Confira dicas dos fotógrafos da National Geographic para capturar imagens em 3D

em Equipamentos, Notícias.

tubarao 3D  Focus escola de fotografia cursos de fotografia escola focus enio leite noticias sobre fotografia

As pessoas não percebem que, no futuro, nosso mundo só será mostrado em 3D; não haverá mais imagens planas, em 2D”, comenta o fotojornalista Steve Winter.

A LG promoveu uma parceria com fotojornalistas da National Geographic com o objetivo de demonstrar os recursos fotográficos do Optimus 3D aos consumidores. Seis renomados profissionais receberam um dispositivo e criaram conteúdos em três dimensões. Posteriormente, eles deram dicas e opinaram sobre a qualidade das imagens produzidas com o celular.

Equipado com duas câmeras de 5 megapixels, o Optimus 3D usa duas imagens que simulam os olhos esquerdo e direito para compor uma única foto. O cérebro, automaticamente, funde as imagens em apenas uma e,  nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D. Este fenômeno natural é batizado de estereoscopia.

Conheça abaixo as experiências dos profissionais com o uso do Optimus 3D.

I. Dicas para as melhores fotos em três dimensões:

1. Aproxime-se

Para enfatizar ainda mais o efeito 3D, aproxime-se do objeto. Nas melhores fotos, o ponto focal estava a uma distância de 1 a 3 metros da câmera.

2. Crie camadas

Fazer fotos em 3D é como montar uma pizza: quanto mais camadas na cobertura, mais complexo é o sabor. Mostre múltiplas “camadas” de profundidade para agregar dimensão.

3. Centralize o objeto da foto

Coloque o objeto da foto no centro para criar um efeito 3D mais natural e evitar que ele seja cortado pelo enquadramento.

4. Fique imóvel

O obturador é um pouco mais lento quando tira fotos em 3D. Permaneça imóvel enquanto a câmera faz os cálculos para capturar a imagem.

5. Capture as cores

A tecnologia 3D adora cores. Portanto, escolha temas coloridos. Quando a imagem for exibida no LG Optimus 3D, as cores se irradiarão em três dimensões – literalmente.

6. Aproveite as pequenas partículas

Ao capturar imagens, procure temas que contenham pequenas partículas em movimento (folhas ao vento, gotículas de água). Esses itens podem ganham realce com a tecnologia 3D.

7. Exiba as fotos

A fotografia tridimensional é algo bastante recente. Assim, mostre suas fotos, seja no computador, na televisão ou no celular. As pessoas adoram ver o mundo de um jeito diferente.

8. Faça experiências

Para a maioria das pessoas, a fotografia em 3D é uma experiência completamente nova. Assim, divirta-se e vá descobrindo o que funciona melhor. Quem sabe você não nos ensina alguns truques novos!

9. Adapte suas preferências

Com o LG Optimus 3D você conseguirá ajustar certos elementos facilmente. Utilize o controle manual e tente modificar a exposição e o equilíbrio de branco. Esse foi um dos recursos que mais impressionaram os fotógrafos da NatGeo que participaram deste projeto colaborativo. Além disso, o exclusivo controle de profundidade 3D do LG Optimus 3D permite que você ajuste à vontade a profundidade do efeito.

10. Luzes, câmera, ação!

Os fotógrafos buscam capturar o momento perfeito, com a luz correta. Ao fotografar com o celular aproveite as situações de luz direta e indireta (seja ela natural ou artificial) para criar imagens vívidas.

II. Finalização – Mantenha a perspectiva em 3D

Todas as fotos e vídeos 2D podem ser convertidos para 3D com um simples clique no LG Optimus 3D. Embora você possa brincar com diversos ângulos e distâncias, levar em conta as dicas para as fotos dadas pelos fotógrafos da National Geographic podem ajudar bastante também na conversão das imagens bidimensionais.

Citações:

“Minha recomendação é que as pessoas realmente aproveitem o controle manual” – Stephen Alvarez.

“Definitivamente, já consigo ver um futuro próximo no qual os fotógrafos da National Geographic estarão fotografando com câmeras de celulares.” – Stephen Alvarez.

“Quanto mais camadas você tiver, mais interessante a foto se torna, dimensionalmente.” – Justin Guariglia.

“As pessoas não percebem que, no futuro, nosso mundo só será mostrado em 3D; não haverá mais imagens planas, em 2D.” – Steve Winter.

Fonte: http://www.fotocolagem.com.br