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sobre o mundo da fotografia

7 DESTAQUES DOS PRINCIPAIS SITES DE TECNOLOGIA SOBRE A MOTOMOD HASSELBLAD

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Módulo para ser acoplado no smartphone MotoZ da Lenovo foi anunciado oficialmente hoje. Veja o que dizem alguns dos principais sites de tecnologia do mundo

FHOX

O lançamento chegou
com alarde e apareceu em destaque nos principais sites de tecnologia. FHOX traz
um apanhado com a opinião geral sobre o aguardado lançamento. Um dos pontos
altos é o zoom ótico de 10x.

The Verve – Uma
marca prestigiada entra na linha da Lenovo MotoMod: Hasselblad. The True Zoom
Camera é um acessório para ser acoplado na parte traseira do modelo Moto Ze
oferece zoom ótico de até 10x. Confortável na mão e com grip perfeito para mãos
grandes. O botão de ligar faz a lente entrar em ação e abre o módulo de
fotografia rapidamente.  O sistema
funciona bem. Segundo o site The Verve, embora o zoom seja ótimo, não quer
dizer que as fotos vão ficar melhores.

E seria um produto mais
indicado para fotografias externas. A abertura foi criticada (f/3.5 – 6.5) para
fotos internas e com baixa luminosidade. O foco também deu certo trabalho. O
grande questionamento do site é quanto à qualidade das fotos. Não muito melhor
em relação a outros aparelhos. Algo que seria explicado pelo sensor de 1/2.3
polegadas. Contudo, agradou o fato de poder salvar as imagens em JPEG e RAW e
filmar em full hd (1080p).

Pocket-Lint diz: o
desenvolvimento é mais da Motorola do que da Hasselblad. “Super simples de
acoplar e de usar. Leve e fácil de fotografar. A lente é bem escura e o AF não
responde bem em condições de pouca luz.

O sensor de 12MP é o mesmo
que você vai encontrar em muitas câmeras compactas. O site, que testou e viu de
perto o aparelho, diz que esperava mais da parceria. Sobretudo porque a
Hasselblad tinha a oportunidade de enfocar no lado premium oferecendo um sensor
mais parrudo e com abertura maior. Aliás, eles indicam que pelo valor valeria
mais comprar um LG G5 (que segue o mesmo conceito) ou o DxO One para iPhone
(que levou prêmio TIPA nesse ano na categoria smartphone).

TechCrunch foi
mais generoso. O design é clássico e a câmera opera bem em diversas condições.
Com destaque para fotos Macro e até no escuro. Segundo eles, trata-se da melhor
relação custo benefício nessa nova tendência de acessórios para smartphones
premium. O que contraria os outros dois sites.

Marshable diz: com
o MotMod Hasselblad o Moto Z ganha um upgrade e se transforma em uma câmera
compacta. O grande destaque aqui é sobre a possibilidade de usar o True Zoom
Camera com qualquer tipo de app fotográfico. Eles testaram com Snapchat e
Instagram. O que de fato é bem interessante. No teste fotográfico, Marshable
mostrou-se empolgado. Segundo eles, a qualidade das fotos é ótima, o botão
disparador laranja é um charme e a câmera garante boa reprodução de cores,
detalhes nítidos. Gostaram ainda do grip e da pegada do equipamento. O
jornalista fez testes comparativos e um detalhamento preciso sobre todos os
pontos fortes e fracos. Embora a avaliação geral seja boa, no fim ele diz que
pelo valor, melhor comprar uma câmera.

CNET traz um resumo bem
“mastigadinho”. O lado bom: Arquitetura de acoplar é bem feita. E uma forma
inteligente de oferecer mais zoom real para fotografar com smartphone. O
Hasselblad True Zoom é atraente, bem desenhado e com 10x de zoom.  O lado ruim: o software da câmera pode ser
chatinho e difícil de controlar os enquadramentos com o zoom em ação. Em
especial nas cenas com movimento. A qualidade do vídeo não é boa. Resumo da
ópera: Se você já usa o aparelho da Motorola vale a pena investir no MotoMod da
Hasselblad.

Engadget diz que o
True Zoom Camera é bem construído, que encaixa na mão direitinho e que funciona
e age como uma câmera. E isso é bom. Os testes fotográficos foram muito
satisfatórios. E isso para diversas situações. “O que temos aqui não é uma
Hasselblad muito ambiciosa, mas sim uma Hasselblad esquisita, quase
experimental. Agora é esperar para ver a avaliação geral dos que usarem (e que
precisarem) de um acessório assim.

No Brasil alguns sites falaram sobre o lançamento. Destacamos aqui o ZTOP. O módulo tem um sensor CMOS de 12 megapixels (f/3.5~6.5), e a lente com zoom óptico tem distância focal de 4.5 -45mm (25 -250mm equivalentes em 35mm).

O mais bacana? Grava
arquivos em formato RAW e vem com o software de edição de fotos (no desktop)
Phocus, da Hasselblad.

O módulo usa o
armazenamento interno do telefone para guardar os arquivos – mas tem entrada
para cartões microSD também. Gostei que tem controles manuais de zoom e um
botão disparador. Começa a ser vendido na Europa e nos Estados Unidos a partir
de setembro (preço sugerido nos EUA: US$ 299).

Veja vídeos:

Fonte: https://bit.ly/2Bm3h5L

Aproveite para rever novos lançamentos no blog da Escola Focus.

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PREPARE SEU ESTÚDIO!

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Descomplique. Você precisa de apenas seis itens para montar um estúdio, e um deles é a sua DSLR.

A configuração básica do estúdio mostra os itens realmente imprescindíveis para começar a fotografar.

Para trabalhar com duas fontes de
iluminação, um rebatedor é fundamental.

Ele vai funcionar como uma
terceira fonte de iluminação e podem rebater umas duas luzes de volta para o
tema; e também será muito útil para trabalhos externos. Existem rebatedores de
várias formas, tamanhos cores e superfícies. Assim como as luzes do estúdio, a
altura do ângulo, e a distância do rebatedor acarretam efeitos específicos
sobre o resultado final.

Rebatedores são relativamente baratos, mas se preferir use cartolina,
placa de isopor ou alumínio para fazer o seu.

DICA: ESTÚDIO ESSENCIAL

Isso é tudo o que você precisa para começar.

1. Pano de Fundo

A maioria dos panos de fundo vêm
em um rolo de papel, nas mais variadas cores e tamanhos. Você vai precisar de
suportes e de um varão para mantê-lo no lugar. Uma boa alternativa é usar uma
folha grande de papel ou u pedaço de tecido.

Veludo preto é uma ótima escolha.
Absorve a luz e dá um belo efeito.

2. Luz Principal

Trabalhe com um difusor, como por
exemplo, um softbox, que suaviza a luz e as sombras, e produz catchights,
aqueles reflexos das fontes de luz nos olhos do modelo.

O ângulo, a altura e a distância
da luz principal são vitais para obter a aparência desejada. Use os botões para
controlar a potência do flash.

3. Câmera

Conecte sua DSLR às luzes do
estúdio. Use um cabo de sincronização (se sua DSLR tiver um contato PC) ou
disparadores sem fio. Em um ambiente controlado como um estúdio, a melhor opção
é o modo Manual.

4. Luz e Cabelo

A segunda luz é posicionada atrás
do modelo com um snoot acoplado.

O snoot concentra a luz, e, nesse
caso, deve ser apontado para o cabelo. Além de iluminar o cabelo esse recurso
cria uma separação do fundo.

5. Rebatedor

Sua função é rebater a luz
principal no lado escuro do rosto da modelo. Isto garante que a sombra ainda
esteja lá para definir o formato do rosto, mas não fique muito escura.

6. Modelo

Se você não tema amiga ou alguém
da família que queira servir de modelo, dê uma olhada nos sites de networking
das redes sociais. Há muitas modelos iniciantes à procura de experiência. Elas
costumam aceitar trabalhos em troca de uma pequena taxa ou pelo uso das
imagens.

É uma opção vantajosa, em que os
dois lados ganham.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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EFEITO CABEÇA DE OVO

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Executando-se as lentes fisheyes, todas as outras foram projetadas para serem retilíneas, o que significa manter retas as linhas retas

Elas tentam corrigir a distorção
retilínea, que aprece de duas formas: barril e almofada de alfinetes.

Com uma super grande angular, a
distorção alterna de um formato para o outro, conforme você aumenta o zoom.
Geralmente surgem dois problemas: o aumento da distorção de perspectiva e o
alongamento das formas mais distantes do centro.

 E não para por aí. Quanto maior o ângulo, mais
extremo o efeito: um objeto circular em um canto, se torna ovalado. Em um
rosto, tudo fica ainda pior, como mostram as imagens ao lado.

EXPANDA SEUS HORIZONTES

FISHEYE (OLHO DE PEIXE) – Essas lentes são super amplas e
incorrigíveis.

Apropriadamente chamadas de fishyes por sua cobertura externa (180 graus para as versões Nikon), essas lentes demandam correção em um à linha reta para uma aparência envolvente.

Elas foram moda na década de 1970, e havia projetos variados, com distinção básica entre circular (projeta uma imagem circular no sensor cercado de preto) e o auto-explicativo full-frame. Inicialmente, a possibilidade de um imaginário extremo transformou a fisheye numa grande novidade.

Mas com o passar do tempo, a
impressionante distorção barril limitou o uso do recurso. A Nikon ainda produz
essencialmente a mesma lente, em formato FX e DX. A Nikon AF 16 mm f/2.8 Fisheye e a Nikon AF DX
10,5 mm f/2.8G Fisheye.

Aproveite para rever mais dicas sobre lentes olho de peixe nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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SUPER ANGULARES: IMERSÃO COMPLETA E ENVOLVENTE

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Distância focal com grande efeito visual impactante exige composição mais cuidadosa

Um dos resultados da concepção
cada vez mais sofisticada das lentes é a melhora do desempenho nos extremos da
distância focal. Outra consequência é que distinção entre grande angular normal
e super angular mudou.

Muitos fotógrafos consideram a lente 20 mm como super angular.

A qualidade que define uma lente
super angular é uma visão mais ampla do que a maioria das pessoas teria, sem
precisar virar a cabeça de um lado para o outro. Esta é uma das razões pelas
quais uma super angular é visualmente extrema.

Ela oferece um ângulo de visão
maior do que o comum. O segundo efeito externo é a inevitável distorção, que
fica em algum ponto entre o poderoso e o estranho, dependendo do gosto de cada
um. Uma das principais tarefas dos projetistas de lentes super angulares é
corrigir a distorção barril, em que linhas retas próximas e paralelas à margem
do quadro, se curvam para fora.

Corrigir isso, no entanto,
acentua outro tipo de distorção: o alongamento das formas de centro para fora,
que fica muito pronunciado em direção aos cantos. (Efeito cabeça de ovo). As
estratégias para lidar com estas distorções de perspectiva sempre dependem da
composição das fotos.

O exagero da geometria é mais
evidente para um primeiro plano próximo em foto profunda, mas extas são exatamente
as condições que dão um toque especial super angulares.

Usá-las com habilidades estilo exige atenção especial. Na lente 14 mm, por exemplo, o menor movimento ao enquadrar a foto faz toda a diferença. Um centímetro pode altera dramaticamente as coisas. Fotografar com um a dessas lentes é uma experiência intensiva. Fazê-lo rapidamente e bem, requer prática.

Aproveite para rever mais dicas sobre objetivas grande-angulares nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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PROGRAMANDO O BALANÇO DE CORES

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Você pode pré-programar o balanço de cor para obter um resultado mais agradável da seguinte maneira:
  • Fazendo uma leitura manual do balanço de cor com
    a sua DSLR
  • Usando um colorimetro, medidor externo de
    temperatura de cor, semelhante a um fotômetro de mão,  e transferindo os resultados para a sua
    câmera.
  • Utilizando a sua experiencia nesse assunto e
    inserir o manualmente o ajuste de cor, baseado na escala Kelvin no menu de sua
    DSLR.

Para resumir a questão do balanço de branco:

  • Em 90% dos casos o balanço de branco de branco
    automático – AWB – produzem resultados satisfatórios
  • Em condições de luz inusitadas ou mistas, ou com
    objetos de uma cor predominante, ajuste o balanço de cor manualmente.
  • Não tenha medo de esquentar suas fotos
    empregando um ajuste de balanço de cor um pouco mais frio que que exigido pela
    luz.

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USE O BALANÇO DE COR!

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Na maioria das câmeras digitais atuais, os fotógrafos costumam usar o ajuste de balanço de branco automático – Auto White Balance – AWB

Para qualquer tipo de assunto, está ótimo. No entanto em
alguns casos é melhor usar alguns dos ajustes pré-programados de balanço de
branco, como luz do dia, sombra, luz incandescente, iluminação fluorescente e
combina-la à luz existente.

Com câmeras DSLR, você também tem a possibilidade de ajustar
o balanço de branco manualmente. Isso se consegue ao fotografar um cartão cinza
médio, de 12% de refletância, usando o balanço de cores em modo personalizado.

A câmera então faz um ajuste para chegar na cor exata.
Quando a luz é constante, essa é a melhor maneira de se conseguir um balanço de
cor perfeito, mesmo com luz mista ou condições difíceis de iluminação.

Um bom truque que recomendamos em nossas aulas é ajustar a
escala de graus kelvin na câmera para padrões um pouco mais quente do que o
normal. Por exemplo, em uma tarde  
ensolarada, a temperatura de cor correta seria 5.500 K. Ajuste sua
câmera para 6.000 K, o que faz a câmera pensar que a luz é mais fria do que o
real.

Isso produz um jeito agradável, levemente quente, parecido
como usar o velho filme colorido profissional. 
As câmeras atuais medem o balanço de cor através da lente. Assim, como
acontece com a fotometria automática, feita através da lente, se o objeto for
de uma cor dominante, a exposição ou o balanço automático da câmera tentará
obter um efeito neutro e pode se enganar.

É como se você tivesse fotografando uma Ferrari vermelha,
contra uma parede, também vermelha, no ajuste de balanço de branco automático.
A câmera vai tentar deixar sua foto menos vermelha. Obviamente isso não é bom.
Do mesmo modo se você fotografar uma boneca, vestido de branco na areia branca
da paria, com exposição automática. A câmera irá subexpor seu assunto.

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FOCO PERFEITO NO OLHO É REGRA!

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Um bom retrato deve ter foco perfeito sempre nos olhos da pessoa fotografada

Essa é a regra o ponto mais
forte do retrato. Cabe também o fotógrafo determinar se o fundo precisa ser
desfocado, para valorizar e destacar o modelo, ou seja, de ficar nítido, pela
importância que tem a cena- como dar informações sobre lugar ou atividade do
retrato, ainda mais se usado em corte horizontal.

A amplitude do plano nítido
(profundidade de campo) depende da abertura (quanto amis fechado o diafragma,
maior a profundidade de campo) e do fator de ampliação (que depende da
distância focal do tamanho do sensor).

Consequentemente, quanto mais
fechado o retrato, menor a profundidade de campo. Pelo mesmo motivo, com
câmeras compactadas (cujo sensor é pequeno), é muito difícil obter um fundo bem
desfocado: para isso, é preciso abrir o diafragma ao máximo (valor mínimo de
f/) no modo A ou Av/S e optar por um enquadramento que aproxime o rosto da
pessoa como uso do zoom da lente ou com uma tele fixa.

O uso do zoom em meia tele ou
tele é recomendável, pois obriga o fotógrafo a se afastar do tema, o que evita
as deformações desagradáveis resultantes da perspectiva. Por isso, a não ser
que se queira um efeito específico, geralmente caricatural, não é comum usar
distâncias focais inferiores a 50 mm (ou equivalente).

Para um retrato clássico, é
importante se posicionar na altura do modelo (principalmente crianças). Porém
um retrato de corpo inteiro fotografado de baixo para cima (contra mergulho)
dará mais impacto à pessoa, que vai parecer mais alta e poderosa; ao contrário,
a pessoa fotografada d cima para baixo (mergulho) parecerá dominada,
fragilizada ou abafada.

PARA NÃO ESQUECER

A regra mais forte de um retrato,
em qualquer situação, é conseguir um foco perfeito nos olhos.

A escolha pelo fundo desfocado
destacará mais do retrato; já um fundo nítido (mais usado em corte horizontal)
é usado para agregar informação sobre o local da foto ou sobre a atividade do retratado.

As lentes mais adequadas para
retratos são as com distância focal superior a 50 mm, pois abaixo disso podem
deformar o fotografado por causa da perspectiva.

O ideal é sempre estar à altura
dos olhos da pessoa para retratá-la. Acima ou abaixo, só em casos específicos.

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CANON MARCA PRESENÇA NA PASSARELA DO SPFW 2019

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A SPFW acontece até a próxima sexta-feira, dia 18, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera

Thalita Monte Santo/FHOX

No último domingo (13 de outubro), a cidade de São Paulo recebeu, mais uma vez, um dos eventos de maior prestígio para o mundo da moda, o SPFW. A abertura da semana fashionista aconteceu no Farol Santander, edifício histórico que fica no centro da cidade (antigo prédio do Banespa).

E a fotografia, além de
ser a ferramenta principal para o registro das passarelas, também teve papel de
protagonista no desfile da grife Ellus. A Canon, líder mundial em soluções de
imagem digital, fechou uma parceria com a marca de moda e emprestou câmeras da
linha EOS para o desfile.

A Ellus, que retorna ao
SPFW neste ano, apostou em looks com casacos desconstruídos, urbanos,
utilitários e atemporais, com modelos que remetem ao estilo que consagrou a
marca. As câmeras Canon foram usadas como acessórios e deram um toque especial
para as composições.

A direção criativa do
desfile foi de Adriana Bozon, que buscou fazer uma crítica ambientalista e
gritar aos presentes a importância de se consumir com consciência.

“As questões ambientais
refletem as problemáticas relacionadas com a qualidade de vida do ser humano.
Este tema está mais evidente hoje. O desfile da Ellus trouxe essa questão à
tona, por isso nos unimos a marca e pensamos em contribuir com essa manifestação”,
afirma a supervisora de Marketing e Comunicação da Canon do Brasil, Grace
Kelly.

CANON SEMPRE PRESENTE

Essa não foi a primeira
vez que a Canon apostou no evento. Em 2018, a marca também participou da edição
de inverno da SPFW, com um estúdio fotográfico que permitia aos visitantes
fotografar e imprimir fotos na hora na impressora na Canon imagePROGRAF
PRO-1000. Na ocasião, Canon imprimiu mais de duas mil fotos. O espaço contou
com a presença dos cliques do fotógrafo Leo Faria (especialista em moda e street
style).

A SPFW acontece até a
próxima sexta-feira, dia 18, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do
Ibirapuera.

Fonte: https://bit.ly/32mxCNp

Aproveite para rever sobre a SPFW no blog da Escola Focus.

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QUAL A DIFERENÇA ENTRE FOTOGRAFIA E CINEMATOGRAFIA?

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Frequentemente estamos relacionando fotografia e cinema, muitos filmes destacam-se pela fotografia impecável, que transforma toda cena. Mas há uma diferença entre cinematografia e fotografia.

Eliza Dorê/IphotoChannel

Essa diferença não se
trata apenas do contexto em que as duas trabalham, mas sim com o modo de
captação e as plataformas em que serão apresentadas.

Cinematografia é a arte
ou ciência da imagem em movimento, captar uma cena enquanto acontece. Neste
aspecto trabalha-se de diferentes maneiras para captar a atenção do leitor, e
isso pode incluir os movimentos de câmera e continuidade. Já a fotografia é a
ciência ou arte de captar imagens utilizando a luz, aplicando técnicas
artísticas e emocionais.

É claro que a diferença
de captação entre as duas existe, mas a concepção artística muitas vezes são as
mesmas. Na cinematografia há a preocupação de manter a atenção do espectador
focada na tela, enquanto na fotografia é preciso uma pausa, concentração e
análise.

Muitas vezes o que
estamos vendo, tanto no cinema quanto a fotografia impressa ou digital, pode
não ser exatamente o que está sendo mostrado, afinal arte está aberta e livre
para interpretações.

Algumas linguagens que
vale a pena mencionar no cinema são de filmes memoráveis e de grandes diretores
como os de Wes Anderson, que nos traz uma fotografia ímpar. É muito comum que
alguém assista seu filme e logo já identifique o diretor, apenas pela
fotografia que tornou-se uma característica.

Essas linguagens criadas
pelos profissionais da área os tornam muitas vezes únicos. Outros filmes são
reconhecidos apenas pela sua narrativa, como é o caso de Amélie Poulain que tem
seu roteiro estruturado de uma maneira em que o diretor Jean-Pierre Jeunet é um
dos únicos a realizar de forma impecável.

Da mesma maneira acontece
na fotografia. Na fotografia documental e jornalística o fotógrafo Henri
Cartier-Bresson pode ser identificado pelas suas imagens, assim como as
fotografias de Robert Capa, que durante o período de guerra ganhou grande
destaque pelos movimentos.

Essa criação artística
acontece de maneira e independente, mas é possível que estejam presentes tanto
na fotografia quanto na cinematografia.

Fonte: https://bit.ly/2OSPITC

Aproveite para rever sobre cinematografia no blog da Escola Focus.

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COMO TER MINHA FOTO IMPRESSA NOS PAPÉIS NATURAL LINE?

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Para participar, basta seguir @hahnemuehle_global no Instagram, e postar sua melhor foto sobre Natureza.

É importante destacar que as
fotos devem ser publicadas com as seguintes hashtags:  #GreenRooster, #NaturalLine,
#Protectwhatmatters, até o dia 28 de outubro.

 Fhox

Mais uma vez a Hahnemühle sai na frente e traz
inovação para quem trabalha com fotografia fine art. Com os papéis Bamboo, Hemp
e Agave, a marca apresenta a Natural Line, que integra a coleção Digital FineArt.
Os novos papéis são produzidos a partir de matérias-primas únicas e originais.

As plantas, das quais a celulose necessária é extraída, apresentam
crescimento rápido e não necessitam de pesticidas para o seu cultivo. Devido a
este crescimento rápido, elas fornecem mais celulose por área de cultivo que
outras matérias-primas. Tudo isso com necessidade reduzida de irrigação,
economizando recursos naturais valiosos e protegendo o meio ambiente

Serão
escolhidos três vencedores, que terão uma fotografia autoral impressa em um dos
papéis da Natural Line. As imagens serão distribuídas junto a edição 202 da
Revista FHOX, uma edição especial e comemorativa de 30 anos.

Não
há um número limite para o envio de fotografias. Uma comissão avaliadora da
Revista FHOX e da Hahnemühle Alemanha fará a seleção das melhores imagens,
levando em consideração dois critérios essenciais: criatividade e composição.

A
iniciativa, voltada para fotógrafos de todo o Brasil, é um convite a
profissionais e amadores que acreditam na fotografia como instrumento de
inspiração e preservação do nosso meio ambiente. Participe!

Fonte: https://bit.ly/32gLnNI

Aproveite para rever sobre
como imprimir suas fotso no blog da Escola Focus.

PIONEIRISMO E
INOVAÇÃO:
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