CÂMERAS PARA MACROFOTOGRAFIA

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

 câmera, macrofotografia, câmeras DSLR, lentes macro, lentes close-up, potência, valor de  dioptria, zoom close-up, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, workshops de fotografia,

O tipo de câmera fotográfica mais utilizada para macrofotografia é a câmera DSLR. Ilustração: lentes close-up

Esse tipo de câmera permite que você veja através do visor exatamente o que aparecerá na fotografia.

hÁ objetivas especificas para macrofotografia, as lentes chamadas macro (cuidado, pois muitas lentes que são vendidas como macro, na verdade, não são), que permitem grandes ampliações e possuem uma excelente qualidade óptica. O maior inconveniente dessas lentes é o preço, normalmente bastante elevado.

Para sanar esse problema, já que não são todos que podem adquirir uma lente macro, existem alguns acessórios que propiciam uma maior ampliação com o uso de lentes normais.

O acessório mais popular mais popular de todos é a lente close-up, que, como o próprio nome diz, permite uma maior aproximação do assunto fotografado, proporcionando uma maior ampliação.

Essas lentes possuem sua potência indicada por dioptrias, sendo os mais comuns: +1, +2, +3 e +4. São rosqueados diretamente na frente da objetiva, podendo ser encontrados em diferentes tamanhos, individualmente ou em kits.

Quando maior o valor de dioptria, mais próxima pode ser a focalização. Pode-se, ainda, utilizar mais do que uma lente ao mesmo tempo, e a potencia final será o resultado da soma das lentes utilizadas.

A vantagem desse acessório é o custo: muito menor do que o de uma lente macro. A principal desvantagem é a perda que ocorre na qualidade da imagem, principalmente nas bordas da foto.

Há lentes close-up com mais de um elemento óptico, proporcionando uma qualidade muito melhor, mas o custo acaba sendo mais elevado também.  Há também a zoom close-up, para substituir os tradicionais kits.

Aproveite para rever mais dicas sobre lentes close-up nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.