Cinco Dicas Básicas Para Quem Está Começando

em Artigos e Entrevistas, dicas de fotografia.

Dicas básicas, Aula de fotografia sp, aulas de fotografia, +aulas+de+fotografia+online, aulas de fotografia sp, aulas vips de fotografia, curso de fotografia sp, cursos de fotografia ead, escolas de fotografia, curso de fotografia, cursos de fotografia, melhores escolas de fotografia do Brasil, fotografia contemporânea

Não se esqueça da regra dos terços                                  

1. Regra dos terços: A regra dos terços é uma técnica da fotografia que busca o melhor enquadramento de uma foto. Alguns fotógrafos optam por colocar o objeto/pessoa um pouco mais para um dos lados da imagem, tirando-o do centro. O recurso costuma ser usado para valorizar todo o conteúdo de uma foto, em vez de mostrar apenas o objeto principal. Como a maioria das câmeras contam com o recurso que divide a tela em nove quadrados, realizar o enquadramento de acordo com a regra dos terços fica mais fácil. Veremos mais sobre composição fotográfica no capítulo 13 desse livro.

2. Use a luz natural a seu favor: Saber se posicionar corretamente em relação ao Sol é um recurso muito importante para tirar fotos de dia em ambientes externos. Para garantir que o objeto principal da foto não ficará “na sombra”, procure se posicionar entre o sol e o objeto, deixando a luz vir por trás de você. Portanto, não esqueça: se for tirar foto de dia (ou em algum lugar iluminado), certifique-se que a luz irá jogar a seu favor e não contra.

3. Mantenha a lente sempre limpa: Manter a lente da câmera limpa é importante por dois motivos: aumentar a vida útil do equipamento e garantir a boa qualidade da imagem. Ao tirar fotos com uma lente suja, o foco pode acabar prejudicado, além de ocasionar manchas desagradáveis na imagem. Busque limpar a sua lente com um pano específico para não ter problemas na hora da foto. Antes de usaro pano, lembre-se também de conferir se está totalmente limpo, para não correro risco de arranhar a lente.

4. Foque no objeto principal da foto: Mais do que apenas pressionar o botão de clique na hora de capturar uma imagem, é preciso pensar em qual informação você quer passar para as pessoas. Assim, não há maneira melhor de indicar paraonde alguém deve olhar na foto do que focar na pessoa/objeto principal da imagem. Ao analisar a imagem acima, por exemplo, é possível notar que, na foto da esquerda, fica bem claro qual é o objeto principal: o boneco do Mario.Na foto da direita, por outro lado, isso não acontece. Apesar do boneco estar na frente, a imagem sugere que os objetos do fundo são mais importantes, já que o foco está neles.

5. Não confie no visor LDC de sua câmera: Alguns usuários têm o costume de olhar para a tela da câmera na hora da captura de uma imagem. O monitor ajuda na questão do enquadramento, mas pode acabar enganando o fotógrafo em outros pontos. Como a tela é pequena, fica difícil ver se a imagem realmente está com boa qualidade. Isso acontece, principalmente, com o foco. É comum achar que uma foto está com o resultado ao visualizá-la pelo monitor da câmera, mas, ao passar para o computador, percebe-se que está desfocada, podendo também estar sem brilho e sem cores definidas. Fotografe sempre usando o visor de sua câmera, certo? T

Texto extraído da obra:
PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL
3. Edição
“FOTOGRAFIA DIGITAL – APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE”
Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil,  2015. Pg 87
Tamanho: 16 cm x 23 cm, 432 páginas.
Fonte: http://bit.ly/1QrKl8M   

 Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: [email protected]

Atualize-se com o Blog da Focus: http://focusfoto.com.br/blogs/