COMO RECUPERAR EXPOSIÇÃO EM ARQUIVOS RAW

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

Recuperar exposição, arquivos RAW, camera RAW, qualidade RAW, câmera DSLR, corrigir exposição, tutorial, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, focusfoto, agencia fotografia

Fotografar em Raw permite corrigir a exposição facilmente, mas até que ponto você pode recuperar uma imagem clara ou escura demais?

Há muitas boas razões para configurar  a sua câmera DSLR no modo de qualidade RAW.

Contudo, uma das mais convincentes é o nível no qual você pode ajustar a faixa tonal e a exposição das suas fotos após elas terem sido feitas.

Mas até que ponto você pode corrigir a exposição? A vantagem de usar uma câmera DSLR  é que em pelo menos 95% das suas imagens as exposições ficarão praticamente perfeitas. Mas quando você acidentalmente faz uma foto importante usando as configurações erradas, o quanto é possível corrigir?

Neste breve tutorial, já demonstrado em aula, temos uma sequência de fotos feitas com exposições diferentes, que variam entre exageradamente superexposta até escura demais. Embora seja possível melhorá-las com o processador Câmera RAW do Photoshop, ele não faz milagres. Fotos com duas vezes mais luz do que o necessário são impossíveis de serem recuperadas com êxito.

Subexposição, no entanto, é muito mais fácil corrigir; fotos escuras demais, que receberam apenas ¼ da luz necessária, podem ser recuperadas de forma convincente. Ainda assim, o tratamento tem efeitos colaterais, aumentando a visivelmente o ruído nas sombras.

  1. Correções Básicas em todas as Fotos

Vá a File>Open na área Full Edit Elements. Segure Ctrl e clique em todos os arquivos da pasta rescue start para abri-los na Câmera Raw. Eles foram feitos com exposição diferente, mas podemos corrigir um pouco de todas as fotos ao mesmo tempo. Clique em Select All e corte para retirar a parte escura à direita. Mova slider Temperature até 5400 K.

  1. Dois Stops a mais de Luz

Clique na foto em questão. Ela está exageradamente superexposta. Ao mover o slider Expousere para -1.95, o recovery para 100, o Contraste para + e o Brightness para +29, tornamos a foto um pouco apresentável. Na maioria dos casos, porém, o destino é a lixeira as cores estão distorcidas e a bochecha da modelo continua muito clara.

  1. Um stop mais de Luz

Clique na outra foto. A foto também está muito superexposta, mas dessa vez podemos fazer um trabalho melhor de recuperação. Mova o slider Exposure para -1.30 e o Recovery para 67 para obter um resultado apresentável. A testa ainda está muito clara, mas usar os valores maiores em Recovery começa a criar problemas.

  1. Exposição Correta

Clique na próxima foto, na coluna com as miniaturas.

Mova o slider Exposure levemente pra a direita, até + 0.15. Defina recovery em 29 para reduzir o brilho no rosto e arraste Fill Light até 5 para extrair mais detalhes das sombras.

  1. Um Stop a menos de Luz

Clique na foto seguinte. Esta foto está com pelo menos um stop de subexposição. No entanto, a foto pode ser corrigida facilmente com os três primeiros slideres de controle tonal. Arraste o Exposure para +100, o Recovery para 10 e o Fill light para 20. Agora a foto parece tão boa quanto à imagem do Passo 4.

  1. Dois Stops a menos de Luz

Clique na foto escura.  Mova o slider Exposure para +2.45 e o Fill Light para 50 – isso cria um resultado consideravelmente apresentável. Mas dê zoom e verá que a imagem tem muito mais ruído do que as versões corretamente expostas.

Aproveite para rever mais dicas sobre Camera RAW nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Fale com a Focus[email protected]