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sobre o mundo da fotografia

INCLUINDO A LUA E MANTENDO OS DETALHES

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Isso seria aparentemente fácil – uma cena noturna com uma lua nítida no fundo, mas a maioria das pessoas acaba obtendo um círculo branco, claro e totalmente superexposto, em vez de uma foto da lua e seus detalhes

Isso ocorre porque é quase impossível capturar na mesma foto a cena noturna (o que exige uma exposição longa), a lua e seus detalhes (o que exige uma exposição longa), a lua e seus detalhes (o que exige uma exposição muito curta, porque ela é bem clara).

Portanto, o que os fotógrafos fazem há anos é criar múltiplas exposições (duas imagens feitas no mesmo quarto).

Atualmente, existem algumas câmeras digitais que permitem criar exposições duplas, mas também é fácil fazer duas fotos separadas – uma na cena noturna (um celeiro, neste caso), outra da lua e depois combiná-las no Photoshop.

Primeiro, comece com uma linha do horizonte da cidade durante a cena noturna. Utilize uma objetiva grande angular (talvez uma de 18 mm ou 24 mm), coloque a câmera em um tripé (um item obrigatório), configure a câmera como modo de prioridade de abertura, escolha f/11 como seu diafragma e a câmera escolherá automaticamente a velocidade do obturador (o que poderá ser de 20 ou 30 segundos ou de vários minutos, dependendo de quanto à cena está escura) e então faça a foto da cena noturna.

Agora mude para a telefoto mais longa (ou uma objetiva zoom) (idealmente 200 mm ou mais). Alterne para o modo totalmente manual, configure a abertura como f/11 e a velocidade de obturador como 1/250 de segundo. Faça o foco o mais próximo possível da lua, para que não haja nada além do céu escuro e da lua na foto (isso é fundamental – sem nuvens, edifícios etc.) e então faça foto. Agora acrescente a lua ao horizonte da cidade no Photoshop.

Aproveite para rever mais dicas sobre fusões de imagens no Photoshop nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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COMO MOSTRAR O TAMANHO

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Se você já teve a chance de fotografar algo como as sequoias das Serras Gaúchas ou uma grande formação rochosa no Monument Valley, em Utah, talvez tenha se decepcionado ao ver que ao tirar essas fotos você perdeu toda a noção de tamanho

Fisicamente, essas sequoias são maiores que um caminhão. Nas suas fotos de natureza, suas árvores grandes não poderiam ser pinheiros comuns no seu quintal, porque não teríamos uma percepção do tamanho.

Essa é a razão por que, ao tentar mostrar o tamanho de um objeto, você precisa de algo nessa foto que dê uma noção de escala ao objeto.

É por isso que muitos fotógrafos preferem fotografar montanhas com pessoas na cena (trilheiros ou pessoas caminhando tec.) porque isso dá uma ideia imediata- uma noção de escala que deixa o observador ter na hora uma dimensão visual do tamanho de uma montanha, de uma sequoia ou do  maior pinheiro do mundo.

Portanto, na próxima vez em que quiser mostrar o tamanho real de algo, basta colocar uma pessoa na foto que você passará uma relação de tamanho fácil de ser percebida. Isso tornará suas fotos muito mais fortes. (Nota: a propósito, isso também funciona para coisas muito pequenas. Coloque o objeto nas mãos de alguém e isso fica evidente na hora).

Experimente!

Aproveite para rever mais dicas sobre composição e proporções nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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FERIADOS E VIAGENS

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Não é raro comprar câmeras com o intuito de fotografar feriados, viagens ao exterior e dias livres

Todos os fotógrafos, experientes ou não gostam de registrar tais ocasiões.

Critérios

Fotografar de maneira indiscriminada tudo e todos que atraem a atenção pode ser tentador, mas um pouco de planejamento e atenção nos detalhes produz registros visuais bem mais satisfatórios.

Candidatos óbvios a serem fotografados são as vistas locais e os pontos turísticos. Os cartões postais vendidos em lojas para turistas podem dar ótimas ideias de lugares de vistas. Entretanto, procure um novo ângulo da cena e inclua a si mesmo e os outros membros do grupo, o que confere às imagens um tom mais pessoal com o passar do tempo.

Além disso, é preciso tomar cuidado para não fotografar apenas “coisas”. Feriados e passeios vão além dos lugares visitados; eles também têm a ver com o que fazemos enquanto estamos nesses lugares.

Assim, garanta que, além dos locais interessantes, algumas atividades sejam registradas.

Pensando Antes de Fotografar

Não carregue muito peso – e isso não se refere apenas à quantidade de equipamento que se leva. Também é preciso não “pesar” mentalmente, limitando-se a uma câmera simples e fácil de operar, que não exija muita concentração (você terá outras coisas na cabeça) na hora de tirar uma fotografia.

Usando a Luz

Uma das boas coisas de um feriado é a liberdade para tirar fotografias na hora em que a luz for mais perfeita, porque se pode andar com a câmera a qualquer hora dom dia. Esta imagem emocionante foi tirada na hora em que o sol estava prestes a desaparecer no horizonte.

A população local pode ser um ótimo motivo para fotos, e todos nós já vimos exemplos fascinantes disso em revistas e livros de fotografia. Porém, é importante aproximar-se das pessoas com cuidado e, acima de tudo com respeito;

Seja precavido ao fotografar a população local.

Peça permissão em alto e bom tom ou, pelo menos, deixe clara a intenção de tirar fotografia.

Sempre leve em consideração os sentimentos do seu modelo.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de viagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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DISTANCIA FOCAL EQUIVALENTE

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Fotógrafos que usam câmeras full frame estão habituados a determinar o ângulo de visão de uma lente pela distância focal

Porém, a maioria das câmeras digitais DSLR, com algumas exceções, têm sensores fisicamente menores (padrão APS-C), reduzindo o ângulo de visão de lente e aumentando a sua distância focal.

Para obter a distância focal real, é preciso multiplicar a suposta distância focal. Para obter a distância focal real, é preciso multiplicar a suposta distância focal real, é preciso multiplicar a suposta distância focal por 1,5 ou 1,6. Por exemplo, a lente 50 mm de uma digital monoreflex se transforma em uma lente 80 mm.

Conforme aumenta a distância focal de uma lente, menor fica o seu ângulo de visão. Lentes grande angulares captam grandes áreas da cena porque o seu ângulo de visão é grande.

Com uma super teleobjetiva, o ângulo fica reduzido a apenas alguns graus, e muito pouco da cena entra na fotografia.

Aproveite para rever mais dicas sobre distâncias focais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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ENCAIXE DAS LENTES

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Cada marca digital de câmera DSLR se utiliza de um encaixe de lente diferente; uma lente Nikon não encaixa em uma câmera Canon

Mas não é preciso necessariamente comprar lentes feitas pelo fabricante da câmera.

Companhias independentes, como a Sigma ou Yongnuo, produzem lentes que são fornecidas com encaixes diferentes, de acordo com a marca da câmera utilizada. Essas lentes são tão boas quanto às produzidas pelos melhores fabricantes de câmeras.

Diferenças entre as lentes produzidas independentemente e as de marca.

Lentes fabricadas por companhias independentes costuma serem muito mais baratas do que as oferecidas pelos fabricantes de câmeras.

Seu desempenho ótico pode ser muito bom, e talvez seja difícil encontrar diferenças entre o nível de qualidade das imagens tiradas com boas lentes de companhia independentes e o das tiradas com lentes de marca. Mesmo assim, quando se compra uma lente, não é apenas a qualidade de imagem que se adquire.

Lentes de marca costumam ser mais bem-feitas do que as produzidas independentemente e, por isso, têm probabilidade maior de aguentar anos de uso intenso. Seu desenho e acabamento são condizentes com lentes do mesmo nível e com o corpo de câmera que elas acompanham, e sua variedade pode incluir modelos mais sofisticados e especializados, difíceis de encontrar.

Sempre que for preciso uma distância focal variável, usam-se essas objetivas em ambientes internos.

Aproveite para rever mais dicas sobre lentes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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POR QUE A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO FOTOGRÁFICO É IMPORTANTE PARA O MEU NOME COMO PROFISSIONAL?

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Recebo diariamente mensagens sobre como apresentar fotos profissionais e escrever textos, ou ainda como produzir conteúdo fotógrafo.

JusBrasil/Suely Leite Viana Van Dal

Recebo também  perguntas sobre quais as vantagens que tenho ao publicar um artigo, peça fotográfica ou texto e algumas perguntas até se recebo valores para publicar. E sempre respondo que a produção de conteúdo é transformadora.

Pois bem, mas qual a vantagem de produzir conteúdo fotográfico para sites ou blogs? Sei que fica a dúvida para muitos: “Não estou ‘entregando o peixe’ para meu cliente, se escrevo para meu cliente”, ou, “se não estou fortalecendo a concorrência quando um colega fotógrafo lê um artigo meu?” Estas são algumas das perguntas que recebo sempre e que me faz pensar. E pensar de forma diferente, claro!

Pense comigo, quando você vai contratar um profissional, qual a primeira coisa que faz? Pesquisa no Google o seu nome, seu trabalho e como ele é conhecido no meio em que atua. Acertei?

Não acertei porque sou vidente, tenho bola de cristal ou coisa parecida, não! Acertei porque hoje, todo mundo faz isso.

E não é diferente com seu negócio de fotografia e com outras áreas correlatas. Hoje quando um cliente vai até seu estúdio ele já te conhece, pois já pesquisou tudo sobre você na internet.

Tem um caso bem interessante que aconteceu comigo. No ano passado fui até o cliente para fechar um contrato na área em que atuo. Correu tudo bem e fui contratada para atuar.

Depois de alguns dias trabalhando, em conversa com uma pessoa que trabalhou por décadas com aquele cliente, eu perguntei por qual motivo haviam me contratado, se havia tantos profissionais mais “experientes” no mercado, e a pessoa me respondeu: “Moça., eles vasculharam sua vida na internet e gostaram muito da forma que se posiciona. E era o que estavam buscando”.

Aí você pensa, mas eu não produzo conteúdo fotógrafo, eu só posto foto na balada, com lata de cerveja na mão ou viajando o tempo todo. Será que isso é bom ou ruim?

Não digo que seja ruim, mas eu, ao buscar por um médico na internet, por exemplo, entre um que só posta foto com bebidas e noitadas e outro que escreve textos sobre sua área de atuação, certamente iria escolher com o que fala sobre seu trabalho.

Não que o outro seja incompetente, mas quando ele mostra com produção de conteúdo que sabe sobre o assunto, ele está demonstrando que domina aquela área. Logo, não vou procurar outro que não sei se entende da matéria.

Com a fotografia não é diferente. Produção de conteúdo em sites, em blogs ou redes sociais é gerar valor para o seu cliente. Mostrar para o seu possível cliente que você possui autoridade sobre determinada área e que domina aquele assunto. Logo, se você expõe seus conhecimentos, você gera valor e gerando valor ao seu trabalho, você pode agregar custo ao seu trabalho.

Ah, mas eu tenho vergonha de escrever…

Sério? Você vai escrever sobre sua área de atuação, sobre o que trabalha no dia a dia. Não precisa ser textos mega elaborados, cheio de termos técnicos, aliás, isso afasta o seu possível cliente, então cuidado para quem escreve.

Preste atenção na forma que escreve e para quem escreve. Se a intenção é escrever para a comunidade fotográfica, os seus textos devem ser fundamentados com seus últimos trabalhos e tendências do mercado.

Mas se essa não for sua intenção, eles devem ser escritos de forma que as pessoas que não possuem conhecimento fotógrafo entendam.

Fonte: https://bit.ly/2VRbQhA

Aproveite para rever mais dicas sobre marketing pessoal nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

EQUIPE DE FOTOGRAFIA DA REUTERS VENCE O PRÊMIO PULITZER 2019

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Imigrante hondurenho protege filha durante caravana até a fronteira dos Estados Unidos | Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O fotógrafo brasileiro Ueslei Marcelino está entre os premiados por registro de trajetória de migrantes da América Central

Resumo Fotográfico

Na segunda-feira (15) a agência internacional de notícias Reuters venceu dois prêmios Pulitzer, um de reportagem, revelando a execução de 10 muçulmanos por camponeses budistas e forças de segurança da Birmânia, e outro relativo a fotografia de migrantes na fronteira dos Estados Unidos.

Na categoria de fotografia Breaking News, 11 fotógrafos da Reuters, incluindo o brasileiro Ueslei Marcelino, que trabalharam no projeto “Na Trilha de Migrantes à América”, fizeram um pacote de imagens de imigrantes da América Central à fronteira dos Estados Unidos.

Na categoria Feature Photography, o vencedor foi o fotógrafo italiano Lorenzo Tugnoli, com uma série publicada pelo jornal do jornal The Washington Post, que revela a trágica fome no Iêmen, mostrada através de imagens em que “beleza e compostura estão entrelaçadas com a devastação”.

Fonte: https://bit.ly/2Gs048f

Aproveite para rever mais dicas sobre prêmios de fotojornalismo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

ESSA CÂMERA DE PAPEL (QUE NÃO FOTOGRAFA) É UMA GRAÇA!

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Réplica de uma câmera colorida é criação de um estúdio de design coreano e que faz sucesso nas redes sociais. Tem gente até querendo transformar a peça em pinhole

Fhox/News/Leo Saldanha

DOTMOThttps://www.instagram.com/dotmot_studio/  – criou essa câmera de papel colorida. Um kit que envolve DSLR, duas lentes, flash e tudo feito com apreço aos detalhes.

Com direito a botão e tudo mais. A reprodução de uma câmera de filme é em tamanho real e tão perfeita que até parece que poderia fotografar.

 Imagine uma peça dessas para decorar o estúdio ou escritório de quem atua na fotografia.

Embora não fotografe, o modelo faz tanto sucesso que tem gente dizendo que deveria pelo menos ser uma pinhole.

 O mais curioso é que essa câmera de papel nem está disponível para venda.

 Na verdade foi criada só para uma exibição. Uma belezinha.

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Kit completo

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Apresentação da nova câmera de papel

Fonte: https://bit.ly/2IrpN2E

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PÓS-PRODUÇÃO E ARQUIVISTA DIGITAL

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Assim como o segundo e o terceiro assistentes, os arquivistas digitais costumam ser contratados apenas para o dia da sessão de fotos – e, em algumas ocasiões, para tarefas de pós-produção

Os detalhes a seguir poderão ajuda-lo a se preparar para o trabalho que vem pela frente:

Checagem do Equipamento Digital: antes da sessão de fotos, certifique-se de que o fotógrafo ou assistente não deixaram de fora da lista nenhum equipamento digital fundamental (incluindo aplicativo de captura de imagem, Adobe Photoshop etc.). Não parta do princípio de que basta aparecer no set e todo o equipamento necessário estará automaticamente lá. Verifique sempre com antecedência – e não tenha vergonha de solicitar os recursos e matérias dos quais você precisa para fazer seu trabalho.

Faça Sua Lição de Casa: Se é a primeira vez que você está trabalhando com um fotógrafo, entre em contato com os arquivistas digitais que trabalharam com ele anteriormente e pergunte sobre suas preferencias com relação ao fluxo de trabalho digital. Verifique com o fotógrafo ou assistente se você deve executar apenas as funções mais básicas – gerenciamento do fluxo de trabalho digital, arquivamento de back-up de imagens – ou se deve envolver com outras tarefas, como tratamento de imagens, retoques e impressão.

No Set – Primeiro Assistente

Como primeiro assistente, você é responsável pelas seguintes tarefas no set:

Deixe Tudo a Postos: Suas primeiras tarefas do dia incluem ajudar o segundo e o terceiro assistentes a descarregar o caminhão, organizar os equipamentos, preparar a iluminação, ligar as câmeras e deixar os equipamentos prontos para serem usados, inserir o cartão de memória na câmera, entre vários outros procedimentos requeridos antes da sessão de fotos ter início.

“Muitos acreditam que quando falamos de equipamentos digitais, estamos nos referindo a um computador – isso acontece com mais frequência do que você poderia imaginar. No entanto, se o assistente se esqueceu de inserir o cartão de memória na câmera ou se ele deixou de incluir o cabo USB para descarregar as imagens na lista de equipamentos, você será responsabilizado por isso.

Qualquer trabalho que for feito em uma locação ou, principalmente, fora de um estúdio deve ser checado duas vezes. Você não pode fazer seu trabalho de forma tão eficaz sem ter à disposição um suporte para o seu laptop e algumas baterias para o computador”.

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PRÉ-PRODUÇÃO – SEGUNDO E TERCEIRO ASSISTENTES

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No entanto, os seguintes pontos poderão ajuda-lo a se preparar melhor para o trabalho que vem pela frente:

Leia a Lista de Profissionais Envolvidos: saiba exatamente quem estará no set, que função terá cada pessoa (para uma análise detalhada das funções, ver quem está no set?) e quais serão suas tarefas. Informe-se de como a sessão de fotos será estruturada.

Leia a Lista de Equipamentos: familiarize-se com os equipamentos que serão usados no dia a dia da sessão. Saiba a finalidade de cada equipamento e como configurá-lo antes de chegar no set.

Faça Perguntas: você não estará exatamente familiarizado com algum equipamento específico? Tem alguma questão logística? Pergunte para o primeiro assistente. Nenhuma pergunta é idiota: aproveite sua experiência como o segundo ou o terceiro assistente para aprender.

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