COMPOSIÇÃO E TRIÂNGULOS

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A sensação de estabilidade inerente a muitos triângulos vem da associação estrutural; é o formato de uma pirâmide, ou de dois contrafortes inclinados para dentro escorados um no outro

Portanto, arranjar três objetos de modo que dois formem uma base e o terceiro um ápice acima deles cria uma forma estável e essa associação é levada para a imagem.

É a clássica foto de trios e isso permite que os sujeitos sejam manipulados. Reposicionar as coisas dessa forma é uma técnica padrão e de frequente sucesso. As   duas diagonais em tal triângulo ajudam a driblar o peso de um arranjo quadrado ou retangular.

A configuração inversa, com a base no topo da figura e o ápice embaixo, é uma forma igualmente útil de se introduzir em um design. Ela tem uma associação diferente: menos estável, mais agressiva, e contendo mais movimento.

O apontar do ápice é mais óbvio, provavelmente porque parece voltar-se para a câmera e para o espectador, e há o tipo de tensão que se esperaria de uma forma que simboliza um equilíbrio extremamente precário.

Uma aplicação especial de triângulos invertidos ocorre no design de naturezas-mortas e outras fotos de grupos em que os objetos tem tamanhos diferentes e, apesar disso, precisam ser unificados em uma mesma foto- colocando o menor e mais próximo da câmera, no ápice do triângulo, e os objetos restantes atrás.

Uma lente grande-angular, usada a partir de uma posição elevada e apontada levemente para baixo, deverá enfatizar as proporções de um triângulo invertido, assim como uma lente grande-angular apontando para cima criará linhas verticais convergentes ascendentes.

Sob quais circunstâncias é útil tentar impor uma estrutura triangula? É importante ver os triângulos implícitos como um dos poucos recursos usados para trazer ordem a uma imagem, ou para arranjar o que se esteja fotografando.

As ocasiões em que tal organização é necessária, normalmente, são aquelas nas quais há necessidade de clareza. Isso é comum na fotografia de naturezas-mortas e em várias formas de reportagem quando a coisa mais importante é representar algo claramente, geralmente em uma locação visualmente suja. Como isso é uma condição comum na fotografia profissional, a ideia de estruturar uma imagem em um arranjo gráfico simples é principalmente profissional.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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