CONGELE MOVIMENTOS EXTREMOS

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

congele movimentos extremos, câmera, borrão de movimento, exposição, prioridade de velocidade, obturador, abertura, ISO, sensor, instantes, cursos fotografia, arte nua, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Ao apontar a câmera para algo que esteja se movendo muito rápido, para evitar o borrão do movimento, é preciso fazer exposição em milésimos de frações de segundo

O modo Prioridade de Velocidade é a escolha óbvia para isso, mas não basta apenas ajustar a velocidade mais rápida do obturador.

É preciso prestar a atenção à abertura e ao ISO, pois será preciso certificar-se de que há luz suficiente alcançando o sensor nesses instantes. Isso pode ter alto impacto na profundidade de campo, por isso, um foco apurado também é essencial: em situações extremas é preciso focar antes.

1 ESCOLHA A OBJETIVA

Para se aproximar da ação, é preciso de uma teleobjetiva, por isso, acople uma objetiva prime longa ou uma zoom tele objetiva que alcance no mínimo 200 mm.

2 VELOCIDADE DO OBTURADOR

Alterne a câmera para Prioridade de velocidade curta do obturador. A duração dependerá da velocidade do assunto. Para essa foto foi necessário 1/4000s.

3 AUMENTE O ISO

A menos que haja muita claridade, você provavelmente precisará aumentar o ISO, assim a câmera ajustará uma abertura. Use o ISO 1600 como limite máximo, para evitar ruído excessivo.

4 FOCO ANTECIPADO

Devido ao sistema de Foco Automático (AF) a câmera pode não reagir rapidamente a um assunto da alta velocidade. Por isso é uma boa ideia fazer um pré-foco. Aqui o foco manual é útil ou use um ponto AF descentralizado.

5 DISPARE ANTES

Para ter chance de captar a imagem desejada, dispare o clique uma fração de segundo antes do assunto chegar à área de foco. Isso compensará o atraso entre pressionar do botão e a exposição ser realmente feita.

ESTÁ TÉCNICA TAMBÉM

Velocidades ultrarrápidas do obturador são úteis para congelar temas que normalmente você não considera de “alta velocidade”, mas que requerem tempos de exposição muito curtos para ficarem nítidos. Por exemplo, as batidas das asas de um beija-flor, claro ficam facilmente borradas, mas o movimento de tenistas ou golfistas em jogo podem ser igualmente rápidos.

RESULTADO

Agilidade ou timming é tudo neste tipo de tema. Praticar é a única forma de saber qual a velocidade funciona melhor e o tempo necessário para pressionar o disparador.

Aproveite para rever mais dicas sobre velocidades ultrarrápidas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.