Cinco dicas para fotografar com seu smarphone

em Dicas & Tutoriais, Notícias.

smartphone, registrar, melhores momentos, master classes, Brad Ralph, iStockphoto, plataforma, produção, boas fotos, dicas básicas, cameras móveis, limitações, camera+,  camera awesome, exposição manual, controle de foco, filtros, edição de imagem, cores, fotografias,  acessórios

Aprenda como registrar os melhores momentos também com o seu celular!

Se você não foi ao Cannes Lions, também não teve a oportunidade de assistir às master classes sobre “mobile photography”, com o fotógrafo Brad Ralph, um dos fundadores da iStockphoto. Elas aconteceram na área de descanso do evento no Palais, onde Ralph concentrou-se em explicar sobre como capturar a melhor imagem nessa nova plataforma, que está se tornando cada vez mais importante na produção de boas fotos.

Eis as cinco dicas básicas que ele deu para quem quer tirar fotos com um celular simples ou um smartphone. Para ver parte do trabalho desse fundador da iStockphoto, visite a coleção dele, http://goo.gl/ZSzrT !

Dica 1. Conheça seu equipamento e suas apps

Câmeras móveis são ótimas, mas têm limitações – conheça o que elas são e junte apps para melhorá-las. O Camera+ e o Camera Awesome (só para o iOS) dão a você mais controle do que o software instalado pelo fabricante -recursos como exposição manual e controle de foco, controle de equilíbrio de brancos, um nível (para ajudar você a nivelar a câmera na horizontal), timers, além de ótimos filtros e upload num único toque para fazer suas imagens ficarem lindas e ao mesmo tempo compartilhadas.

Apps como o Slow Shutter permitem que você faça exposições longas, para efeitos bem legais com objetos que se movem, fotografia noturna e paisagens.

Dica 2. Arranje luz e faça a exposição correta

Mesmo com todas as ótimas apps de filtro e edição disponíveis, sua imagem final sempre ficará melhor se for baseada numa imagem com boa exposição.

Use o sol, a melhor fonte de luz que se pode ter. Se ele estiver muito forte, ache uma sombra ou use um pedaço de papel, uma toalha branca ou uma camiseta para refletir luz suave. Espere pela luz certa se for necessário. Use uma lanterna ou a função lanterna de outro telefone móvel como fonte de luz. Seja paciente. Use o flash de sua câmera móvel como último recurso, porque ele torna as imagens “duras” e desagradáveis.

Dica 3. Use seus pés e mude sua perspectiva

Não fique com medo de se deitar no chão ou de subir em alguma coisa para conseguir um bom ângulo. Chegue perto e focalize os pequenos detalhes, ou faça o inverso, afastando-se bastante para dar mais contexto local aos assuntos fotografados.

Você pode também experimentar o uso de apps que fazem efeitos de tilt, miniaturização, distorção e seleção focado/desfocado.

Dica 4. Tire cores para ganhar impacto

Converter uma imagem para preto-e-branco pode eliminar cores que estejam concorrendo e atrapalhando imagens muito confusas, trazendo o foco para o assunto principal. Use iluminação de fundo e silhueta para acrescentar drama ou resolver a falta de luz. O preto-e-branco pode salvar uma imagem cheia de “ruído” ou com exposição ruim.

Dica 5. Acessórios

Há alguns produtos ótimos aparecendo para câmeras móveis. Pequenos tripés e clipes para fazê-las parar quase em qualquer lugar, e para exposições prolongadas. Há lentes de encaixe ou magnéticas dos tipos fisheye, macro e tele para aumentarem o poder da lente original. Eu adoro a Olloclip™ por causa do tamanho, qualidade óptica e simplicidade. Tente tirar fotos pela ocular ou pela lente da sua câmera SLR ou de bolso – até um par de óculos pode dar bons efeitos.

E se puder fuja do zoom digital – ele simplesmente acrescenta ruído às suas imagens.

Fonte: http://goo.gl/MNBA1