COMO FOTOGRAFAR ÓTIMAS PANORÂMICAS

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

fotografia panorâmica, técnica, escola focus
O alinhamento é importante para auxiliar o programa a fazer a montagem, portanto, desalinhamento e sobreposição são dois pontos a observar ao clicar cada imagem componente da panorâmica

Para evitar os efeitos da
perspectiva e que o fundo e o primeiro plano fiquem desalinhado, é preciso
girara em torno do eixo da objetiva em vez de girar em torno de sua cintura. O
eixo da objetiva em vez de girar em torno desse ponto
.

Para obter melhores resultados, é
preciso clicar cada foto componente com cerca de 40% da foto seguinte para que
o programa de edição possa calcular sobrepor e fazer a melhor emenda.

TÉCNICA – CABEÇA DE TRIPÉ PARA PANORÂMICA

Girar em torno da objetiva para criar suas panorâmicas é uma técnica que exige a prática.

É um pouco estranho, mas é
importante para obter a melhor qualidade.

Uma cabeça de tripé para
panorâmica pode poupá-lo desse esforço e garantir excelentes resultados. Com
esse acessório, basta colocar o tripé no nível desejado e ajustar as setas para
cada posição do eixo de rotação de sua objetiva. Pode parecer complicado, mas
na prática é fácil e a maioria desses acessórios vem com instruções simples.

Com maior precisão se obtêm
excelentes resultados e evita-se qualquer distorção na imagem. Essas cabeças
podem não ser muito baratas, mas, se sua intenção for mais profissional e
quiser fazer mais complexos como arquitetura, o investido rapidamente se
pagará.

DICA: EXPERIMENTE ISSO

E se o tema for alto e não comprido? Essa técnica funciona também para verticais. Basta alterar a orientação de Retrato para Paisagens e seguir os mesmos passos, girando para cima em vez de horizontalmente.

1. Ajuste a Velocidade de Abertura como são necessárias várias
fotos para fazer e emenda na panorâmica, é preciso garantir que a exposição
esteja constante em cada uma delas, senão a iluminação será inconsistente. Por
isso, use o modo Manual. Ajuste a câmera para Prioridade de Abertura (A ou Av
no disco de modo) e ajuste o número f/desejado (f/11 neste exemplo). Em seguida
ajuste o número f/ desejado (f/11 neste exemplo). Em seguida ajuste o ISO para
manter o valor possível e aponte a câmera para a parte mais clara da cena (não
o sol). Confira ajustes, depois alterne o modo Manual (M) e ajuste a mesma abertura,
velocidade e ISO. É melhor alternar a qualidade de imagem para o modo RAW,
pois, isso possibilitará mais controle sobre a exposição no momento da edição.

2. Ajuste e trave o foco é importante garantir que o foco não se
altere entre as fotos; a melhor forma de fazer isso é usar o modo de Foco
Manual. Primeiro enquanto estiver no foco automático AF, faça o foco no ponto
desejado da cena. Pressione o botão disparador até a metade para ajustar o foco
e alterne a câmera para o modo Manual para travar. Feito isso, confira se não
se moveu para frente ou para trás e não mexa no anel de foco da objetiva ou
terá de recomeçar o processo.

3. Fotografe enquadre no lado esquerdo mais distante da sua
composição, lembrando-se de deixar um espaço extra para recortar mais parede.
Faça o primeiro clique, mas, antes de mover-se, observe onde o enquadramento
termina e mentalize uma marca na cena que possa usar para alinhar o próxima
foto. Agora, um passo à esquerda, girando ao redor da frente da objetiva, em
vez de girara em torno do seu quadril e enquadre a próxima foto. É preciso
deixar um espaço de cerca de 40% para cada imagem competente ser emendada,
assim, inclua o ponto que você mentalizou o clique anterior e posicione-o cerca
de um terço no lado esquerdo da nova foto.

4. Avalie a sequência analise as imagens no monitor LCD. Girar a
câmera em torno do eixo da objetiva em vez de em torno de seu quadril, que é o
mais natural, pode dificultar checar se cada foto está nivelada e inclui espaço
suficiente para sobrepor a foto seguinte. Avalie a exposição – se houve mudança
de luz durante o clique (uma nuvem encobrindo o Sol), será preciso clicar
novamente.

Fique no local até garantir
material suficiente para montar depois.

EDIÇÃO

Com as fotos captadas, basta
uni-las usando um programa como o Photoshop ou Elements. Com prática, logo você
estará criando panorâmicas grades angulares imensas, ótimas para impressões em
pôsteres.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia panorâmica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)