Blog Focus

Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

PARA SER UM BOM FOTÓGRAFO VOCÊ PRECISA SUJAR SEUS JOELHOS

por em .

Bom fotógrafo, sujar joelhos, making of,  criar fotografias , ângulos legais, roupa adequada, abaixar, deitar, se jogar no chão, Ansel Adams, Aulas de fotografia, Focus escola de fotografia, curso de fotografia, aula de fotografia, focus fotografia, escola focus , escola de fotografia

Making of da fotógrafa Gabrielle Colton – por Joseph Nance

Para criar fotografias com ângulos legais você precisa estar preparado e vamos te dizer o por quê

Photos/André Fuck

Todos sabemos que fotografar não é uma tarefa fácil e que em muitos casos você precisa estar não só com o fôlego em dia, mas usar uma roupa adequada e estar preparado para situações em que você vai precisar ajoelhar, abaixar, deitar e se jogar no chão para captar aqueles ângulos incríveis. Já diria o mestre Ansel Adams em nossa tentativa de tradução:

“Uma boa fotografia é saber onde se posicionar”. Se essa frase não te convenceu a sujar seus joelhos, vamos para alguns outros motivos que vão te fazer se preparar para todas as eventualidades:

– Ângulos baixos criam a sensação de poder e importância: É tudo psicologia e enquadramento. Os ângulos vistos de baixo dão aquela sensação de poder e importância na pessoa que você está fotografando.

– Aumenta a sua criatividade: Estar preparado para qualquer situação que você vai precisar se sujar no chão tem uma vantagem enorme: ângulos e composições criativas. Te dá muito mais opções de enquadramento para uma mesma pose ou situação. É sair da zona de conforto!

– Enquadrar de cima para baixo passa uma série de sensações ruins: Fotografar de cima para baixo passa a sensação de diminuir a pessoa, passa a imagem de submissão e infantilidade. Sem contar que de cima para baixo todas as expressões no rosto do modelo se tornam iguais por causa do ângulo do rosto, então a não ser que essa seja realmente a sua intenção, evite esse ângulo.

– Ângulos baixos reduzem ruído na imagem: Não que você vai ter mais qualidade na sua foto, mas ao fotografar em externa, por exemplo, ângulos de baixo para cima podem tirar alguns assuntos atrás do seu modelo que você não quer que apareça na imagem. Você capta mais céu e menos distração no fundo.

Fonte: https://goo.gl/fe6CJA

FOCUS Escola de Fotografia –  https://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: https://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: WhasApp – 11 92515-2047

COMO UMA INOCENTE FOTOGRAFIA DA TORRE EIFFEL PODE SER ILEGAL?

por em .

Inocente fotografia, torre eiffel, ilegal, pessoa fora da lei, crimes, direitos autorais, Alexandre Gustave Eiffel, obra protegida, liberdade de panorama, Aulas de fotografia, escola focus sp, Curso de fotografia, focus fotografia, registro Mtb fotógrafo profissional, escolas de fotografia, aula de fotografia

Não quer ser uma pessoa fora da lei? Bom, existem muitas formas de evitar isso. Em teoria, basta não cometer crimes. Mas, em muitos casos, quando visitamos outros países, esse objetivo se torna mais difícil. FOTO: ANYABERKUT/ISTOCK

Vix/Natália Geraldo

Na França, por exemplo, você pode ser multado por tirar fotos da torre Eiffel de noite em duas situações específicas. Você sabia?

Torre Eiffel: tirar fotos é proibido?

Na legislação francesa, como em muitos países, os direitos autorais sobre uma obra se encerram quando seu criador faleceu há mais de 70 anos. Neste caso, o arquiteto da Torre — Alexandre Gustave Eiffel — morreu em 1923, e por isso, não deveríamos ter problemas neste sentido.

A conclusão é que os direitos sobre a Torre Eiffel acabaram. Por isso mesmo, você pode fotografá-la de dia sem problemas e pode, inclusive, construir uma torre similar ou idêntica na sua casa, no meio da cidade, onde desejar.

Mas, tudo muda à noite, já que a Torre Eiffel é iluminada com luzes que foram instaladas em 1985. Isso significa que os direitos autoriais ainda são válidos atualmente.

Tecnicamente, à noite, quando se acendem as luzes, a Torre Eiffel é uma obra protegida.

Para você tirar uma foto da construção com as luzes acesas, especificamente para uso comercial ou profissional, precisa de uma autorização da Sociedade de Exploração da Torre Eiffel (SETE). Caso contrário, pode levar uma multa da entidade.

Para uso individual e publicação em redes sociais sem essas finalidades acima mencionadas, as fotografias são liberadas. Ou seja, pode tirar selfies à vontade e postar nas suas páginas pessoais sem problemas!

A medida foi, inclusive, esclarecida em uma publicação da página oficial do ponto turístico no Facebook.

Mas, além desta decisão, a França nunca se uniu à conhecida Liberdade de Panorama. A medida, idealizada pela União Européia, permite que as pessoas tirem fotos panorâmicas e de edifícios sem correr perigo.

Como a França não aderiu à lei, ela não é válida dentro do país.

Fonte: https://goo.gl/feaij2

Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/
Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: [email protected]
Veja TCC de Alunos: https://focusfoto.com.br/tag/tcc

QUAL É A FORMA MAIS SEGURA DE TER SUAS FOTOS ONLINE?

por em .

Forma mais segura, fotos online, Facebook, Instagram, qualidade das fotos, definição, nitidez, fotografias, Pro Gallery, Aulas de fotografia, escola focus sp, Curso de fotografia, focus fotografia, registro Mtb fotógrafo profissional, escolas de fotografia, aula de fotografia

Você mostra suas fotos online apenas pelo Facebook? Ou então Instagram?

IPhotoChannel/Ruca de Souza

Isso acontece porque as redes sociais comprimem os arquivos, na intenção de deixá-los mais leves.

Fora que não é tão seguro; além do fato das redes sociais mudarem a qualquer momento, ser hackeado e perder sua conta não é algo assim tão difícil de acontecer. Afinal, qual é então a melhor forma de ter sua galeria de fotos online?

Um site próprio

A resposta à pergunta anterior é simples: mantendo seu portfólio em seu próprio site. Particularmente, eu uso o Wix, a ferramenta mais intuitiva que mostra como criar um site para quem está começando, descomplicando todo o processo. E para fotógrafos ela tem uma facilidade: o Wix Pro Gallery: https://pt.wix.com/app-market/wix-pro-gallery/overview 

Com essa ferramenta, é possível disponibilizar nosso trabalho fotográfico com a máxima qualidade disponível no meio online. Isso graças às configurações e recursos avançados de imagens, que permitem o controle sobre a qualidade e nitidez das fotos que publicamos no nosso site.

Alta qualidade de imagem

Em outras plataformas, não temos controle da compressão de dados, o que pode diminuir drasticamente a qualidade de nossa fotografia, como dito antes. Através da ferramenta Pro Gallery, é possível ajustar manualmente configurações como a quantidade de pixels, nitidez da imagem, raio e limiar, além da própria qualidade da imagem, sendo possível deixar em 100% das fotografias que você quer que seu cliente veja com total qualidade.

O ponto positivo dessa ferramenta é que podemos misturar fotos, vídeos e texto, e tudo isso não afeta a performance do site de nenhuma forma, mantendo a velocidade normal de acesso. Sem “fotos pesadas” na hora de carregar seu site. 

Leia +: https://goo.gl/WhzFT9

Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/
Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: [email protected]
Veja TCC de Alunos: https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

PROJETOS FOTOGRÁFICOS ICÔNICOS

por em .

Projetos fotográficos icônicos, base, bom trabalho, mestres da fotografia, inspiração, busca no Google, fotógrafo, carreira, Amazon,aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

Pesquisar é sempre a base para um bom trabalho. Uma referência é Gênesis, de Sebastião Salgado, acima

Portanto, para ajuda-lo a dar inicio a seu projeto, apresentamos aqui alguns excelentes trabalhos dos mestres da fotografia, que poderão te servir de inspiração.

 Basta fazer uma busca no Google para obter informações a respeito dos seguintes fotógrafos e seus projetos:

Sebastião Salgado – Genesis

Henri Cartier-Bresson -URSS

Richard Avedon: in the American West

Maciej Dakowicz; Cardiff After Dark

Larry Clark: Tuisa

Stephen Shore: Uncommon Places

Edward Burtynsky: Oil

Willian Klein: New York, 1954-55

Jeurgen Teller: Go Sees

Paul Reas: I Can Help

Larry Sultan: Katherine Avenue

Mary Ellen mark: Prom

Julia Fullerton Batten: Mothers and Daughters

Um fotógrafo pode dedicar vários anos de sua carreira a criação de um único projeto e, durante esse tempo, desenvolver ainda outros trabalhos, criando, assim uma quantidade enorme de imagens.

Dificilmente uma imagem magnifica ou uma série de imagens magnificas terão origem apenas alguns disparos feitos com a câmera.

Para um fotógrafo profissional, é normal ter de fazer milhares de imagens como parte de um projeto.

Toda essa quantidade de imagens permite que o projeto se desenvolva visualmente – e o fotógrafo só poderá dizer que imagens foram bem-sucedidas dentro de determinado projeto no momento de fazer a edição de foto o material  coletado, visando a criar um trabalho coeso.

Como já disse em nossas aulas, fazer a edição do material coletado nada mais coletado nada mais é do que selecionar as imagens mais representativas dentro de um determinado projeto. E essa é uma das habilidades mais importantes a ser aprendidas por um fotógrafo.

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre projetos e estilo fotográfico nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

COMO DEVO APRESENTAR MEU TRABALHO?

por em .

Apresentar trabalho, clientes, contato, mercado, marketing, opções, fotógrafos profissionais, portfolio impresso, tradicionais, elegante, Amazon, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

Até aqui, maravilha, tudo em ordem: você já sabe fazer fotografias e aprendeu como conseguir clientes. Mas como apresentar seu trabalho a esses clientes? E como manter contato frequente com eles?

Hoje em dia, a maioria dos fotógrafos profissionais se vale de diferentes formas para apresentar seu trabalho a potenciais clientes: sites, redes sociais, portfólio impresso dentro de uma caixa; um portfólio impresso guardado em um álbum; ou um tablete digital.

O portfólio impresso é uma das mais tradicionais e elegante para apresentar trabalhos fotográficos. Por essa razão, vamos começar por ele.

Há duas formas de portfólios impressos a ser consideradas: a primeira é uma caixa que contenha uma seleção de suas imagens favoritas, impressas em alta qualidade, todas com o mesmo formato, separadas e protegidas por folhas de papel de seda.

Esse tipo de portfólio é o que costumo recomendar com mais frequência: trata-se, pois de uma excelente forma de apresentar seu trabalho que, além de não custar tão caro, permite que você atualize sua seleção sempre que quiser sem grandes problemas nem gastos extras. É possível encontrar caixas para portfólio e folhas de papel de seda á venda em boas lojas de materiais fotógrafos profissionais e na internet.

Apesar de não serem exatamente baratos, esses materiais custam muito menos que um portfólio em forma de álbum produzido por um bom profissional.

E transmitem o conceito de um produto artesanal de grande bom gosto!

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre mercado e marketing nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

FOTOGRAFANDO A CERIMÔNIA

por em .

Fotografando a cerimônia, dia do casamento, meses de preparativos, pequenos detalhes, especial momento, casamentos, eventos, Amazon,aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

A cerimônia ao é só o ápice do dia do casamento, mas é o resultado de todos os meses de preparativos para organizar todos os pequenos detalhes para este especial momento

E ainda assim, quando a cerimônia acontece, parece passar tão rápido que muitas vezes me pego pensando: “já acabou? Foi só isso?”

Provavelmente você será único presente desejado que a cerimônia durasse mais tempo. Felizmente, no Brasil a maioria dos casamentos seque uma sequência previsível de eventos.

É claro que  há várias religiões especificas, mas para a maior parte delas um fotógrafo de casamento com experiência pode facilmente se posicionar nos pontos certos e nos momentos certos para clicar os eventos mais importantes.

A previsibilidade de um evento é uma benção que permite a um fotógrafo experiente caminhar tranquilamente entre um ponto e estar sempre pronto para cobrir cada um dos grandes momentos da história.

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre fotografia de casamentos e eventos sociais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

RECORTE DIRETAMENTE NA CÂMERA

por em .

Recorte, câmera, visor, plano de foco, interferências visuais, assunto, composição, feche os olhos, preencher o quadro, Amazon,aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

Tudo – seguramente – em seu visor que estiver dentro do plano de foco será registrado na imagem exatamente do jeito que você o enquadrou

E isso inclui todas as interferências visuais acima, abaixo e ao lado de seu assunto previamente selecionado.

Tudo aquilo que não estiver no plano de foco (elementos de primeiro e segundo planos que estejam fora de foco, tons ou formas) podem interferir em sua composição.

Portanto, novamente, antes de pressionar o botão do disparador, inspecione a cena de alto a baixo e de um lado a outro de seu visor.

Afaste-se do visor ou simplesmente feche os olhos e imagine aquilo que você pensa estar fotografando.

Em seguida, olhe pelo visor ou abra seus olhos para ver se a composição imaginada está mesmo em seu visor.

Quanto fizer isso, não se concentre muito no assunto, mas no seu entorno: há muito espaço vazio em torno do assunto, indicando que ele não está preenchendo o quadro?

O segundo plano proporciona mais ênfase no assunto ou tira a atenção dele? Se sua câmera dispuser de um botão de profundidade de campo, pressione-o para saber se o fundo vai oferecer o efeito esperado.

Não há momento melhor para fazer o recorte de uma composição inadequada do que imediatamente antes de apertar o botão do disparador.

Os aplicativos de pós-produção de imagem podem fazer isso para você, claro, mas somente depois que a foto for batida. Não é melhor valorizar mais o seu tempo?

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre composição e estética fotográfica, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

RETRATOS COM LUZ CONTÍNUA

por em .

Retratos, luz contínua, fonte de luz, leds, luz de estúdio, luzes de flash, abertura do diafragma, velocidade do obturador, Amazon,aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

Uma fonte de luz contínua é, obviamente, qualquer fonte de luz que permaneça constante

Essas fontes incluem o sol, as luzes de tungstênio da sua casa, luzes contínuas de estúdio, como tungstênio, leds e mesmo lâmpadas fluorescentes.

As fontes de luz contínuas são o oposto de flashes, uma vez que elas “queimam” continuamente. Para obter um valor de exposição adequado, essas luzes devem ser, geralmente, bastante claras e você deve considerar a abertura do diafragma e a velocidade do obturador para capturar a luz corretamente. Luzes contínuas trazem os prós e contras opostas das luzes de flash.

Estando o set continuadamente iluminado, é fácil ver a luz e sombra no objeto e saber como ficarão na imagem. Ainda, por serem contínuas e brilhantes, tendem a deixar as pessoas com os olhos semicerrados e podem aumentar muito a temperatura do ambiente, além de consumir energia elétrica.

Como fotografo de retratos, não use muito essas luzes por esses motivos. Entretanto, elas são ótimas quando recriamos um retrato de glamour hollywoodiano dos anos 40 e 50, – fresnéis eram usadas pelos fotógrafos de estúdio para criar todas aquelas imagens com pele bem esbranquiçadas, conforme exemplo acima..

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre fotografia de retratos e books,  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

ATRIZES DE HOLLYWOOD: “O TEMPO DE WOODY ALLEN ACABOU!”

por em .

Atrizes de Hollywood, tempo de woody allen acabou, agência Reuters, indústria do cinema, Oprah Winfrey, mesa redonda, assédio sexual, Aulas de fotografia, Focus escola de fotografia, curso de fotografia, aula de fotografia, focus fotografia, escola focus , escola de fotografia

FOTO: AGÊNCIA REUTERS/REGIS DUVIGNAU

A lista de nomes que se recusa a trabalhar com o realizador não para de crescer. Filha de Woody pediu “coragem” e “sacrifício” à indústria do cinema

Diário de Notícias/PT

“O tempo de Woody Allen acabou?”. A pergunta foi feita pela apresentadora Oprah Winfrey, durante uma mesa redonda da qual fizeram parte as mulheres que criaram a plataforma Time’s Up, que condena o assédio sexual.

O debate, promovido pelo canal de televisão CBS, tinha como objetivo analisar o futuro do movimento, mas acabou por evidenciar o desconforto de Hollywood em relação às acusações da filha adotiva de Woody Allen, que acusa o pai de abuso sexual quando tinha apenas sete anos.

Quando Winfrey fez a pergunta ao público”, foi a atriz Natalie Portman quem respondeu e foi direta: “Eu acredito em ti, Dylan”, deixando a resposta positiva implícita. Reese Witherspoon, Shonda Rhimes, Nina Shaw, América Ferrera ou Tracey Ellis Ross, foram outras das atrizes que fizeram questão de dar o seu apoio a Dylan Farrow, de acordo com o El País.

Não são as únicas. A lista de nomes que virou as costas ao realizador tem crescido nos últimos dias, com muitas atrizes a afirmarem publicamente que se arrependem de ter trabalhado com Woody Allen. No Twitter, o apoio a Dylan, e o arrependimento e as críticas em relação a Allen, têm-se multiplicado.

Mira Sorvino: “Desculpa, Dylan! Não consigo imaginar como te sentiste todos estes anos enquanto observavas como todos nós – inclusive eu e inúmeras personalidades de Hollywood – o louvavam repetidas vezes”, escreveu Mira Sorvino numa carta aberta publicada no jornal The Huffington Post, a 10 de janeiro.

Patrícia Arquette: “Eu acredito em ti e estou horrorizada pela forma como a indústria e a sociedade não esteve ao teu lado nem te protegeu”, tweetou a atriz, em resposta a vários tweets de Dylan Farrow.

Jessica Chastain e Susan Sarandon também já afirmaram publicamente que nunca irão trabalhar com Woody Allen e alguns atores e atrizes optaram por doar o que ganharam com os filmes do realizador à Time’s Up, a plataforma que auxilia legalmente as mulheres em casos de assédio sexual , como são os casos de Rebecca Hall, Timotheé Chalamet ou Griffin Newman.

Até a mãe de Selena Gomez, que faz parte do elenco do seu próximo filme, disse nas redes sociais que tentou convencer a filha a não aceitar um papel numa película assinada por Woody Allen.

Dylan Farrow usou também o Twitter para agradecer o apoio que tem recebido: “Sei que ficar ao meu lado contra Woody Allen não é fácil nesta indústria.

Eu sei que aquilo que peço é coragem e até mesmo sacrifício. Mas se #TIMESUP estiver realmente com todas as vítimas, como diz, então, esse sacrifício é necessário para ajudar a converter este momento num movimento”, escreveu a filha adotiva do realizador.

Fonte: https://goo.gl/b6LkGR  

FOCUS Escola de Fotografia –  https://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: https://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: WhasApp – 11 92515-2047

CUIDADO COM REFLEXOS!

por em .

Cuidado com reflexos, fotografia publicitária, truques, reflexos indesejados, produtos, verniz antirreflexo, equipamento fotográfico, Amazon,aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia

No começo das aulas de fotografia publicitária, menciono alguns truques para remover reflexos indesejados de joias, relógios e outros produtos

Um deles era usar verniz antirreflexo, um produto muito comum que pode ser conseguido até em lojas de equipamentos fotográfico.

Antigamente ele era um aerossol feito cera de abelha, mas hoje você encontra vários tipos diferentes que vêm inclusive com várias graduações e efeitos.

Você pode usar também spray para cabelo para obter o mesmo efeito, mas é bom ter cuidado porque se você usar demais pode ficar com um brilho falso em alguns objetos.

Via de regra, faça um teste antes para se certificar de que você não vai perder nada da qualidade metálica.

Considere essa ferramenta uma parte indispensável do seu estúdio, pois já vimos várias enrascadas por causa de uma latinha de verniz dessas. Outra forma é construir adequadamente seu sistema de luz e usar filtro polarizador. Experimente!

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre técnicas de fotografia publicitária nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.