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Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

LUZ DO FUNDO

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Desde quando comecei a lecionar para fotógrafo profissionais, falei muito sobre criar novos estilos, efeitos e cenários de iluminação que os diferenciassem de seus colegas, dando ao seu trabalho um visual único

Esse novo visual não depende
somente da luz principal e muitos fotógrafos não percebem que o uso de
determinados acessórios pode mudar radicalmente a aparência da imagem quando
aplicados a outras luzes.

Veremos, no decorrer de nossas aulas,
como poderemos usar a colmeia criativamente – um dos modificadores de luz de
fundo mais comum para criar luz de fundo e efeitos com energia e estilo extra.

Alguns fotógrafos consideram a
luz de fundo posicionada de baixo para cima uma falta de originalidade para se
iluminar retratos. Tenho que discordar. Usar um spot de luz para acrescentar dimensão
à sombra lateral é uma técnica clássica, uma bela e bem-vinda característica
que tem sido elemento de retratos finos desde a Renascença.

Luzes de fundo são geralmente
colocadas para iluminar a área atrás de um modelo do lado oposto ao da luz
principal (não é uma regra, somente uma orientação), dando a impressão de que a
luz principal atravessou pelo modelo e clareou um pouco a parede do fundo.

Apesar de isso não pode acontecer
na vida real, porque a luz diminui e fica mais fraca com a distância, é uma
ilusão que conta. Também a abordagem tradicional é colocar a luz de fundo em um
tripé ou girafa e apontar para o fundo do mesmo lado da luz principal, de modo
que o ponto de luz fique mais peto do modelo, diminuindo à medida que se
difunde.

De qualquer forma, não há nada de
errado com isso. Mudar a direção da luz de fundo pode produzir resultados
impressionantes.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de estúdio nas
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CONCEITOS IDEAIS

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Nós vivemos em uma época em que os conceitos e ideais são valorizados em muitas indústrias ligadas à criatividade. A fotografia não é exceção

Porém, isso significa que a excelência fotográfica não tenha mais
importância, pois, sozinha, a habilidade de fotografar não é suficiente para
deixar a sua marca em um mercado em constante mudança.

Aqueles que sonham em trabalhar
como fotojornalistas, testemunhando e comentando os acontecimentos mundiais, as
notícias esportivas, assuntos do dia a dia e os grandes eventos, ou sonham em
conceber, fotografar e vender seus trabalhos no mercado internacional precisa
pensar e pesquisar histórias constantemente.

Bons profissionais conseguem
desenvolver até 50 ideais e propostas de história a qualquer momento. Para ser
bem sucedido, tanto o objeto quanto o conceito por trás da história precisam
ser novos e originais.

Criando o Conceito

Pegue, por exemplo, a recessão
global como um assunto que mereça atenção. Como você lidaria com o tema para
capturar a imaginação do público? Impacto de uma recessão tem grande alcance.
No nível humano, existem histórias individuais de sofrimento – devolução de
casas, empregos, perda de pensões e famílias emocionalmente destruídas. Você
pode escolher se concentrar em uma única história tocante para demostrar um
ponto de vista mais amplo.

O mundo corporativo também sofre
durante uma recessão e os resultados são acionistas preocupados, encontros
anuais desconfortáveis, corridas no mercado de ações e, às vezes, o fechamento
de empresas multinacionais, o que leva ao colapso de muitas empresas
subsidiárias.

Talvez isso possa inspirar você –
o comentarista – ter uma ideia que capture a imaginação do público e leve a ele
a mensagem central da recessão global.

O fato é identificar a história,
por mais importante que ela seja não é o suficiente nesses tempos em que as
pessoas usam número cada vez maior plataforma para entender o que acontece no
mundo. Claro que encontrar um assunto importante é vital, mas o maior desafio
dos fotógrafos, escritores, artistas, locutores e comunicadores e todos os
tipos é como contar a história, como ser original e como cativar a audiência.
Em resumo: o conceito.

Há várias formas de se criar um bom conceito. Em primeiro lugar, a ideia precisa ser visual – algo que possa render uma boa foto.

Depois, o conteúdo precisa ser
interessante. Um bom ponto e partida é procurar algo incomum, algo que seja o
mais novo, o maior, o menor, o mais rápido ou mais lento. Perguntei a si mesmo
qual é a característica única da sua ideia e pense se ela seria interessante
para o editor encarregado.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia criativa nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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ESCOLHA DECÂMERAS DIGITAIS

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A escolha da câmera digital mais apropriada depende do que deseja fazer com as imagens, da quantidade de equipamento que está disposto a carregar e do dinheiro de que dispõe.

Pode-se obter imagens
adequadas, quase para reprodução profissional, a partir da grande maioria das
câmeras para principiantes, o que significa que não é necessário gastar muito
dinheiro.

Além disso, modelos mais antigos
e câmeras usadas são capazes de oferecer um excelente custo-benefício.

Em primeiro lugar, faça seu
orçamento; depois verifique quais são os recursos imprescindíveis. Finalmente,
esteja preparado para fazer algumas concessões.

Câmeras compactas para principiantes

No início, a maneira natural de
classificar as câmeras digitais consistia em sua resolução ou no total de megapixels.
No entanto, o total de pixels sozinho não determina mais a qualidade ou
versatilidade da câmera. Faz mais sentido considerar os recursos, as
capacidades e o design do equipamento.

As câmeras compactas para principiantes não são apenas pequenas; são também fáceis de usar, tem menos opções para controlar (sendo, portanto, menos confusas) e, apesar do baixo custo, possuem capacidade de produzir resultados que vão do surpreendentemente bom ao muito bom e superam qualquer tipo de celular.

Todas as câmeras dispõem de um
zoom modesto – em geral, com a teleobjetiva três vezes maior do que a
grande-angular, que se limita a uma distância focal de 17 mm ou um pouco mais,
para o padrão APS-C..

Todas as câmeras compactas para
principiantes também oferecem um flash minúsculo para situações de falta de
luz. O total de pixels varia de 3 megapixels a 6 ou 7 megapixels.

Câmeras compactas do tipo lifestyle 

O fato de as câmeras digitais não precisarem abrigar um rolo de filme permite que os projetistas desenvolvam vistosos modelos compactos chamados lifestyle. Em troca da pouca capacidade (nem sempre), esses modelos apresentam formatos chamativos, designs ultrafinos e extremamente portáteis, bem como acabamentos magníficos, que simulam metais delicadamente torneados.

O desempenho se compara ao das câmeras para principiantes, mas seu custo é maior, pelo fato de ser um objeto fashion. Antes de investir em um modelo lifestyle, verifique se a câmera desejada não é muito pequena para as suas mãos e desconfortável para operação.

Nessa categoria de câmeras, você
pode encontrar modelos à prova d’água até uma profundidade de 1,5 m durante 30
minutos – ideal para esportes aquáticos.

Aproveite para rever mais dicas sobre tipos de câmeras digitais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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O USO DO DRONE NO FOTOJORNALISMO – EQUIPAMENTO CAPTA IMAGENS EM ÂNGULOS INUSITADOS

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Fotografar coma câmera de drone é uma realidade, e muitos segmentos da fotografia já incorporam o aparelho ao equipamento do cotidiano

No fotojornalismo, essa aceitação
tem aumentado e já há profissionais se destacando nesse tipo de imagem aérea,
caso de muitos profissionais, que já eram adeptos da fotografia aérea
tradicional.

Para especialistas em imagens do campo e de agronegócios, esse ponto de vista é muito usado para enquadrar plantações e outras cenas rurais. Por isso, a busca por um drone foi um caminho natural.

O primeiro contato prático foi
quando compraram o aparelho. Antes de fechar negócio, pesquisaram bastante e leram
muito sobre a utilização e, principalmente, sobre segurança de voo. Porém, não
chegou a fazer um curso formal de pilotagem de drone.

Comenta que, como boa parte da
fotografia que faz é no campo, foi ótima oportunidade de aprender e treinar sem
colocar ninguém nem nada em risco.

Muitos confessam que antes de adquirir o drone tinha certo preconceito. Achava um pouco estranha a ideia de fotografar por meio de rádio controle e uma tela de smartphone.

Mas dizem que foi uma boa surpresa quando passou a usar o aparelho. Há uma boa relação de custo benefício, câmera de boa qualidade óptica e sensor eficiente.

A maior vantagem é poder fazer fotografia aérea sem os gastos altos de locação de aeronaves. Ainda há possibilidades de ângulo e altitude que só drone proporciona.

No entanto, também há
desvantagens: a principal é a autonomia de voo, já que as baterias não têm
carga para mais do que meia hora de operação – um ponto que acredita que vai
ser melhorado no futuro.

Mas a fotografia com drone não substitui a aérea convencional em todas as situações, como em altitudes acima de 400 pés (limite dos drones) e também em percursos longos.

Os fotojornalistas usam drone tanto para reportagens quanto para trabalhos pessoais – nestes, com mais intensidade. Quanto à questão técnica de fotografar, há diferenças no uso do drone com a fotografia aérea convencional.

Na atividade convencional, se
aprecia a agilidade e a rapidez de ação e o fato de poder fotografar com
teleobjetiva, que não é possível com o drone.

Outra diferença é que na convencional o profissional se preocupa exclusivamente com a foto. Já com o drone, é o responsável pelo voo, pela segurança e pelos limites técnicos do aparelho. É preciso mais atenção, cuidado e domínio técnico.

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VIDA NATURAL!

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Henri Cartier-Bresson, o maior de todos os fotógrafos de reportagem, acreditava que a fotografia daria a “chance de mergulhar na realidade do cotidiano”.

Assim que as câmeras e seus
respectivos filmes  conseguiram registrar
cenas em exposições menores que alguns meros segundos, as pessoas e suas vidas
tornaram-se o tema mais popular da fotografia.

Há infinitas maneiras de explorar
esse tema, mas a principal divisão entre fotografar a vida ao seu redor tal
como ela se apresenta e entrar em cena para fazer o retrato de alguém cara a
car. No primeiro caso, você é um observador, no segundo você está criando as
condições para que a fotografia aconteça.

Observar as pessoas, na verdade,
é a primeira habilidade essencial que se deve ter para fotografá-las lidado com
suas vidas normais. Esse tipo de foto tem tudo a ver com o momento e o ponto de
vista – estar na posição certa para capturar um determinado movimento, gesto ou
expressão – e ser observador ajuda a estar preparado para o que possa acontecer
em seguida. Claro, o que constitui exatamente aquele sentimento ou gesto
elegante é uma questão de preferencia pessoal, e cada fotógrafo terá a sua.

Transformar uma observação em
fotografia nesse tipo de situação implica, na maior parte dos casos, não ser
observado. Isso não é o mesmo que estar escondido, afinal, não se trata de
fotografia da vida selvagem, tirada de um esconderijo; ela pede que, de certa
forma, você se misture com o ambiente.

O que significa ser discreto e não se comportar como fotógrafo. Câmeras pequenas e silenciosas são o ideal, e câmeras digitais compactas são as mais silenciosas de todas. Mesmo que você já tenha visto uma provável foto antes, apontar a câmera antecipadamente – à espera de alguém entre em quadro ou complete alguma ação – em geral, acaba com suas chances.

É muito melhor aguardar o momento e então erguer a câmera e fotografar de maneira imediata. Se há uma regra nisso tudo é não hesitar, mesmo que por um segundo ou dois.

Aproveite para rever mais dicas sobre os mestres da fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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CONGELANDO MOVIMENTOS COM FLASH

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Mostrar ou não movimento nas fotos é uma questão estética puramente pessoal.

Para se
obter melhor efeito da ação, seu movimento precisa de um pouco de borrado para
comunicar esse movimento
.

 Se uma imagem está completamente congelada,
ela parece parada e sem vida. Gostamos de nos mover junto com o assunto, uma
técnica chamada panning, e fotografar no pico da ação.

Esta
combinação de movimento da câmera e do assunto cria alguns efeitos borrados no
fundo que podem passar a sensação do movimento que acontecia na hora da foto.

Estes efeitos são mais fáceis de se falar do que de se fazer. É preciso lidar com os ajustes da câmera de maneira a conseguir um equilíbrio entre muito borrado e falta dele.

Todos os
ajustes mencionados antes nesta ação, já vistos em nossas aulas,  partem do principio de que a exposição básica
do assunto está feita pelo flash montada na câmera, sem nenhum tipo de
compensação.

O assunto
recebe a luz de um pulso do flash, que congela e produz uma imagem nítida
naquela porção do quadro.

As partes
restantes da imagem recebem pequenas quantidades de luz do flash, mas estas
áreas estarão iluminadas primeiramente por outras fontes de luz.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e uso de flash  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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A PISTA DE DANÇA!

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Fazer fotos espontâneas dos convidados na pista de dança é de longe uma das preferidas da recepção.

Todas as
fotos obrigatórias do álbum já foram feitas e tudo o que precisamos é fazer 20
ou 30 boas imagens de gente dançando
.

Após isso
você pode sentar, descansar um pouco e se ficar á vontade ou partir novamente
para a pista da dança. Para nós, fotógrafos, o desafio de conseguir uma boa
foto de dança é simplesmente irresistível.

Adoramos
circular no meio das pessoas e tentar várias técnicas diferentes, com e sem flash.
Nas seções a seguir vou descrever algumas destas imagens que tento criar e como
as faço.

Flash padrão

A foto “segura” da pista de dança é uma configuração para congelar o movimento com ISO alto [1600 ou mais] e velocidades relativamente altas de obturador, que eliminam fantasmas e congelam mesmo o mais rápido dos movimentos. Velocidades como 1/90s ou 1/25 funcionam bem nesses casos. A imagem congelada é um exemplo de uma foto de dança “segura”.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de
casamentos e eventos sociais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das
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AS 20 MAIS IMPORTANTES CÂMERAS DA DÉCADA (SEGUNDO A DPREVIEW)

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O renomado site de fotografia publicou a lista que eles consideram definitiva dos equipamentos mais marcantes lançados nos últimos 10 anos. Veja se você concorda

O renomado site de fotografia publicou a lista que eles
consideram definitiva dos equipamentos mais marcantes lançados nos últimos 10
anos. Veja se você concorda

Fhox/Leo Saldanha

A DPReview é reconhecidamente um dos sites mais visitados
quando o assunto é fotografia. Aliás, talvez você não saiba, mas a empresa faz
parte do grupo Amazon. Hoje eles postaram uma matéria do que segundo eles foram
as câmeras mais importantes da última década.

Nós fizemos um resumo do que eles destacaram. Clicando no
link acima você também pode votar no site norte-americano. Mas nós também
queremos sua opinião. Quais foram as câmeras importantes nos últimos 10 anos?

Veja a lista:

Para a DPReview a 6D da Canon levou muitos fotógrafos a
evoluírem depois para full-frame da própria marca. Com vídeo combinado com
foto, o modelo lançado em 2012 foi um dos maiores sucessos da Canon de todos os
tempos.

Fujifilm GFX100 chegou em 2019 (embora tenha sido
anunciada em 2018). A poderosa câmera mirrorless de médio formato que gera
arquivos de 100 megapixels. O que a matéria destaca é a fantástica qualidade do
vídeo em 4K desse modelo.

A a9 é uma mirrorless fullframe que se destacou pela
entrega de desempenho para fotojornalistas esportivos. Lançada em 2017, o
equipamento que também filma é considerado um divisor de águas da fabricante.
Uma evolução da linha a7 para profissionais que trabalham em campo e precisam
de agilidade, versatilidade e qualidade.

Lançada em 2018, a nova Canon EOS R mostrou que a marca entrou com força na disputa das mirrorless. Com sensor de 30 megapixels, a full-frame sem espelho é considerada um avanço da Canon para a categoria. Segundo a DPReview a câmera entrou na lista pela promessa de que o futuro da categoria pela marca é promissor.

A Nikon D850 se destacou pela capacidade de filmar em 4K e fez sucesso tanto entre entusiastas e profissionais. Considerada perfeita para retratos e fotos de paisagem. Com 46MP e AF de 156 pontos, a D850 segue agradando desde 2017 os fotógrafos mundo afora.

A linha Z7 e Z6 apresentada em 2018 pela Nikon seguiu
pelo mesmo caminho da Canon ao mostrar as intenções da fabricante na categoria.
Um ano após lançar a D850 a Nikon investiu pesado nas duas mirrorless. De
acordo com o post a nova fase permite a Nikon começar do zero nas câmeras sem
espelho. O que chamou a atenção é parte de vídeo, estabilização de imagem e o Z
Mount.

A Panasonic sempre esteve bem posicionada. Sobretudo
no mercado internacional. Lançada em 2017, a GH5 aparece na lista por conta do
vídeo. Com qualidade 4k e 20MP, a câmera mirrorless faz sucesso entre
fotógrafos e videomakers.

A Fujifilm GFX 50S é uma média formato mirrorless que
chegou ao mercado em 2016 . De acordo com a DPReview trata-se de uma das
melhores câmeras usadas por eles para criar fotos incríveis.

A Sony a7/R foi lançada em 2013 e revolucionou já de
partida. Para a DPReview trata-se de uma mirrorless que combina altíssima
qualidade de imagem com a parte óptica diferenciada. Sobretudo por ser uma
câmera com dimensão compacta e full-frame.

Fujifilm X100 foi lançada em 2010 e é um ícone de simplicidade e sofisticação. Foi a entrada da marca no mercado mirrorless. Fez tanto sucesso e foi parar nas mãos de fotógrafos e entusiastas do mundo todo. Muito compacta, virou uma câmera de fotografia de rua e segunda câmera de inúmeros profissionais pelo mundo.

Sony RX 100 é uma fullframe de bolso. Com uma lente
zoom poderosa para esse tamanho de equipamento. Lançada em 2012, a câmera fez
tanto sucesso que teve inúmeras versões sucessoras.

Também lançada em 2012, a OM-D M5 foi a oitava versão da marca na linha Micro 4/3. Embora não tenha nada de diferenciado, a câmera se destacou pela ergonomia e vídeo em full-hd.

A Pentax K-1 com pegada. Uma full-frame com 36MP e
bastante resistente para condições extremas. E fez sucesso entre fotógrafos de
condições noturna. Uma DSLR que fez tanto sucesso que teve uma sucessora a K-1
II.

Leica Q foi lançada em 2015. Uma câmera compacta de
24MP, com lente 28mm f/1.7. Fez sucesso entre fotógrafos de rua.

Nikon J/V1 foi lançada em 2011. Câmeras mirrorless da
Nikon com apelo pelo tamanho compacto. Com sistema híbrido AF, a Nikon foi
pioneira nessa linha. Só que não vingou, mas foi um laboratório da Nikon para a
linha que lançaria anos depois.

Foi lançada em 2010 essa câmera Samsung. A NX 10, um equipamento com 15MP que segundo a DPReview foi a primeira compacta mirrorless lançada no mundo.

Samsung Galaxy NX anunciada em 2013 tinha como grande
inovação a conectividade. A interface mais lembrava um smartphone e rodava com
sistema Android. A câmera fracassou em vendas por conta do preço alto mas foi
um modelo revolucionário em diversos aspectos. Sobretudo pela questão de ser
uma mirrorless conectada.

O único smartphone da lista é o iPhone 4/S. Lançado em 2010,
o modelo é chamado de modelo que ofereceu a democratização da fotografia entre
os usuários de smartphones.

A lista completa com outros modelos no detalhe está aqui.
Melhores modelos da década: https://bit.ly/2E89CmS

Fonte:  https://bit.ly/2rCUuuZ

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BAIXE AGORA NOVA REVISTA PHOTO MAGAZINE [DNG] N.º 160

por em .

Capa da revista de fotografia DNG. Edição n. 160, edição em espanhol – Baixe agora seu exemplar no link logo abaixo!

 EDITORIAL

Natal, sim, já estamos no mês de dezembro. Doze números já passaram.
Desde o início deste ano de 2019, que agora termina.

Foram 12 números com seis capas masculinas e seis femininas, todas pelo
professor Pepe Castro Agora temos que obter mais representação feminina nos
artigos, séries e portfólios publicados; então a partir daqui incentivamos
todos os grandes profissionais e entusiastas da fotografia que você dá o passo
e envia seu trabalho, para que possamos ecoá-los.

Este 2019 foi um bom ano em relação à fotografia, com ótimas notícias por
todas as marcas. Parece que sistemas sem espelho todas as vezes impor mais,
como fotografia móvel e tendências em Inteligência Artificial e drones.

O que veremos neste 2020? Não sabemos, mas acreditamos que a IA terá muito
o que dizer e que cada vez mais o software substituirá o hardware. Se o bokeh
natural de um bom objetivo ainda não é fielmente alcançado por meio de
software, acreditamos que

Tudo estará por aí, mas neste ano, se no próximo. Embora achemos que Este
novo ano está chegando, deixamos vocês com o conteúdo deste número, enquanto
desejamos de todo o coração um Feliz Natal de 2019 – 2020 !!!

Boa Leitura!

BAIXE AQUI SEU EXEMPLAR EM PDF: https://focusfoto.com.br/wp-content/uploads/2019/12/REVISTA-DE-FOTOGRAFIA-DNG-n.160.pdf.pdf

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NIKON VAI ENCERRAR O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA NOS EUA

por em .

Informação foi confirmada pela fabricante sem mais explicações detalhadas. Encerramento vale a partir de março do ano que vem

A notícia foi divulgada pelo site do IFixit, um serviço de
reparos de equipamentos fotográficos dos Estados Unidos.

Fhox/Leo Saldanha

Segundo a empresa, o serviço de autorizadas será cancelado
em uma série de parceiros Nikon a partir de março de 2020.

iFixit disse que recebeu uma comunicação por e-mail da Nikon USA com essa informação. O comunicado traz ainda que não haverá renovação de contratos para esse trabalho por parte das autorizadas. A dimensão da medida deve desagradar os usuários da fabricante naquele país.

Já que vai passar de 15 pontos autorizados para as duas bases da marca. Um ponto na costa leste (Melville) e outro na costa oeste (Califórnia).

Os fotógrafos que tiverem problemas com as câmeras terão que
enviar os equipamentos via remessa. Sites importantes como DPReview e Petapixel
(ambos norte-americanos) já deram sobre a notícia ainda sem uma resposta
oficial da Nikon. A mudança é grande sobretudo por se tratar da maior economia
mundial.

No Brasil a empresa encerrou todas as atividades oficiais em
2018.

A Nikon USA confirmou a informação divulgada pela iFixit
dizendo que fez os ajustes devido às novas condições do negócio. Ninguém sabe
ao certo se as empresas que costumavam atuar com peças e reparos das câmeras
Nikon terão algum acesso com a fabricante para ajudar os usuários da marca.

Fonte: https://bit.ly/2skCplj

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