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Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

DETERMINANDO A VELOCIDADE DO ISO

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Compreenda o Intervalo de Sensibilidade ISO

Os valores de ISO
determinam a sensibilidade da câmera à luz (brilho). A gama de valores de ISO padrão
são normalmente utilizados pelos fotógrafos e os valores de ISO base estão
dentro da faixa de ISO padrão
.

A variação de valores padrão de
ISO praticáveis inclui aquelas usadas por um fotógrafo para assuntos e
condições fotográficas específicas, até o presente momento.

A gama de expansão de ISO permite
aos fotógrafos aumentar ou diminuir a sensibilidade à luz para conseguir
efeitos especiais e para adicionar toques únicos às fotografias.

Considerações para Determinar o Valor do ISO

1. Considerar a luminosidade do assunto a ser fotografado.

2 .Determinar com base em TV ou AV o modo de seleção automática de exposição. O brilho adequado é alcançado através da manipulação dos valores de ISO.

3 .Considerar a probabilidade de trepidação da câmera. Valores altos de ISO resultam em rápidas velocidades do obturador, diminuindo assim os efeitos de trepidação.

Ao fotografar, se devem
considerar estes vários outros fatores na escolha do valor máximo de ISO, entre
faixas de ISO padrão ou praticáveis.

DICA: A câmera DSLR permite alterar a configuração de ISO para cada disparo e, em condições precárias de iluminação, mudar o valor de ISO para captar cenas de nível correto de sensibilidade.

A QUALIDADE DA IMAGEM MUDA DE ACORDO COM O VALOR DO ISO APLICADO

Embora o aumento do valor de ISO
permita uma abertura menor e uma velocidade de obturador mais rápido, um ISO
muito alto também cria uma imagem mais áspera e com mais ruído. Você deve
prestar atenção nos casos em que a câmera esta configurada em um valor de ISO
elevado sem o seu conhecimento, especialmente quando esta variante é definida
automaticamente.

Aproveite para rever mais dicas  sobre sensibilidade e ISO nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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VEÍCULOS EM MOVIMENTO

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Para fotografar veículos que vão na mesma direção que o seu, e a uma velocidade equiparável, basta apontar a câmera e apertar o botão

Lembre-se, porém de que fundo
saíra borrado. Não use velocidades muito baixas, mesmo nesse caso, pois
devem-se considerar as vibrações do veículo em que você está.

Para fotografar um carro que vem
na direção oposta, você precisa somar as duas velocidades, do seu ou do dele,
para poder calcular o tempo de exposição. Isso não é fácil, o mais provável é
que, enquanto você estiver perdido em elucubrações matemáticas, ou outro já
tenha dado as costas ao seu espelhinho retrovisor.

VIDRO: UM OBSTÁCULO

Eliminar reflexos dos vidros que
separam do mundo lá fora também não é complicado. A primeira providência é
tentar ligeiros deslocamentos no ângulo de tomada, olhando através do visor
para ver se os reflexos sumiram. Se não der certo, tente aproximar ao máximo a objetiva
do vidro, tomando cuidado para que um solavanco não provoque um choque fatal
para sua objetiva. Uma boa ideia é usar para sol de borracha na frente da
objetiva.

Esse protetor flexível amortecerá vibrações e impactos, até certo limite. No arsenal de recursos para eliminar reflexos existem ainda os filtros. Os mais indicados, neste caso, são os polarizadores. Para operar com esse acessório, deve se olhar pelo visor (numa câmera monoreflex) e girar o filtro até obter e efeito desejado. Lembre-se, porém de que esses filtros reduzem a intensidade da luz, além de reforçar os tons azuis do céu.

Há muitos outros obstáculos que o
vidro de uma janela pode lhe colocar, além dos reflexos. Gotas de chuva,
condensação de ar, sujeira, são exemplos comuns. O melhor a fazer com os pingos
da chuva é aproveitá-los na imagem para efeito de clima. As gotas provocam
distorções das luzes externas (sol, luminária das ruas, faróis de outros
carros), que podem resultar nos efeitos mais inesperados.

Nessa mesma linha, pode-se ganhar
muito ao se fotografar cenas fortemente iluminadas através de um vidro
ligeiramente embaçado pela condensação de ar. Em geral, assim que possível
obter um clima onírico ou uma paisagem impressionista. No caso de sujeira
depositada no vidro do veículo, o melhor mesmo, é abrir a janela.

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A INVENÇÃO DA CÂMERA INSTANTÂNEA

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As primeiras Kodaks de 1888, e as mais sofisticadas câmeras de filmes de rolo que vieram depois, realmente transformaram a fotografia na mídia espontânea, temporal e de “momento decisivo” que hoje consideramos ser um de seus atributos determinantes

Quando olhamos a história da
fotografia, vemos que “o momento” fica cada vez mais curto.

 As exposições das primeiras fotografias eram
medidas em minutos, mas ainda eram consideradas momentos no tempo; nos anos
1960, o flash eletrônico reduziu o momento para milissegundos.

Conforme a câmera instantânea evoluiu com formatos menores e mais baratos, filmes mais rápidos e modelos mais sofisticados, ela redefiniu completamente o que um retrato poderia ou deveria ser: como os amadores cometiam “enganos”, profissionais e artistas interessados em entender os limites da mídia refinaram esses erros de iluminação, composição e sincronização em uma nova linguagem visual que libertou a fotografia das convenções da pintura.

O retrato fotográfico criou um novo conjunto de regras baseado nas idiossincrasias que eram exclusivas da mídia fotográfica; espontaneidade, descrição e (até recentemente) a veracidade inquestionável do documento fotográfico.

O Digital Ganha Vida.

Muito se fala sobre como o Photoshop mudou a maneira como vemos o mundo e a nós mesmos, obre como imagens irreais modelos de moda alteradas por computador estão prejudicando toda uma geração de garotas adolescentes. Mas qualquer pessoa com um interesse mínimo na história da fotografia ou da arte sabe que o corpo humano jamais foi retratado realisticamente.

As pessoas são rápidas em apontar a escultura grega como o Zênite no naturalismo, mas devemos acreditar que o cidadão comum da Grécia gastava mais tempo esculpindo seu corpo do que u atleta olímpico dos tempos modernos? Até necessidades anatômicas, como o esterno e o cóccix, eram rotineiramente removidas das estátuas gregas a fim de tornar o corpo ideal. Todas as ferramentas do Photoshop fazem parte da fotografia desde o princípio, e os fotógrafos vêm retocando, colorizando, afinando pintando, recortando e colocando desde então.

O que o Photoshop e a fotografia
digital fizeram de revolucionário foi colocar essas ferramentas nas mãos de
amadores. Os profissionais sempre tiveram consciência de como as imagens podiam
ser manipuladas.

A fotografia digital, as redes
sociais e a edição de imagens possibilitam a qualquer adolescente publicar uma
representação idealizada de si mesmo em seu blog ou página de facebook,
apresentando-se para o mundo do modo que gostaria de ser visto, mais magro,
mais forte e sem espinhas. “Nós nos tornamos nossos próprios – e dos outros
também” – Vezláquez.

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SAIBA VENDER!

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Descobrir os elementos mais marcantes em sua personalidade, o seu jeito de se comunicar com as pessoas, o seu bom senso, entre outros, irão te ajudar e muito ao divulgar os seus trabalhos fotográficos e conseguir mais clientes

Quando
você consegue estabelecer os pontos que pretende destacar como pontos fortes e
impactantes, os seus clientes começarão a te procurar por estas características
que você apresenta e com o tempo outros pontos fortes surgirão
.

Ao se
falar de produto, automaticamente já se pensa em uma embalagem bonita, com
conteúdo e inteiramente atrativa, mas se esta embalagem vier vazia, não se
trata mais de um produto e sim uma simples embalagem.

Para
evitar que o seu produto seja apenas mais uma embalagem vazia no mercado, entra
em cena o marketing pessoal, que é um conjunto de características que visam
valorizar o seu trabalho e também estabelecer diferenciais, já que a
concorrência é grande e existe em qualquer área de atuação.

Saber
vender o seu trabalho ou serviço fotográfico é algo muito complexo e nem todos
os fotógrafos dominam a arte de vender, esta é uma habilidade que pode ser
adquirida e também aperfeiçoada.

Há bons
cursos sobre vendas e alguns cursos até gratuitos ou ainda você consegue um
vasto material sobre o assunto na internet, basta pesquisar e adaptar para a
sua realidade e aplicar em seu cotidiano.

Mas, não deixe de consultar suas apostilas, bibliografias e anotações de aula a respeito disso, ok?

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DIREITOS AUTORIAIS: “O QUE ESTÁ NA REDE, MAS NÃO É PEIXE?” DECISÃO STJ

por em .

Aproveitamos para dar dicas sobre onde encontrar imagens, pequenos vídeos, fotos, gifs, desenhos, tudo grátis e ainda uma forma de editar o que encontrou

Um aviso sobre Direitos
Autorais veio até nós via decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Elane Souza/JusBrasil

A referida corte foi favorável a
um Fotógrafo que teve uma de suas fotos utilizada sem autorização; a pessoa que
usou a foto sequer se deu o ‘trabalho’ de citar o nome do autor da imagem que
estava na “rede”; entretanto, acertadamente, foi condenado a pagar
uma indenização de R$ 5.000,00 (Cinco Mil reais) por danos morais!

Algo que deveria ser de
conhecimento comum, entre blogueiros e autores de textos publicados em
Plataformas ou Portais de conteúdo acadêmico ou de entretenimento, parece que
não é; pois, ainda hoje, muitos se utilizam de imagens alheias sem sequer citar
o nome do Fotógrafo ou artista.

Minha indagação:

– Com tantas fotografias, vídeos,
imagens, gifs e até pequenos vídeos grátis, disponibilizados para qualquer um,
via internet (em bancos de imagens), porque as pessoas simplesmente acessam o Google
e pegam (copiam) a primeira que encontram?

Realmente, não é justo para um
produtor ver seu trabalho sendo usado, como se NÃO fosse seu! Digo isso porque
parte dos que se utilizam dessa ‘pratica’, muitas vezes sequer citam a fonte,
quanto mais pedir autorização para o autor do trabalho.

Aproveito para citar duas grandes
fontes de imagens grátis; usando uma delas você já edita a foto direto e para o
fim que quiser: como capa de youtube, banner para blog, calendários, cartão de
visita, cartões de felicitação, capa de site e blog, capa de Facebook e também
posts para face, pequenas abresentações, capa de e-books, capa de Twitter e de
SoundCloud, Story do instagram e imagens para o mesmo, etc; esse é denominado
CANVA; quando não encontrar uma foto adequada lá mesmo, suba (faça upload) de
uma que você tenha direito e edite como quiser (com emogis, desenhos, letras e
tudo mais que há no Canva – pouca coisa você terá que pagar – eu nunca paguei
por nada e já fiz uma centena ou mais de posts com imagens minhas, deles e de
outros bancos de imagens grátis, como é o caso do Pixabay.

No Pixabay você encontra imagens,
pequenos vídeos, desenhos, gifs e muito mais); alguns, e somente alguns
trabalhos, teremos que pagar (doar $$ para o autor também é possível – e não
precisa ser um grande valor, tudo é aceito e agradecido).

Amo esses dois
“aplicativos” (esses sites), são os meus preferidos – nunca me
deixaram na mão e mesmo sendo grátis, cito a fonte: Ex.: créditos pixabay
grátis, editada por Elane com Canva – autor da foto ou imagem eu coloco o link
da pessoa (autor) para ele se tornar conhecido dentro do pixabay, como forma de
agradecimento, já que não paguei nada para obtê-la.

Mas, voltamos à decisão do
Superior Tribunal de Justiça

Para encurtar meu discurso,
coloco o texto do STJ, na íntegra, aproveitando, como é lógico, para citar a
fonte, via link do texto; não sendo o bastante, no final farei a mesmo:
deixarei o link do STJ para que tomem conhecimento do que aqui me referi.

Direito autoral deve ser
respeitado mesmo que a foto esteja disponível na internet

​A Terceira Turma do Superior
Tribunal de Justiça (STJ) deuprovimento ao recurso de um fotógrafo para
garantir seus direitos autorais sobre uma foto utilizada sem permissão pela
Academia de Letras de São José dos Campos (SP).O colegiado concluiu que o fato
de a imagem estar disponível na internet, onde podia ser encontrada facilmente
por meio dos sites de busca, não isenta o usuário da obrigação de respeitar os
direitos autorais do autor. Pelo uso indevido da foto, a academia foi condenada
a pagar R$ 5 mil de danos morais.

O fotógrafo ajuizou ação
declaratória de propriedade intelectual de imagem após perceber que a academia
estava utilizando uma de suas fotos sem autorização. O juízo de primeiro grau
condenou a academia a inserir o nome do autor junto à foto e a pagar R$ 354 de
danos materiais.

Na intern​​et

A sentença, porém, não reconheceu
danos morais – o que foi mantido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)
sob o fundamento de que a foto havia sido disponibilizada livremente pelo
fotógrafo na internet, sem elemento que permitisse identificar a sua autoria.

No recurso especial, o fotógrafo
alegou que a indenização por danos morais era devida, uma vez que não houve
indicação da autoria, e questionou o entendimento do TJSP de que a foto estaria
em domínio público.

A relatora, ministra Nancy
Andrighi, lembrou que a Lei de Direitos Autorais impede a utilização por
terceiros de obra protegida, independentemente da modalidade de uso, nos termos
dos artigos 28 e 2​9. Segundo ela, entre os direitos morais do autor está a
inserção de seu nome na obra; na hipótese de violação desse direito, o infrator
deve responder pelo dano causado.

“Os direitos morais do autor
– previstos na Convenção da União de Berna de 1886 e garantidos pelo
ordenamento jurídico brasileiro – consubstanciam reconhecimento ao vínculo
especial de natureza extrapatrimonial que une o autor à sua criação”,
afirmou a ministra.

Presunção equiv​​ocada

Ao justificar o provimento do
recurso, a relatora assinalou que, ao contrário do entendimento do TJSP,
“o fato de a fotografia estar acessível mediante pesquisa em mecanismo de
busca disponibilizado na internet não priva seu autor dos direitos assegurados
pela legislação de regência, tampouco autoriza a presunção de que ela esteja em
domínio público, haja vista tais circunstâncias não consubstanciarem exceções
previstas na lei”.

Nancy Andrighi salientou que o
próprio provedor de pesquisa apontado pelo TJSP anuncia, ao exibir as imagens
após a busca, que elas podem ter direitos autorais, sugerindo, inclusive, que
se consulte material explicativo disponibilizado acerca da questão, acessível
pelo link Saiba Mais.

“Portanto, assentado que o direito
moral de atribuição do autor da obra não foi observado no particular – fato do
qual deriva o dever de compensar o dano causado e de divulgar o nome do autor
da fotografia –, há de ser reformado o acórdão recorrido” – concluiu a
ministra, arbitrando em R$ 5 mil o valor dos danos morais.

Fonte:  https://bit.ly/2x5f8q6

Aproveite para conferir mais sobre
Direito Autoral no blog da Escola Focus.

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A ABERTURA CONTROLA A EXPOSIÇÃO DO SEU SPEEDLITE!

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A Velocidade do obturador, por sua vez, controla a exposição da luz ambiente. Vide exemplo acima.

Aqui está um segredo que não
deveria ser segredo: o nível de potência do Speedlite é na verdade, o tempo de
duração da descarga
.

A diferença entre 1/1
(potencia total) e 1/8 são os elétrons que fluem pela
lâmpada do flash por um período de tempo de maior (1/1)
ou (1/8). Não é que o flash brilhe mais, ele
apenas fica aceso por mais tempo.

Em 1/1, o 600EX dispara por aproximadamente 1/850 de segundo. Em 1/64 este valor cai para aproximadamente 1/4200 de segundo. Portanto, não importa se o obturador fica aberto por 1/160 de segundo ou por ½ segundo, o flash dispara por um instante muito mais breve. Desde que a velocidade de sincronismo de sua câmera não exceda a velocidade do obturador, não terá qualquer efeito na exposição do flash. A velocidade de sincronismo é maior velocidade de obturador que sua câmera pode usar para fazer uma foto com flash.

Contudo, quando se trata de luz
ambiente, a velocidade do obturador tem um efeito direto. A luz ambiente é
contínua: do Sol, das luzes de uma sala, etc. Portanto, se você for de uma
velocidade de obturador de 1/30 de segundo para 1/60
de segundo, terá cortado a quantidade de luz ambiente que passa através
da lente pela metade.

A abertura do diafragma tem um
enorme efeito numa exposição com flash. Em qualquer nível de potência, se você
for de f/8 para f/11, cortar pela metade a quantidade de luz do flash que passa
pela lente. Da mesma forma, se você for de f/8 para f/5.6, a quantidade de luz
do flash que passa pela lente, dobra.

De modo prático, o que se deve
lembrar é que se quiser mais luz ambiente em sua exposição, deve usar uma
velocidade de obturador mais longo.

Se quiser reduzir a luz ambiente,
use uma velocidade mais curta (mais rápida) de obturador. Em ambos os casos, a
exposição do flash não deve variar significativamente.

Aproveite para rever mais dicas sobre técncas com flash nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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VERDADES ESSENCIAIS SOBRE O USO DO SPEEDLITE

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Conforme avançamos em nossas aulas práticas, mergulharemos mais fundo em uma gama ampla de tópicos.

Por enquanto, aqui está um
punhado de verdades úteis sobre o uso do Speedlite.
Seu Speedlite pode executar diferentes tarefas

Ele pode ser a luz principal, a luz de preenchimento ou de recorte. Como luz principal, pode ser a luz central a iluminar seu modelo. Como preenchimento seu Speedlite pode ser a luz que incide sobre as sombras que, de outro modo, ficariam escuras demais para que a câmera registrasse.

Como luz de recorte, o Speedlite pode vir de algum ponto atrás do modelo (contraluz). Com propósito de criar uma linha brilhante em torno de um dos lados do modelo, para que ele se destaque do segundo plano.

O Tamanho da Fonte de Luz Determina os Atributos das Sombras

A frente do Speedlite é menor do
que a maioria das coisas para as quais você irá aponta-la, como por exemplo, o
rosto de alguém. Quando a fonte de luz é menor em relação ao tamanho do que vai
ser fotografado, as sombras serão mais marcadas, ou seja, elas terão bordas
distintas e nítidas. Não se irrite isto não é falha do Speedlite.

O Sol é enorme, mas parece
relativamente pequeno no céu devido à distância entre ele e a Terra. Por isso,
quando você caminha por uma calçada em um dia ensolarado, sua sombra é
marcante. Se uma camada de nuvens estiver se movendo, elas se tornam a fonte de
luz aparente. Mas como as nuvens são muito maiores do que você, a luz chega de
muitas direções diferentes e sua sombra se torna bastante suave.

Se quiser fazer com que seu
Speedlite pareça maior, terá que modificá-lo. Isso pode ser feito rebatendo sua
luz contra o teto ou uma parede. Podem também dispará-lo usando uma sombrinha
ou sotfbox.

Há uma enorme quantidade de coisas
que pode ser feita para fazer o Speedlit parecer maior.

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EQUIPANDO SUA OBJETIVA NA LOCAÇÃO

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O nível seguinte, depois de improvisar uma fita adesiva em sua objetiva, consiste em utilizar um adaptador de objetiva com engrenagem e uma unidade followfocus

Um adaptador de objetiva com
engrenagem é um anel redondo que você desliza sobre a objetiva e prende criando
um anel motorizado para interagir com a unidade followfocus, facilitando seu
trabalho para cenas rápidas de locação ou filmagem
.

Há engrenagens para objetivas de
vários tamanhos, então você deve medir a circunferência da sua para pedir o
tamanho correto, para que ela se encaixe de forma apropriada em torno da
objetiva. Uma vez feito isto, você pode prender um sistema follow focus à
engrenagem da objetiva. Agora você pode utilizar a objetiva de modo similar a
uma filmadora profissional com o sistema follow focus.

Esta é uma opção melhor que
colocar fita adesiva em sua objetiva, mas ainda existem algumas limitações.
Tente adquirir anéis de foco que sejam grossos, pois quanto mais grosso ele
for, maior será a distância entre as marcações. Isto significa que você está
colocando uma maior distância entre uma marcação e outra, o que ajuda o
operador de foco a atingir as marcações e produzir movimentos mais fluidos e
suaves. Outra vantagem é que as engrenagens funcionam em objetivas fotográficas
sem paradas duras.

O tamanho do corpo da objetiva
irá variar em diâmetro, mas existem anéis adaptadores de vários tamanhos,
permitindo que você os conecte a diferentes objetivas. Alguns se encaixam
melhores que os outros, mas há uma tendência de que o anel escorregue um pouco de
tempos em tempos. Até mesmo um pequeno escorregão obrigará você a refazer suas
marcações em seu anel de foco.

Isto também é um problema se a
objetiva não tiver paradas duras. Se você ultrapassar o limite do foco será
necessário refazer a marcação, pois a posição exata do anel poderá mudar neste
tipo de objetiva. Se você tiver tempo, é fácil lidar com estas limitações, mas
se você estiver com o cronograma apertado e precisar de uma solução mais
confiável, esta não é a melhor opção.

Aproveite para rever mais dicas sobre acessórios para focalização nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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EQUIPAMENTOS DE FLASH

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Flash Circular para Estúdio

Apesar de, tecnicamente, ainda
ser flash de câmeras, azul de um flash circular não produz sombra alguma, já
que é emitido de maneira uniforme a partir de todos os ângulos ao redor da lente.
Ele é excelente para macro fotografias e retratos.

Cabeças de Alta Potência

As cabeças de flash de alta
potência são tão potentes que, em geral, possuem seu próprio sistema de
resfriamento integrado. Elas podem brilhar ao longo de grandes distâncias ou ser
difundidas por espaços muito amplos. Podem até mesmo competir com a luz solar
em instalações extremas, e são destinadas a fotografias de grande magnitude. Em
instalações menores, como macros, acabam sendo um exagero.

Striplights

Ideal para iluminar grandes
planos de fundo, a striplight produz luz bem uniforme ao longo de toda sua
extensão – em geral, por volta de um metro.

Cabeças Compactas

Essas unidades de flash discretas
podem ser escondidas atrás de objetos dentro do quadro, possibilitando que você
ilumine locais onde um equipamento maior se intrometeria na cena.

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FLASHES DE ESTÚDIO

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Enquanto que o flash de câmera é utilizado para tirar o máximo possível de uma situação de iluminação difícil, o flash de estúdio possibilita que você tenha controle absoluto sobre como o assunto será iluminado

As consequências são
evidentes: você precisará de espaço para instalar o equipamento de flash e de
tempo para tentar ajustar seus efeitos
.

Ainda assim, para ter uma iluminação ideal, não há nada melhor. O flash de estúdio pode começar pela unidade de flash instalável na sua câmera que passa a ser acoplada a um tripé ou a outro suporte de luz, e controlada a partir da câmera.

As câmeras digitais de ponta podem, de fato, controlar várias unidades externas a distância, permitindo que você ajuste a intensidade delas a partir da tela de LCD da câmera.

Mas isso, á apenas o começo
Equipamentos de flash de estúdio dedicados vêm em todos os formatos e tamanhos,
e você pode escolher com exatidão o tipo de iluminação apropriado para cada
fotografia.

EXPERIMENTE ANTES DE COMPRAR

Mesmo que o custo dos
equipamentos d estúdio profissionais possa parecer proibitivo, existem
alternativas para fotógrafos com orçamento restrito. Alguns estúdios algum
equipamento de iluminação por dia (ou mesmo hora); assim, você pode
experimentá-los por preço mais acessível. Se estiver começando, isso
possibilita que descubra qual equipamento lhe parece mais útil, sem ter que
compra-lo.

SUPORTES DE ILUMINAÇÃO

Como acontece com toda iluminação
em fotografia as unidades de flash de estúdio devem ser posicionadas com
precisão, de acordo com as necessidades de cada fotografia. Além disso, uma vez
que há um componente de tentativa e erro quando se trabalha com flash, as
unidades também precisam ser facilmente ajustáveis. Nesse sentido, suportes
adequados e formes são tão importantes quanto qualquer outro equipamento de
estúdio.

MODELAGEM DA LUZ

Calcular e visualizar os efeitos
do flash de estúdio pode ser difícil, especialmente se você acrescentar várias
unidades, pois sua luz não pode ser vista até que a fotografia seja tirada. É
evidente que a opção de visualização instantânea das câmeras digitais reduz
esse incômodo até certo ponto; porém, os flashes de estúdio profissionais
também incluem um recurso para ajudar a visualizar previamente seus efeitos.

Uma pequena luz incandescente,
chamada lâmpada de modelagem, costuma ser incorporada à unidade, bem ao lado do
tubo de flash, podendo brilhar de forma contínua enquanto você ajusta a imagem.
Elas nem sempre brilham exatamente na mesma intensidade do flash propriamente
dito, mas não são de grande ajuda na decisão do ângulo e da distância que cada
unidade de flash deve ter em relação ao objeto.

Aproveite para rever mais dicas sobre flashes de estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

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