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INSTAGRAM DEIXA USUÁRIOS CRIAREM FILTROS PERSONALIZADOS PARA STORIES

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Qualquer pessoa pode criar seus próprios filtros 3D e disponibilizar na rede social

Paulo Alves/TechTudo

O Instagram liberou nesta terça-feira
(13) a ferramenta de criação de filtros de realidade aumentada para todos os
usuários.

A funcionalidade vinha sendo testada nos últimos meses com algumas contas de celebridades, que disponibilizavam os efeitos conforme publicavam conteúdo nos Stories.

A partir de agora, qualquer pessoa pode criar filtros e usá-los em publicações por meio da plataforma Spark AR do Facebook (ww.sparkar.facebook.com).

Depois de criar um filtro, o usuário poderá ter acesso
à sua criação e de outros membros da comunidade do Instagram por meio da
Galeria de Efeitos. Trata-se de uma biblioteca de filtros feitos por outras
pessoas e que têm uso livre. Para usar, basta abrir os efeitos na câmera do
aplicativo e tocar na opção “Ver Efeitos” no final da bandeja de filtros.

Os filtros de realidade aumentada permitem adicionar
objetos em 3D que interagem com o ambiente ou com o próprio usuário em uma foto
ou vídeo. Esse tipo de filtro poderia, antes, ser obtido apenas ao seguir uma
conta de criador, diretamente pelo post no Stories ou utilizando ferramentas
como o Lenslist.

Também já era possível criar um filtro no Spark AR por
conta própria, mas o acesso à ferramenta era mais limitado. Antes disponível
apenas para macOS, o programa passa a contar com versão também para Windows.
Não é possível usar o software criador de filtros no celular.

Fonte: https://glo.bo/2YNEGVC

Aproveite para conferir mais notícias
no blog da Escola Focus.

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Outra maneira de conseguir uma aparência de pôr do sol realista com seu flash ao fotografar até mais tarde é segurar um rebatedor no alto do seu modelo com a parte dourada voltada para ele, conforme resultado acima.

Sim, você precisa ter um lado
dourado no seu rebatedor, razão pela qual é bom comprar um daqueles 5 em 1,
como o rebatedor 60 centímetros de diâmetro, da Atek ou Mako.

Ele vem com um difusor de 1-stop
embutido, fechado com um zíper (incrível para fotos com a luz natural. Basta colocá-lo
entre o modelo e o sol.

É como colocar a parte frontal do
softbox na frente do sol) e os rebatedores exteriores são reversíveis – um lado
prata ou dourado e outro, branco e preto. Sai por US$39.90 na B&H).

Enfim, a ideia aqui é rebater seu flash do lado dourado, e como a luz captura as cores do que ilumina, ele vai rebater uma luz quente e dourada em seu tema. É claro que você só deve usar esse truque no fim, perto do por do sol.

Se tentar usá-lo às 13h, a foto ficará esquisita (como se a pessoa tivesse passado tempo demais em uma câmera de bronzeamento artificial).

Aproveite para rever mais dicas sobre uso de rebatedores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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EXPONDO PARA HDR

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Fotos HDR têm uma aparência bastante particular, conforme comparativo acima.

Os problemas de exposição
ficam resolvidos, mas o estilo geral não é para todos os gostos: muita gente
não gosta de manipular os controles dos programas de edição
.

Para uma abordagem mais sutil,
mas que preserve os detalhes nas áreas de sombras e de altas-luzes faça três
fotos; uma com fotometria normal, outra para as partes claras, com o céu e a
última para as regiões mais escuras, como a terra. Use um tripé, para manter as
imagens exatamente no registro.

Na pós-produção, use o Adobe
Photoshop. Faça um “sanduíche” das duas imagens usando-as como camadas. Depois
use uma máscara de camada para revelar as melhores partes de cada foto.

SOLUÇÃO – FILTRO ND GRADUAL

Um filtro de densidade neutra graduado (ND grad) é a ferramenta perfeita para os fotógrafos de paisagem que precisam equilibrar a exposição entre o céu claro e a terra levemente escura.

O filtro esmaece o tom escuro (denso) para o claro de tal forma que menos luzes passam através da área densa e a exposição se equilibra.

Basta colocar o filtro (geralmente
um filtro de encaixe retangular) na lente e alinhar a área de transição como o
horizonte. Porém, se o horizonte for irregular, ele também vai ficar mais
escuro, o que nem sempre é o ideal.

Procure equilibrar a densidade do
filtro, com o brilho do céu.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia em HDR nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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PLANO DE COMBATE!

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Trace a Rota do Assunto

Obturador: 1/100s

É a velocidade em relação a você
que importa não a velocidade real.

Se o tema se move ao longo do
quadro é preciso uma velocidade mais rápida do que se ele vier em direção a
você.

Obturador: 1/250s

É possível se dar bem com uma
velocidade de obturador de dois pontos mais lenta (quatro vezes mais rápida),
se o carro estiver se movimentando em sua direção, mas o foco automático pode
falhar.

Obturador; 1/30s

Você pode resolver com
velocidades mais lentas, mantendo o carro na mira e acompanhando seu movimento.
Essas imagens ficam com aparência artística e fundo borrado.

Aproveite para rever mais dicas sobre uso de velociadades nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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IMAGEM É TUDO!

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A velocidade do tema não determina a velocidade do obturador necessária para congelar a ação, de fato, é a velocidade com que o tema se move em todo o quadro que conta

Se uma bicicleta está perto da
lente, é preciso uma velocidade mais rápida do que para fotografar um avião caça
no horizonte, porque a bicicleta se move mais rápido pelo visor.

Selecione

Em algumas situações de pouca
luz, você simplesmente precisa tentar usar uma velocidade mais tenta do que as
recomendadas. Uma dica é fazer várias fotos, porque uma sempre ficará mais
definida do que as outras… pena que isso só funcione para objetos estáticos.

Paisagem Congelada

Para uma lente de 16 mm em uma câmera full-frame, velocidade mínima do obturador recomendada para este tipo de foto seria em torno de 1/15s.

No entanto, o snowboarder em
movimento rápido significa que será necessária uma velocidade muito mais rápida
para congelar o movimento.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e velocidades nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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APARÊNCIA ENVELHECIDA

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Isso pode ser feito tanto no Photoshop como em qualquer outro aplicativo de pós-produção

Você combinará duas imagens em
uma.

  • Para criar esse visual, você precisará de uma textura de papel. Se você tiver algum papel muito velho, pode digitalizá-lo. (2) Agora, no Photoshop, use a ferramenta Move (V) para arrastar e soltar essa imagem de papel velho por cima da imagem principal e, então, pressione Command-T (PC: Ctrl-T) para exibir o Free Transform.
  • Clique e arraste os pontos do canto para fora até que textura de papel cubra completamente a imagem e, então, pressione Return (PC: Enter). (3) Pressione Command-U (PC: Ctrl-U) para abrir Hue/Saturation, e arraste o controle deslizante Saturation um pouco para a esquerda para dessaturar a imagem do paple, assim ela não fica tão colorido e parece um pouco desbotado. Por último, no painel Layers, mude o modo de mesclagem da camada de Normal para Multply e isso mesclará a imagem do papel com sua imagem principal. Agora, reduza a Opacity (opacidade) dessa camada para cerca de 80%.

Eis algumas maneiras de como você pode mudar ou variar o visual:

 (1) Use uma textura de papel diferente. Se
você quer um monte de papéis de textura livres de royalties – eles já estão por
ai – basta fazer lima pesquisa na internet sobre “textura de papel” e você
encontrar links para centenas de papéis gratuitos e prontos para usar. Muitos
deles funcionarão perfeitamente para esse tipo de efeito. (

 2) Experimente diferentes modos de mistura.
Embora tenhamos usado o modo de mistura Multiply para obter esse visual, cada
modo de mistura dá o visual diferente e, dependendo da imagem, você pode
encontrar um modo de mistura que funciona melhor para ela do que o Multiply.

Aqui vai uma dica para alternar
rapidamente por todos os modos de mesclagem de camada de maneira que você possa
ver facilmente cada teclado de Shift-+ (sinal de mais). Depois de clicar no
menu pop-up, pressione-o sempre que quiser alternar para um modo de mesclagem
diferente.

Aproveite para rever mais dicas sobre Photoshop nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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UMA DICA PARA EVITAR PROBLEMAS

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Digamos que, em uma manhã, você resolva fotografar paisagens. Você sabe como a câmera está configurada?

 Ela está configurada da mesma maneira como foi
utilizada na última vez em que você fotografou.

Portanto, se sua última foto foi
à noite, é provável que o ISO esteja configurado bem alto e o balanço de branco
esteja ajustado de acordo com aquele utilizado na última vez.

Isso já me confundiu tantas vezes
que precisei criar um conceito, para não me esquecer de verificar as
configurações cruciais em minha câmera, para que toda a seção de fotos não se
tornasse imprestável (passei uma manhã inteira nas praias de Maceió,
fotografando em ISO 1600 porque eu tinha fotografado uma banda local na noite
anterior).

A dica é usar o princípio é WHIMS, que significa:

W: de
White; verificar o balanço de branco.

H: de
Highlight; verificar se o aviso de áreas claras está ativado.

I: de
ISO; verificar o ISO (certifique-se de que você está utilizando o ISO correto
para seu ambiente).

M: de
Mode; verificar o modo (certifique-se de que a câmera está no modo de
prioridade de abertura Progran manual).

S: de
Size; verificar o tamanho (certifique-se de que o tamanho e a qualidade da
imagem estão configurados corretamente).

Antes da primeira foto nesse dia,
pare por 30 segundos e verifique o WHIMS para não acabar fazendo fotos importantes
com a câmera configurada com o JPEG pequeno.

Aproveite para rever mais dicas sobre manuseio de câmeras nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

  1. https://focusfoto.com.br    
  2. https://focusfoto.com.br/cursos/ 
  3. Fale com a Focuscursos@focusfoto.com.br

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FOTOS FEITAS SEM CARTÃO DE MEMÓRIA DESAPARECEM!

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Os fabricantes configuram as câmeras para que você possa fazer fotos sem na verdade ter um cartão de memória

Você vê as fotos parecerem na
tela LCD na traseira da câmera, como sempre, mas essas fotos simplesmente
desaparecem depois porque elas não foram salvas em um cartão de memória ou no
HD de seu computador
.

Por isso, a primeira coisa que
faço com qualquer câmera nova é ativar a trava do cartão, assim, ela nem mesmo
irá uma foto sem ele.

Outra recomendação é sempre
formatar o cartão, na câmera, após baixar as fotos em seu laptop ou computador.
Entenda que o carão não é HD e um cartão carregado com imagens, corre um grande
risco que algo aconteça e todas elas se apaguem instantaneamente.

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PROTEJA OS DIREITOS AUTORAIS DAS SUAS FOTOS!

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Com tantos de nós postando nossas imagens na web, você precisa proteger legalmente seu trabalho (e suas imagens) fazendo prevalecer seus direitos autorais

Felizmente, todo processo
agora (pelo menos na maioria dos países) baseia-se na web, assim, isso nunca
foi tão rápido, fácil ou barato quanto é hoje em dia.

O que a proteção dos direitos
autorais faz é definir legalmente quem é dono da foto, embora tecnicamente haja
uma proteção muito limitada simplesmente fornecida pelo fato de que você fez a
foto, se você não fizer isso e alguém pegar sua foto na web e utilizá-la em um
folheto, site, anúncio impresso etc. sem registrar seus direitos autorais junto
aos órgãos responsáveis, a probabilidade de você ganhar uma ação legal contra o
“ladrão de fotos” poderá ser  praticamente nula, caso a outra parte prove o
contrário.

 Como esse processo se tornou muito rápido,
fácil e barato, não há razão para não o adicionar como parte seu fluxo de
trabalho fotográfico, incluindo meta tags e marcas dágua em suas imagens

Embora a legislação brasileira não te obrigue a fazer esse tipo de registro, nós o recomendamos fazê-lo, na Universidade de Belas Artes, no Rio de Janeiro, apenas como garantia, ok? Já vimos muitos casos jurídicos onde esse tipo de proteção foi utilizado em favor do fotógrafo.

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TIRE PROVEITO DOS MODOS DE CENA

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Se você está feliz da vida fotografando no modo Program e a vida é boa, mas, então, surge uma situação particular em que você pensa: Não é possível que esta câmera faça isso um pouco melhor?

Então é hora de diversificar
um pouco os modos de cena. Quando você escolhe um deles (geralmente a partir do
seletor de modo na parte superior da câmera), ele define as configurações
ideais para fotografar o que você está prestes a capturar.

Por exemplo, se você está fotografando
esportes e alterna para o modo de cena de esportes (o ícone geralmente de um
homem correndo), a câmera faz para você todas as configurações que devem
funcionar bem para fotografar esportes. Fotografando flores? Transforme o modo
para o ícone que aparece com uma flor, e você obterá melhores resultados.

O mesmo com retratos. O mesmo com
paisagens. Você está a um clique de distância das melhores configurações que a
DSLR pode fazer por você; portanto, não deixe de, pelo menos, experimentar esse
recurso.

COMO CONFIGURAR SUA EXPOSIÇÃO

Lembre-se do que eu disse anteriormente, durante nossas aulas, sobre configurar o foco, movendo o ponto ou retângulo vermelho (o ponto de focagem) sobre a parte da imagem que você quer que a câmera focalize? Faça o mesmo para a exposição.

Onde quer que esse ponto esteja,
é isso o que a câmera acha que é parte mais importante da imagem, assim, ela
configura a exposição para fazer essa parte parecer boa. Se a câmera estiver
errada, você sempre pode mover esse ponto sobre a outra coisa na imagem e tentar
novamente. Há mais a aprender sobre exposição do que isso? Sim.

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