CLIENTE DEVE SER INFORMADO DE TUDO!

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Em nossas aulas, alertamos que o futuro profissional precisa deixar o cliente ciente sobre o briefing que ele deve dar ao fotógrafo, ou seja, informar todos os detalhes do prato que será fotografado ou do produto (um sorvete, uma cerveja, uma massa, etc) e qual o propósito da imagem final.

É fundamental, por exemplo, discutir os ingredientes que serão usados, o que depende de cada tipo de produção ou prato que será fotografada.

É comum o uso de folhas, temperos
legumes e objetos (como vidros de azeite) para compor a cena. Eles necessitam
remeter ao prato fotografado e devem ser disponibilizados pelo estabelecimento.
É essencial alterar o cliente para que esses objetos de cena estejam frescos
(ou novos) e sem efeitos o que nem sempre ocorre segundo especialista.

Outro ponto fundamental é orientar o cliente em relação ao preparo da montagem dos pratos: é comum o estabelecimento não seguir as orientações repassadas pelo fotógrafo, o que compromete a qualidade do resultados e poderá não atingir os objetivos pretendidos

Assim deve-se adotar uma postura
de controle e mostrar ao cliente, quando necessário, que a imagem do produto
ficará melhor se as instruções forem seguidas. Exemplos: massas devem estar
quase duras para não perder o volume; hambúrguer deve ser preparado com o menor
tempo de cocção possível para ficar com aparência suculenta. Por isso, é
crucial manter uma boa interlocução com o responsável pelo preparo dos pratos,
que não raro se mostra avesso às mudanças na montagem.

Fora isso, o profissional deve
pedir para que o dia da sessão de fotos o cliente (ou alguém que tenha
autonomia dada por ele) esteja presente, disponível para participar e ajudar.
Apesar de o fotógrafo ser responsável pelo trabalho, muitas vezes é preciso
mudar mobiliário de lugar para liberar espaço, retirar itens da cozinha e fazer
requisições ao cozinheiro, tudo sem atrapalhar o fluxo de funcionamento do
local. Com o cliente presente, tudo ficaria mais fácil e ágil.

Portanto, antes de fechar qualquer orçamento, o fotógrafo não deve registrar a comunicação apenas ao preço que será cobrado. Deve visitar ligar ou montar uma apresentação para o cliente com essas orientações, fundamentais para o sucesso do trabalho.

É uma maneira de assegurar que se trata de um trabalho realmente profissional de alto padrão

Aproveite para rever mais dicas sobre gastronomia
nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos
profissionalizante da Escola Focus.

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Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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