Compras em Nova York para fotógrafos

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia, Equipamentos.

(11) 31072219, fotografia, enio leite, focus escola de fotografia,  fotografos, compras em Nova York, BH, Adorama, centro global de negócios, comércio internacional, novo equipamento fotográfico, boas compras, mergulho em tecnologia, equipamentos usados, aulas de fotografia, aula de fotografia sp, aulas de fotografia online, vaga fotografo, curso fotografia portrait, camera, escola focus de fotografia, cursos de fotografia, focus fotografia,  curso de fotografia, vaga de fotografo, focus foto, cursos de fotografia, focus escola de fotografia, cursos de fotojornalismo, cursos de fotografia online, vaga fotografo, curso de fotografia, escola de foto, fotografia curso,  Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia vila Madalena sp, escolas profissionalizantes de fotografia,    curso de fotografia sp, curso de fotografia, focus, fotografia, focus fotografia, escola focus, cursos técnicos de fotografia, curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, cursos de fotografia vila Madalena sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia ABC sp, cursos de fotografia grande ABC paulista,     escola focus, curso de fotografia em sp,  curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp, escola focus foto,  melhor curso de fotografia sp, melhores escolas de fotografia sp, concursos de fotografia, cursos de fotografia digital, historia da fotografia no Brasil, dicas iniciantes fotografia, fotografia aereas, estúdio de fotografia, curso fotografia casamento, concurso fotografia, dica fotografia, revelação fotografia, fotografia publicitaria, fotografia de criança,  fotografia aulas, aprender fotografia, editor de fotografia, focus, focusfoto.com.br, focus foto, fotografia de moda, fotografia curso, fotografia, manual de fotografia, dica de fotografia digital, curso de fotografo profissional, galerias de fotografia, fotografia profissional, cursos de fotografias, cursos fotográficos, melhor curso de fotografia no Brasil, melhor escola de fotografia no Brasil,

Dentro da Loja BH, stand da Canon

Clovis Ferreira da Silva

Dicas para fazer compras de equipamento para fotógrafos que vão até Nova York, que é um centro global de negócios e comércio internacional

Se você é fotógrafo e vem ao EUA trazer as crianças de férias para visitar a Disney e aproveitar para comprar o seu novo equipamento fotográfico, aqui vão algumas dicas que podem ajuda-lo a fazer boas compras. Quando se fala em equipamentos fotográficos, o primeiro nome a ser lembrado é BH, a maior loja de equipamentos fotográficos do planeta terra que fica na Nona Avenida em Nova York. Vir ao EUA e não visitar a BH é o mesmo que ir a Roma e não ver o Francisco Bergoglio.

Caminhar pelos seus departamentos é um verdadeiro mergulho em tecnologia, você vê o que há de mais moderno e atual na área de fotografia. A cereja do bolo no momento é a Sony A7R Mark II, que ainda não está à venda, com previsão de chegada ao dia 26 de agosto, mas já tem uma fila enorme de pré-vendas.

Parece que a Sony aplicou um ippon na concorrência, pois os adaptadores permitem que lentes Canon sejam utilizadas com desempenho igual, ou melhor, principalmente no quesito autofoco. O balcão da Sony anda concorridíssimo, enquanto a câmera não chega, a Sony RX100 Mark IV não fica na prateleira, é a câmera mais vendida no momento.

Até um ano atrás era comum encontrar brasileiros que desembarcavam no JFK e seguiam direto para a loja, ainda com as bagagens nas mãos, e somente depois do equipamento comprado seguiam viagem: faz sentido. Mas isto foi no tempo do dólar valendo cerca de R$2,00 agora a R$3,30 é necessário um planejamento para que o limite do seu cartão de crédito não vá para o espaço.

Vamos às dicas:

Ainda no Brasil, escolha qual é o equipamento que você realmente quer e que atende as suas necessidades. Leia o maior número de reviews possíveis e procure conhecer o equipamento em alguma loja ou mesmo aluga-lo para teste, muitas vezes ele não é nada daquilo que você está pensando, principalmente em tamanho e peso.

Entre no site da BH ou outra loja que escolher, selecione os equipamentos que pretende comprar e coloque no carrinho, imprima e chegue à loja já com a sua “lista de compras”. Isto vai poupar outro problema: ser surpreendido pelo imposto que nunca aparece nos preços dos sites, mas que é cobrado no final da compra e tem o valor em torno de 6 a 7%.

 Com esta lista, você pode ir a um balcão da BH e solicitar o vendedor que lhe mostre os equipamentos ou tire suas dúvidas. A loja é imensa e dividida por setores: vídeo, áudio, câmera, lentes etc.

Normalmente os vendedores têm alguns conhecimentos mais específicos de cada área. Se tiver tempo, circule primeiro pelos setores e manuseie os equipamentos que estão ali para demonstração, quando encontrar um vendedor que lhe pareceu mais atencioso, é com ele que você vai começar a fazer o pedido. Se preferir comprar em diferentes setores, não tem problema, a cada compra o vendedor emite um novo boleto atualizado com a compra anterior para ser pago no final.

Quando finalizar suas compras, pague e não retire imediatamente os seus pacotes, ainda tem muita coisa para ser vista nos arredores e lembre-se de voltar antes das 19hrs quando fecha a loja. As 18:30h o sistema de som começa avisar para encerrar os pedidos, pois a loja fecha mesmo as 19hrs.

Na semana passada enquanto circulava pelos departamentos, tive a grata surpresa de encontrar um vendedor brasileiro chamado Hugo, do departamento de câmeras e lentes. Um jovem carioca que estuda fotografia nos EUA e trabalha nas horas vagas. Ele informou que aquela câmera da Canon, a XC-10 esta praticamente encalhada, ele vendeu apenas uma. A Canon mirou no que não viu e não acertou em nada. A não ser que a câmera volte com aquilo que os fãs da marca esperam, 4K interno mais barato, lente mais clara, pois a câmera tem uma boa ergonomia. Outro setor bem movimentado na BH é o de equipamentos usados e que como disse o Hugo, é uma “outra” BH.

Neste período de moeda fraca, não deixa de ser uma boa opção a compra de equipamento usado ou seminovo, ou até mesmo novo como é o caso das chamadas “open box” que são equipamentos comprados e depois devolvidos pelos clientes em perfeitas condições, mas com a caixa aberta.

Nos EUA o cliente tem o direito de devolver o equipamento em um determinado prazo, desde que em perfeitas condições e sem sinal de uso. No caso da BH, você precisa comunicar via e-mail que pretende devolver tal equipamento e recebe um formulário que depois de preenchido deve ser colado na caixa de envio, não do equipamento. Depois de avaliar o equipamento o dinheiro é depositado na conta que você determinou ou mantém em crédito para futuras compras. É bom lembrar também que se você usar o seu cartão de crédito é cobrado mais um imposto, o IOF.

Para os equipamentos usados o valor vai depender das condições do equipamento, tempo de lançamento, etc. Para câmeras usadas o calcanhar de Aquiles é o numero de cliques do obturador. Ao tentar comprar uma lente Canon 16-35 mm f2.8 solicitei ao vender para colocar um filtro e descobri na hora que apesar do excelente estado da lente, havia um problema na rosca. Se tivesse comprado, possivelmente teria que devolver. Uma lente usada como esta eu acabei comprando na Adorama por 999,00 contra um preço de 1490,00 por uma nova. Comprar usados nessas lojas grandes é seguro, pois ao vender você vai assinar um documento policial preenchido na hora atestando a origem do equipamento.

Outra opção é você trazer o seu equipamento antigo e vende-lo na loja. Você pode fazer uma simulação no próprio site da BH e saber quanto você vai obter pelo seu equipamento, claro que quando chegar aqui e de acordo com o estado você pode obter alguns dólares a mais. Uma Canon 7D antiga e em boas condições você pode conseguir até uns 450,00 dólares e comprar uma 7D Mark II open box por 1200,00.

Eu fiz uma simulação com uma 7D com o grip na Adorama  que ofereceu 400 dólares e a BH 450 dólares. Vendi e comprei a novíssima Sony RX100 Mark IV. Saindo da BH você tem outras opções, como a Adorama que fica na Quinta Avenida com a 18 th Street, o atendimento é bom, tem usados de ótima qualidade e open box.

Ao caminhar da BH até a Adorama você vai encontrar muitas lojas pequenas com algumas promoções tentadoras. Eu por exemplo, não arrisco comprar o meu equipamento nestas pequenas lojas, cuja procedência não sinto segurança.

No momento é verão em NY, temperatura está muito agradável e a cidade fervilhando de gente alegre de todos os cantos do planeta. Muitos grupos barulhentos e alegres de jovens brasileiros em excursão. Uma festa! Uma última recomendação, não vá as compras de estomago vazio, tome o seu frapuccino moka no Starbucks para começar a maratona e no final do dia recomendo um bowl (8,71USD) nos inúmeros Chipotle, que é um restaurante popular mexicano, entre a Nona e a Quinta Avenida. Se quiser usar o banheiro, tem um código no seu recibo que lhe permite abrir a porta.

Fonte: http://bit.ly/1fZr92B

Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/ 
Fale com a Focus: 
[email protected] 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/ 

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus!”  Desde 1975 

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)