Brasil e suas imagens na mira da iStockphoto

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Sessão de fotos realizada durante o Minilypse realizado em setembro no Rio

 

Um conceito novo e lucrativo de banco de imagens

Texto: André Teixeira

Seis milhões de usuários, quase 10 milhões de arquivos no acervo, cerca de dois milhões de dólares pagos em direitos autorais por semana, uma foto vendida por segundo. Com esses e outros números impressionantes na bagagem, a iStockphoto está intensificando sua presença no Brasil, inclusive com um escritório em São Paulo, de olho na crescente importância política e econômica do país, o que se reflete na busca por imagens “brazucas”.

Recentemente, um grupo de fotógrafos brasileiros participou de um evento chamado Minilypse, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que é um programa de captação de imagens para o acervo da iStock. Para os fotógrafos, profissionais ou não, é um bom canal de divulgação do portfolio e, mais importante ainda, uma chance de torná-lo rentável: a renda média de um “artista”, como são chamados os integrantes do banco de imagens, ultrapassa os US$ 30 mil por ano.

Pode-se dizer que a receita do sucesso da iStockphoto – e, consequentemente, de seus associados – é baseada no velho ditado: “De grão em grão, a galinha enche o papo”. Com imagens a preços que raramente ultrapassam os US$ 200 – muitas custam apenas 1 dólar –, a ideia é vender muito, para muita gente, por muito pouco.

“É a democratização dos meios de produção, que permite que mais gente tenha acesso a imagens de qualidade para ilustrar as peças de divulgação de seu negócio ou jornais, revistas e qualquer outro meio de comunicação”, analisa Ana Cenamo, country manager da empresa no Brasil. Comunidades, organizações sem fins lucrativos, igrejas, escolas, enfim, gente como a gente, passam a contar com um banco de imagens de alta qualidade, a preços convidativos.

Fonte: http://www.photos.com.br/materias/ver/57940

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