COMPONDO AS IMAGENS

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

compondo imagens, compor imagem, pintores, vantagem, fotógrafos, arranjar elementos, escolhendo a cena, liberdade, composição fotográfica, cursos fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

No que diz respeito a compor uma imagem, os pintores têm um a vantagem clara sobre os fotógrafos

A tela está vazia, e eles podem mais ou menos do modo que quiserem arranjar os elementos da cena, e mesmo excluir partes dela, se acharem necessário.

Escolhendo a Cena

Infelizmente, o fotógrafo não tem a mesma liberdade. A tela já está cheia; por isso, para criar uma boa composição, é preciso, primeiro, decidir qual parte da cena vai ser capturada e, depois, arranjar os elementos nela contidos de modo que formem um todo visualmente agradável.

Uma boa composição fotográfica deve ser como uma boa história, com um começo que prende a atenção, um meio que mantém a atenção e um fim que leva a jornada a uma conclusão satisfatória.

Para faze isso de maneira eficiente, existem várias ferramentas disponíveis. Objetivas permitem controlar o quanto inclui em uma foto. A escolha do ponto de vista e o uso da perspectiva afetam o modo como o motivo aprece. A qualidade da luz também pode ser usada com criatividade, porque ele determina como, em imagem, textura, forma, tom, cor e contornos são definidos.

Mas, no fim, uma boa composição se trata de ver e enxergar. Ela depende de decisões visuais e de permitir à própria visão orientar tais decisões, a fim de que as fotografias tiradas sejam únicas para você, mas ao mesmo tempo, interessantes para os outros.

Não há saída senão experimentar, e com o tempo, as decisões sobre o enquadramento de uma imagem se tornam mais instintivas. Porém, no começo, convém adotar algumas técnicas reconhecidas e aprovadas, como, entre outras, dividir o enquadramento, para garantir que exista um ponto focal.

Lembre-se: sempre é possível tirar uma fotografia boa com o que está à nossa frente, mas, para a imagem ser ótima, ela precisa ser adequadamente composta.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.