COMO A VELOCIDADE DO OBTURADOR PODE SER USADA CRIATIVAMENTE?

em Artigos e Entrevistas, Equipamentos.

Velocidade do obturador, criativamente, velocidade ultrarrápida, movimento, nitidez, energia, capturar, velocidade lenta, elemento, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, história de marketing

Ironicamente, utilizar uma velocidade ultrarrápida para gravar um movimento com nitidez total pode acabar com o movimento e a energia que você está tentando capturar

Ao escolher uma velocidade mais lenta e mover a câmera para acompanhar o elemento, você obtém o melhor dos dois mundos: um tema nítido se movendo sobre um fundo suavemente desfocado que dá a imagem uma sensação real de velocidade.

Está técnica é chamada de panning. É um tanto difícil no começo, mas os resultados são eficazes – você pode fazer um carro que se move lentamente parecer que está acelerando a 160 km/h, por exemplo. Alternativamente, você pode a sua câmera em tripé e deixar o tema se mover através do quadro durante uma longa exposição isso cria uma sensação mais impressionista de movimento, que é melhorado ainda mais por elementos imóveis adicionados para contrastar com os desfoques.

Fotógrafos de paisagem usa essa técnica para desfocar água em movimento, embora isso geralmente seja o resultado de usar o diafragma muito fechado para adicionar profundidade a uma imagem (isso significa que uma exposição longa é necessária para que a imagem tenha exposição correta). Paisagens marinhas suaves e cachoeiras com aspecto leitoso são capturadas com velocidades lentas para suavizar os elementos em movimento.

Eu tentei isso, mas até mesmo com as menores configurações de ISO e de abertura não consigo aquelas exposições realmente longas. Será que estou fazendo algo errado?

Não, não está. Você só precisa reduzir a quantidade de luz que entra na lente, pois isso irá permitir que você usasse a exposições mais longas sem correr o risco de obter uma imagem superexposta.

Fotografar quando não há muita luz ao redor, como ao amanhecer e ao anoitecer, pode ajudar. No entanto, você também pode ampliar os tempos de exposição usando um filtro de redução de luz. Filtros polarizadores, por exe3mplo, reduzem a intensidade da luz em dois pontos, o que significa que um tempo de 1/8s pode ser ampliado para 1/2s com o filtro anexado.

Lembre-se, se a abertura e ISO forem fixos, para manter a exposição consistente, a velocidade precisa diminuir um ponto (dobrando o tempo de exposição) quando o nível de luz diminui um ponto.

É verdade que alguns filtros reduzem os níveis de luz em dez pontos?

Há filtros de densidade neutra (ND) de diferentes intensidades, e os modelos de dez pontos são bem populares. Eles geram tempos de exposição medidos em minutos, permitindo, por exemplo, desfocar o movimento das nuvens.

Filtros ND também permitem um diafragma mais aberto em dias ensolarados. Se a luz exige uma velocidade maior do que a máxima da câmera (geralmente 1/4000s), a imagem ficará subexposta.

O filtro ND reduz a intensidade da luz, deixando-a novamente dentro da escala de velocidade da câmera mantendo a abertura grande.

Aproveite para rever mais dicas sobre o uso criativo das velocidades de obturador nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.