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sobre o mundo da fotografia

FOTOGRAFAR À NOITE?

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Se você estiver fotografando ao ar livre à noite, não fotografe com um dos modos pré-definidos de sua câmera, como prioridade de abertura, paisagem ou retrato

Esses modos funcionam muito bem durante o dia, mas fotografar à noite, e fazer com que o céu seja realmente azul-escuro ou preto de maneira como você veem, muitas vezes não acontecerá com um desses modos.

Porque eles tornarão toda imagem muito clara (sua câmera não sabe que é a noite, então é só fazer seu trabalho de tentar fazer uma exposição apropriada).

O segredo real para fotografar à noite é fotografar no mundo manual. Para fazer isso, você precisará usar o fotômetro dentro do visor da câmera (isso é muito fácil de fazer, você vai surpreender; portanto, não deixe que isso angustie).

Mude para o modo manual e defina uma velocidade inicial do obturador (à noite, você usará um tripé, assim, inicialmente tente algo como 1/30 de segundo). Então para começar escolha um diafragma de f/8. Agora, olhe o medidor no visor da câmera. Há uma linha grande no centro do fotômetro e linhas pequenas acima e abaixo dela (ou à esquerda e à direita).

Se você vir às linhas acima da linha grande isso significa que, se você fotografou exatamente nesse momento, a foto estará muito clara (superexposta), assim, tente mover o seletor de sub comando (ou seletor de controle rápido), o que define os diafragmas, até você ver essas linhas desaparecerem (o que significa uma exposição perfeita). Agora, essa exposição poderia estar correta (tecnicamente), mas se o céu à noite não estiver bonito e preto (ou azul escuro), continue girando o seletor até subexpor a imagem.

DICA: O Truque Do Monopé

Embora muitos lugares tenham uma política de estrita proibição de tripés, eles não têm uma política para monopés.

Se reclamarem do uso de um monopé, você sempre poderá dizer: “Veja, isso é um tripé”. Esse tipo de comentário costuma acalmar os seguranças.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia noturna nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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O ESSENCIAL É CONFIAR NA SUA SENSIBILIDADE!

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O equipamento fotográfico, por mais sofisticado que seja simplesmente registra a luz que atravessa a objetiva no momento em eu o disparador é acionado

Porém, uma boa foto de pessoa deve mostrar alguma coisa a mais, além da aparência.

A arte de fotografar consiste justamente na busca de um registro dourado de imagens que revelam também uma personalidade. Por isso, o fotógrafo deve ter uma postura tal que, em quaisquer casos, a imagem captada pela objetiva traduza sua sensibilidade.

Fotografar gente é um dos maiores desafios que um fotógrafo pode enfrentar.

As dificuldades que se apresentam não são propriamente técnicas, mas dizem respeito à sensibilidade. Por isso, qualquer fotógrafo, com o mínimo de equipamento e experiência, pode fazer excelentes fotografias de outras pessoas.

Por mais sofisticado que seja o equipamento do fotográfico tem um limite: ele apenas registra a luz, formando uma imagem. Uma boa foto de um a pessoa, no entanto, deve se mostrar mais do que simplesmente sua aparência. O fotógrafo precisa descobrir maneiras de colocar na imagem informações sobre a maneira de viver ou captar as expressões que caracterizam o estilo e a personalidade da pessoa fotografada.

Desde que a fotografia evoluiu a ponto de permitir que se fotografassem pessoas, esse tema tem sido registrado de todas as maneiras possíveis. Milhões de imagens foram feitas, mas nenhuma delas é igual à outra: é praticamente impossível realizar duas fotos idênticas de uma mesma pessoa, mesmo que se queira fazer isso. Sempre ocorrem pequenas variações na luz, na posição do rosto, na expressão do olhar, e assim por diante.

Essas variações também ocorrem em outros tipos de fotografia, mas não e apresentam tão evidentes. Numa paisagem, por exemplo, dificilmente alguém conseguirá perceber mudanças mínimas condições de iluminação. Já uma leve alteração no olhar pode significar diferença entre uma foto razoável e outra excelente. Por isso, fotografar gente é u desafio permanente na fotografia.

Registrar uma imagem de uma pessoa implica, antes de tudo, estabelecer uma relação pessoal entre o fotógrafo e o fotografado. À primeira vista, o ato de fotografar envolveria apenas o mundo que está do lado de lá da objetiva.

É o que ocorre, por exemplo, quando se fotografa um prédio: o fotógrafo não pode movê-lo nem mudar a posição do sol que o ilumina. Assim, ele, o fotógrafo, é quem tem de mover-se convenientemente e preparar o equipamento em função das circunstâncias que se apresentam, adaptando-se a elas. Em nenhum momento, o fotografo acredita que o fato de estar fotografando pode influenciar de alguma maneira o prédio em si.

Quando se trata de pessoas, contudo, as coisas são diferentes. Se, no caso do prédio, o fotógrafo não podia mudar suas características pelo simples fato de estar presente, agora pode inibir ou assustar seu objeto. Além disso, o próprio modo como ele se aproxima da pessoa que vai fotografar fica incrivelmente gravado na imagem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e criatividade nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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GUIA DO OLHAR

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SIGNIFICADOS DA GEOMETRIA

Assim como as linhas, formas geométricas são imediatamente percebidas pelo olho humano e podem ser usadas tanto para gerar dinamismo quanto para passar sentimentos.

Toda forma geométrica pode inspirar sensações por conter ângulos e linhas. Além do lado intuitivo, formas podem ter significados culturais distintos.

Retângulo: o símbolo depende da orientação. Um retângulo vertical é associado a poder (pelo efeito de contra mergulho) e realça o aspecto dramático de uma imagem. Na horizontal, produz uma sensação de descanso, mas também de peso e frieza.

Triângulo: o valor simbólico do triângulo também depende da orientação dele. Apontando para cima tem conotação espiritual ou de ascensão. Para baixo, sugere um sentimento de inseguridade e esmagamento. (até a desesperança).

Quadrado: passa a sensação de estabilidade e tranquilidade, assim como de ausência de tensão de tensão.

Circulo: representa a harmonia, o que equilíbrio e a suavidade. Como não tem nenhum ângulo, traduz a perfeição absoluta e o infinito. É a forma geométrica que mais chama atenção do observador da imagem.

Losango: bem estruturado, no entanto, sem base estável, simboliza o movimento, a troca ou ainda o passar do tempo.

ATENÇÃO:

Linhas podem conduzir o olhar do observador de um ponto a outro ou leva-lo a um ponto específico.

O uso de linhas na composição também pode ser apenas para dar sentido na leitura da imagem.

A combinação entre linhas restas e curvas é um recurso que trazer bastante dinamismo à fotografia.

Linhas também colaboram para harmonizar a composição se bem usadas; do contrário, podem desequilibrá-la.

Linhas pode ser o elemento principal de atração em imagens de paisagem e servem também como suporte de moldura.

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DIRETOR DE ARTE E COMPRADOR DE ARTE

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O diretor de arte de uma agência de comunicação pensa em ideias inéditas para campanhas e anúncios que sensibilizem o mercado

Sua função é criar anúncios geniais e originais que vendem um produto para o mercado-alvo do cliente.

Ele trabalha em parceria com um redator; apresenta ideias visuais e o redator fornece o texto.

À medida que a publicidade evolui, porém esses papéis começam a se misturar. Embora os cargos de diretor de arte e redator ainda sejam usados, além de trazer suas habilidades de design tradicionais para campanhas publicitárias, esses profissionais de criação agora trabalham em todos os tipos de mídia digital e social que dominam a publicidade.

Compradores de arte são uma parte vital das agências de publicidade. A função de um comprador de arte é manter-se atualizado com os avanços mais recentes no mundo da criação. Isso envolve procurar o trabalho de novos fotógrafos e ilustradores criativos, analisar portfólios e exposições, e filtrar os melhores trabalhos para seus diretores de arte.

A função do comprador de arte também inclui negociar as taxas pagas aos fotógrafos de publicidade.  Como o investimento em mídia para uma campanha chega muitas vezes à casa de centenas de milhares, a escolha do fotógrafo é crítica, e somente os fotógrafos muito experientes serão contratados.

Mas campanhas e clientes pequenos podem contratar jovens fotógrafos promissores, que podem ter um ótimo portfólio e alguma experiência no trabalho editorial.

Diretores de arte e compradores de arte em agências de publicidade procuram constantemente novos fotógrafos para estimular a produção da agência. Eles costumam descobrir fotógrafos talentosos analisando fotografias editoriais e visitando exposições de novos talentos e mostras universitárias. São essas pessoas chave que um fotógrafo de publicidade aspirante de impressionar. 

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SOMBRAS E CONTRASTE

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Quando comparadas a um ambiente iluminado de forma mais homogênea, as áreas de luz cercadas por sombras trazem ainda mais foco aos assuntos, assim como um tipo diferente de sensação à cena

O contraste de áreas escuras enquadrando uma cena ou um assunto pode consistir em uma sombra detalhada ou quase preta, dependendo do seu estilo.

Contudo, o acentuado contraste entre áreas claras e as escuras dificulta a fotografia desse tipo de imagem.

Em muitos casos, o fotômetro da câmera tenta equilibrar as áreas claras e as sombras, o que costuma levar as altas-luzes esmaecidas e a áreas  de sombra desinteressantes.

Determine qual o aspecto mais relevante na cena. Como você pode observar as sombras conferem a tonalidade à imagem. A luz que chega a um celeiro abandonado ilumina uma fileira de velhas latas enferrujadas, com a área mais clara sobre uma lata em particular, dotada de uma cor clara.

A parte mais importante da imagem na textura das latas e na madeira do celeiro, já desgastada pelo tempo. Assim, é importante reter os detalhes naqueles realces desinteressantes.

Nesse caso, havia uma quantidade suficiente de luz difusa de preenchimento, para reter alguns detalhes nas partes mais escuras das sombras. Para mim, as sombras emoldurando a cena ficaram ótimas completamente pretas.

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PANORÂMICA PARA MOSTRAR MOVIMENTO

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Em todas as aulas discutimos o uso de velocidades de obturador super-rápidas para congelar ou enfatizar o movimento dos eventos esportivo

Mas há situações em que é mais emocionante enfatizar o movimento e deixar partes da foto em movimento intencionalmente desfocadas.

Há três regras para essa técnica:

  • Utilize uma velocidade de obturador lenta – o ideal é 1/30 avos de um segundo ou 1/60 avos de um segundo. Portanto, mude para o modo de prioridade de obturador (utilizando o seletor de modo na parte superior da câmera digital) e configure a velocidade do obturador de acordo com isso.
  • Faça uma panorâmica junto a seu tema – seguindo-o com a câmera. Acredite-o ou não, é o movimento da câmera que cria o fundo desfocado, pois a câmera se move acompanhando a ação, o que mantem o foco no tema e desfoca tudo em volta.
  • Utilize o modo de disparo contínuo (burst) para aumentar as chances de obter uma foto nítida – capturar uma sequência de fotos por segundo realente recompensa aqui.  Uma coisa importante a lembrar: não pare o panning quando o atleta sai do quadro – continue fazendo o panning por mais alguns segundos para obter um término suave.  

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas de  panning nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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NASCER DA LUA!

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A latitude e a estação do ano vão determinar por quanto tempo as condições serão favoráveis para se fotografar o nascer da lua

A escuridão sempre vem rápido perto de linha do Equador, independente da estação, como ocorre no nordeste brasileiro.

 Em latitude equatoriais, pode ser possível fotografar o nascer da lua com sucesso somente algumas poucas noites do ano, dependendo da congruência dos momentos de pôr do sol e nascer da lua.

Em latitudes muito ao Norte ou muito ao Sul, o crepúsculo dura muito mais tempo, e isso aumenta as oportunidades de fotografar o nascer da lua.

 Recomendamos sempre observar o crepúsculo em diferentes latitudes e em momentos diferentes do ano em busca de melhores resultados.

Experimente!

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografar ao nascer  do sol e da lua nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Concurso fotográfico da Wikipédia premia melhores fotos de monumentos brasileiros

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Submissões de imagens para Wiki Loves Monuments ocorrem durante o mês de outubro e concorrem a mais de 3 mil reais em prêmios

O Brasil recebe a edição do Wiki Loves Monuments 2020, concurso fotográfico anual que ocorre no mundo todo organizado pela comunidade Wikimedia.

A proposta do concurso é mobilizar pessoas para tirar fotos de monumentos brasileiros, a fim de melhorar sua representação visual não somente nas plataformas Wikimedia, como Wikipédia, mas na internet como um todo. As fotos devem ser carregadas no Wikimedia Commons, a biblioteca multimídia livre da Wikipédia, entre 1 e 31 de outubro

Para concorrer, basta que o participante carregue na plataforma Wikimedia Commons fotos de monumentos brasileiros. Monumentos são definidos pelo reconhecimento oficial, como tombamento e registro, em listas pré-definidas pelos organizadores do concurso. São mais de 7 mil monumentos em todo o Brasil que podem ser fotografados para o Wiki Loves Monuments. 

O fotógrafo pode participar com quantas fotos de monumentos quiser, desde que todas as imagens sejam de sua autoria e estejam carregadas em licença creative commons com a tag do Wiki Loves Monuments. As contribuições de fotógrafos amadores também são bem-vindas e podem ser submetidas inclusive fotos em alta qualidade feitas com dispositivo móvel.

Não serão consideradas para o concurso imagens que não sejam de autoria própria de quem fez a submissão, que infrinjam leis de direitos autorais ou que sejam excluídas do Wikimedia Commons antes do encerramento das submissões por qualquer motivo. As instruções detalhadas estão disponíveis na página do concurso na Wikipédia. Também é possível saber mais pelas páginas do concurso no Facebook, Instagram e Twitter.  

As fotos serão avaliadas por um júri qualificado com base em critérios como qualidade técnica (nitidez, uso da luz, perspectiva, composição, etc), originalidade e utilidade documental para a Wikipédia. Os vencedores da etapa nacional do concurso serão anunciados no final de novembro. 

As cinco melhores imagens serão premiadas com vales-presentes que variam de 1 mil reais para o primeiro colocado a duzentos reais para o quinto colocado. O concurso também premiará as dez pessoas que mais contribuírem com imagens de diversos monumentos que não tinham imagens carregadas anteriormente no Wikimedia Commons com vales-presentes no valor de cem reais.

Além disso, as dez melhores fotos do concurso brasileiro irão concorrer a prêmios da etapa internacional do Wiki Loves Monuments, dando ainda mais visibilidade para o monumento fotografado e para o autor da imagem.

Todas as fotos carregadas no contexto do concurso ficarão disponíveis para uso em qualquer lugar por qualquer pessoa, ampliando a visibilidade do monumento retratado. O concurso incentiva a participação de comunidades locais e valoriza em especial as contribuições de imagens de monumentos pouco representados na internet. 

Wiki Loves Monuments é um concurso que ocorre mundialmente desde 2010 e é considerado o maior concurso fotográfico do mundo. No Brasil, o concurso é organizada pelo Wiki Movimento Brasil (WMB), associação de editores que contribuem com os projetos Wikimedia e atuam nas áreas de educação e tecnologias abertas. 

Informações

Imagens vencedoras da edição de 2019 do concurso aqui.  

 Veja mais dicas sobre mostras, festivais e exposições nesse blog

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CONTROLDE DO SOFTBOX PORTÁTIL

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Se puder investir um pouco de dinheiro, compre então um sotfbox pequeno projetado para flash externo

Há duas boas vantagens de utilizar um sotfbox em vez de uma sombrinha branca difusa tradi cional:

(1) A luz é mais contida e direcional do que uma sombrinha difusora, assim é mais fácil obter uma luz mais expressiva, uma vez que ela só incide onde você quer. (2) Eles não voam com o vento tão facilmente quando usados em ambientes externos. Isso é melhor do que parece porque, se estiver ventando, será difícil utilizar uma sombrinha, e mesmo o vento mais suave pode derrubar tudo abaixo (sombrinha suporte e flash). Recomendamos a marca Atex. Gostamos   dele porque é pequeno e portátil – pode ser dobrado e transformado em uma pequena forma redonda (como um rebatedor) – e você pode ser instalado sem necessidade de utilizar hastes de aço, assim, só leva dois minutos para montá-lo. Você também pode pedir a um amigo (ou uma dama de honra, um assistente etc.) para segurar o flash e um Atek utilizando u acessório especial, que é um suporte de mão leve pequeno (60cm de altura) com uma alça na parte inferior, transformando seu amigo naquilo que os fotógrafos chamam de SLAV (“suporte de luz ativado por voz”). Além disso, adoro a qualidade de sua luz suave, direcional. Eu uso um de tamanho 24×24.

DICA: Usando Filtros para Fazer uma Foto como as da Sports Illustrated

Há um truque bem legal que você pode criar, utilizando apenas um filtro amarelo, que aprendi com os  velhos fotógrafos de esportes. Você tem de fazer duas coisas. (1) Configure o balanço de branco da câmera para Tungstênio, então, (2) coloque um filtro-gel amarelo no flash. É recomendável fotografar isso perto do crepúsculo. A configuração de balanço de branco Tungstênio faz o céu parecer sombrio e azul, mas a luz amarela (do filtro no flash) inicie na pessoa fotografada como uma luz quente.

CONFIGURAÇÕES DE POTÊNCIA TÍPICAS PARA O FLASH

Se estiver utilizando flash em ambientes internos, ou em ambientes externos com qualquer coisa além da luz do dia, você irá disparar o flash 99% das vezes com menos da metade da potência (às vezes utilizo 1/8 ou 1/16 da potê4ncia durante uma sessão típica de fotos). Porque tão baixa? Porque a ideia é contrabalancear a luz do flash e a luz existente no ambiente (ou já disponível externamente), então normalmente só é recomendável um pouco do flash (ou o flash parecerá um clarão). O objetivo é fazer o flash parecer com a luz natural, assim, sua configuração de potência provavelmente permanecerá muito baixa.

DICA: Para que Servem Grupos de Flash

Se quiser controlar flashes sem fio independente um do outro, você então precisará de grupos. Então digamos que você tem um flash iluminando seu tema e uma iluminação de fundo. Você vai querer controlar a intensidade individualmente, de modo que possa baixar ou outro também – você atribui um flash ao Grupo A e ao Grupo B. Você pode ter mais de um flash em cada grupo (todos os flashes em um grupo aumentam/diminuem de intensidade juntos). Você atribui grupos na própria unidade de flash.

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FOTOGRAFANDO À NOITE OU EM AMBIENTES FECHADOS? AUMENTE O ISO!

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O maior desafio de fotografar esportes é fazê-lo à noite, ou em ambientes internos. Isso ocorre porque, sem aquela luz do sol brilhante, a velocidade do obturador vai cair como uma pedra

Há uma única maneira de resolver isso – você terá de aumentar bastante o ISO para que a velocidade do obturador volte a 1/1000 de segundo, a fim de congelar a ação esportiva.

Portanto, por que se preocupar tanto em aumentar o ISO? Bem, é porque quanto mais você aumentar o ISO, mais ruído (granulação) você verá nas fotos.

As atuais câmeras sofisticadas de esportes têm ruído muito baixo, mesmo em ISOs altos, mas ele às vezes ainda é visível. Porém realmente, não há nada que possamos fazer sobre isso. É por isso que “objetivas luminosas” (como uma f/2.8 ou f/4) são tão úteis – quanto mais rápida a objetiva, menos você terá que aumentar o ISO (e menos ruído você terá).

Então, qual a diferença em usar uma objetiva rápida? Bem, se estiver fotografando em um estádio de futebol de salão á noite com iluminação do estádio muito intensa, e configurar o diafragma com o f/4, tem de configurar o ISO em torno de 4.000 para que a velocidade do obturador alcance 1/500 de segundo.

Se tiver uma objetiva f/2.8, geralmente poderá configurá-la com apenas ISO 1.600 (bem menos ruído). Esse ponto de diafragma faz uma grande diferença (mas, cara, eles cobram muito por esse ponto de diafragma extra da luz). Então você verá algum ruído sempre deixará a foto desfocada.

DICA: A Vantagem De Se Usar Carões de Memória Rápidos

Cartões de memória rápidos foram feitos para os fotógrafos esportivos, porque costumamos fotografar de modo de disparo contínuo (Burst).

Cartões mais rápidos gravam dados mais rápidos, então as imagens na memória temporária da câmera saem do buffer mais rápido (deixando espaço para fazer mais fotos contínuas).

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