COMO NÓS ENXERGAMOS AS COISAS SEM A CÂMERA

em (11) 3104 6951, aulas de fotografia, aulas de fotografia online, aulas de fotografia sp, curso de fotografia, curso de fotografia profissional sp, curso de fotografia sp, cursos de fotografia online, cursos de fotografia sp, cursos profissionalizantes de fotografia, cursos vips de fotografia, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia, escola de fotografia sp, escola focus, escola focus de fotografia, escolas de fotografia, escolas de fotografia profissional, escolas de fotografia sp, escolas de fotografias sp, focus curso de fotografia, focus escola de fotografia, focus fotografia, fotografia aula sp, fotografia autoral, fotografia cursos, fotografia escolas sp.

fotografia, forma de arte, arte expressiva, fotografias maravilhosas, cérebro, mecanismo completo de exposição automática, balanço de branco, câmeras digitais, câmeras analógicas, computador, material didático, aulas de fotografia,  arte da fotografia de moda, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, curso de fotografia online, cursos de fotografia profissional, aulas individuais de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, curso de fotografia zona sul sp, arte da fotografia de moda,

Analogia entre a visão humana e o que se espera da visão fotográfica

A fotografia é uma forma de arte maravilhosamente expressiva devido a sua capacidade de nos fazer sentir instantaneamente de uma certa maneira. Mas raramente questionamos como e por que uma foto consegue ter tanta força, pois parte do prazer é simplesmente deixar que isso aconteça. Talvez seja exatamente por essa ligação ser tão direta que não sentimos a necessidade de compreendê-la mais o fundo. Mas, para fazer fotografias maravilhosas, que despertam sentimentos em você e em outras pessoas, é importante compreender como e por que reagimos a elas. Em nossas aulas abordamos uma pequena parte do como e do porquê por meio do uso do computador para recriar técnicas tradicionais de laboratório.

Nossos olhos e nosso cérebro são ótimos exemplos de tecnologia visual. Pare um instante e pense na “câmera” que você já tem na cabeça. Você é possuidor do sistema mais avançado de foco automático existente. O seu cérebro tem um mecanismo completo de exposição automático, capaz de interprete imediatamente algumas das cenas mais complicadas do ponto de vista visual e de armazenar mais de 70 anos de imagens assim.

Muita gente não compreende como seus olhos e cérebro funcionam para absorver o que está a seu redor. Por exemplo: há uma maneira fácil de enganar o balanço de branco automático dos seus olhos. Saia à rua ao anoitecer, passe perto de prédios de escritórios e de casas e observe a cor da luz lá dentro. Os escritórios com frequência emitem um brilho esverdeado, ao passo que as casas parecem bem amareladas.

Isso se dá por causa das lâmpadas fluorescentes normalmente usadas em escritórios que, de fato, são bem verdes. Quando entramos em uma sala comercial, nosso cérebro rapidamente ajusta um novo balanço de branco para que a luz pareça branca. Mas, quando você está do lado de fora, seu cérebro ajusta a cor para outro tipo de ambiente, de modo que a luz então parece verde.

O mesmo vale para a iluminação domestica, que geralmente é feita com lâmpadas de tungstênio, que são bem mais quentes e também muito menos econômicas em termos gasto de energia (por isso seu amplo uso em escritórios). Vistas da rua, as casas têm um brilho amarelado e caloroso. Mas, quando você entra, geralmente não percebe que seus olhos compensaram esse tom quente.

Nossos olhos e nosso cérebro também são capazes de enxergar, ou compreender, uma enorme gama de partes claras e escuras em uma cena, ao passo que a fotografia é bastante limitada em relação ao que é capaz de reproduzir. Por mais avançados que os computadores e as câmeras tenham ficado, com frequência esquecemos que nós mesmos somos bem avançados. Aprender as limitações da câmera na comparação com o que enxergamos é uma das melhores maneiras para começar a fazer fotos mais bem sucedidas e também para entender o que é necessário fazer para aprimorá-las no computador.

As câmeras, sejam digitais ou analógicas, serão sempre piores do que os nossos olhos e cérebro. A sua experiência de fazer uma fotografia e trabalha-la no computador pode ajuda-lo a mudar sua imagem para a maneira como você se lembra dela – ou como gostaria de se lembrar.

Não deixe de rever o material didático de seus cursos da Focus, ok?

AS MATÉRIAS APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR DAS AULAS DE TODAS AS MODALIDADES DE CURSOS MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br Por meio desse conteúdo, você já pode ter uma referência do perfil do profissional que colocamos no mercado de trabalho. A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e ORGANIZADOR DO BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado 17/01/2017)