Como usar low key nas fotografias? 

A fotografia é uma arte que envolve criatividade, mas também muita técnica. A low key é uma das mais comuns, mas como usá-la nas fotografias?

A técnica é muito marcada por sombras e é muito comum em criações que exprimem sentimentos e o subjetivo. Trabalhar com esse tipo de método não é algo ardiloso, mas é preciso ter algum conhecimento básico para não errar e estragar a composição.

Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo e aprenda tudo sobre essa técnica e muito mais.

Como usar low key nas fotografias? 

Como fazer uma foto com low key? 

Antes de entender como fazer uma foto com low key é preciso entender do que se trata essa técnica. Low key é um estilo de fotografia e filmagem que faz uso de muitas sombras, luz dura e áreas sem iluminação. 

Então, para fazer uma fotografia com low key é preciso abusar desses elementos e saber como fazer a pré-produção para que as fotografias entreguem exatamente o esperado. Como a iluminação correta é crucial, grande parte dessas sessões é feita em estúdio e com equipamentos para ajudar, mas não é uma regra. 

A iluminação é crucial nas fotografias low key, uma vez que é o contraste com as sombras que causa a marca mais comum dessas produções. Então, um ambiente com fundo escuro e com iluminação adequada é muito indicado para fazer esse tipo de foto. Esse tipo de construção é o que vai permitir que as sombras se criem e não dissipem no ambiente. 

Você pode usar um ou dois pontos de foco de iluminação dura para que as sombras sejam fortes. Antes da produção final, tente experimentar o melhor enquadramento a fim de não ter uma surpresa desagradavel depois. A primeira luz é a mais forte e principal e a segunda deve ser mais fraca, apenas para detalhar e deixar a composição melhor. Ela geralmente vem de baixo e fica escondida atrás do objeto fotografado. 

Como deixar uma imagem sombria? 

Agora que você sabe o que é low key, é possível entender que o truque está nas sombras e na significância delas. Um dos usos mais comuns do low key em fotografias é para deixar as imagens sombrias e com um ar de drama.

Como visto antes, o low key é bem marcado por sombras e escuridão, então para deixar a sua imagem na mesma pegada é preciso usar fundos pretos e com pouca iluminação. Além disso, dê preferência a situações de contraste, assim a sua imagem será mais forte. 

Ao centralizar o flash e a iluminação na cena principal, você está criando um foco na sua fotografia, que pode ser muito interessante quando a ideia é deixá-la sombria. A composição de roupas e acessórios também é um ponto muito bacana de ser observado para ter uma boa resposta dentro do tema. 

A edição também é muito importante para contribuir para a criação do clima sombrio. É possível regular a incidência da luz e adaptá-la da melhor forma possível para a sua peça de criação. 

Como fazer efeito High Key?  

Como o próprio nome diz, o high key é o oposto do Low Key e a sua técnica também. Esse tipo de método de fotografia envolve uso de luzes, fundos brancos e estourados e quase nenhuma sombra. 

O high key faz uso de luzes suaves, diferente da dura do low key. Por isso, é muito usado rebatedores e difusores para a sessão fotográfica. Isso ajudará a suavizar e direcionar a iluminação da melhor forma possível.

Esse é um caso que precisa de iluminação de todos os lados, diferente do que é comum que é uma luz direcionada ao objeto e posicionada atrás das câmeras. Porém, ao fazer a decisão de uma iluminação completa a imagem pode ficar estourada e, por isso, a iluminação suave é crucial. 

Você pode usar um tecido ou papel de seda para rebater a luz em uma parede clara, por exemplo. O importante é que a iluminação seja direcionada corretamente para não criar sombras, como no caso do uso de uma lâmpada de teto que cria sombras em todos os lugares. 

Diferente do low key, esse tipo de fotografia pode ser mais facilmente feita ao ar livre, mas com o uso de alguns difusores, tecidos claros ou um fundo adequado. Isso dá mais liberdade criativa ao fotógrafo do que um low key daria. 

Como fazer a silhueta de uma imagem? 

Criar uma silhueta de uma imagem é uma técnica muito usada para criar representações e interpretações únicas de um objeto ou pessoa. Elas têm um ar de mistério, drama e tristeza, pois não é possível saber exatamente o que está sendo representado.

Para fazer a silhueta de uma imagem você precisará mudar o foco da iluminação para a parte de trás do objeto ou pessoa. Então, a luz ficará apostada para a câmera e não o contrário, como é usual. A fonte de luz pode variar, não há necessidade de ser apenas artificial. O importante é: fotógrafo na parte mais escura e objeto fotografado com a luz de trás para frente. 

Conclusão 

Agora você sabe tudo sobre Low Key, High Key e como essa técnica pode ser interessante para as suas criações. A melhor forma de identificar a ideia é ir tentando e experimentando, assim será possível ter a que melhor encaixe à sua fotografia.

Ficou com alguma dúvida de como usar o método? Nos conte nos comentários abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.