BOLAS E BICICLETAS

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

fotografia de esportes, focus escola de fotografia, cursos de fotografia
Aprenda a captar fotos criativas com e sem flash

1. Fotos Nítidas

Ao fotografar algo que se mova –
esportes, pessoas ou animais – é preciso assegurar que a velocidade esteja
rápida o bastante para captar as fotos nítidas. Primeiro é preciso ajustar a
velocidade de acordo com a distância focal, que evita que a câmera trema.

Quanto maior a distância focal,
mais ela aumentará qualquer movimento que a câmera fizer principalmente em
teleobjetivas e 300 mm ou 400 mm. Lembre-se da regra para obter fotos nítidas
usando como exemplo o fator de corte das câmeras como a T7 e 7D: adapte a
velocidade à distância focal efetiva.

Assim, a 300 mm em um fator de
corte de 1.6x, uma DSLR obterá 420 mm, portanto, será necessário usar a próxima
velocidade disponível, ou seja, 1/500s Aumente o ISO caso necessário.

2. Flash Externo

Algumas câmeras DSLRs Canon EOS
de última geração – incluindo os modelos 7D, 6D, 70D e T5i- permitem o uso de
controles remotos sem fio para permitem o uso de controles remotos sem fio para
controlar flashes externos Canon Seepedlite por meio de um menu descomplicado e
isso abre um vasto leque de oportunidades fotográficas.

O flash embutido atua como
unidade mestra que envia instruções codificadas para os flashes externos, como
se fossem unidades escravas – a maioria dos flashes externos compatíveis com a
Canon oferece recurso “escravo”. Ao posicionar o flash em pedestais ao lado do
tema, é possível criar sombras dramáticas que irão adicionar profundidade e
dinamismo às cenas. No menu da câmera, é possível ajustar diferentes potências
de flash para controlar o flash de sua câmera e mais três grupos de flashes
externos para iluminar criativamente a ação do tema.

3. Sincronia do Flash

É possível controlar com o flash
(embutido e externo) dispara durante a exposições lentas de menos de 1/30s para
obter efeitos artísticos. No entanto, se você uma o padrão primeiro cortina
quando clicar alvos móveis, o flash dispara no inicio da exposição, congelando
o tema, mas captando seu movimento como um borrão em frente a ele – a impressão
de que o tema está se movendo de trás para frente. É possível ajustar o flash
para segunda cortina pelo menu da DSLR; nesse ajuste o flash dispara duas
vezes: uma quando o fotógrafo pressiona o disparador e o outro logo após o fim
da exposição. Significa que o movimento será captado atrás do tema, o que irá
enfatizar o movimento.

4. Capte o Espírito Competitivo

Uma das razões de os esportistas
serem ótimos temas fotográficos se deve ao alto espírito competitivo que
transparece em suas fotos – basta procurara por ele.

Profissional ou amador, adulto ou
infantil, ao clicar competições, tente transmitir a atmosfera competitiva dos
atletas captando a aparência de determinação, exaltação e decepção no rosto das
pessoas. Essas expressões podem dar vida às fotos de esportes.

5. Efeitos Estroboscópicos

Não é uma técnica tão difícil de
dominar quando possa parecer,

Escolha um tema que você possa
controlar – foi escolhido um golfista devido ao lindo arco de movimento que ele
poderia criar e é pela possibilidade de pedir ao jogador que repetisse o
movimento até conseguir a foto, mas poderia ser uma ginasta, tenista. Clique à
noite ou em um interior escuro, pois será preciso uma exposição por volta 1s; à
luz do dia as fotos ficariam superexpostas. Foque manualmente no tema e comece
com uma exposição de cerca de 1s em f/5.6, ISO 100.

Para obter o efeito é preciso
ajustar o flash para o modo Múltiplo (nem todo flash permite isso) e na
frequência de 30Hz (30 flashes por segundo).

Quando o flash se armar, reduza a potência para 1/64 do total.

Dica: Usar fita adesiva reluzente
no taco de golfe ajuda a melhorar o efeito estrobo.

Aproveite para rever mais dicas sobre flashes nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)