Confira dicas dos fotógrafos da National Geographic para capturar imagens em 3D

em Equipamentos, Notícias.

tubarao 3D  Focus escola de fotografia cursos de fotografia escola focus enio leite noticias sobre fotografia

As pessoas não percebem que, no futuro, nosso mundo só será mostrado em 3D; não haverá mais imagens planas, em 2D”, comenta o fotojornalista Steve Winter.

A LG promoveu uma parceria com fotojornalistas da National Geographic com o objetivo de demonstrar os recursos fotográficos do Optimus 3D aos consumidores. Seis renomados profissionais receberam um dispositivo e criaram conteúdos em três dimensões. Posteriormente, eles deram dicas e opinaram sobre a qualidade das imagens produzidas com o celular.

Equipado com duas câmeras de 5 megapixels, o Optimus 3D usa duas imagens que simulam os olhos esquerdo e direito para compor uma única foto. O cérebro, automaticamente, funde as imagens em apenas uma e,  nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D. Este fenômeno natural é batizado de estereoscopia.

Conheça abaixo as experiências dos profissionais com o uso do Optimus 3D.

I. Dicas para as melhores fotos em três dimensões:

1. Aproxime-se

Para enfatizar ainda mais o efeito 3D, aproxime-se do objeto. Nas melhores fotos, o ponto focal estava a uma distância de 1 a 3 metros da câmera.

2. Crie camadas

Fazer fotos em 3D é como montar uma pizza: quanto mais camadas na cobertura, mais complexo é o sabor. Mostre múltiplas “camadas” de profundidade para agregar dimensão.

3. Centralize o objeto da foto

Coloque o objeto da foto no centro para criar um efeito 3D mais natural e evitar que ele seja cortado pelo enquadramento.

4. Fique imóvel

O obturador é um pouco mais lento quando tira fotos em 3D. Permaneça imóvel enquanto a câmera faz os cálculos para capturar a imagem.

5. Capture as cores

A tecnologia 3D adora cores. Portanto, escolha temas coloridos. Quando a imagem for exibida no LG Optimus 3D, as cores se irradiarão em três dimensões – literalmente.

6. Aproveite as pequenas partículas

Ao capturar imagens, procure temas que contenham pequenas partículas em movimento (folhas ao vento, gotículas de água). Esses itens podem ganham realce com a tecnologia 3D.

7. Exiba as fotos

A fotografia tridimensional é algo bastante recente. Assim, mostre suas fotos, seja no computador, na televisão ou no celular. As pessoas adoram ver o mundo de um jeito diferente.

8. Faça experiências

Para a maioria das pessoas, a fotografia em 3D é uma experiência completamente nova. Assim, divirta-se e vá descobrindo o que funciona melhor. Quem sabe você não nos ensina alguns truques novos!

9. Adapte suas preferências

Com o LG Optimus 3D você conseguirá ajustar certos elementos facilmente. Utilize o controle manual e tente modificar a exposição e o equilíbrio de branco. Esse foi um dos recursos que mais impressionaram os fotógrafos da NatGeo que participaram deste projeto colaborativo. Além disso, o exclusivo controle de profundidade 3D do LG Optimus 3D permite que você ajuste à vontade a profundidade do efeito.

10. Luzes, câmera, ação!

Os fotógrafos buscam capturar o momento perfeito, com a luz correta. Ao fotografar com o celular aproveite as situações de luz direta e indireta (seja ela natural ou artificial) para criar imagens vívidas.

II. Finalização – Mantenha a perspectiva em 3D

Todas as fotos e vídeos 2D podem ser convertidos para 3D com um simples clique no LG Optimus 3D. Embora você possa brincar com diversos ângulos e distâncias, levar em conta as dicas para as fotos dadas pelos fotógrafos da National Geographic podem ajudar bastante também na conversão das imagens bidimensionais.

Citações:

“Minha recomendação é que as pessoas realmente aproveitem o controle manual” – Stephen Alvarez.

“Definitivamente, já consigo ver um futuro próximo no qual os fotógrafos da National Geographic estarão fotografando com câmeras de celulares.” – Stephen Alvarez.

“Quanto mais camadas você tiver, mais interessante a foto se torna, dimensionalmente.” – Justin Guariglia.

“As pessoas não percebem que, no futuro, nosso mundo só será mostrado em 3D; não haverá mais imagens planas, em 2D.” – Steve Winter.

Fonte: http://www.fotocolagem.com.br

 

 

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)