Blog Focus

Informações, artigos, aulas, tutoriais e novidades
sobre o mundo da fotografia

ONDE FOCALIZAR?

por em .

onde focalizar, melhor ponto de foco, consenso, olhos, fotografado, focalizando os olhos, nível de nitidez, foco, perfeito, retratos, apostilas, cursos fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Ao longo dos anos, não há uma unanimidade sobre qual é o melhor ponto de foco para retratos (os olhos, a bochecha, a ponta do nariz, a linha do cabelo etc.)

Felizmente, hoje esse consenso está relativamente claro (você ainda encontrará alguns poucos resistentes que acreditam que a bochecha é o que se deve focalizar, mas não deixe que elas o impressionem): focalize diretamente os olhos do fotografado.

Fotografando em f/11 e focalizando os olhos, você alcançará um bom nível de nitidez por todo o rosto (e, acima de tudo, os olhos estarão perfeitamente nítidos e, em retratos, isso é bem importante).

Principalmente quando o foco produzido não é 100% perfeito!

Aproveite para rever mais dicas sobre foco em retratos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

LOCAÇÕES EXTERNAS

por em .

Locações externas, fotos, meio dia, retratos, sombras duras, ambientes externos, luz branda, sombras suaves, caverna, cursos de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia, escolas de fotografia, escola focus, melhor escola de fotografia, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, fotografe melhor, curso fotografia, escola de fotografia, focus

Para retratos ao meio dia, prefira grandes áreas de sombra

Embora haja bastante luz para fotografar retratos em locações externas no meio do dia, a maior parte dessa luz é muito direta e acabará projetando sombras duras e desagradáveis sob o rosto do seu modelo (sem mencionar que este normalmente irá apertar os olhos ou suar, ou ainda ambos).

Então, como fazer ótimos retratos em ambientes externos às duas horas da tarde? É fácil – coloque o modelo na sombra, onde a luz é mais branda, e as sombras são menos visíveis e mais suaves.

Mas não o coloque dentro de uma caverna – apenas uma área de sombra próxima da luz direta do sol (lugares típicos são embaixo de uma grande árvore, sob a marquise de um edifício ou casa, na varanda de uma casa, sob um guarda-chuva etc.)

Simplesmente localize um lugar em que você se protegeria do sol em um dia quente e estará pronto para fazer retratos em que o modelo não está forçando os olhos e a luz é suave e agradável.

Aproveite para rever mais dicas em locações externas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

FOTOGRAFANDO MOTIVOS CLAROS

por em .

fotografando motivos claros, fotômetros embutidos, sofisticados, diferenciar, luzes claras, objetos brancos, vestidos de noiva, areia, neve, escolas fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Os fotômetros embutidos nas câmeras podem ser bem sofisticados, mas nenhum deles consegue diferenciar luzes claras de motivos que são em si bem claros por natureza

Para deixar objetos brancos (como vestidos de noiva, areia ou neve) também brancos na imagem, é preciso aumentar a exposição escolhida automaticamente pela câmera.

Motivos Escuros

O mesmo se aplica a objetos basicamente escuros, apesar de eles serem menos comuns. A câmera assume que o objeto é escuro em razão de uma falta de luz e aumenta proporcionalmente a exposição. É preciso reduzir a exposição para deixar o objeto escuro, e não em um tom médio de cinza, como faz o ajuste predeterminado dos fotômetros.

Quando o motivo central esta cercado por algo escuro, sempre existe o risco de a câmera usar uma exposição de valor muito alto.

 Planos de fundo escuros podem enganar a câmera facilmente e fazer que ela use uma exposição maior que o motivo pede.

Aumentando a Exposição

Quando o motivo está na sombra, como, nesta imagem a cruz com uma papoula, talvez seja necessário aumentar a exposição, para evitar que a fotografia fique muito escura.

Quando existe muito céu na imagem, ou plano de fundo é claro, é preciso garantir que o fotômetro não deixará a imagem subexposta.

Aproveite para rever mais dicas sobre exposição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

MEDIDAS E SISTEMAS DE MEDIDA

por em .

medidas, sistemas de medidas, função dos sensores, imagens corretamente expostas, série de medidas, sistemas diferentes, precisos, cursos fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Mesmo que a função dos sensores da câmera seja produzir imagens corretamente expostas, eles o fazem usando uma série de sistemas de medida diferentes

Esses sistemas variam de modo como os níveis de luminosidade são medidos pela câmera para determinar a exposição correta, e alguns são mais precisos do que outros.

Sistema de Medida

Existe uma série de sistemas de medida à disposição do fotógrafo hábil. Eles variam entre o sistema centralizado médio, que é o sistema padrão de fotometria encontrado nas câmeras, e sistemas “inteligentes” conhecidos como “Matriz” e “Avaliativo”, que são os mais sofisticados disponíveis e tornam o ato de tirar fotografias perfeitamente expostas mais fácil do que nunca.

Medidas parciais ou seletivas monitoram brilho e sombra áreas específicas da imagem: medidas de área restrita usam valores de uma área muito pequena da cena; e sistemas multipontos permitem fazer medidas de vários pontos em separado, para achar melhor exposição em qualquer situação.

Fazendo Leituras

Medidas parciais e de área restrita são úteis quando o motivo principal é muito mais claro ou muito mais escuro do que do plano de fundo. Chegar perto de fazer a leitura garante a melhor exposição possível das partes mais importantes da imagem.

Trava de Exposição

A trava de exposição (Auto Exposure ou AE Lock) permite fazer uma leitura e mantê-la, mesmo se a câmera mudar de posição. Por exemplo, ao fotografar paisagens, é possível inclinar a câmera de modo a excluir o céu do visor (o céu claro às vezes deixa o resto da imagem subexposta), fazer a leitura apenas o primeiro plano e então usar trava de exposição para retornar ao enquadramento desejado.

Esse é um recurso útil quando se querem gastar tempo cm uma composição e deixa-la perfeita antes de disparar o obturador.

Aproveite para rever mais dicas  sobre sistemas de medida na exposição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

COMPREENDA A PROFUNDIDADE DE CAMPO

por em .

compreenda, profundidade de campo, nítida, área da imagem, ponto focado, lente, variáveis, importantes, fotografia, fora de foco, imagem, aulas fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Sempre que se tira uma fotografia, fica nítida também uma área da imagem que se estende para antes e depois do ponto focado pela lente

Essa área é chamada de profundidade de campo e é uma das variáveis mais importantes em fotografia, porque permite controlar o que estará em foco e fora de foco da imagem.

Há três fatores básicos que determina qual vai ser ou deixar de ser a profundidade de campo de uma fotografia. Primeiro quanto menor a abertura da lente (maior o f/ número), maior a profundidade de campo, e vice-versa, em qualquer lente.

Segundo quanto menor a distância focal (ou seja, quanto mais largo o ângulo da lente), maior a profundidade de campo para uma determinada abertura.

Terceiro quanto amis longe da câmera estiver o ponto do foco principal, maior será a profundidade de campo de uma determinada combinação de distância focal e abertura. Para verificar a profundidade de campo, pode se usar o DoF preview com sistema de stop-down da câmera (se ela tiver um), que dá uma boa indicação do que sairá focado, ou não, na fotografia a ser tirada.

+ Profundidade de Campo

Para conseguir a maior profundidade de campo, de modo que tudo saia focado, desde que o primeiro plano próximo até o infinito (ao fotografar paisagens, por exemplo), use uma lente grande angular, como uma 28 mm ou 24 mm, com u a abertura pequena.

– Profundidade de Campo

Para uma profundidade de Campo mínima, o que deixa nítido pouco mais que o ponto principal focado, use uma teleobjetiva, variando mais ou menos, entre 200 mm 300 mm, com uma abertura grande como f/4 ou f/5.6.

Aproveite para rever mais dicas sobre profundidade de campo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/ 

PAÍSES DA UE DECLARAM APOIO A REGRAS DE DIREITOS AUTORAIS MAIS DURAS

por em .

Países, UE, declaram apoio, regras de direitos autorais, mais duras, medida, prejudica, grandes empresas, Google, Facebook, You Tube, nova regra, escolas fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, aula de fotografia, fotografia profissional, cursos EAD, fotografia notícias

Manifestante pede “sim” nesta última terça-feira , em Strasbourg, na França, para a nova diretriz de direitos autorais para a Europa — Foto: Vincent Kessler/Reuters

Medida prejudica grandes empresas como Google e Facebook, donos de plataformas como YouTube e Instagram, respectivamente. França, Alemanha e outros 17 países endossaram a nova regra.

G1/Economia

Nesta segunda-feira (15), os governos da União Europeia apoiaram a iniciativa lançada pela Comissão Europeia há dois anos para proteger direitos autorais e indústrias criativas na Europa.

O apoio é direcionado à diretriz de direitos de autor, aprovada no final de março e que passa para grandes empresas, como YouTube, Google e Facebook e responsabilidade por violações de direito autoral. A proposta colocou a indústria criativa da Europa contra empresas de tecnologia, ativistas da internet e grupos de consumidores.

Artigo 13 e diretriz de direitos autorais na internet aprovados na Europa: o que isso significa?

O Google terá que pagar a jornais e portais de notícias por trechos de notícias e o Facebook terá que filtrar conteúdo protegido de acordo com as novas regras, que são destinadas a garantir uma compensação de 1 trilhão de dólares para as indústrias criativas da União Europeia, que empregam 11,7 milhões de pessoas do bloco.

“Quando se trata de completar o mercado único digital da Europa, a reforma dos direitos autorais é a peça que faltava no quebra-cabeça”, disse o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, em um comunicado.

Sob as novas regras, o Google e outras plataformas online terão que assinar contratos de licenciamento com músicos, artistas, autores, editores de notícias e jornalistas para usar seu trabalho. Além disso, YouTube e Instagram e outras plataformas de compartilhamento terão que instalar filtros para impedir que os usuários façam upload de materiais protegidos por direitos autorais.

Contra e a favor

A Wikipedia apagou vários sites europeus em protesto no mês passado, enquanto a mudança foi contestada pela Finlândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Polônia e Suécia.

Mas 19 países, incluindo França e Alemanha, endossaram a revisão, enquanto a Bélgica, a Estônia e a Eslovênia se abstiveram.

O Google disse que as novas regras prejudicariam as economias criativa e digital da Europa, enquanto os críticos disseram que isso afetaria as empresas menores que não possuíam caixa e não os gigantes da tecnologia.

A Polônia disse que a revisão foi um passo para trás, já que a exigência do filtro pode lançar as bases para a censura.

Julia Reda, parlamentar da UE que havia feito campanha contra as reformas, disse à Reuters que os críticos podem levar o caso à Justiça, mas isso seria lento e difícil, e que o melhor seria monitorar a implementação justa.

A European Magazine Media Association, a Associação Europeia de Editores de Jornais, o Conselho Europeu de Editoras, a News Media Europe e o grupo de lobby de gravadoras independentes Impala saudaram a decisão.

Os países da UE têm dois anos para incorporar a diretriz de direitos autorais e,as leis nacionais.

Fonte: https://glo.bo/2GoU14l

Aproveite para rever mais dicas sobre direito autoral nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

FEMALE IN FOCUS: UM PRÊMIO PARA MULHERES FOTÓGRAFAS

por em .

Resumo Fotográfico A participação é aberta a fotógrafas profissionais e amadores de todo o mundo. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio de 2019, através de registro online: https://enter.femaleinfocus.com/  20 imagens vencedoras da categoria Imagem Única e dois corpos de trabalho vencedores da categoria Histórias serão exibidos em uma exposição coletiva na galeria United Photo Industries, no Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, entre outubro e novembro de 2019. Fonte: https://bit.ly/2XeWPGB  Aproveite para rever mais dicas sobre os melhores concursos de fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. •FOCUS - Escola de Fotografia – Desde 1975:  https://focusfoto.com.br     •	Conheça os cursos da Focus: https://focusfoto.com.br/cursos/  •	Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/    female in focus, prêmio, mulheres fotógrafas, prêmio internacional, mundo da fotografia, diversos talentos, mulheres, atrás das lentes, cursos fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, aula de fotografia, fotografia profissional, cursos EAD, fotografia notícias

Estão abertas as inscrições para o Female in Focus, prêmio internacional para mulheres fotógrafas que tem como objetivo “abrir o mundo da fotografia para diversos talentos e capacitar as mulheres e aquelas que se identificam como mulheres a dar um passo atrás das lentes”.

Resumo Fotográfico

A participação é aberta a fotógrafas profissionais e amadores de todo o mundo. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio de 2019, através de registro online: https://enter.femaleinfocus.com/

20 imagens vencedoras da categoria Imagem Única e dois corpos de trabalho vencedores da categoria Histórias serão exibidos em uma exposição coletiva na galeria United Photo Industries, no Brooklyn, Nova York, Estados Unidos, entre outubro e novembro de 2019.

Fonte: https://bit.ly/2XeWPGB

Aproveite para rever mais dicas sobre os melhores concursos de fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

2019 WORLD PRESS PHOTO CONTEST ANUNCIA VENCEDORES DO ANO

por em .

2019 world press photo contest, vencedores do ano, fotos mais marcantes, fotojornalismo, história contada, sequência de fotos, fronteira, aulas fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, aula de fotografia, fotografia profissional, cursos EAD, fotografia notícias

Premiação elege as fotos mais marcantes do fotojornalismo

Já foram divulgados os vencedores do 62ª edição do World Press Photo Contest, um dos prêmios mais importantes para o fotojornalismo.

Flávio A. Priori/Fhox/News

O vencedor do maior prêmio da noite foi John Moore, com a foto “Crying Girl on the Border” (Menina chorando na fronteira).

A garota da foto é Yanela Sanchez, natural de Honduras. Seu choro acontece enquanto a mãe, Sandra Sanchez, é levada sob custódia de oficiais de fronteira do governo americano no Texas. A situação aconteceu no dia 12 de junho de 2018.

Embora autoridades tenham relatado que as duas não foram separadas após o ocorrido, a foto denuncia a terrível política do governo Trump de separar crianças de seus pais no tratamento de imigrantes ilegais.

Eu acho que essa imagem tocou o coração de muita gente, como fez comigo. Isso porque ela humaniza uma história maior. Quando você vê o rosto de Yanela, e hoje ela já tem mais de dois anos de idade, enxerga a humanidade e o medo de quem faz essas longas travessias de fronteira durante a noite” disse Moore.

Outro destaque foi o World Press Photo Story of the Year, que premiou a melhor história contada em uma sequencia de fotos. O ganhador foi o holandês Pieter Ten Hoopen. O fotógrafo também fez seu registro na América Latina, mostrando uma grande caravana com cidadãos de Honduras, Nicaragua, El Salvador e Guatemala que tinha como objetivo também chegar à fronteira dos Estados Unidos.

As histórias completas de cada foto, bem como as galerias completas podem ser acessadas no site oficial do evento: https://bit.ly/2BHwMQ8

Fonte: https://bit.ly/2VMQKRs

Aproveite para rever mais dicas sobre os melhores concursos de fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

TEMPO E ESPAÇO

por em .

Tempo e espaço, tecnologia das câmeras modernas, fotos nítidas, exposição correta, prova de erro, ficar esperto, sucesso, técnicas básicas, escolas fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Na maioria das vezes, a tecnologia das câmeras modernas torna fácil tirar fotos nítidas e com exposição correta

No entanto, elas estão longe de ser prova de erro.

Ainda é preciso ficar esperto para ter certeza de que aquela foto que deveria ser igualável não se transformará naquela que não deu certo. Por sorte, para chegar ao ponto em que se podem garantir 100% de sucesso, só é preciso dominar certas técnicas básicas.

ENTENDIMENTO DA LUZ

A luz vária bastante, particularmente em termos de constante, intensidade e cor, e, para se tornar um bom fotógrafo, você precisa sempre levar isso em consideração.

Contraste

Uma variação importante da luz se refere ao contraste, ou seja, diferença entre o tom mais claro e o mais escuro. Em alguns casos, essa variação é bem grande e apresenta pretos ricos e intensos, com pontos luminosos de um branco praticamente alvejado. Em outros casos, a variação é mais limitada, ao apresentando tons de cinza sutis, nada extremos.

A iluminação é o principal fator que determina se uma imagem tem alto e baixo contraste. A luz intensa originada em um único ponto produz uma iluminação dura cheia de contraste; a luz suave que parte de uma fonte difusa cria uma iluminação dedica e sem sombras.

Uma não é melhor que a outra; as duas (e todos os níveis entre elas) têm seu lugar na fotografia. E é esta gradação da luz que oferece tanta liberdade de expressão.

Intensidade

Fotografar é mais fácil quando existe bastante luz, pois é possível escolher qualquer combinação de velocidade do obturador e abertura do diafragma, sem ter que se preocupar se a câmera treme ou o motivo se mexe. Porém, nem por um instante se pode confundir quantidade com qualidade. A luz forte do meio dia, a céu aberto em um dia ensolarado, pode ser intensa, mas está longe de ser ideal para a maioria dos tipos de fotografia. Os melhores resultados são obtidos quando a luz é mais suave. Uma regra fundamental da fotografia é que à qualidade da luz é sempre mais importante do que a quantidade.

Temperatura da Cor

Normalmente pensamos na luz como sendo neutra ou branca, mas ela pode variar, e muito, em tom – basta pensar no laranja de um pôr do sol ou no azul do céu um pouco antes do anoitecer. A cor da luz é medida em kelvin (K), e as possíveis variações de cor de luz, que não são amplas.

Luz Dura, Luz Suave.

A luz dura que se vê na metade de um dia de verão pode funcionar muito bem com prédios.

Uma das informações importantes sobre luz que concernem ao fotógrafo é que ela causa sombras, e estas podem ser um elemento importante na fotografia.

Aproveite para rever mais dicas sobre a tecnologia das câmeras modernas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL DE ESPORTES É ABSURDAMENTE CARA!

por em .

fotografia profissional, esportes, especialidades, campo da fotografia, a mais cara, trilhar, caminho, cartão de débito, crédito, eventos, cursos fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, focus

De todas as especialidades no campo da fotografia, provavelmente a mais cara é de fotógrafos de esportes

Então, se você pensa em trilhar esse caminho, é melhor não se esquecer do cartão de débito ou crédito.

A principal razão de ela ser tão cara é porque muitos eventos esportivos acontecem em ambientes fechados (ou em estádios cobertos), ou à noite, por isso, você precisará das lentes mais caras (mais rápidas) que o dinheiro pode comprar (se quiser competir em um nível profissional).

Por exemplo, você precisará de algumas boas telefotos (o ideal é uma 400 mm ou 600 mm) e como você quase sempre fotografará em situações de pouca luz, elas terão de ser lentes f/2.8 a f/4.

Se você não pesquisou o preço das lentes f/2.8 400 mm de qualidade, elas custam mais ou menos US$ 6.600. Cada uma. Você também precisará de mais um corpo de câmera e de mais um flash externo.

E também de alguns monopés – um ou dois para apoiar as pesadas e longas lentes e outro para as unidades de flash (que custam em torno de US$ 600 cada). Além disso, para poder competir com fotógrafos profissionais, você precisará de uma câmera, poderia ser uma Canon EOS 1DS Mark 5, que custa em torno de US$ 6.900, ou uma Nikon D850 que custa em torno de US$ 4.700).

Quando você tiver duas câmeras, vários tipos de flash, algumas teleobjetivas longas e caras, monopés, teleconversores, um monte de cartões de memória muito rápidos (planeje tirar em torno de 900 fotos para uma típica partida de futebol), você terá investido US$ 30.000, só para começar.

Ajudaria se você fosse grande empresário, médico, engenheiro ou advogado (o que não o tornaria um melhor fotógrafo de esportes, mas ajudaria a pagar o equipamento).

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia profissional nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/