Sontag: “fotografar é atribuir importância” . Neste fato, podemos perceber que em muitos episódios o patrimônio carece desta importância atribuída por uma imagem. Compete aqui advertir acerca da subvalorização do patrimônio e sua consequente degradação através de fatores naturais, e a má conservação por parte da sociedade na qual se encontra inserido, gerando a necessidade de que tudo seja documentado para gerações vindouras.

É imprescindível destacar que a fotografia documental já flui marcada como representante da verdade, ou seja, é a palatina da veracidade dos eventos, e ainda hoje seguramente labora como vigilante da autenticidade dos fatos. Como observa a pesquisadora espanhola Margarita Ledo, “a foto será sinônimo de imagem transparente, sem armadilha nem mentira, de imagem informativa, sobre fatos reconhecíveis e legíveis, entendíveis […]”

O instantâneo documental é, enfim, a documentação de um fato real por intermédio da imagem. Traz como objeto essencial a construção da realidade, se propõe a narrar a história por meio de uma sequência de imagens. Acena totalmente com algo palpável, de forma material, já existente, que se fixa com a finalidade de registrar e reproduzir com fidelidade a aparência. Para consolidar a confiança, para sustentar tal valor, apesar de não poder garanti-lo totalmente.

É através da fotografia documental que se apresentam os maiores relatos da história, laborando como uma máquina do tempo, com função testemunhal. É imperativo proferir que a foto documental não inventa e, por isso, desempenha um papel de documento. Documento este que deve ser preservado e valorizado como fonte de história, memória e cultura de um povo.

BAIXE ARQUIVO PDF:  “ ESTUDO SOBRE FOTOGRAFIA DOCUMENTAL

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Referência em ensino de fotografia

EXPLORE MOLDURAS

por em .

elemento, moldura, motivo, pintura, retrato, portas, arcos, panelas, galhos, composição

Uso de moldura agrega valor estético ás suas fotos!

Um ou dois elementos de moldura em sua cena atrai a atenção para seu motivo principal.

Um elemento de moldura bem conhecido é uma moldura de pintura ou retrato.

Embora esta seja uma forma literal de ilustrar o assunto, ela ajuda a lembrar que a moldura concentra a atenção em seu motivo indicado aos olhos para onde olhar.

Depois que estiver consciente desta vantagem, é possível encontrar elementos de moldura por toda parte, sejam eles orgânicos ou construídos – portas, arcos, janelas, galhos de árvore.

Você pode utilizar qualquer forma aberta que contorne seu motivo em dois ou mais lados no primeiro plano de sua cena. Escolha uma moldura interessante, como uma arcada de treliça coberta com flores ou uma porta diferente; isto soma-se à historia transmitida em sua imagem.

Caso seu modelo e a moldura careçam de interesse visual devido às similaridades em luminosidade, tente encontrar uma moldura mais escura que seu modelo.

Posicione-o sob uma luz mais intensa que aquela que ilumina seu elemento de moldura e certifique-se de medir sua exposição para a luz clara. Isto permite a você escurecer a moldura em torno do modelo e criar um maior impacto visual.

Aproveite para rever outras dicas e macetes sobre composição e estética fotográfica nas literaturas técnicas dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus.

E, boas fotos!

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

O OLHAR FOTOGRÁFICO: OS PRINCÍPIOS DO DESIGN PARA A COMPOSIÇÃO DA FOTOGRAFIA

por em .

Fotografia, Design, Composição, Forma,  Elementos visuais, mercado de trabalho, escola focus

O design na fotografia publicitária

Este é um dos textos recomendados aos alunos dos cursos de fotografia profissionalizantes da Escola Focus.

A preparação acadêmica adequada é um dos grandes diferenciais que vão destacar esses futuros profissionais no mercado de trabalho.

A fotografia é um importante instrumento do design gráfico e, assim como um texto é composto por frases e sentenças que constituem uma entidade semântica, a fotografia também possui uma estrutura composta por elementos que visam significar. Através do uso de elementos visuais utilizados na área do design gráfico, além de objetos e técnicas fotográficas, constrói-se uma composição fotográfica eficiente que realizará a troca de significados com o leitor, espectador.

A fotografia que se destaca pelo valor estético e expressivo e alcança o status de obra de arte, se distingue das simples imagens que cada vez mais são produzidas em grande quantidade de forma mecânica e banal. Para sua construção existem alguns elementos básicos e técnicas de manipulação que podem ser aprendidas e aplicadas para gerar uma boa imagem. Este trabalho parte de uma revisão bibliográfica para verificar como os princípios de composição da forma, presentes no design, corroboram para agregar valor estético e de comunicação também na fotografia.

Buscou-se como referências autores que estudam a forma, o design e a fotografia, além da obra de alguns fotógrafos escolhidos para análise. A partir deste estudo foi possível verificar como os conceitos e princípios para a construção da forma e do design também estão presentes na linguagem fotográfica e, mais do que isto, são essenciais para a construção de uma fotografia expressiva.

Monografia apresentada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, na linha de formação específica em Design Gráfico, do Centro Universitário Univates, como parte da exigência para obtenção de título de Bacharel em Design.

BAIXE ARQUIVO PDF: “O OLHAR FOTOGRÁFICO – OS PRINCÍPIOS DO DESIGN PARA A COMPOSIÇÃO DA FOTOGRAFIA

Aproveite para rever outras dicas e macetes nas literaturas técnicas dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus. Esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho!

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

AVALIAÇÃO DO HISTOGRAMA

por em .

histograma, modo de medição, avaliativo, matricial, filtros, técnicas de fusão, fotodiodo, sensor, fotografia cursos

Histograma e compensação de exposição

Com a adoção da avaliação do histograma e o ajuste do modo de medição avaliativo ou matricial, a pergunta de nossos alunos permanece a mesma: “onde medir a luz?”  

Nossa resposta, entretanto,  continua sendo muito simples: em lugar nenhum!

A cena como um todo deve ser interpretada, e o histograma vai informar sobre a necessidade de remediar a exposição, por meio de filtros ou de técnicas de fusão digital.

O histograma é o gráfico que consolida a informação de luz vinda de cada fotodiodo do sensor.

Isso é importante porque, às vezes, a imagem que aparece no monitor da câmera é diferente da original por questões de ajuste de luminosidade. Com o histograma, sabe-se exatamente como os dados da foto foi registrada em arquivo.  Outras questões, entretanto, só poderão ser analisadas no monitor de seu computador, desde que a tela esteja devidamente calibrada.

Caso esses dados estejam fora dos parâmetros de exposição, procure nossos plantões de dúvidas para esclarecer melhor esse assunto, ok?

Aproveite para rever mais dicas e macetes no material didáticos dos seus cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

histograma, modo de medição, avaliativo, matricial,

PROBLEMAS COM EQUIPAMENTOS!

por em .

Equipamento fotográfico, câmeras, lentes, cuidado, transporte,  Situações críticas, chuva, poeira, mar, dicas de fotografia

Armários de aço são excelentes lugares para guarda de seu equipamento fotográfico

Para evitar danos a câmeras e lentes, é importante que se tenha bastante cuidado no transporte, que se tenha bastante cuidado no transporte, especialmente em situações críticas como chuva, poeira, mar

Convém carregar um saco plástico grande de lixo que possa envolver toda a mochila em caso de tempestade, e sacos menores transparentes que possam envolver os equipamentos.

Caso a máquina caia em água doce, seque o mais rapidamente possível com panos, papéis e cotonetes, abrindo todas as partes e retirando todas as peças possíveis. Use um secador de cabelos e leve com a maior brevidade à assistência técnica.

Caso tenha acesso a ar condicionado, dentro de casa ou no seu carro, deixe-o ligado junto com a câmera para absorver umidade e não oxidar os circuitos e danificar seu sistema óptico

No caso de cair em água salgada, primeiramente limpe com panos molhados de água doce para depois secar.

Aproveite para rever mais dicas e macetes nos materiais didáticos dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus.

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

CORREÇÃO DE COR

por em .

Correção de cor, profissionais, curvas, Photoshop, kit de filtros, Kodak, fundo neutro, correção de cor, curso de Photoshop

Inspecione a imagem no seu monitor usando o cartão de cor complementar ao desvio indicado

Para profissionais, as curvas é considerada o controle mais preciso do Photoshop para corrigir as corrigir as cores de uma imagem

Usar curvas é, contudo, um processo complicado e subjetivo, que demanda algum tempo para aprender.

Diferenças de cores

Se você tiver encontrado um problema em sua imagem, mas não tem certeza do desvio de cor, há um produto útil disponível, da Kodak, para fazer correções precisas na fase de pós-produção de imagem.

É chamado Kit de Filtro comparativo de cores da Kodak, e compreende seis cartões – ciano, magenta, amarelo, verde e azul. Com um fundo neutro cinza médio em sua área de trabalho, inspecione a imagem no monitor usando o cartão de cor complementar ao desvio indicado. Por exemplo, se o desvio parecer azul, use o cartão amarelo para visualizar a imagem.

Se a mudança for verde, escolha o cartão magenta, e assim por diante. Com um olho fechado, coloque e tire o cartão rapidamente de seu campo de visão, examinando os meios-tons enquanto faz isso. Evite olhar para os destaques da imagem, já que não indicado nada. Se o cartão amarelo neutralizar o desvio de cor nos meios-tons e sombras, então você estará no caminho certo.

Há três densidades em cada cartão, por isso tente cada uma antes de programar uma correção de cor especifico. Uma vez que tenha identificado o problema, use a seleção e os controles apropriados na caixa de diálogo de seleção de cor (ou, se preferir, o comando curvas) para neutralizar o desvio de cor.

Aproveite para rever mais dicas e macetes no material didático dos cursos de Photoshop da Escola Focus.  Não se esqueça dos plantões de dúvida, abertos inclusive para ex-alunos, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

COMPOSIÇÃO E ESTÉTICA FOTOGRÁFICA

por em .

Estilos de composição, olhos do observador, fotografia instigante,  Ângulos da câmera, linhas guias, posicionamento, escola focus

Os estilos de composição podem variar amplamente, mas existem coisas básicas para se considerar

Qual, exatamente, é seu centro de interesse? O que direcionará os olhos do observador para seu centro de interesse… e para onde seus olhos irão depois dali? Como criar prazer estético?

Estas são coisas que você deve considerar quando compõe uma imagem comum pode transforma-se em uma fotografia instigante simplesmente pela forma como foi composta.

Ângulo da Câmera    

Ao trabalhar com crianças, faz sentido fotografá-la do seu nível. Isso tende a resultar em muitas posições sentadas ou curvadas do fotógrafo. Muitas vezes, a posição da câmera no chão resultará na sua melhor perspectiva.

LINHAS GUIAS

Para uma imagem ser vista como encantadora e atraente, os observados geralmente querem ser levados ao centro de interesse. Nossos olhos simplesmente não podem captar cada parte da imagem de uma vez, então precisa existir um caminho de observação.

POSICIONAMENTO DO MODELO.

Outra importante consideração é o posicionamento do (s) modelo (s) dentro do plano da imagem. O modelo pode estar centralizado ou não.

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre composição e estética fotográfica nas literaturas técnicas dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os exercícios em campo, feito durante susas aulas práticas, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

FOTOGRAFIA DE TEATRO – TCC

por em .

Fotografia de teatro, TCC, fotografia de espetáculos,  registro Mtb de fotografo profissional, aula de fotografia

Fotografia de espetáculos e teatro

CURSOS DE FOTOGRAFIA PROFISSIONALIZANTE – FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA – 2107

TEMA:   FOTOGRAFIA DE TEATRO

ALUNO:  Fellipe Rodrigues Neves Oliveira

TCC – Monografia apresentada como parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Fotografia Profissionalizante da Escola Focus para obtenção do registro Mtb de Fotógrafo Profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho.

ORIENTAÇÃO: Prof. Dr. Enio Leite

ESCOLA FOCUS DE FOTOGRAFIA
São Paulo – SP – Brasil
2017

RESUMO:

Com esse trabalho pretende-se aclarar todo a fronteira entre a fotografia e o teatro, um a derradeira encarnação da presença radicada no tempo e a fotografia vista como seu total oposto.

O teatro representando uma arte efêmera, por que ele tem local e hora para acontecer, passando o tempo e o espaço ele deixa de ser a expressão artística na forma pura, restando apenas vestígios. Usando de recursos lúdicos ou não para envolver seus mais famintos expectadores, abordando temáticas políticas, sociais, ambientais, familiares, religiosas, sexuais e mais uma infinidade de gênero da qual essa belíssima arte pode si adaptar, representando dentro de suas 3, 4 ou nenhuma parede toda forma de expressão humana e inumana.

A Fotografia sendo uma arte perene é uma palavra que vem do grego; Foto(Fós)= Luz+ Grafia(Grafis)= escrita, escrever com a luz, tem a característica de congelar o instante temporal perpetuando o momento, e assim usando de varias técnicas para congelar a imagem, desde a primeira câmara escura de Leonardo Da Vinci, passando pelas placas de estanho cobertas de betume de Joseph Nicéphore Niépce, as placas de prata impressionadas de Daguerre até as câmaras digitais facilmente encontradas na atualidade, são utilizadas para perpetuar o frame de uma linha temporal vivenciada pelo artista fotografo.

Essas duas artes tem o mesmo berço de origem, vem da classe pensadora filosófica grega, ao mesmo tempo em que criaram as bases da estética teatral que conhecemos nos dias atuais, beiraram discussões sobre conceitos de luz e escrita, Aristóteles com seu conto sobre a imagem refletida dentro da caverna é um dos seus precursores. As duas si desenvolveram e si adaptaram com o tempo, espaço e necessidade do seu público. 

BAIXE ARQUIVO PDF:  “ FOTOGRAFIA DE TEATRO – TCC  “

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Referência em ensino de fotografia