Como fazer iluminação para gravar vídeo? 

A iluminação em um vídeo é a chave para um resultado agradável e com muita personalidade, mas você sabe como criá-la?

Seja para amadores ou profissionais, o que é considerado um detalhe por alguns é uma das principais coisas a serem seguidas por quem trabalha com filmagens. É possível usar equipamentos profissionais para iluminar seu vídeo, mas existem algumas técnicas e truques que permitem ter um resultado similar com objetos do cotidiano. 

Ficou curioso? Continue lendo o artigo! 

Como fazer iluminação para gravar vídeo? 

Como fazer iluminação para gravar vídeo? 

Para fazer a iluminação de um vídeo é preciso pensar no uso de equipamentos específicos, isso é o que vai definir o efeito da luz no produto. Assim, você poderá brincar e desenvolver novas técnicas de iluminação.

Independentemente da forma que você quiser usar, é preciso fazer  uso de uma luz principal, uma de preenchimento e um plano de fundo. Assim, com essa composição, será possível criar um ambiente agradável e bem iluminado.

No que se refere à luz principal, é preciso saber que ela é a responsável por fazer a iluminação dos pontos principais do vídeo, como os elementos de mais destaque no assunto. Então, ela geralmente é feita de forma direta e direcionada, o que não proporciona muitas sombras. Para desenvolver isso, é usado um refletor ou softbox, que ajuda a criar o efeito de ênfase. 

A luz de preenchimento é aquela que complementa a principal, preenchendo as possíveis sombras da luz principal. Ela geralmente é posicionada abaixo da principal e um pouco mais adiante, assim será possível corrigir as sombras que a luz principal causa. Para isso, é preciso usar um softbox ou uma sun gun. 

O plano de fundo é muito importante, seja pela composição ou por criar sombras. ele pode ser feito nas mais diversas colorações, mas modelos com certas cores e estampas ajudam a deixá-lo mais agradável. Além disso, ele deve ser muito iluminado para não causar sombras no fundo do vídeo, mas isso pode ser facilmente corrigido com softboxes na parte lateral do vídeo. 

Como fazer iluminação para vídeo caseiro? 

Para fazer uma iluminação em casa é preciso saber: o efeito não será absolutamente igual ao feito com ajuda de equipamentos extras. Porém, para criar ambientes com luz natural e suave é possível usar um rebatedor com coisas que temos em casa. 

Com auxílio de cartolinas, papel laminado, papelão com alumínio e até placas de alumínio, é possível criar uma iluminação muito mais interessante e centralizá-la no local que você deseje mais destaque. 

Como ter uma boa iluminação para gravar vídeos? 

Para ter uma boa iluminação para vídeos é preciso observar alguns pontos, como vamos elencar a seguir. Assim, você conseguirá ter uma resposta mais certeira para o objetivo desejado.

A primeira coisa a ser elencada é a luz natural. Ambientes com esse foco serão mais simples de serem explorados e desenvolvidos e terão uma beleza única e natural, mas sem uso de equipamentos extras e com um preço de investimento caro.  

Porém, essa é uma fonte de iluminação que não entrega estabilidade, ou seja, pode não ser interessante o uso no dia a dia. Por exemplo, em dias nublados ou com chuva, ela não será tão interessante. Por isso, tenha em mente que será preciso checar temperatura e clima do local para ter um vídeo bacana e com boa iluminação natural. 

Além disso, o horário da filmagem é muito importante, especialmente para o uso de uma iluminação natural. Então, de nada adianta esperar um momento de iluminação que não condiz com o horário gravado. Algumas pessoas buscam nascer e pôr do sol para conseguir iluminações mais específicas e brandas, diferente das feitas no meio do dia que são mais fortes e com presença de sombras. 

Como dito antes, a luz principal é a que vai evidenciar o assunto mais relevante e, principalmente em filmagens, é importante pensar no posicionamento das pessoas e/ou objetos. Isso irá definir as sombras e como elas irão compor o vídeo. Então, pense bem em como os elementos da filmagem irão ocupar o local para não ter surpresas desagradáveis. 

E para não ter nenhum problema na filmagem, o único jeito de se garantir é testar as técnicas com antecedência. Então, pense nos momentos de gravação e no posicionamento dos elementos que irão aparecer no vídeo. Isso irá ajudar a encontrar a melhor combinação de efeitos possível para o seu vídeo. 

E, por fim, para ter mais conhecimento do assunto, procure o estilo de iluminação mais comum para o tipo de vídeo procurado. Isso não é uma  obrigação, porém é uma forma de ver referências e adaptar a sua realidade a algo já desenvolvido. 

Como fazer um difusor de luz em casa? 

Se você quer produzir um difusor de luz em casa para poupar dinheiro e ainda ter um efeito legal em seus vídeos, será preciso apenas de lâmpadas frias, uma folha de papel manteiga e uma luminária. 

Você começará enrolando a luminária na folha do papel manteiga, o que irá ajudar a neutralizar a luz e tirar o estourado da luz. Para isso será preciso vedar bem as extremidades do papel. 

Então, será preciso apenas posicionar a luminária em frente a você e usar a luz branca para servir como iluminação principal. Assim, coloque a principal em frente ao objeto ou pessoa enquadrada e a do embrulho, a de preenchimento, um pouco a frente dessa.

Desta forma, será possível ter um difusor em casa com poucos elementos e de muita facilidade para manusear. 

Conclusão 

Então, para ter uma boa iluminação em vídeos é preciso de uma boa fonte de luz e uso de técnicas extras. A luz pode ser natural e artificial e o método de iluminação deverá ser baseado no estilo que você busca. 

Ficou alguma dúvida em como fazer uma boa iluminação para seu vídeo? Nos conte nos comentários! 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.