Como desfocar o fundo de uma imagem?

Muito comum em edições de imagens, alterar o foco é um dos itens mais pedidos, mas como desfocar o fundo de uma imagem?

Com o crescimento da exposição nas redes sociais, nem sempre queremos que nosso quarto, ambiente de trabalho ou casa sejam expostos e, por isso, optamos pelo destaque dessas imagens. Porém, essa não é uma tarefa que todos sabem executar, mesmo que de forma geral seja simples. 

Ficou curioso para saber como desfocar o fundo de suas fotos? Continue lendo esse artigo e fique por dentro de tudo sobre o assunto. 

Como desfocar o fundo da imagem? 

Como desfocar o fundo da imagem? 

Sem dúvida, saber como desfocar o fundo de uma imagem é o X da questão nesse texto. Porém, antes de entender na prática é preciso dizer: você pode fazer o desfoque pré ou pós edição, sendo o primeiro mais seguro. Então, você pode focar e preparar a sua câmera para já entregar um produto final de acordo com o esperado, mas caso seja necessário, isso pode ser feito depois. 

Na prática, para fazer o desfoque em uma câmera DLSR com lente comum de 18-55mm, você precisará estar com a abertura da lente no máximo e com o fundo distante do objeto ou pessoa fotografada. Assim, com essas padronizações você conseguirá um fundo desfocado de forma mais simples e rápida. 

O exercício do foco é similar ao olho humano, então é preciso que pensemos como. A abertura máxima da um campo de visão bom e a distância é o que precisamos para fazer o foco, assim como uma câmera. Isso também pode ser feito de forma automática, já que nessa função já é feito o desfoque. 

Porém, o desfoque é condicionado a influências externas, como a incidência de luz. Se as outras funções da câmera não estiverem bem adaptadas, o desfoque será imperceptível já que a imagem como um todo estará comprometida. Então, esteja atento ao foco, mas também a todo o resto da composição. 

Qual a forma mais rápida de desfocar imagem com qualidade? 

Sem dúvidas, a melhor forma de desfocar uma imagem é pelo celular. Você pode fazer isso baseado em imagens diretamente feitas pelo smartphone ou via a transferência de fotografias feitas em câmeras para o celular.

A conexão Wi-Fi e Bluetooth em câmeras facilitou muito essa transferência de dados em alta qualidade, o que torna possível a edição dessas fotografias em poucos instantes nos aplicativos pagos ou gratuitos do celular.  

Como desfocar imagem pelo celular? 

O processo de desfocar uma imagem no celular é muito comum e presente na maioria dos aplicativos de edição, além das redes sociais. Muitas vezes desejamos postar rapidamente uma fotografia, mas não queremos (ou podemos) que o fundo apareça. Então, os apps de edição para smartphones se desenvolveram para ajudar na tarefa. 

Existem algumas aplicações que desenvolvem bem esse trabalho, como o Google Snapseed. Além de ser de uma boa e conhecida companhia, ele é muito focado em desfoque de fundos, além de ser gratuito. Esse app é super fácil de ser manuseado e bem intuitivo, além de ter as ferramentas bem completas em seu pacote. É possível desfocar e ainda controlar o nível da intensidade, o que é muito bom. 

Para fazer o passo a passo basta apenas selecionar o filtro de desfoque e ajustá-lo à imagem da forma que for mais agradável para você. Isso é feito de forma automática pela aplicação, além de ser similar em outros apps.

Qual a forma mais rápida de desfocar imagem pelo photoshop?

Muitas pessoas procuram edição profissional de suas fotos e, por isso, não é qualquer aplicativo ou aplicação que entrega o suficiente. Muito conhecido, o Photoshop é o mais procurado quando o assunto é resolver problemas nas fotografias, como ajustar o desfoque, mas existem duas saídas rápidas para resolver esse problema.

Se você vai fazer a edição no computador da imagem, é possível apenas usar a ferramenta blur para resolver o problema. Primeiro é preciso selecionar a área do desfoque, para ter exatamente a divisão dos ambientes, inclusive é bom duplicar a camada para isso. Em seguida, selecione a função blur em filtros, defina a intensidade e arraste para a área desejada. Pronto, em instantes foi adicionado uma camada de desfoque à sua fotografia. 

Porém, se você está em busca de uma solução ainda mais veloz, é possível usar o Photoshop Fix, um aplicativo de celular da própria Adobe. Nele, é possível resolver pequenos problemas, como retoques, desfocar o fundo e apagar certos pontos da composição. Para alterar o foco, é preciso apenas selecionar a área desejada e clicar em  “desfocagem”. Assim, após a aplicação do efeito, sua imagem estará pronta para ser salva e usada da melhor forma.  

Conclusão

Desfocar uma fotografia é uma coisa comum no dia a dia, mas nem sempre sabemos como fazer. Com as regrinhas e macetes desse artigo, você perceberá como esse item de edição não é tão complicado e conseguirá usar com mais fluidez nas suas criações.

Defina sempre o tipo de edição que você busca: algo mais profissional e demorado, feito em computadores, ou algo mais simples e intuitivo, que necessita apenas de um smartphone. Essa pré-seleção será muito importante para o produto final.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Nos conte nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.