COMPOSIÇÃO E MACRO

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

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Ao fotografar objetos com um aumento menor na proporção 1:1, deixa-se o mundo das imagens facilmente escolhidas: torna-se necessário procurar no visor os motivos mais interessantes

Quando a composição, ela não
costuma ser muito elaborada na macrofotografia: é o motivo o elemento principal
da foto, e não o ambiente que se dispõe.

Para ganhar prática, comece a
fotografar objetos animados – pedras cristais, jóias, detalhes de superfícies e
assim por diante. Depois disso, poderá lidar com plantas e outros motivos da
natureza. Mas você se surpreenderá com a intensidade dos movimentos de uma
simples folha de grama, quando vista através de um dispositivo de aumento.

Por isso, os últimos motivos a
tentar são os constituídos por animais.

Nunca deixe de cercar as
exposições quando estiver trabalhando com macro fotografia, variando tanto a
abertura quanto a velocidade de obturação. O ideal é trabalhar na ausência
total de correntes de ar – mas, se um inseto ou planta só puderem ser
fotografados ao ar livre, bata diversas fotos para aumentar a possibilidade de
que ao menos uma delas fique boa. Se possível, ilumine o motivo com flash, para
poder usar velocidades de obturação relativamente altas.

ASPECTOS PRÁTICOS

Com um fole, a abertura efetiva
da objetiva se altera. Caso o aumento pretendido seja, por exemplo, de 2:1 (a
imagem tem o dobro do tamanho do objeto).

Ajuste de Focalização: é muito
mais fácil conseguir a focalização por meio, de movimento da câmera do que por
operação do anel da objetiva, uma vez que esse último processo altera a imagem,
dando resultados inadequados em certas circunstâncias. Na maior parte dos foles
existentes, a focalização pode ser promovida movendo-se a câmera a objetiva.
Alguns modelos têm um trilho inferior adicional, que fica preso ao tripé. Com
isso, é possível mover todo o conjunto câmera fole e objetiva, proporcionando
ajustes finos de focalização.

Vibração e Montagem: a
vibração da câmera se torna muito aparente quando o aumento é grande. Por isso,
é essencial trabalhar com um tripé pesado; suportes de sargento ou tripés de
mesa não oferecendo firmeza suficiente. É também conveniente que o tripé possa
suportar a câmera quando esta fica apontada para baixo, de modo a permitir
fotos de motivos situados no sol. Use sempre um cabo de disparo e evite
trabalhar com motores.

Tela de Focalização: as
melhores as de vidro despolido claro. Se sua câmera tem tela fixa, use a região
em torno do dispositivo central para realizar a focalização.

Aproveite para rever mais
dicas sobre composição e macrofotografia nas suas apostilas, bibliografias e
vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

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