Brasil e o começo da Era Fotográfica

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Hercule Florence, morador da cidade que um dia viria a ser Campinas, interior do estado de São Paulo, é considerado por muitos como um dos pais da fotografia

Enio Leite

Francês de nascimento veio para o Brasil com vinte anos de idade. Após uma exposição pelo interior do país e a fim de buscar formas melhores de impressão, Florence estudou as aplicações do nitrato de prata sob luz que o levaram a pesquisas sobre fotografia.

Suas primeiras experiências com a câmera obscura datam de janeiro de 1833 e encontram-se registradas no manuscrito Livre d’Annotations et de Premier Matériaux.

O uso da palavra “photographie” por ele data de pelo menos cinco anos antes do primeiro uso registrado do vocábulo na Europa.  Algumas das fotos obtidas com a câmera de orifício que ele próprio construir se encontra no Museu da Imagem e do Som, São Paulo.

Afastados geograficamente das metrópoles, o estágio de desenvolvimento do país era bem inferior  àqueles das metrópoles europeias. As novidades aqui eram muito bem recebidas, tornando- se moda num prazo bem curto de tempo.

Os debates na Europa em relação a validade ou não da fotografia enquanto manifestação artística, comparada à pintura, não encontrariam espaço no Brasil durante as primeiras décadas. A sociedade brasileira do período do Império estava mais preocupada em usufruir a nova técnica, conhecida até então teoricamente, em se deixar fotografar do que em refletir sobre os aspectos artísticos e culturais do novo invento.

 O Brasil desta  época, agrário e escravocrata, tinha a sua economia voltada para a cultura do café , visando exclusivamente o mercado externo e dependendo dele para importações de outros produtos. A sociedade dominante ainda cultuava padrões e valores estéticos arcaicos, puramente acadêmicos, já ultrapassados em seus respectivos países de origem, que só  seriam questionados e combatidos com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Extraído da Tese: ALVES, Ênio Leite. Theorie und Geschichte der Fotografie im Latein America. Suiça, 1993. Dissertação (Doutorado). Unizh – Doktoratsstudium, Universidade de Zurique.

Sobre o autor

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