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SEGUNDA PASSAGEM!

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Após ter feito a primeira navegação por toda a sessão de fotos em seu computador, faça uma segunda passagem

Avalie com mais estrelas as imagens mais destacadas e escolha as melhores fotos das sequências, atitudes e grupos de similares.

Sempre há algo interessante  que escapa de nossos olhos!

Se for o caso, verifique se há consistência estilística e integralidade da cobertura – isto é, verifique se incluiu todas as pessoas e locais necessários. Se for preciso, faça uma nova passagem por toda a série e adicione qualquer pessoa ou local que estiver faltando.

É importante que seu trabalho tenha uma continuidade, um eixo de ligação, entre uma foto e outra, como as cenas de um filme de cinema ou uma reportagem jornalística.

Manter e preservar o interesse é o seu objetivo, enquanto fotógrafo profissional

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

SAIBA AS REGRAS DURANTE A CERIMÔNIA E SEJA DISCRETO!

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É importante, antes da cerimônia, que o fotógrafo se informe a respeito das restrições do celebrante ou do local no qual será realizado o matrimônio

Para que se faça um bom trabalho é preciso saber quando e como se poderá fotografar. Em algumas igrejas não é permitido subir no altar, nem transitar atrás do celebrante; em outras, o fotógrafo não pode fotografar todo o tempo.

Transgredir as regras, além de falta de respeito, é um risco desnecessário e se pode levar uma bronca em público.

Também é fundamental que o fotógrafo seja discreto e procure aparecer o mínimo possível, sem se aproximar muito dos noivos, movimentando-se com calma e sem atrapalhar a visão dos convidados e da família do casal.

O posicionamento e a atitude durante a cerimônia são fatores-chave para o sucesso da cobertura fotográfica. Sempre converse com o padre ou cerimonialista, caso haja algum evolvido, e conheça todas as normas do ritual.

Entenda que o fotógrafo é o personagem mais observado por todos durante todo o evento. E que cada convidado será seu futuro cliente, em potencial.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de casamentos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PLANEJAMENTO E PÓS-PRODUÇÃO

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Os irmãos, rue du Docteur Lecene Paris, 1934, foto de Robert Doisneau

As ferramentas de pós-produção existem para auxiliar os fotógrafos ou entusiastas na melhoria de suas imagens, estas podem e devem ser usadas desde que a sua aplicação melhore a imagem.

É muito importante lembrar que a fotografia acontece na mente do fotógrafo, ou seja, antes mesmo de pegar a câmera já se tem uma ideia de imagem a ser capturada.

Na hora que o fotógrafo está com a câmera em mãos e no local do click, é possível ter uma ideia melhor de como a imagem está ou ainda se conseguiu a imagem desejada.

O importante é planejar e definir com antecedência o que se quer fazer. Um exemplo clássico é Robert Doisneau, que diante de uma cena de rua interessante, solicitava aos seus personagens para que a refizesse.

Aproveite para rever mais dicas  sobre planejamento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

SAIBA O QUE DESEJA REGISTRAR ANTES DE PEGAR A CÂMERA

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Henri Cartier-Bresson e o momento decisivo do registo

Caso seja necessário, corrija o ângulo da sua imagem e faça um corte para remover áreas que causam distrações, ou até mesmo para deixar na proporção correta se for imprimir sua imagem.

O ideal é acertar o enquadramento e composição já na hora em que se está com a câmera em mãos, porém há alguns casos onde não é possível se ter uma composição da maneira desejada.

Desta forma, muitos fotógrafos recorrem ao uso de pós-produção para fazer a correção de alguns detalhes da imagem, entre eles, o enquadramento ou corte para valorizar a imagem.

Por outro lado, há uma linha de fotógrafos puristas, como Henri Cartier-Bresson que acreditavam na concepção da imagem na hora de sua captura e não depois, na sua manipulação posterior.

Para garantir que a imagem não fosse alterada, todas tinham um minúsculo friso preto em toda a sua borda, conforme exemplo acima.

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A TROCA DAS ALIANÇAS

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A celebração é finalizada com outra etapa crucial: a hora do beijo. Contudo, é a mais imprevista, pois nem sempre é anunciada pelo celebrante com um “pode beijar a noiva”.

Portanto, é muito importante que os fotógrafos se posicionem em ângulo favorável e fiquem preparados para não perder esse momento de suma importância. O esquema pode ser assim: um fotógrafo fica na frente do altar para conseguir uma imagem mais aberta e o outro atrás com a tele, para acena mais fechada.

A cerimônia de um casamento é um ritual em que podem ocorrer cenas repentinas e únicas.

Lembramos que o fotógrafo deve evitar ao máximo ficar conferindo imagens no monitor durante a celebração, “não tem coisa mais antiprofissional do que o fotógrafo ficar vendo fotos no altar e todo mundo reparar”, diz ela.

Caso se distraia, o profissional corre o risco de perder cenas importantes, pois, apesar do protocolo, os melhores momentos são os que acabem escapando do roteiro. Luciana diz que, caso o profissional precise checar o resultado da iluminação ou o ângulo, deve ir para o canto e fazer isso discretamente, de forma rápida.

Também chamamos a atenção para que a equipe de fotografia não interfira no trabalho pessoal de vídeo prejudicando o ângulo de captação. O mesmo é esperado da outra equipe, o que nem sempre ocorre.

Porém, sempre é importante que as equipes se apresentem e conversem, mesmo que rapidamente, desde o início. É fundamental que o fotógrafo sempre se preocupe com a sua movimentação, pois, além de não atrapalhar o trabalho alheio, não deve interferir na visibilidade dos padrinhos e dos convidados na cerimônia.

Outra falha na etiqueta da cobertura é o fotógrafo ficar mexendo no celular durante a cerimônia, principalmente quando está no altar.

O profissional pode ser muito interessante pode ser muito interessado em redes sociais, entretanto, deve levar em consideração que o momento é de total conexão com o casamento e que foi contratado para fazer eficientemente o seu trabalho.

Momento de pai e filha chegando ao altar: atenção total do fotógrafo para fazer boas imagens.

Valem tomadas mais abertas do mezanino durante a celebração. Em igrejas com mezanino, um dos fotógrafos pode ir até lá para fazer cenas interessantes com uma visão superior.

Na hora dos votos o fotógrafo deve registrar os noivos um de frente ao outro, usando uma teleobjetiva. A tele deve ser usada para closes das mãos na hora das alianças. O momento do beijo nem sempre á anunciado pelo celebrante, portanto, exige uma extrema atenção profissional.

A equipe de fotografia deve sempre conversar com a de vídeo para evitar que uma atrapalhe a outra. Momento da assinatura no casamento também é feito com uma tele zoom.

Aproveite para rever mais dicas sobre casamento e eventos sociais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

ATENÇÃO TOTAL NA CERIMÔNIA

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Com a chegada da noiva ao altar, o fotógrafo deve fazer alguns registros gerais e, se a igreja tiver um mezanino, ir até esse ponto para fazer imagens de um ponto de vista mais alto

Nesse momento, outro fotógrafo deve se esconder entre os convidados para não aparecer na foto.

Os registros gerais não devem levar mais de dez minutos para que rapidamente os dois fotógrafos estejam posicionados no altar, em lados opostos, discretamente na lateral, sem atrapalhar a cerimônia (principalmente quando é um casamento católico, em que o padre não permite a circulação durante a homília).

Em termos de luz, o fotógrafo pode usar tanto a iluminação natural ou ambiente quanto aproveitar refletores de led da equipe de vídeo, principalmente quando se contar com lentes fixas e luminosas (ou quando a ideia for converter as imagens para preto e branco).

Se o caso o profissional precisar de luz de preenchimento, recomendamos usar iluminação em dupla com o segundo fotógrafo, com os flashes sincronizados: um fotógrafo enquanto o outro faz a segunda luz com o flash na mão, via radioflash.

Na hora que os noivos se virarem um de frente para o outro para os votos, os fotógrafos podem usar teleobjetivas para ter mais enquadramentos mais fechados, um focando no rosto da noiva e o outro no do noivo (é possível que surjam ótimas expressões para serem registradas).

Usar a teleobjetiva nessa etapa é fundamental, ensina Luciana, pois o fotógrafo não interfere no momento do casal.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de casamento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

VALORES DE EXPOSIÇÃO

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Variando o EV em busca da melhor exposição

Se 1/30 seg. a f/11 fornece luz suficiente para sua foto, o mesmo ocorrerá com uma combinação de velocidade do obturador 1/125 seg. e abertura f/5.6. E o mesmo com 1/500 seg. a f/2.8 e 1/1000 seg. a f/2.

Todos esses ajustes têm o mesmo “valor de exposição” (usualmente abreviado pela sigla em inglês EV); no exemplo acima, esse valor é EV12.

Algumas câmeras vêm com escalas de EV marcadas, bem como alguns telêmetros manuais, para auxiliar a escolher a combinação correta de abertura/velocidade do obturador para cada foto que se tira.

Um valor EV, quando citado em combinação com uma sensibilidade de filme, define a quantidade de luz da cena.

 Assim, os EVs são geralmente citados pelos fabricantes para mostrar o alcance operacional do sistema telemétrico ou de autofoco de uma câmera.

Os valores de exposição podem ser tanto números negativos quanto positivos. Por exemplo, um ponto baixo de EV1 é EV0, e um ponto abaixo deste é EV-1, e assim por diante. EV0 equivale à exposição de 1 segundo a f/1,0.

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A EXPOSIÇÃO

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Quer você trabalhe com sensor digital ou filme fotográfico, vai precisar de uma quantidade razoável de luz para tirar uma boa fotografia

A quantidade exata necessária para registrar uma imagem é conhecida como exposição. Algumas cenas fotografadas são mais luminosas do que outras – portanto, a câmera precisa controlar a quantidade de luz que atinge o filme ou o sensor.

Se a luz demasiadamente pouco, a imagem será escura; se houver luz excessiva, ficará muito clara. A câmera controla o quanto a imagem fica exposta à luz por meio da abertura e da velocidade do obturador.

O QUE É EXPOSIÇÃO

Para que a câmera controle e limite a quantidade de luz que atinge o plano da imagem, a abertura e a velocidade do obturador trabalham em conjunto, de modo semelhante a encher um copo de água na torneira.

Se você abrir a torneira de modo que saia um filete de água (usando uma pequena abertura), levará muito tempo para encher o copo (velocidade longa do obturador). Ao contrario, se você abrir a torneira até o máximo, o copo se enchera mais rapidamente (velocidade curta do obturador).

O quanto você abrir a torneira vai afetar diretamente a velocidade com que o copo ficará cheio. Do mesmo modo, a abertura e a velocidade do obturador não podem ser selecionadas independentemente.

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EXPLORE A NATUREZA E SUAS PERSPECTIVAS

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O impacto visual do detalhe está diretamente relacionado à própria natureza dele

Desta forma, os seres vivos, e principalmente o ser humano, são os elementos que mais chamam a atenção em uma foto.

Coisas escritas, mesmo que em outras línguas ou símbolos, também têm um forte poder atrativo.

Do mesmo jeito, um elemento em movimento tem um impacto maior que um imobilizado.

Na realidade, o que faz o detalhe se destacar é o quanto ele contrasta com o resto da imagem. O movimento pode ser um agente de contraste, mas há vários outros.

Basta estar atento e observar.

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ALGUMAS DICAS!

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ATRASO NO OBTURADOR

Vamos falar agora sobre atraso no obturador, embora seja algo que você não precise se preocupar.

Muitos céticos apontam o atraso no obturador como uma das desvantagens das câmeras digitais; porém, isso ocorre mais com celulares e câmeras amadoras, mais baratas, e não é o caso das DSLRs.

Todas as câmeras inclusive as de filme, apresentam certo atraso entre o momento que o botão é pressionado e a exposição real.

Entretanto, esse lapso é tão pequeno nas câmeras modernas (por exemplo, na minha Nikon D850 é de apenas 37 milissegundos) que chega a ser irrelevante, exceto para as aplicações fotográficas mais excepcionais.

Trava de Espelho

Na maioria das DSLRs a trava de espelho não tem a mesma função que nas câmeras de filme – travar manualmente o espelho na posição superior antes de acionar o obturador para reduzir o borrado causado pelo seu movimento.

Em uma câmera digital, essa função é usada para tirar o espelho do caminho na hora de limpar o sensor.

Algumas DSLRs oferecem uma versão similar, porém eletrônica, da trava de espelho semelhante à das câmeras de filme, novamente chamada de modo anti choque.

Mantendo distância da poeira

Se possível sempre troque as lentes dentro de um saco plástico transparente limpo. Isso ajuda a evitar a exposição à poeira e excesso de umidade, a uma fração do custo de ter que consertar depois.

Aproveite para rever mais dicas sobre os tópicos acima nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.