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sobre o mundo da fotografia

BOL INDENIZARÁ FOTÓGRAFO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS PELA PRÁTICA DE CONTRAFAÇÃO

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A 2ª Vara Cível São José julgou parcialmente procedentes os pedidos de Clio Robispierre Camargo Luconi, em ação de obrigação de fazer c/c indenização por danos, movida em face de BOL – BRASIL ONLINE – UNIVERSO ON LINE S/A, que discute a prática de contrafação

Flávia Costa/Juristas

Clio, fotógrafo
representado por Wilson Furtado Roberto, fundador do escritório de advocacia
Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica, alegou que uma fotografia de
sua autoria foi utilizada, sem sua autorização, no site da empresa ré.

Juiz entendeu que ficou caracterizada a prática de contrafação, de acordo com os preceitos da Constituição e da Lei nº 9.610/98. Por isso, pediu, dentre outros pontos, indenização por danos materiais, uma vez que não recebeu qualquer remuneração pela publicação, e morais.

O juiz acatou
parcialmente os pedidos do fotógrafo. Para ele, houve violação de direitos
autorais, à luz da legislação pátria, sendo evidente a prática de contrafação.
E salientou que os danos morais são presumidos neste caso.

Assim, condenou a
requerida a retirar de seu endereço eletrônico a imagem de autoria do
requerente, ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 3
mil, e por danos morais no valor de R$ 3 mil.

Além disso, condenou a
requerida ao pagamento das despesas processuais e de honorários advocatícios,
estes fixados em 15% sobre o valor da condenação.]

Fonte: https://bit.ly/31ClMNX

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LEICA ANUNCIA VENCEDORAS DO PROJETO FOCADO EM MULHERES FOTÓGRAFAS

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O projeto Leica Women Photo foi lançado esse ano pela marca e trouxe um número expressivo de participantes. Agora os vencedores foram anunciados

Debi
Cornwall/iPhotoChannel

As fotógrafas
selecionadas foram Debi Cornwall , Yana Paskova e Eva Woolridge, com imagens
lindas, delicadas e representativas
.

A fotógrafa foi ganhadora
com a série Necessary Fictions que explora a encenação e o poder americano em
jogos de guerra militares imersivos e realistas.

O projeto O Tamanho de
uma Toranja é uma série que interpreta de forma artística as experiências clinicamente
traumáticas após o diagnóstico de um cisto dermóide, e a conseqüentemente a
remoção do ovário direito.

Fonte: https://bit.ly/2J9J1c9

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LONGE DA POLUIÇÃO LUMINOSA DAS CIDADES, IMAGENS SÃO DE TIRAR O FÔLEGO

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FHOX

Existe um ditado que
diz que há tantas estrelas no universo como grãos de areia na terra.

Não que dê para perceber
isso olhando para o céu de dentro da cidade: as luzes e a poluição dos centros
urbanos impedem a visão das incontáveis constelações.

Os filmmakers Gavin
Heffernan e Harun Mehmedinovic revelaram, com o livro Skyglow, o que perdemos
de dentro da cidade. “Em Los Angeles, há um esmagamento urbano. Quando você se
afasta, com esses céus noturnos incríveis, você percebe que sua imaginação se
abre e entende que fazemos parte de algo muito maior”, diz Heffernan.

Gavin e Harun se inspiraram durante uma sessão de fotos no Grand Canyon, três anos atrás. Eles decidiram encontrar outros locais intocados pela poluição luminosa, uma viagem que os fizeram rodar mais de 150.000 milhas para cerca de 500 locais na América do Norte.

Os dois trabalharam com a International Dark-Sky Association para criar mapas de poluição luminosa nos Estados Unidos, identificar pontos para visitar e até convencer os guardas do parque a deixá-los entrar depois do anoitecer.

Uma vez que eles chegam
no destino escolhido, montam cinco ou seis câmeras em vários quilômetros de
terreno e fazem exposições de 25 segundos por várias horas. Eles podem usar uma
moldura única para criar uma paisagem abrangente, ou costurar centenas deles
juntos digitalmente para criar uma imagem cinética de estrelas através do céu.

Fonte: https://bit.ly/2MYkmZ9

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LUZ E FOTOGRAFIA

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Luz- fotografia vem do grego “photus” e significa escrever e “lux” do latim luz, escrever com a luz.

Portanto a luz é a sua matéria prima, a principal
responsável pelo sucesso ou fracasso de sua imagem. É claro que você pode
colaborar muito nesse processo
.

Tudo o que ocorre quando você pressiona o botão disparador
de sua câmera gira em torno de gerar a quantidade exata de luz, para registrar
seu assunto, da forma mais fiel possível.

Depois de entender um pouco sobre as propriedades da luz,
iremos abordar nas aulas práticas, os elementos da câmera responsáveis pela
manipulação da quantidade de luz que chega até o sensor. Entendendo o
funcionamento desses componentes, você irá compreender melhor o momento mágico
do clique e a resposta de muitos dos erros cometidos.

Luz do Dia – A luz, em outras palavras, é uma forma
de energia que se propaga em ondas, da mesma forma que o rádio e outras
frequências invisíveis aos nossos olhos. Essas ondas possuem diversas
frequências. Cada emissora de rádio, por exemplo, apresenta diversas
frequências. Dependendo da frequência utilizada apenas alguns modelos de rádio
podem sintonizá-la. Por exemplo, as frequências AM, podem ser reproduzidas por
um receptor de rádio AM, mas não por um receptor que recebe apenas frequências
altas de FM.

Dessa forma, a luz branca é apenas uma pequena faixa de
frequência de onda de energia, onde a luz é parte e pode ser reconhecida pelos
olhos humanos.  Os olhos humanos podem
ser comparados aos rádios, que captam apenas determinadas frequências.  Podemos perceber apenas as ondas entre os
extremos ultravioleta e infravermelho.

A luz natural varia constantemente durante o dia. Isso se
deve à inclinação com que os raios solares incidem sobre a atmosfera, criando
tons que variam do azul intenso ao laranja. A presença de nuvens também
interfere na intensidade e cor da luz.

Céu Azul – ao meio dia, as ondas de luz solares
atingem a superfície da terra, atravessando a atmosfera de forma direta e
vertical. As partículas de ar e a umidade em suspensão dispersam as radiações e
as onda com menor frequência, as azuladas que se espalham pela atmosfera mais
rapidamente do que as outras, dando o a cor azul do céu.

Já ao entardecer, os raios solares que atingem a terra,
estão de forma inclinada, fazendo com que os mesmos raios tenham que atravessar
uma distância maior na atmosfera. As ondas mais longas,  como o amarelo e laranja,  sofrem menor refração,  e por isso atingem uma distância maior que a
luz azul, que se dispensam assim que chegam na mesma atmosfera. Em função
disso, observamos mia sondas laranjas e vermelhas ao entardecer.

Temperatura da Luz – A luz possui uma temperatura de
cor expressa em graus Kelvin. Quanto maior esse valor, mais azul será a luz.
Dessa forma, valores mais baixos representam uma coloração alaranjada.

A luz do meio-dia ou do flash possui uma temperatura de cor
aproximada de 5.500 K, equivalente `a luz branca. A luz tungstênio, das
lâmpadas domésticas de filamento, apresentam uma temperatura de cor mais baixa,
em torno de 2.800K, apresentando uma coloração mais alaranjada.

Você não percebe essa diferença, pois o olho humano apresenta uma compensação interna, que converte a cor da luz, sempre para o padrão branco. Entretanto, o sensor da câmera não possui esse recurso.

É devido a isso que muitas das fotos tiradas dentro de casa, ficam alaranjadas ou esverdeadas, dependendo da fonte de luz artificial utilizada. Para corrigir essas distorções devemos empregar o recurso do balanço de branco, na própria câmera. Vis de regra ajuste o ícone do balanço de branco em sintonia com a fonte de luz da cena fotografada.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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REDUZINDO O RUÍDO EM FOTOS SOB POUCA LUZ

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Se você fotografar em situação de pouca luz ou à noite, é quase certo que haverá algum ruído na imagem (pequenos pontos vermelhos, verdes e azuis, conforme exemplo acima)

São parecidos com a tradicional
granulação de filme, mas não tão charmosos).

De qualquer forma, estamos
habituados a ter de comprar plug-ins para remover ruído, mas na Camera Raw ou
Lightroom (e versões superiores) do Photoshop, o recurso de redução de ruído
que vem com o programa é igualmente bom é praticamente impossível deixar de
usar o plug-ins de redução de ruído.

Se você fotografar em RAW, esse
recurso funciona muito bem porque, ao contrário da maioria dos plug-ins ele
remove o ruído e a imagem continua uma imagem RAW de 16bts. Se você fotografar
no modo JPEG (e, portanto, tiver uma imagem já de 8 bts), você pode abrir o
JPEG no Camera RAW ou no Lightroom e usar a redução de ruído, mas ela não é tão
poderosa (porque agora que você está usando como plug-in).

Para encontrar essa redução de
ruído, abra a imagem no Camera RAW e clique no ícone Detail. No Lightroom,
acesse o painel Detail no módulo Develop. Há cinco controles deslizantes nessa
seção, mas só vamos nos conectar nos dois mais importantes: Luminace e Color
(você pode deixar os outros configurados nos respectivos padrões).

O controle deslizante Luminance é
quase o tipo de controle deslizante para total redução de ruído – quanto mais
ruído você vê, mais você precisará arrastá-lo para a direita. Mas tenha cuidado,
se você arrastá-lo até um ponto mais distante, a imagem começará a parecer
visualizada e perderá o contraste. Sem entrar em muitos detalhes.

Se você arrastar os controles
deslizantes Luminace o Color e as coisas começaram a parecer muito suavizadas, perder
detalhes ou as cores parecem dessaturadas, é para isso que os outros três
controles deslizantes são utilizados – para ajudar a trazer de volta alguns
deles (os nomes dos controles deslizantes lhe ajudam a descobrir qual é qual).

Aproveite para rever mais dicas sobre ruídos e pós-produção de imagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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LUZ PARA FOTOS DE PRODUTOS

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Os fabricantes de equipamentos de estúdio disponibilizam diversos acessórios para iluminação, alguns mais usados para fotografar pessoas e outros para produtos

Mas, você sabe exatamente qual efeito eles podem oferecer
em cada produção de fotos em estúdio? Em nossas aulas optamos por utilizar uma
produção de culinária apenas que mescle elementos coloridos.

Também usamos o mesmo posicionamento de luz em todas as
fotos de teste.

Isso possibilita nosso aluno a comparar os efeitos que cada um
desses acessórios proporciona. Depois, cada um pode usar um tipo de luz aliado
ao outro, montando esquemas de iluminação variados.

Alguns acessórios mais específicos para fotografar pessoas,
como o striplight, por exemplo, foram deixados de lado, pois raramente são
escolhidos para esquemas de luz que envolvam produtos.

Vale ainda a pena lembrar que a luz é basicamente  dividida em duas categorias: dura e suave. Com a utilização de acessórios, elas podam se tornar direta, refletida ou rebatida, difundida e pontual.

É preciso também levar em consideração, que quanto mais
perto a luz estiver do objeto fotografado, mais dura será.

TIPOS DE ACESSÓRIOS:

LUZ DURA – FRESNEL FLASH

Em virtude da lente posicionada diante da lâmpada, o fresnel
flash proporciona uma luz altamente dura e concentrada.

O acessório oferece a possibilidade de regulagem de foco, a
concentração d eluz pode aumentar ou diminuir, conforme se abre mais a lente ou
a feche.

O Fresnel flash projeta sombras bem desenhadas e o reflexo
gerado nos objetos é mais suave se comparado as imagens feitas com os
refletores parabólicos e o refletor-base com colmeia. As bandeiras  laterais podem ser usada para direcionar a
luz.

LUZ DURA -SNOOT CURTO

O snoot é um acessório super concentrador de luz. Há no mercado
modelos curto e longo. Para fotos de produtos, o ideal é o curto – que pode ter
o bocal estreitado por uma cartolina preta e se transformar no longo.

O snnot oferece efeitos como luz pontual, dura e bem
marcante. A diferença entre o curto e o longo é a sua concentração de luz. O
curto abre mais a iluminação projetada pelo flash

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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 [E1]

AJUSTE DE FOCO FIXO NA COMPOSIÇÃO

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Outra dica em que você pode querer fugir dos ajustes automáticos da câmera, conforme já mencionado em nossas aulas, é quando o objeto não está no centro do enquadramento, o que se pode repedir muitas vezes, se você resolver usar a regra dos terços.

O ajuste padrão da câmera focará
automaticamente no centro do quadro. A possibilidade de ajuste de foco vai
permitir que você fixe o foco no objeto, para depois recompor a imagem.

Por exemplo, digamos que você deseje
fotografar seu sobrinho sentado na frente do Museu Paulista ou Museu do
Ipiranga em São Paulo. Componha sua fotografia com o menino sentado no canto
esquerdo do enquadramento.

Aponte a câmera para ele e pressione o botão
disparador até a metade, fixando o ponto focal nele.  Segurando o botão, faça o enquadramento
desejado e aperte-o até o fim. Seu sobrinho deve ficar nítido na foto, apesar
de você ter movimentado a câmera para incluir o cenário no fundo.

Aproveite para rever mais dicas sobre ajustes de autofoco nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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MUDANÇA DO PONTO DE VISTA

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Outra coisa a ser considerada na hora de fotografar é o seu ponto de vista. Uma foto pode ficar mais interessante quando obtida de um ângulo inusitado

Não tenha medo de se deitar no chão e olhar para seu
assunto de baixo: essa é uma grande abordagem particularmente dinâmica para
fotografar árvores, edifícios e mesmo animais de estimação.

Da mesma maneira, você pode tentar subir em algum lugar
elevado para olhar o objeto de cima. Melhor ainda: experimente ambas as opções
e delete aquela que ficou pior!

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A EXPOSIÇÃO DA LUZ

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Exposição é a quantidade de luz necessária para registrar uma imagem no sensor de sua câmera digital

O sensor comumente citado como CCD – Charge Coupled
Device ou dispositivo de carga acoplado ou então CMOS – Compementary Metal
Oxide Semicondictor ou semi-condutor metal-óxido complementar, são componentes
eletrônicos em estado sólido, que substituindo o antigo filme, converte a luz
em um padrão de cargas elétricas que se traduz em dados digitais.

Para controla-la há três ajustes: sensibilidade do sensor (ISO), velocidade do obturador e a abertura do diafragma. A exposição é controlada por uma combinação entre a velocidade e a abertura. Essa velocidade é a duração do tempo que o obturador fica aberto para registrar a luz no sensor.

CONTROLE DA EXPOSIÇÃO

A abertura, por sua vez, controla a quantidade de luz que a
lente deixa passar. A maior parte das câmeras automáticas apresentam diversas
opções de automação. Os exemplos mais comuns são:

  • Prioridade de abertura -Você determina a
    abertura do diafragma que pretende utilizar e a câmera calcula a velocidade de
    obturação necessária, dependendo da luz disponível.
  • Prioridade de velocidade – Você ajusta a
    velocidade do obturador e a câmera calcula a abertura correta.
  • Modo Programa –  P – A câmera determina os dois ajustes e
    as vezes até determina a sensibilidade do sensor.
  • Combinação ou versões mais avançadas
    Podem  ser encontradas em várias câmeras,
    dependendo do fabricante, modelo, etc. Esses modos levam em conta o estilo,
    assunto fotografado, condições de iluminação, etc. e fornecem resultados
    aceitáveis que você pode utilizar como ponto de partida. Os exemplos mais
    comuns são os modos de cena como paisagem, retratos, esportes, cena noturna e
    outros.
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FOTÓGRAFO PERDE LENTE NO DESERTO E A ENCONTRA INTACTA

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Quanto tempo dura uma lente? Você já deve ter se perguntado isso alguma vez.

Eliza Dorê/iPhotoChannel

A Fujifilm ganhou uma
prova de que as suas lentes são realmente resistentes. O fotógrafo Steve
Boykin, da 35mmc, perdeu uma lente Fuji XF 23mm f / 2 enquanto caminhava no
deserto, retornando no local quatro meses depois ele surpreendentemente
encontrou a lente.

E se você pensa que ela
estava deteriorada enganou-se.

O fotógrafo não encontrou
a lente logo de primeira, ele buscou algumas vezes por ela no deserto e quando
menos esperava se deparou com algo no chão. O equipamento que passou por
diversas condições climáticas estava perfeito.

“O elemento dianteiro
estava protegido pelo filtro B + W – era realmente difícil sair”, explica
Steve. “O filtro limpou bem, mas havia várias manchas de água nele. O elemento
traseiro foi protegido pela tampa, por isso também é perfeito.”

O único defeito da câmera agora é uma descoloração no lado que tocava o chão. Mas o foco automático continua ótimo assim como a abertura e o anel de foco ainda giram suavemente.

Fonte: https://bit.ly/2oJLnaF

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