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sobre o mundo da fotografia

O PONTO ALTO DO SOL

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Todo fotógrafo adora o sol durante as horas de ouro, mas quando esse se encontra no ponto alto do céu, a luz dura cria o que muitos de nós chama de “lixo de luz”.

A suave e difusa luz do nascer
do sol pela manhã dá lugar ao meio dia, quando o sol se encontra no ponto alto
e lança uma luz direta e dura nos cenários
.

Alguns fotógrafos evitam
completamente tirar fotos nessas horas do dia, porém quando estamos viajando
não temos o luxo de escolher. Fazer milagre com a luz é sua única opção. Aqui
estão algumas das minhas maneiras preferidas de lidar com a luz dura.

Vá aonde as pessoas vão

O ponto alto do sol afeta as
pessoas em uma das duas maneiras: ou evitamos o sol como se fosse à peste negra
ou enfrentamos como se não houvesse amanhã.

Ambas as situações fornecem
excelentes oportunidades para fotógrafos capturarem o elemento humano. Se você
for ficar em um local por alguns dias, dê um jeito de documentar ambos os lados
do comportamento humano, sejam na praia, em um parque aquático ou sob a sombra
de uma árvore frondosa.

Nas sombras

Como mencionei antes, um sol
escaldante cria oportunidades que não existiam de outra maneira, como as das
sombras dramáticas. A arquitetura fornece ótima fonte de formas geométricas e
sombras únicas. Esteja à procura de prédios que produzam interessantes sombras,
assim você terá um motivo para retornar a esses locais no período do ponto alto
do sol.

Efeito preto e branco

A luz dura fornece ótimas
oportunidades para todos em preto e branco, especialmente se estiverem
relacionadas às sombras e figuras geométricas.

Use o seu flash

Não costumo usar meu flash com
muita frequência e tento deixa-lo para lá quando posso. No entanto, há momentos
em que nada funciona tão bem quanto um flash. Os chapéus são muito úteis para
manter o sol longe dos seus olhos e do seu rosto. Contudo, são os maiores inimigos
dos fotógrafos, porque a sua borda faz uma sombra diretamente no rosto do
objeto.

Usar um flash ajudará a iluminar,
ou como dizemos “preencher” as sombras para que o rosto se torne visível.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia com luz natural nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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ENCONTRANDO A LUZ!

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Os fotógrafos especialistas em paisagem conhecem muito bem o que significa estar em busca pela luz perfeita.

Eles caçam as melhores horas,
caminhando antes do nascer do sol, e geralmente permanecem fora do caminho após
o pôr do sol.

Sei disso porque todos os meses
de setembro nós saímos em busca da luz no Vale do Paraíba, procurando pelo pôr
do sol perfeito ou nascer do sol perfeito.

É um luxo ter uma viagem dedicada
unicamente para estar na hora e no lugar certo. Geralmente nós viajamos para os
destinos onde temos tempo e acesso limitado, então precisamos aproveitar o
máximo.

TODA LUZ É BOA!

Lembre-se de que sem luz não há
fotografia! Então terei de abraçar o mantra “toda luz é boa”. Porém minha
afeição varia muito dependendo da quantidade de luz e de sua qualidade. A
melhor maneira de praticar é sempre buscando as melhores condições.

No entanto, quando essas opções
são limitadas, você precisará se adaptar ao que estiver disponível. A
habilidade de se adaptar e a velocidade com que você realiza isso são
características de que está se tornando um ótimo fotografo.

NASCER DO SOL E PÔR DO SOL

A hora de ouro é um breve período de tempo (cerca de 15 minutos) em torno do nascer do sol e do pôr do sol, quando os ângulos do sol em relação a Terra se encontram baixos, lançando uma luz suave e bonita.

Esse período é o ponto alto para se encontrar menos imagens propensas à superexposição (muito claro) e a subexposição (muito escuro). As imagens são geralmente ricas em cor e textura, e as sombras são longas dramáticas.

Como um fotógrafo que adora
fotografia de rua e de paisagem, preciso criar oportunidades em que possa
realizar ambas em grandes luzes. É necessário ser eficiente com o tempo e
capturar as imagens que de outra maneira não seriam capturadas.

E quando viajar, a melhor forma
de conseguir a melhor luz (evitando os turistas e vendo um lado diferente da
cidade) é acordar antes do nascer do sol e das cidades acordarem.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de paisagens nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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À MEIA-LUZ!

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À medida que o dia se transforma em noite, a cena começa a passar a sensação melancólica. Percebe-se que amanhã o fluxo da cidade continuará, com seus habitantes entrando e outros saindo.

O CREPÚSCULO É EVOCATIVO. ELE POSSUI UMA QUALIDADE QUE É AO MESMO TEMPO
CALMA E AMEAÇADORA.

Quando o sol se põe abaixo do
horizonte, o mundo cai nas sombras. Isso brinca com a nossa percepção da
profundidade. Por alguns minutos ambíguos tudo parece plano, Uniforme.

É como se o mundo respirasse para
se preparar para a longa noite à frente.

Também é quando postes de luz
começam a ganhar vida e a mistura de luz artificial e natural cria uma
atmosfera muito distinta. Procure contrastar os azuis frios do primeiro plano
com o calor das luzes do motel e o pôr do sol atrás. Se fotografada em qualquer
outro momento do dia, a imagem diria algo muito diferente.

À NOITE A CIDADE SE TRANSFORMA EM UM PALCO

Em cidades depois do escurecer,
postes de luz, portas iluminadas e faróis de carros funcionam como iluminação
de palco. Em geral, a qualidade da luz é dura e direcional, o que cria áreas
claras brilhantes e sombras escuras. Adicione um pouco de névoa da noite e ruas
encharcadas de chuva e você tem um cenário de filme de milhões de dólares.

Se você estiver interessado em arquitetura, use um tripé e um ISO baixo. Se você estiver procurando pessoas, carregue poucas coisas e aumente o ISO para que você possa segurara a câmera na mão. Flash? Esqueça. Deixe a luz ambiente fazer todo o trabalho. E boa sorte!

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia noturna nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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POR QUE STRIP LIGHTS SÃO ÓTIMOS!

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Exemplo de strip light em estúdio para retratos

Uma amiga dançarina
profissional, Denise Lobato, alugou o teatro como pano de fundo para um vídeo
que ele estava que ele estava produzindo para sua companhia, de dança, e tinha
me prometido algum tempo para fotografar
.

Denise e seu parceiro, Arnaldo
Prado, tinham criado e coreografado um tango que era excelente em movimento, e
que era excelente para ser fotografado.

Tinha levado pouco equipamento
porque não tinha visto a dança previamente e não tinha ideia do que precisaria
para preparar a sessão. Depois de assistir à performance achei que strip lights
criariam um fluído senso de drama que seria bastante interessante.

Coloquei um strip light em cada
extremidade da parede do lado esquerdo do arco. Cada flash foi acionado e fiz
um sinal mental (olhando as características na parede) no local onde a leitura
de ambos os flashes indicava a mesma potência.

As luzes foram ajustadas para deslizar pelos detalhes da parede, mas estavam direcionadas principalmente aos dançarinos, que tinha uma área por volta de 1,5 metros para se movimentarem entre os pontos de exposição perfeita.

Conforme se moviam de um lado para o outro, os dois softboxes estreitos alternavam-se em luz principal ou de preenchimento, permitindo aos dançarinos mais liberdade de movimento do que teriam tido se tivessem sido iluminados por somente um lugar no chão.

Portanto, se estiver procurando por uma revolução tecnológica, você deveria testar um strip light. A maioria dos fabricantes não oferece um Box tão estreito quanto a Atek, portanto certifique-se de que a marca do seu equipamento de flash produz um adaptador equivalente.

Se gostar do que o softbox faz tanto quanto eu, compre outro e você terá um conjunto combinado – e, então, divirta-se com os seus novos brinquedos.

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EXAMINANDO O ISOLAMENTO PADRÃO

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Se você examinar de novo as fotografias que tirou e escolher aquela que achar mais agradáveis, uma grande porcentagem delas irá apresentar provavelmente algum tipo de padrão estético ou compositivo

Há um tipo de reconhecimento
instintivo de padrão a nossa volta, tanto o padrão natural, como o padrão da natureza
e do ambiente criado pelo homem.

Esse recurso explora o uso do padrão capaz de dar ordem a imagens potencialmente caóticas. Selecionando o ângulo de visão (através da escolha da objetiva), a posição da câmera e até mesmo a qualidade da iluminação, você poderá apresentar informação, visual de forma seletiva.

Quando estiver à procura de lugares para esta série de fotografias, lembre-se que o padrão é mais do que uma simples repetição da forma, tal como numa linha de colinas, numa aleia de árvores ou nas formações maciças de telhados nas cidades.

De maneira mais sutil, o padrão aprece no uso da cor e na distribuição do tom, na estrutura detalhada das plantas e nos rostos de pessoas voltados para a mesma direção.

Às vezes, para que possamos
reconhecer o padrão devemos adotar uma nova posição de câmera: bem baixa,
talvez, para bater uma foto de pernas numa rua cheia de gente; ou em alta.
Procurando uma varanda da qual se possa ver o padrão refletido na capota de um
carro.

A distância focal também é
significativa; Uma teleobjetiva para desfazer o emaranhado e isolar uma pequena
área do padrão; ou uma grande angular ampliando os limites do quadro.

O que vale para as objetivas,
também vale para iluminação: em geral, é o arranjo de luz e sombra sobre um
objeto ou paisagem o âmago do padrão.

Resumo Técnico

Em geral, o mais importante quanto ao padrão é ser capaz de isolar os
elementos através da escolha da objetiva, da iluminação ou cada posição da
câmera. Uma câmera reflex com objetivas intercambiáveis ou uma compacta com uma
objetiva zoom é a melhor escolha de equipamento que pode se fazer.

No entanto, se forem selecionadas com cuidado, muitas cenas podem ser fotografadas com uma zoom de kit, por exemplo.

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EFEITO FANTASMA

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Dos diferentes métodos de combinação de fotografias, as imagens fantasmas são as mais fáceis.

Uma das maneiras é na fase de pós-produção, para melhor controle dos resultados.

Deixa-se uma das imagens
ligeiramente transparente, de modo que a outra imagem, completamente opaca,
fique parcialmente visível através dela.

Além de fotografias conceituais
(por exemplo, uma sequência de uma figura andando ou correndo, semitransparente
e sobrepondo-se para mostrar movimento), as razões para a necessidade de foto
realismo, geralmente estão relacionadas com a at6mosfera, como na imagem, da
luz mostrada aqui.

Coloque a imagem, usando uma
máscara, se necessário, em uma só camada dela, ajuste a transparência ou use os
controles de mistura.

O fading é outro método. Nele,
mais uma imagem mistura-se à outra muito gradualmente, em geral, em um dos
lados. Se for para o, efeito parecer artificial, como quase sempre é tudo em
que você precisa se concentrar é em uma mistura suave e elegante.

A técnica normal consiste em
deixar uma das imagens completamente transparente, usando a ferramenta
diretamente (sobre uma cópia da imagem, por segurança), definindo como
“Foreground to Transparet”, ou, para ter um controle maior, faça o gradiente em
uma camada de máscara.

Combinações mais realistas, no
entanto, podem uma composição limpa, e isso depende bastante de um bom controle
das margens das imagens. Seguindo isso, pense na lógica da combinação e veja o
que mais é preciso para ajustar um objeto adicionado a ficar de forma mais
realista em meio aos outros, sobretudo onde ocorreram sombras ou reflexos, ou
ambos.

ANALISANDO A GAMA DE CORES

Elementos com cores obviamente
diferentes, talvez por causa das diversas condições de iluminação, ou se foram
fotografados com câmeras ou filmes diferentes, acabam entregando uma imagem mal
composta. Geralmente elas podem ser ajustadas.

Uma ajuda grosseira consiste em
converter uma cópia de cada imagem para o modo de cor indexada, escolhendo
paleta local, que encontra as 256 cores mais comum na imagem. Em seguida, abra
sua tabela de cores para vê-las.

Tons Semelhantes

Se, por exemplo, você estava
procurando uma paisagem e um céu de fundo sobre os quais compor esta cabeça, a
analise da paleta de cada um mostra que elas correspondem razoavelmente, embora
com menos vermelhos na paisagem.

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FOTÓGRAFO CONTRATADO PARA EVENTO NÃO É TITULAR DE DIREITOS

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O direito autoral deve ser reconhecido a quem realmente manifestou uma criação do espírito, decorrente da sua criatividade, talento, sensibilidade

O fotógrafo contratado para registrar festividades ou
eventos, notadamente se subordinado às coordenações do contratante,  não é titular dos direitos autorais das
fotografias colhidas, pois nada expressou, apenas cumpriu ordens e prestou os
serviços para os quais foi contratado.

Conjur

Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de
Justiça de Minas Gerais negou recurso de um fotógrafo que pedia a condenação de
um músico e o selo Sonhos e Sons pela utilização de fotografias de sua autoria
em três encartes de CDs sem os devidos créditos.

De acordo com o fotógrafo, foi firmado um contrato para a
produção de fotografias para um CD. Entretanto, sem sua autorização, as imagens
feitas por ele foram utilizadas posteriormente em mais dois álbuns. Em nenhuma
das obras foi mencionado o autor das fotografias. Por isso, pediu a reparação
por danos morais e materiais.

Em primeira instância, o juiz da 30ª Vara Cível de Belo Horizonte, Geraldo David Camargo, condenou a empresa e o músico a pagar R$ 2,5 mil ao fotógrafo, referente ao dano moral devido a ausência de créditos nas imagens.

Quanto aos demais pedidos, fundamentou que “se o autor já foi remunerado pelo serviço que prestou, não pode pedir nova reparação material”, sob pena de se gerar enriquecimento indevido, ou dupla incidência pelo mesmo fato gerador.

O fotógrafo recorreu ao TJ-MG, que manteve a sentença. De
acordo com a 10ª Câmara Cúvel, a reprodução de retratos, ou de outra forma de
representação da imagem, feitos sob encomenda, não constitui ofensa aos
direitos autorais quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado.

No entendimento do desembargador relator Gutemberg da Mota e Silva, os contratos celebrados entre as partes são puramente de prestação de serviços, não de criação de obras intelectuais, provenientes do espírito e da criatividade do artista.

O relator finalizou ressaltando que a utilização e reprodução das fotos era legítima, pois elas foram encomendadas pelo próprio estúdio, hipótese prevista no artigo 46 da Lei de Direitos Autorais.

Fonte: https://bit.ly/346MkrY

Aproveite para rever mais sobre direitos autorais no blog
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CANON PODE LANÇAR NOVA MIRRORLESS EM FEVEREIRO 2020

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As novidades do ano que vem já começaram a aparecer. A Canon traz agora uma câmera com  sensor de imagem de 75MP e slots para cartões duplos que deve ser lançada em fevereiro de 2020.

Eliza Doré/iPhotoChannel

Mesmo que a sua última novidade a EOS RP mal tenha esfriado
nas estantes, a Canon já traz mais uma super câmera para rebater.

A notícia veio da Canon Rumours, parece que alguém teve
acesso ao protótipo da câmera. Ela foi batizada de Canon EOS Rs, por conta da
5Ds que é uma câmera de alta resolução assim como esta futura novidade.

Algumas especificações incluem sensor de imagem de 75MP
“focado na faixa dinâmica”, slots de cartão duplo, botão de manuseio em formato
de joystick, processador Digic 9.

Fonte: https://bit.ly/33ZmiH3

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COMO PLANEJAR SUA CARREIRA PARA 2020?

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Planejar é a palavra-chave de tudo! Para qualquer tipo de transformação, o primeiro passo a ser dado é sempre a organização de cada ação.

FHOX/Thalita Monte Santo

Como e em que lugar você se imagina daqui a cinco anos?
Provavelmente com a vida financeira estável, recebendo convites para palestras
e congressos e com o portfólio reconhecido e a agenda de clientes cheia.

E por que não projetar essa meta para 2020? Estamos no
último mês de 2019 e por isso eu resolvi te questionar. Planejar

Para qualquer tipo de transformação, o primeiro passo a ser
dado é fazer planejamento. Ele não é nenhum tipo de bicho de sete cabeças, e
pode te ajudar a chegar ao seu objetivo mais focado. Por isso separei algumas
dicas para você começar a pensar no seu futuro hoje: 

Mapa mental para planejar

Pegue qualquer folha de papel, ou caderninho, canetas. Vamos
fazer um mapa mental. No topo, ou no meio da folha escreva: onde quero chegar e
coisas que quero conquistar em 2020.

Objetivos

Em seguida, logo abaixo, comece a descrever seus objetivos.
Ex.: trocar meu equipamento, começar um curso novo, palestrar sobre um assunto
que domino no campo fotográfico.

Como chegar lá?

O próximo passo é sinalizar o que é preciso fazer para que
tais coisas aconteçam, como: guardar dinheiro e pesquisar por equipamentos mais
baratos; estudar “x” horas por dia para ganhar uma bolsa em um curso dos
sonhos; estruturar uma apresentação/mini aula sobre fotografia e apresentá-la a
pessoas que possam fazer indicações para eventos que procurem palestrantes.

Planejar prazos

Feito isso, é importante colocar prazos para cada meta. Eles
podem ser mais curtos, com a duração de um mês para serem concluídos, ou até
mais longos. O importante é cronometrar e não se descuidar e perder os prazos.
Para isso vale até anotá-los em agendas eletrônicas que possam te lembrar pelo
celular ou e-mail.

E se não der certo?

Imprevistos podem acontecer. Por isso é sempre bom ter um
plano B, C, D e até Z. Conhecer algumas saídas pode te ajudar a não se
desesperar e agir rápido. Em um post it, escreva o que possivelmente pode
surgir no meio do caminho e atrapalhar seus planos. Em outro, escreva o que
você pode fazer para se sobressair nessas situações.

Anote tudo!

Crie listas de coisas que podem ser trabalhadas ao longo do
ano, ou mês, e que vão te tornar um profissional melhor. Não deixe nenhuma
ideia passar em vão, anote tudo! Se em um dia de inspiração surgir uma ideia
para montar uma exposição ou um fotolivro, anote! Trace caminhos que possam te
levar até a realização desse projeto.

Aprenda com o que passou

Some experiências e guarde aprendizados. Se você se entregou
verdadeiramente a um plano e ele não deu certo, volte no seu mapa mental e
anote como você teve que se virar na situação, coisas que aprendeu e coisas que
não repetiria.

Se entregue de coração aos seus sonhos e não deixe de
planejar nada. Eu desejo e espero que o seu próximo ano seja repleto de
conquistas!

Fonte: https://bit.ly/2P1G4xw

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A FOCAGEM POR TELÊMETRO

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As câmeras profissionais são difíceis de utilizar quando há pouca luz, e o espelho refletor móvel aumenta o volume do equipamento e produz ruído

Quando o silêncio é
fundamental em luz fraca, e em determinas condições, muitos fotógrafos preferem
utilizar foco manual sem ou com telêmetro, dependendo da precisão do seu resultado.

Esta se baseia num princípio
completamente diferente do das fotos câmeras dslr ou mirrorless.

Possuem um telêmetro independente da objetiva fotográfica, o qual apresenta uma imagem do objeto com um pouco reduzida, como se empregássemos um óculos de longo alcance ao contrário.

A imagem de telêmetro é nítida e clara em toda superfície, porque não existe o vidro despolido da foto câmera reflexa.

Para focar, o fotógrafo olha pelo
centro visor, onde há dois pontos coloridos. Um destes pontos é apenas uma
tonalidade que se encontra na parte central do visor propriamente dito.

O outro ponto de cor é de fato, uma segunda imagem do objeto, formado por um pequeno espelho de prisma a alguns centímetros da janela principal do visor.

Umas ligações mecânicas fazem girar o espelho ou o prisma quando se foca a objetiva, mudando deste modo à zona do objeto que aparece nos segundo dos fragmentos coloridos. Quando a imagem que aprece em cada um dos fragmentos é idêntica, as duas imagens parecem fundir-se em uma, e a fotografia está focada com nitidez.

A focagem por telêmetro tem a mesma precisão para todas as distâncias focais, mas como a teleobjetivas exigem maior precisão de focagem do que as grandes angulares e as objetivas normais.

As câmeras normais, as câmeras full frame com telêmetro só funcionam bem com objetivas de 135 mm ou distâncias focais mais curtas. O outro lado da moeda é que a grande angular foca com maior precisão numa câmera de telêmetro do que numa DSLR.

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