COMO SEGURAR A CÂMERA

em dicas de fotografia, Equipamentos.

como segurar, câmera, entusiasmo, fotografia, equipamento, exposição, balanço de branco, imagem, tremida, vilão, imagens borradas, certificar, cursos fotografia, arte nua, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Entusiasmo pela fotografia, você investe uma boa grana em seu equipamento, se certifica de que exposição, balanço de branco, foco e enquadramento estão adequados, dispara o clique no momento exato de algo imperdível

E, após tudo isso, descobre que a imagem ficou tremida. É exatamente frustrante, mas a tremida da câmera – o pequeno movimento que se faz no instante do clique – é o vilão por trás das inúmeras imagens borradas.

A boa notícia é que não é necessário equipamentos especiais para solucionar esse problema: a maioria dos casos basta se certificar de que está segurando a câmera de maneira correta.

COMO EMPUNHAR A CÂMERA

Para manter a câmera o mais firme possível (sem usar um tripé), segure-a em sua mão direita, com o seu dedo indicador próximo ao botão disparador e os outros dedos ao redor da empunhadura. Sua mão esquerda deve apoiar à objetiva e permitir também a seleção de zoom e do anel de foco.

Mantenha seus cotovelos apoiados as laterais do corpo para dar estabilidade.

LEMBRE-SE

. Segure a câmera e a objetiva com as mãos.

. Mantenha os cotovelos firmes.

. Faça o clique após terminar de exalar o ar (“Solte a respiração”).

VARIAÇÕES

A empunhadura padrão da câmera funciona bem na maioria das situações, por isso é considerada como a forma “correta” de segurá-la.

Entretanto, às vezes, alguns modos alternativos de segurar o equipamento como os mostrados aqui, podem ser melhores. São úteis principalmente quando se usa objetivas mais longas ou tele objetivas pesadas.

CLIQUES VERTICAL

As mesmas regras usadas em cliques feitos na horizontal se aplicam ao formato vertical: mantenha os cotovelos fechados; use a mão direita para segurara a câmera, assim é possível disparar o clique e usar o disco de seleção para alterar as configurações e apoiar a objetiva por baixo.