COMO A VELOCIDADE DO OBTURADOR PODE SER USADA CRIATIVAMENTE?

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Ironicamente, utilizar uma velocidade ultrarrápida para gravar um movimento com nitidez total pode acabar com o movimento e a energia que você está tentando capturar

Ao escolher uma velocidade mais lenta e mover a câmera para acompanhar o elemento, você obtém o melhor dos dois mundos: um tema nítido se movendo sobre um fundo suavemente desfocado que dá a imagem uma sensação real de velocidade.

Está técnica é chamada de panning. É um tanto difícil no começo, mas os resultados são eficazes – você pode fazer um carro que se move lentamente parecer que está acelerando a 160 km/h, por exemplo. Alternativamente, você pode a sua câmera em tripé e deixar o tema se mover através do quadro durante uma longa exposição isso cria uma sensação mais impressionista de movimento, que é melhorado ainda mais por elementos imóveis adicionados para contrastar com os desfoques.

Fotógrafos de paisagem usa essa técnica para desfocar água em movimento, embora isso geralmente seja o resultado de usar o diafragma muito fechado para adicionar profundidade a uma imagem (isso significa que uma exposição longa é necessária para que a imagem tenha exposição correta). Paisagens marinhas suaves e cachoeiras com aspecto leitoso são capturadas com velocidades lentas para suavizar os elementos em movimento.

Eu tentei isso, mas até mesmo com as menores configurações de ISO e de abertura não consigo aquelas exposições realmente longas. Será que estou fazendo algo errado?

Não, não está. Você só precisa reduzir a quantidade de luz que entra na lente, pois isso irá permitir que você usasse a exposições mais longas sem correr o risco de obter uma imagem superexposta.

Fotografar quando não há muita luz ao redor, como ao amanhecer e ao anoitecer, pode ajudar. No entanto, você também pode ampliar os tempos de exposição usando um filtro de redução de luz. Filtros polarizadores, por exe3mplo, reduzem a intensidade da luz em dois pontos, o que significa que um tempo de 1/8s pode ser ampliado para 1/2s com o filtro anexado.

Lembre-se, se a abertura e ISO forem fixos, para manter a exposição consistente, a velocidade precisa diminuir um ponto (dobrando o tempo de exposição) quando o nível de luz diminui um ponto.

É verdade que alguns filtros reduzem os níveis de luz em dez pontos?

Há filtros de densidade neutra (ND) de diferentes intensidades, e os modelos de dez pontos são bem populares. Eles geram tempos de exposição medidos em minutos, permitindo, por exemplo, desfocar o movimento das nuvens.

Filtros ND também permitem um diafragma mais aberto em dias ensolarados. Se a luz exige uma velocidade maior do que a máxima da câmera (geralmente 1/4000s), a imagem ficará subexposta.

O filtro ND reduz a intensidade da luz, deixando-a novamente dentro da escala de velocidade da câmera mantendo a abertura grande.

Aproveite para rever mais dicas sobre o uso criativo das velocidades de obturador nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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