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Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

ESCOLHA DO PAPEL

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Há quatro valores-chave que devem ser verificados ao comprar o papel para qualquer tipo de impressora com o propósito de conseguir qualidade fotográfica: peso, espessura, opacidade e brilho

Esses parâmetros em geral vêm expressos nas embalagens do papel. O peso (que está mais ou menos relacionado à espessura) é dado em gramas por metro quadrado (g/m2).

Um papel lustroso pesado normalmente terá um peso de 255 g/m2, correspondendo a uma espessura de 0,25 mm. Tais papéis terão uma opacidade em torno de 97% e um brilho de aproximadamente 92%.

Com impressoras jato de tinta, é muito importante assegurar-se de que o papel utilizado é compatível com a tinta. Algumas impressoras e tintas são tolerantes a diferentes papéis, enquanto outras (principalmente a Epson) nem tanto.

Em casos de incompatibilidade, as tintas secam mais devagar e a resolução da imagem muitas vezes perdida. Mascaramentos de cor e reticulação (uma textura da superfície) também podem ocorrer devido ao uso de mídias incompatíveis. É importante ter certeza de que as mídias escolhidas são capazes de atingir resultados de qualidade fotográfica (ou “foto realista”), pois algumas conseguem.

Alguns papéis oferecem qualidade “de arquivamento” – permanência por até 100 anos. É claro que esses papéis são mais caros.

ECONOMIZANDO TINTA

Uma das frustrações da maioria das impressoras é que o cartucho colorido inteiro deve ser substituído, mesmo que apenas uma das tintas tenha acabado. Uma mentira de contornar isso é adquirir um sistema de impressão contínua. Trata-se de um conjunto de frascos com grandes reservatórios ligados por tubos de cartuchos permanentes na impressora. Depois de concentrá-los e usar uma bomba de vácuo para tirar a tinta, nada mais precisa ser feito a não ser manter os frascos cheios.

IMPRIMIR DIRETO DO CARTÃO DE MEMÓRIA

Você não tem que usar um computador para imprimir imagens a partir de um cartão de memória. Algumas impressoras imprimem diretamente do cartão e, até mesmo, permitem algumas manipulações básicas. Insira o cartão de memória na fenda da impressora e imprima uma folha de índice que mostra as miniaturas das imagens. Você pode então selecionar as imagens que deseja imprimir.

Aproveite para rever mais dicas sobre impressão nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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A CONSTANTE BUSCA PELA HARMONIA!

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Na construção da sequência dos planos, o objetivo é facilitar a leitura e o entendimento da imagem

Busca-se, então, retratar a profundidade e incluir elementos informativos na composição.

Porém, o verdadeiro diferencial que o fotógrafo pode agregar ao saber organizar os planos reside na harmonização e na combinação dos elementos em busca da estética ideal.

Com isso, o primeiro passo para a realização de uma composição agradável é chegar ao equilíbrio visual entre os distintos planos. Além dos elementos relativos às regras básicas de composição (como regra dos terços, perspectivas, repetição, linhas de fuga, entre outros), é preciso equilibrar visualmente o primeiro e o último planos em função das especificidades do tema. Uma boa dica é sempre procurar ângulos variados, se mexer ao redor do tema para achar a melhor sequência de planos possível.

A combinação das cores deve merecer muita atenção. Uma imagem quase monocromática em que o tema e o fundo tenham cores parecidas destaca o tema se os parâmetros técnicos estiverem certos: foco preciso e exposição correta. Nesse caso, a profundidade de campo tem de ser bem ajustada. É aconselhável abrir bem o diafragma (f/4 ou menos, dependendo das possibilidades da lente e da posição da câmera) para isolar melhor o tema do fundo.

Ao contrário, pode-se optar por buscar um contraste cromático forte entre o tema e o ambiente, o que contribui para destacar o assunto. Esse resultado é obtido ao opor as cores primárias à complementares, ou seja, azul com amarelo, verde com magenta ou vermelho com ciano. Pode ser uma flor cor de violeta num fundo de grama verde, um pássaro amarelo diante de um céu azul ou uma pessoa vestida de vermelho com o mar verde-claro ao fundo.

Além das cores, é possível trabalhar como contrastes de texturas e materiais, como a pele e o tecido, o couro e a madeira, o metal e a pedra, entre outros. Mesmo quando não for possível destacar os distintos planos, vale usar as cores e texturas para ressaltar a profundidade.

PARA NÃO ESQUECER

A estética atraente vem da combinação e harmonização dos elementos de cena na hora de compor.

Procurar ângulos variados na mesma cena é uma forma de encontrar uma sequência de planos mais harmônica.

É preciso prestar muita atenção nas cores da cena, mesmo em monocromáticas, pra conseguir uma composição de planos equilibrada.

Um contraste cromático forte entre o tema e o fundo (ou o ambiente) é uma forma de destacar o objeto principal da fotografia.Trabalhar contrastes em geral é uma maneira eficaz de harmonizar a composição e ressaltar a profundidade.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição e estética nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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A LUZ SUAVE PROVA QUE TAMANHO É RELATIVO

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Quando se trata de controlar a aparência da luz que você cria, o tamanho da fonte deve ser sua primeira preocupação

É possível moldar a luz para
fazer as grandes fontes parecerem pequenas e vice versa.

Lembre-se de que, tamanho é
relativo; ele nunca conforme muda a distância entre a fonte e o produto ou
modelo.

Observe as bordas de sua sombra

O Sol é o maior objeto em nosso
sistema solar, mesmo assim, a distância entre ele e a Terra faz com ele pareça
relativamente pequeno no céu. Em um dia ensolarado, sua sombra tem bordas bem
definidas. E essa definição é criada porque a luz que incide sobre você vem de
uma só direção. Outra maneira de dizer isso é que esse tipo de sombra acontece
porque os raios de Sol quando chegam até você são paralelos.

O que acontece à sua sombra em um
dia nublado? Ela fica difusa ou desaparece completamente. Por quê? Quando uma
camada de nuvens cruza a frente do Sol, sua luz incide nas nuvens, fazendo com
que elas se tornem sua fonte de luz.

Como elas são maiores – em
relação ao seu tamanho – a luz incide sobre você de várias direções.

A sombra criada pela luz que vem
de uma direção é preenchida pela luz que vem de outro ângulo. Quanto mais
ângulos diferentes de chegada, mais suave à sombra se torna.

Grande nem sempre é grande

Se você está familiarizado com o
sofbox, sabe que ele é uma fonte de luz grande. Quando ele é utilizado bem
próximo, cria uma luz suave. O que acontece quando você afasta o sofbox? Seu
tamanho fica menor em relação à modelo.

Conforme o tamanho aparente da
fonte de luz torna-se menor, a direcionalidade de sua luz aumenta.

Mova uma grande fonte de luz para
bem distante e ele acabará por se tornar uma fonte pequena. Novamente o Sol é
um exemplo de como a distância pode fazer uma fonte grande de luz parecer muito
menor.

Fazer com que o Speedlite pareça maior é uma parte importante de seu uso

Não se aflija! Apesar da área
frontal de um Speedlite ter apenas alguns centímetros quadrados, há muitas
formas de fazê-lo parecer maior. Aqui estão algumas:

  • Projete o Speedlite contra uma sombrinha
    refletiva;
  • Dispare o Speedlite através de uma sombrinha
    translúcida;
  • Aplique um sotfbox ao Speedlite;
  • Dispare-o através de painel difusor;
  • Rebata a luz em sua mão, numa parede ou no teto;
  • Use vários Speedlites simultaneamente de ângulos
    diferentes.

Aproveite para rever mais dicas sobre speedlites nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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IMAGEM E JORNALISMO

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Aeroporto de Fiumicino, em Roma (Remo Casilli / REUTERS

 Outra mudança na natureza da fotografia de
imprensa é que ela ganhará uma legenda, sempre.

Costumo deixar isso perfeitamente
claro quando afirmo em minhas aulas de fotojornalismo que a unidade básica da
fotojornalismo é uma foto com palavras. Ele achava que as legendas eram
“parceiras iguais” do fotógrafo.

Muitos fotógrafos, se não a
maioria, vão protestar contra isso. Cartier-Bresson sem dúvida foi arrogante
quando escreveu que, para uma fotografia deveria ser onde e quando, enquanto “o
quem ou o que e o porquê estão incorporados no assunto – ou deveriam estar – e
o como não é importante”.

 Raramente os fotógrafos podem sequer chegar
perto da equipe de diagramação. Foi um privilégio incomum quando um dia Jorge
Rosenberg o editor de fotografias da revista Veja, deixou que eu participasse
de uma sessão de seleção de foto para uma matéria que eu havia fotografado, mas
abusei da minha sorte quando sugeri que eu escrevesse a legenda. “Não você não
vai”, ele retrucou.

O ENSAIO FOTOGRÁFICO

A maioria das pessoas vê as fotografias como unidades isoladas, mas esse não é sempre o caso, mesmo na metade do fotógrafo. O que mais contribuiu para mudar esse conceito, mas que qualquer outra coisa, foi o ensaio fotográfico (ou reportagem fotográfica). Ele é muito mais do que um mero agrupamento de imagens em uma página.

O ensaio vem influenciando a formação em fotografia editorial desde os anos 1940. O trabalho de pelo menos duas gerações de fotógrafos editoriais, incluindo W. Eugene Smith Larry Burrows e Alfred Eisenstaedt ganhou forma e personalidade por causa do ensaio fotográfico. No mundo da apreciação da fotografia, isso recebeu muito pouca atenção. Bons ensaios fotográficos merecem ser vistos como foram publicados, dispostos em sequência. Eles são uma forma de arte que tem seu próprio valor e que tanto engradecem a fotografia quanto fazem uso dela.

Aqui, não podemos igualar a
dimensão das matérias originais, mas podemos fazer jus aos layouts.

Jornais e revistas ilustradas
começaram a usar imagens antes da fotografia. No século XIX, repórteres de
publicações como o Illustrated London News eram enviados com cadernos de
rascunho e seus desenhos eram trabalhados posteriormente e transformados por gravuristas
em imagens publicáveis – em geral, tomando muita liberdade com relação às
cenas. O que pode parecer estranho aos criadores com a fotografia digital é que
foi a introdução da câmera que colocou fim às manipulações ultrajantes da
“verdade” visual.

Primeiro a câmera e depois, nos
anos 1890, o processo de impressão por meios tons permitiu que fotografias e
texto aparecessem na mesma página.

Essa combinação foi crucial e
ainda é, porque apenas essa combinação possibilita que uma história seja
contada impressa. As palavras essenciais, mesmo que limitadas a manchetes e
legendas – um ponto muitas vezes menosprezado quando as pessoas veem discute
fotografia editorial.

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ESCOLHA O PAPEL CERTO!

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Há inúmeras opções de papel para impressão de fotografias disponíveis no mercado e escolher um tipo de papel para as suas imagens se torna algo um tanto complexo e confuso

Há também muitos sites na internet, blogs, grupos em redes sociais,
onde se pode encontrar informações sobre os vários tipos de papel, há
fotógrafos internacionais que preferem o site www.hawkmtnartpapers.com

Em resumo é um site que oferece comparativos com os vários
papéis disponíveis no mercado, assim também como a venda de suprimentos em
geral. Outro ótimo local online para comprar papéis e suprimentos é o site www.hahnemuehle.com, estas duas empresas produzem papéis de alta qualidade para impressão.

No Brasil, o revendedor autorizado é a Dinashop  https://www.dinashop.com.br/18-hahnemuhle
Vale a pena entrar e conferir. Nossos alunos são atendidos com ótimos preços e
suporte técnico.

Lembre-se de que a qualidade de impressão é seu grande diferencial
no mercado!

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SEGUNDA CÂMERA?

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Tente ter como hábito levar um corpo da câmera adicional no seu kit

Já ouvi histórias de terror
sobre alguém quebrar a câmera ou perde-la e ter que comprar uma nova, pois esqueceu
o corpo da câmera de backup em casa.

Tenha em mente que o corpo da
câmera de backup não precisa ser novo e nem mesmo do mesmo modelo do seu
favorito. Pode ser da câmera de algum amigo, alugado ou, ainda, um antigo corpo
que você tenha deixado em casa ou ainda uma câmera DSLR de entrada.

Cartões de Memória

A regra número um quando você for
guardar os cartões de memória é ter certeza de que eles terão espaço necessário
para a viagem. Lembre-se de que seu objetivo é manter todas as fotos e vídeos
nos seus cartões até ter três confiáveis backups. Minha recomendação é passar
um tempo fazendo cálculo matemático básico. Quantas fotos você planeja tirar
por dia? Quantos minutos de vídeo por dia?

Quantos dias você viajará? Muitos
manuais hoje o ajudarão com a sua necessidade da capacidade de cartão de
memória. Por exemplo à câmera Nikon D, que fotografa no tamanho do arquivo RAW,
preencherá um cartão de memória de 8 GB com 191 fotos. Claro que você pode
aumentar essa quantidade de fotos usando um formato com uma baixa qualidade de
imagem, como o compacto RAW ou o JPEG. No entanto, se seu objetivo for nunca
sacrificar a quantidade da imagem, prefira sempre fotografar em um formato que
possua em alta qualidade da imagem.

Apesar de as falhas dos cartões
de memória terem diminuído consideravelmente ao longo dos anos, ainda recomendo
dividir suas imagens em muitos cartões de memória. Se precisar de 32m GB de
espaço, considere comprar dois cartões de 16 GB ou quatro de 8 GB, para
dispersar o risco de falha o risco de falha entre os cartões de memória, e
assim você perderá apenas algumas fotos, diferente de ter todas as fotos em um
único cartão e perder tudo.

Evite Perda das Fotos

Uma falha no cartão de memória é
algo difícil de acontecer. Às vezes um arquivo corrompido pode criar um
problema para todo o disco. Se você começou usar o cartão, deve formatá-lo e
usá-lo como último recurso. Se seu cartão apresentar uma falha e tiver muitas
imagens, não formate. Em vez disso, identifique-o e guarde-o em local seguro.

CONCLUSÃO:

Vamos fazer Backup

Se você não possui um bom
dispositivo externo para backup, compre um antes da próxima viagem. Um pequeno
HD como o Passaport, possui uma grande raridade de tamanhos e preços.
Estabeleça suas necessidades e adicione um HD externo de backup ao seu Kit de
viagem.

Faça o download do manual

Com que frequência já desejou ter
manual da sua câmera em mãos, porém o deixou para trás porque era muito grande
ou simplesmente o esqueceu? Mantenha o manual de sua câmera nos arquivos do seu
celular, assim estará sempre disponível para você lembrar -se das configurações
difíceis de memorizar.  Visite o site do
fabricante da sua câmera e baixe a versão do arquivo do manual para
visualizá-lo sempre que quiser!

Atualização do Sistema Operacional

Muitas pessoas compram câmeras e
nunca atualizam o sistema operacional. É como ganhar um computador e nunca
atualizar. Nem todas as atualizações são essenciais, porém muitas são. Então
visite o site do fabricante de sua câmera para confirmar se você está usando a
última atualização. Siga as instruções do manual e atualize.

Aproveite para rever mais dicas sobre EQUIPAMENTOS nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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FOCAR O ASSUNTO CENTRAL

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Sodados russos no Fornt, 1941. Foto de Dmitri Baltermants

Ao usar o primeiro plano
com essas finalidades, tome cuidado de focar o assunto principal.
Não
importa que o primeiro plano apareça desfocado – desde, é claro, que suas
formas ainda sejam identificáveis.

O contrário disso, ou seja,
ajustar o foco no primeiro plano, fatalmente roubaria as atenções sobre o
assunto central. A não ser que você esteja em busca do efeito “ocultar para
ressaltar”, como nas cenas em que a mocinha se banha atrás de uma cortina de
plástico que dilui suas formas, tornado as ainda mais excitantes.

COR E TEXTURA

O contraste de cor entre o
primeiro plano e o assunto escolhido também pode dar mais destaque a este
último e funcionar bem em termos de composição.

Ao fotografar uma praia, você
pode enquadrar uma árvore em primeiro plano com isso realçar os tons suaves da
areia.

O grande cuidado é não distrair a
atenção do olhar com um primeiro, plano de cores muito vivas que roubem a força
das cores e a forma do assunto principal.

O mesmo recurso pode ser acionado
em relação à textura do primeiro plano do assunto. Porém, isso é mais difícil
de ser obtido, pois para criar o efeito de contraste é preciso que tanto o
primeiro plano quanto ao assunto estejam perfeitamente em foco. Ou seja, a foto
deverá ter uma grande profundidade de campo.

A solução aqui é usar a menor
abertura de diafragma de que for capaz sua objetiva normal; ou então
substituí-la por outra que permita maior profundidade de campo, caso das
grandes angulares.

Aproveite para rever mais dicas sobre novas técnicas de composição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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TOP 10 MELHORES COLEÇÕES DE PRESETS GRÁTIS ADOBE LIGHTROOM

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Procurando presets Lightroom grátis para fazer suas fotos parecerem profissionais?

Um preset é uma combinação salva de configurações, como balanço de
branco, exposição, curvas e qualquer outra coisa que você possa aplicar a uma
foto em um clique e obter instantaneamente o resultado
.

As presets são otimizadas para o Lightroom, tanto para versões de
desktop quanto para dispositivos móveis. Quanto aos formatos, elas são
distribuídas como arquivos DNG, XMP e LRTEMPLATE. Graças às presets grátis da
Adobe, você não precisa perder tempo editando cada imagem separadamente, pois você
pode aplicar configurações prontas e fazer edição em lotes.

Preparamos para você a Melhor Coleção Grátis de Presets Lr, que você
pode usar para editar fotos tanto no PC quanto em um smartphone.

Presets Lightroom Grátis: Coleção Móvel

1.Coleção de Presets Lightroom Móvel https://fixthephoto.com/lightroom-mobile-presets.html é altamente popular entre os blogueiros do Insta, que valorizam seu tempo e querem lidar com a edição de imagens o mais rápido possível.

Esses presets Lightroom grátis são fáceis de usar e funcionam sem problemas na multiplataforma Adobe Camera Raw. Se você quiser postar belas fotos editadas de forma idêntica nas redes sociais, recomendamos o uso dessas presets específicas.

Suas fotos adquirirão uma sensação cativante e calorosa que vai
surpreender seus seguidores. São adequadas para retratos, imagens urbanas e
paisagísticas.

2. Presets Lightroom Grátis: Coleção Retratos

Coleção de Presets Lightroom de Retratos https://fixthephoto.com/free-lightroom-presets-for-portraits contém as ferramentas imperdíveis para fotógrafos de retratos. Elas ajudarão a trazer suas imagens à perfeição, mesmo que você esteja apenas aprendendo o processo.

Embora a internet pareça estar cheia de presets de retratos, a maioria
deles são pagos, enquanto o resto deixa muito a desejar em termos de qualidade.
Por isso, não perca a chance de baixar presets Lightroom grátis que foram
projetadas com padrões de edição de retratos em mente.

Elas adicionam um belo toque quente aos seus retratos, tornando-os
agradáveis aos olhos. Esses efeitos provaram ser igualmente úteis tanto com
fotos tiradas dentro de casa quanto fora.

3. Presets Lightroom Grátis: Coleção de Casamento

Você pode Baixar Presets Lightroom Grátis de Retrato https://fixthephoto.com/free-lightroom-presets-wedding, usar os plug-ins disponíveis e fazer seus clientes chorarem lágrimas de alegria quando virem suas fotos de casamento.

Essas presets são absolutamente universais e podem ser usadas para
melhorar as fotos de casamento tiradas em diferentes estágios da cerimônia –
noivado, festa de casamento, etc. Elas ajudam a corrigir problemas de
iluminação, melhorar as cores e trabalhar na superexposição.

Essas presets Lightroom grátis são personalizáveis, então sinta-se livre
para brincar com as configurações. O pacote compreende presets brilhantes e
plácidas, que são ideais, uma vez que cada foto de casamento requer uma
“abordagem” individual e você certamente encontrará a preset adequada
aqui.

4. Presets Lightroom Grátis: Coleção Preto e Branco

Esta é uma extensa coleção de presets Lightroom free de primeira linha
que apresentam diferentes níveis de saturação, tons, iluminação, etc. Olhando
através do pacote, você verá como esses filtros são diversificados, o que
significa que você pode usar um único pacote para muitos propósitos.

A verdade é que essas presets grátis podem se tornar ajudantes
confiáveis quando você edita retratos, de família, do casal, filhos, casamento
ou paisagem e fotos urbanas. Se o seu portfólio não tiver imagens profissionais
de P&B, apresse-se a baixar presets Lightroom grátis e usá-las para
transformar suas fotos em peças de arte monocromática.

Se você é um iniciante e não sabe como usar essas ferramentas com a máxima eficiência, você deve começar lendo um Guia de Como Instalar Presets no Lightroom https://fixthephoto.com/how-to-install-lightroom-presets.html, e em seguida, seguir para o estágio de edição de imagens.

5. Presets Lightroom Grátis: Coleção Matte

Você provavelmente já notou a crescente popularidade de um efeito fosco
na fotografia contemporânea. Tons suaves e luz desbotada parecem realmente
hipnotizantes, lembrando os velhos tempos do cinema.

Quando tal imagem inspirada em cinematografia fica subexposta, ela
adquire uma sensação desbotada e grunhida, também referida como um efeito
fosco. Imagens que passam por esse processamento acabam parecendo profundas e
expressivas.

O efeito fosco pode complementar favoravelmente uma foto de qualquer gênero. Há muito tempo, você precisava comprar uma câmera top de linha ou dirigir-se a um serviço especializado de edição de fotos para dar às suas imagens esse visual particular. Agora você só precisa ler um Guia de Como Instalar no Lightroom https://fixthephoto.com/how-to-get-lightroom-for-free.html, seguir as etapas descritas e editar suas fotos usando essas presets.

6. Presets Lightroom Grátis: Coleção Fashion

Presets Fashion da Adobe são indispensáveis se você editar fotos de
publicidade, estúdio e moda. Eles são destinados a aumentar o brilho, destacar
roupas e acessórios.

Fotógrafos experientes e novatos podem tirar proveito dessas
ferramentas. Se você pertence ao segundo grupo, você definitivamente deve usar
essas presets Lightroom free para tornar suas fotos competitivas e marcantes.

7. Presets Lightroom Grátis: Coleção de Paisagens

Com essas presets Lightroom grátis, você pode trazer flexibilidade à sua
rotina de edição de fotos e intrigar seus seguidores com projetos exclusivos.
Use-as para editar uma única tomada ou toda a coleção de imagens para lhes dar
um toque coerente.

Dependendo da preset que você escolher, você pode imitar o ambiente de
um filme antigo, aumentar a saturação, fazer cores vibrantes, ou, vice-versa,
ir para um ambiente mais descontraído.

8. Presets Lightroom Grátis: Coleção de Filmes

O que há de tão especial na fotografia de filmes? Provavelmente, a
sensação vintage e o baixo contraste. Essas presets Lightroom free
profissionais melhoram as suas fotos, ajustam o contraste e a coloração geral.

Elas funcionam suavemente com fotos RAW e JPEG, provando resultados de
alta qualidade em um instante. O melhor uso para tais efeitos é a edição de
fotos de rua, no entanto, se você estiver aberto a experimentos, você pode
experimentá-las com imagens de casamento.

9. Presets Lightroom Grátis: Coleção Vintage

Presets Lightroom free vintage dão calor e um toque atemporal para uma
imagem. Elas evocam uma atmosfera nostálgica, tornando suas fotos notáveis.
Depois de aplicar essas presets grátis da Adobe, você ganha uma bela imagem
granulada com cores escuras e plácidas. Este é um efeito ideal para retratos e
imagens destinadas ao Instagram.

10. Presets Lightroom Grátis: Coleção de Comida

Ninguém está interessado em imagens de tamanho único. Se você quer
chamar a atenção para o seu trabalho, você precisa oferecer algo interessante e
original e isso é relevante para todos os gêneros fotográficos, inclusive fotos
de comidas.

Para fazer com que os espectadores sintam fome ao olharem para suas fotos,
você precisa editá-las com a ajuda desses instrumentos. Todas as presets
Lightroom free desta coleção ajudarão você a obter fotos brilhantes e ricas,
adicionando saturação, contraste e detalhes às suas fotos de comida.

Veja mais notícias sobre programas de pós-produção nesse
blog

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RAW?

por em .

Fotografar em formato RAW pode exigir um trabalho de pós-produção que demorará um pouco mais, mas as vantagens podem ser bastante compensadoras

A principal razão é que os
dados da imagem e os parâmetros de exposição são armazenados de forma
independente uns dos outros.

Portanto, o que a câmera está lhe
dando para trabalhar são os dados “brutos”, ou seja, o original. Além disso,
essa imagem mantém a profundidade de bits máxima que o sensor é capaz de
capturar (em geral, 12, 14 ou 16 bits), que é a melhor qualidade de imagem que
a câmera consegue produzir.

No entanto, há algumas decisões
que você precisa tomar para ajustar o RAW em seu fluxo de trabalho. A primeira
é qual aplicativo usar. Uma possibilidade é o aplicativo de conversão RAW
oferecido pelo fabricante da câmera. A vantagem é que o aplicativo
provavelmente irá integrar-se de maneira perfeita ao sensor da câmera e ao
processador.

Além de fornecer as opções
essenciais de conversão RAW ele também pode deixa-lo definir ou alterar
recursos específicos no men8 de sia câmera, como estilos de imagem predefinidos
e funções de otimização de altas luzes e sombras.

A alternativa para o aplicativo fornecido, dentre os quais o Photoshop e o Lightroom são os mais populares. Ambos incluem o plugin Adobe câmera RAW, que lhe permite abrir e ajustar arquivos RAW de um grande número de câmeras e, por mais estranho que pareça, ele tem controles mais sofisticados do que a maioria dos tipos de aplicativo fornecidos pelos fabricantes das próprias câmeras.

A desvantagem é que as funções destinadas a um determinado modelo tendem a não estar disponíveis. Por isso, se possível, compare com o aplicativo de fabricantes e decida por si mesmo qual deles você prefere.

Tendo escolhido o aplicativo, o próximo passo determinar quais ajustes você fará, e quais ficarão para mais tarde, quando estiver convertendo o arquivo RAW usando ferramentas de edição. Ajuste de exposição e equilíbrio de branco são básicos para RAW, pois eles podem restaurar os dos originais, enquanto outros, como a nitidez, é melhor deixar até que a imagem esteja finalizada.

Dependendo de sua escolha, a profundidade de bits de sua imagem pode ser definida em 8 ou 16 bits. Normalmente, se nenhuma edição será feita posteriormente no Photoshop, exceto de nitidez, 8 bits é o suficiente, enquanto a imagem de 16 bits pode ser exportada, se você quiser fazer mais mudanças seu pacote de edição, sem comprometer a qualidade.

Sendo a fotografia RAW a melhor opção para a criação de imagens de qualidade máxima, os fabricantes de aplicativo estão trabalhando para produzir conversores RAW que permitem realizar mais tarefas de pós-produção.

Esses conversores agora vão além
dos ajustes de exposição, brilho cor. Alguns chegam a oferecer ajuste de
nitidez, aberrações ópticas, redução de ruído, rotação e até mesmo conversão
para preto e branco. Os recursos extras variam, sendo que alguns programas
agora incluem ferramentas de retoque localizado.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografa em RAW nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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O QUE É TEMPERATURA KELVIN?

por em .

Similar ao Fahrenheit e ao Celsius, o Kevin (K) é uma escala de temperatura, normalmente utilizada nos campos da física e astronomia, onde o zero absoluto (0K) representa a ausência de energia de calor e movimento molecular.

O Kelvin é uma escala para
medir temperatura, com zero graus Kelvin correspondendo à -459,67 graus
Fahrenheit ou – 273, 15 graus Celsius.

A relação entre a cor e a
temperatura Kelvin Kelvin deriva do aquecimento de um corpo negro irradiante
(uma peça de metal negro) até brilhar. A cor visível em determinada temperatura
é a temperatura da cor. Quando o corpo negro fica quente o suficiente para
começar a brilhar, ele brilha vermelho escuro.

Quanto mais calor é aplicado, ele
torna-se amarelo, então branco e finalmente azul.

Para a maioria das pessoas, a
temperatura da cor é oposta ao que normalmente consideraria cores quentes e
frias. Você responde às cores em um nível emocional que não corresponde às
temperaturas Kelvin, o que imagina como cores quentes representam as
temperaturas mais baixas. Os azuis e verdes, que são percebidos como cores
frias, representam as temperaturas mais altas.

ESCOLHENDO O EQUILÍBRIO DE BRANCO

As DSLR da Canon oferecem quatro
métodos para definir o equilíbrio de branco. Estas opções dão a você
flexibilidade para utilizar diferentes métodos nas variadas situações
fotográficas. Aqui estão alguns exemplos que oferecem um ponto de partida para
o uso de cada um dos quatro métodos.

Equilíbrio de branco automático (AWB)

Quando você está fotografando
rapidamente e não há tempo para executar um equilíbrio de branco personalizado,
selecione o equilíbrio de branco Auto (AWB). A câmera considera as várias
fontes de luz do ambiente e faz o melhor para produzir cores neutras.

Equilíbrio de branco personalizado

Configurar um equilíbrio de
branco personalizado produz cores precisas por que ele é configurado
precisamente para a iluminação da cena. Para utilizar está opção, fotografe um
cartão branco ou cinza (ou utilize o ExpoDisc.) e selecione aquela imagem como
seu equilíbrio de branco desejado. A câmera importa os dados de cor de imagem e
utiliza-os como novo equilíbrio de branco desejado. A câmera importa os dados
de cor da imagem e utilizá-los como o novo equilíbrio de branco até que você o
altere.   

 Você pode utilizar o equilíbrio de branco
personalizado enquanto estiver fotografando sob a mesma iluminação, mas se a
luz mudar ou você adicionar um Speedlite é necessário repetir o processo pra
configurar um novo equilíbrio de branco.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e temperatura de cor nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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