Composição Fotográfica: Repetição e Ritmo

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia, Notícias.

composição fotográfica, repetição, ritmo, linhas, formas, temas repetidos, sensação, textura, luzes, padrões artísticos, observador, entrada, saída, imagem, cursos de fotografias online,escolas de fotografia sp, noticias sobre fotografia, enio leite, escola focus, cursos de fotografia sp, focus fotografia, escolas de fotografia sp, focus escola de fotografia, cursos vips de fotografia, noticias sobre fotografia, focus foto, cursos de fotografia focus, escolas de fotografia sp, cursos fotográficos sp, focus foto , curso de fotografia sp, cursos de vídeo Full HD, dicas de fotografia, cursos de fotografia sp, focus foto, cursos de fotografia zona sul sp , cursos de fotografia Santos SP, melhores cursos de fotografia sp, melhores escolas de fotografia sp, curso técnico de fotografia sp, melhores cursos técnicos de fotografia sp, escolas técnicas de fotografias sp, aulas de fotografias sp, (11) 3104 6951, cursos profissionalizantes de fotografia sp, Fotografia, escolas de fotografias sp, cursos de fotografia sp, curso de fotografias sp, notícias sobre fotografia, curso fotografias, melhores curso de fotografias sp, melhores cursos de fotografias sp, curso de fotografia sp melhores,

Padrão. repetição de formas, com diferentes cores

Há situações em que não é preciso isolar um simples foco em sua fotografia – um grupo de assuntos pode criar um padrão que se tome por si só o centro de interesse. Procure por linhas, formas e temas repetidos para criar a sensação de ritmo. Encontre texturas e luzes que ajudem a sugerir a ‘sensação’ que a textura transmite. Pense em posicionar padrões ou texturas contrastantes lado a lado; o senso de conflito sempre torna a experiência do observador mais empolgante. Uma série de objetos comuns pode criar uma composição incrivelmente viva nas mãos de alguém criativo.

Preencha os espaços 

Para assegurar que seus padrões tenham força, certifique-se de deixar sua fotografia equilibrada. Pratique para conseguir preencher os quatro cantos do enquadramento – qualquer espaço que esteja em desequilíbrio com os outros irá enfraquecer a imagem. É preciso deixar óbvio para o observador que o foco central da foto é o padrão criado pelo grupo de assuntos, e não os elementos vistos isoladamente.

Prepare-se até o momento exato. Se estiver tentando captar a foto de um grupo de aves, o ritmo mais forte será quando as aves estiverem todas na mesma direção. Se estiver tentando captar as estrias de areia de uma duna, espere até que a luz esteja baixa e angulada em uma das laterais para revelar a textura que foi criada.

Se a ideia for criar um padrão a partir de uma perspectiva elevada, é melhor ajustar um diafragma mais fechado para deixar cada elemento nítido, enfatizando, desse modo, o todo.

Por que não experimentar também com baixa velocidade do obturador para criar redemoinhos ou padrões artísticos com os objetos em movimento? Quando for usar essa técnica, procure ‘ancorar’ sua imagem por meio de um elemento nítido e bem-definido que transmita aos olhos do observador um ponto de entrada e saída da imagem.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)