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2 DICAS SIMPLES PARA TIRAR FOTOS MELHORES COM LUZ NATURAL

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Em um vídeo publicado no Youtube, o fotógrafo Michael Sasser apresenta duas maneiras simples de como aproveitar a iluminação natural

Resumo Fotográfico

Como Sasser lida com a forma de fotografar retratos sob a luz do sol, suas dicas são perfeitas para qualquer fotógrafo, seja fotografando amigos e familiares em férias ou modelos em um ensaio profissional ao ar livre sob a luz do sol.

Assista vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DrB3tvOeKDM

Como Sasser explica no tutorial, a luz natural vem em duas variedades:

“Existem basicamente dois tipos de luz natural. Uma é a luz natural direta e a outra é a luz natural indireta, diz Sasser. “Se você está em uma luz direta, o que significa que o sol está realmente batendo em seu sujeito, você quer que sua câmera aponte para o sol.

A luz indireta é toda vez que o sol não está realmente batendo no seu rosto. A chave para isso é sempre fazer com que a pessoa que está tirando a foto esteja de costas para o ponto mais leve da área”.

Luz direta: Posicione seu modelo contra a luz do sol para evitar sombras duras sobre o rosto e também que ele aperte os olhos por causa da claridade.

Luz indireta: Posicione seu modelo na sombra, virado para a fonte de luz. Dessa maneira seu modelo será iluminado pela luz refletida, que é muito mais suave.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Sasser, acesse seu site – https://sasserstillsboudoir.com/   – Facebook – https://www.facebook.com/sasserstillsboudoir  – ou Instagram https://www.instagram.com/sasserstillsboudoir/

Fonte: https://bit.ly/2PbZQVD

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografar com luz natural nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

MAIOR BANCO DE IMAGEM DA CHINA TENTA VENDER FOTO (GRÁTIS) DO BURACO NEGRO

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Primeira fotografia da história do tipo está sob licença Creative Commons, mas o grupo Visual China Group tentou comercializar a foto e a tentativa pegou mal

Leo Saldanha/Fhox/News

A fotografia do buraco negro segue repercutindo na mídia. Dessa vez com a tentativa do VCG (Visual China Group) em tentar vender uma foto grátis.

Conhecido como Getty Images da China, o VCG é a maior empresa do tipo naquele país. Aliás, a empresa comprou a 500px junto com a Getty no ano passado. A VCG também comprou a Corbis em 2016.

Logo que a imagem foi publicada, a VCG colocou para venda em seu site. Inclusive com chamadinha para venda em uso comercial e editorial. Vale destacar que a imagem está no Creative Commons e disponível grátis na comunidade.

Ou seja, pode ser compartilhada e usada de forma grátis inclusive comercialmente. A reação de usuários e da própria mídia internacional não foi boa.

 Com sites de notícias e de fotografia do mundo todo dando destaque para o caso.

O VCG até atualizou as condições de uso mas o estrago já tinha sido feito. Repercutiu mal inclusive na China, onde usuários criticaram a empresa em redes sociais chinesas como o Weibo.

Fonte: https://bit.ly/2UC4Ybk

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ESCOLHENDO A ABERTURA DO DIAFRAGMA

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Basicamente, a abertura é uma passagem na lente formada por uma série de lâminas de metal, conhecida como “diafragma” ou “íris”, conforme exemplo acima

Quando o botão disparador da câmera é pressionado para tirar a fotografia, essas lâminas se fecham, umas sobre as outras, no momento da exposição, para formar a passagem pela qual a luz pode penetrar.

O tamanho preciso da abertura é determinado pelo valor de f/ número selecionado para a lente, e, quanto maior ela for mais luz consegue passar.

Valores com Ff/

O valor de f/número segue uma sequência comum a todas as objetivas. Os valores típicos, ou a escala da abertura, em uma objetiva zoom padrão seriam: f2.8; f/4; f/5.6; f/8; f/11; f/16 e f/22. Quanto menor o valor do denominador, maior a abertura, e vice e versa.

Escolhendo uma Abertura

Qual abertura deve ser usada? Bom, isso depende da imagem que se quer obter. Se a intenção é congelar um objeto em movimento, então é preciso escolher uma abertura grande como f/4, para que uma porção de luz passe pela lente e a câmera possa escolher uma velocidade do obturador alta. Pelo mesmo raciocínio, quando se quer uma exposição longa, deve-se diminuir a abertura para um valor como f/16 ou f/22, a fim de que seja selecionada uma velocidade menor.

A abertura da lente também ajuda determinar quanto à imagem sai bem focada e quanto sai. Essa “zona” de foco nítido é chamada de “profundidade de campo”.

Dicas de Iluminação

Uma das coisas mais importantes para lembrar é que os valores de f/ números são os mesmos – não importa a distância focal da lente, f/8 é igual em uma lente 50 mm e em uma 600 mm.

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MELHORES RETRATOS SOB LUZ NATURAL COM REBATEDORES

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Se for fazer retratos utilizando a maravilhosa e gloriosa luz natural, há algo que você provavelmente deverá utilizar e que tornará seus retratos muito melhores – um rebatedor desdobrável, de preferência dois, e desdobráveis porque quase não ocupam espaço quando guardados

Eles não são apenas para profissionais de sucesso, pois não são tão caros, mas fazem milagres ao difundir as sombras nos seus retratos e por tirar o máximo proveito daquela maravilhosa luz natural.

Você pode utilizar esses rebatedores para refletir (ou rebater) a luz natural da janela para as áreas de sombra no modelo ou tema.

Utilizo os rebatedores desdobráveis e circulares, com uma superfície dourada de um lado (se quiser que a luz refletida pareça mais quente) e uma prateada no outro lado (para uma luz refletida mais fria).

Eles são vendidos por aproximadamente R$ 150,00 cada. Os resultados são excelentes e compensam o investimento.

Ou caso queira, substitua-os por chapas de isopor forrada em um dos lados, por papel alumínio e celofane amarelo

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TAREFAS DE COMPOSIÇÃO

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Veja dicas:

Profundidade Visual

Usando sua lente mais aberta, trabalhe em uma cena aproximando-se mais dos elementos do primeiro plano e fotografe com abertura pequena.

Faça uma foto na distância em que se sentir mais confiável e depois chegue um pouco mais perto, para fazer outra foto. Afastem-se alguns passos e fotografe novamente. Compare as diferenças de mover-se somente um pouco.

Perspectiva

Encontre temas que estejam próximos ao chão, como crianças, alguns pássaros animais de estimação e assim por diante. Fotografe em pé, normal, olhando para baixo o tema; depois abaixe à altura do olhar dele, e faça mais algumas fotos. Compare a diferença ao fotografar de alturas diferentes.

Horizonte

Quando há uma cena que possui um primeiro plano interessante e um céu igualmente interessante, faça três fotos: uma com horizonte baixo, enfatizando o céu; uma com horizonte alto, enfatizando o primeiro plano; e uma com horizonte centralizado no visor, dividindo a imagem em duas partes iguais.

Qual imagem possui mais impacto? Duas ou mais são igualmente interessantes? Se sim, por quê? Este exercício vai ajuda-lo a ver a suas composições no alto da captura, em vez de mais tarde, na pós-produção, quando em geral, já é muito tarde.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas e exercícios de composição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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COMPOSIÇÃO AMBIENTAL OU CARA A CARA

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Preencher o visor, utilizando a grelha da regra dos terços, em seu tema traz atenção para cada detalhe, dando ao observador uma ideia do que você está fotografando

Por outro lado, uma composição que inclua elementos do ambiente contextualiza o tema. Fotos em close-up dão ótimos retratos, enquanto composições ambientais dão informações sobre a vida do ambiente e as condições em que se deve sobreviver.

LINHA DO HORIZONTE

Onde colocar a linha do horizonte? Você quer coloca-la na parte de baixo da foto, a fim de capturar belas nuvens e preencher o céu/ Ou o reflexo do sol na areia molhada chama sua atenção e o leva a apontar a câmera para baixo, deixando o horizonte mais alto no enquadramento.

Há momentos em que a composição certa é colocar o horizonte no meio da foto, dividindo a imagem entre o amplo céu e o primeiro plano mesmo que, com isso, você quebre a regra de composição, onde diz que não é permitido ter a linha do horizonte no centro.

POSICIONAMENTO DO TEMA

Onde você posiciona o tema no visor, afeta o impacto da cena. A regra dos terços diz que se você colocar o ponto de interesse em um dos “quatro pontos de ouro”, as interseções das linhas que dividem o enquadramento em três terços na horizontal e em três terços na vertical. Eu digo que se funcionar faça! Outra regra diz que o tema não deve estar no centro do quadro.

Apesar de ser um bom conselho para a maioria das situações, uma das composições, mas fortes que há é aquela em que o tema está bem no meio, enchendo todo o enquadramento. Isso que é impacto.

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FOTOGRAFE COM A ABERTURA MÁXIMA!

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Por abertura máxima, quero dizer fotografar com a maior abertura possível (assim, se você tiver uma lente f/2.8 ou um stop acima)

Isso vale a pena por duas razões:

  • Desfoca o fundo, criando uma foto mais intensa e dinâmica e menos poluída do tema. Fundos com muitos detalhes são um problema ao fotografar esportes e, fotografar com uma teleobjetiva nessa abertura tão grande fornece muito pouca profundidade de campo (o que significa que seu tema no primeiro plano está focalizado, enquanto o fundo está fora de foco).
  • Você será capaz de fotografar em velocidades de obturador mais rápidas, o que ajudará bastante ao fotografar em ambientes fechados sob pouca luz artificial.

Experimente!

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COMPONDO PARA ESPORTES

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Ao compor suas imagens esportivas, utilize a mesma técnica que discutimos anteriormente no artigo sobre fotografar a vida selvagem – deixe algum espaço para o atleta. E não se esqueça da regra dos terços.

Não componha a foto de uma maneira que o atleta pareça correr para fora do quadro, faça uma composição que tenha espaço na frente do atleta para dar movimento e continuidade à sua história visual, assim ele como a vida selvagem não parecerá enjaulado na sua composição.

É um aspecto tão incômodo na fotografia de esportes quanto na fotografia de vida selvagem; portanto, quando estiver compondo, certifique-se de deixar algum espaço (isto é, para uma foto de um atleta correndo para a esquerda, componha a foto com ele na extremidade direita do quadro.

Dessa maneira, visualmente, ele tem espaço para correr. Esse recurso simples de compor as fotos fará uma grande diferença no impacto da imagem final.

Experimente!

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FOTOGRAFANDO PESSOAS COMO UM PROFISSIONAL

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Dicas para melhorar a aparência das pessoas

A legenda acima diz que este artigo é sobre como melhorar a aparência das pessoas, mas isso é enganoso, pois na verdade ele é sobre como melhorar suas fotos de pessoas.

Se houver nas suas fotos algumas pessoas que realmente não tem uma boa aparência, não há muito a fazer para ajudar esses infelizes.

Elas não são muito atraentes e não há nenhuma câmera digital que fará essas pessoas, que não conseguiram um par para a festa de formatura, parecerem repentinamente Marisa ou Angélica (que, coincidências à parte, foram escolhidos como as pessoas vivas mais sexy do mundo pela revista Caras, caso você se importe com isso).

Esta dica não é tanto sobre técnicas de retrato em estúdio, pois, se você já trabalha em estúdio, então é um fotógrafo profissional e, honestamente, este artigo não é para você.

Na verdade, este texto é sobre como tirar melhores fotos em ambientes externos com uma ‘câmera discreta’ (que são aquelas tiradas sem que as pessoas tenham conhecimento de que estão sendo fotografadas), ou fotos posadas que devem parecer desse tipo, mas não são, e poderíamos afirmar que são pois são fotos posadas.

 Você está anotando tudo isso?  Ótimo! O primeiro passo é saber explorar a naturalidade e a espontaneidade de seus modelos, estejam onde estiverem!

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O FUNDO CERTO EM AMBIENTES EXTERNOS

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Ao fazer retratos em ambientes externos, você não conseguirá utilizar um fundo de TNT ou de papel sem emendas e, consequentemente, terá de pensar ainda mais sobre fundos

A regra para fundos na fotografia de retratos em ambientes externos é mantê-lo o mais simples possível.

Quanto mais simples o fundo, mais será intenso o retrato, então posicione o modelo em um local com a menor atividade e o menor número de elementos possível.

Eis onde talvez você queira quebrar a regra f/11 para que possa deixar o fundo fora de foco utilizando uma abertura como f/2.8 ou f/4 com a distância focal do retrato que você preferir.

Lembre-se de que, quando se trata de fundos para retratos em ambientes externos, menos é mais.

Certo? Pois então, mãos à obra!

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