COMO SE POSICIONAR NO MERCADO ENQUANTO FOTÓGRAFO? DICAS RÁPIDAS PARA FOTÓGRAFOS

em Artigos e Entrevistas.

mercado de trabalho, focus escola de fotografia, cursos de fotografia, focus fotografia, escola focus, aulas de fotografia, fotografia workshop
Dicas de posicionamento de marca e de mercado que vão te ajudar no seu marketing para fotógrafos, e consequentemente ter mais clientes

FHOX/Rafael Arruda

Uma das maiores
dificuldades que percebo em um fotógrafo profissional é se posicionar no
mercado, enquanto marca, enquanto estúdio, enquanto fotógrafo. Vamos falar um
pouco de como resolver esse problema com algumas dicas práticas.

Primeiro: o que é
posicionamento de mercado?

De forma rápida e
prática: Posicionamento de mercado é como você, fotógrafo profissional, se
posiciona no mercado. (ahhhhh! mentira! Não me diga!) É basicamente a posição
que você se encontra no mercado. A quem e que público você está acessível, quem
vai querer e poder contratar seus serviços. É também uma forma de “escolher” ou
filtrar seu público.

Como se posicionar no
mercado enquanto fotógrafo

Nicho de mercado

Em muitas áreas é cada
vez mais comum “nichar” seu público, seu mercado. Se especializar em
determinados tipos de fotos é o maior exemplo disso. Fotografia de Casamento é
um exemplo de um nicho de mercado, fotografia newborn de outro, e por aí vai.
Se você se especializa e vende um tipo de fotografia você já começou a se
posicionar no mercado, como por exemplo, fotógrafo de newborn, ou fotógrafo de
casamento, etc…

Isso facilita seu
trabalho, aprimora sua qualidade e facilita seu marketing enquanto fotógrafo.
Se você não consegue se especializar tanto por demanda da sua região, o que é
mais comum em cidades menores, tudo bem também, vamos ver outras formas de se
posicionar no mercado.

Público de classes A,
B, C, D…

Você pode cobrar 20 mil
dinheiros pelo seu menor pacote, ou 100 dinheiros pelo seu menor pacote. Qual
dos dois valores está certo? Os dois! Sim, não é errado trabalhar para classe A,
B, C, ou E. Todo mundo gosta e precisa de fotografias, mas seu valor irá
determinar quem vai te contratar. E mais uma vez, prestar serviços para classe
D pode dar mais dinheiro no final do montante do que só pra Classe A, que é uma
fatia bem menor de mercado. Você e sua experiência definem que tipo de pessoa
vai te contratar, ok? Soque é importante se posicionar e ser persistente no
mercado.

Persista e colha os
frutos

Nada é da noite pro dia.
Por isso a importância de se posicionar e persistir. Você escolheu seu nicho, e
calculou seu valor, tirou seus custos e vai colocar sua margem de lucro, decida
se quer muitos clientes pagando, ou poucos pagando mais. Pode parecer que o
legal são poucos pagando muito, mas isso nem sempre é a realidade.

Quem paga mais espera
mais, logo com um cliente você vai ter mais trabalho. Sem falar no seu mercado
local. Tem mercado que aceita mais um fotógrafo cobrando muito porque seus
serviços fazem jus ao valor.

Mas tem locais, e
mercados que nem tanto. Mesmo você sabendo de suas capacidades, sua região não
oferece condições de cobrar valores altos. Logo: Escolha seu nicho, escolha
(dentro das possibilidades) pra quem (classe socioeconômica) quer trabalhar e
persista nesse posicionamento. Sendo bom, bons frutos virão.

Fonte:  https://bit.ly/321Mbpy   

Aproveite para rever mais
sobre mercado de trabalho no blog da Escola Focus.

PIONEIRISMO E
INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na
FOCUS!
https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#mercadodetrabalho  #dicas  #noticias  #dicas_fotografia #escola_focus #focus   focus_escola_de_fotografia  #focusfoto
#focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia  #escolas_de_fotografia    #aulas_fotografia  #enio_leite   
#cursosdefotografia

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)