CONHEÇA O FATOR DE CORTE

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Fator de corte comparativo emtre o sensor full frame e o APS-C, demarcados pela linha vermelha

O tamanho dos sensores digitais, além de influenciar a qualidade final das imagens, também causa frequentes confusões nos fotógrafos iniciantes por conta do conceito de fator de corte nas imagens.

Muitos  acreditam que sensores menores que os full frames multiplicam a distância focal objetivas, servindo como uma espécie de extensão para elas. É como se, num passe de mágica, uma objetiva 300 mm – ao ser utilizada conjuntamente com um sensor de fator de corte 1,5 x – se transformasse em uma 450 mm, por exemplo.

Na verdade, essa confusão ocorre por que normalmente utilizamos objetivas que foram projetadas para serem usadas em equipamentos convencionais. Quando a área do sensor é menor do que a de um fotograma de 35 mm, há uma perda em uma parte em torno da imagem, que nos dá essa falsa impressão de ampliação. E isso vale para todas as objetivas, independentemente da distancia focal.

Assim como a distancia focal não muda, a profundidade de campo também permanece a mesma quando utilizamos câmeras digitais com sensores menores. Ocorre que, por conta da área desperdiçada, para conseguirmos incluir no visor a mesma cena que desejamos fotografar quando corte, precisamos nos afastar mais. Na prática, a profundidade de campo acaba aumentando por conta dessa alteração dessa alteração na distancia entre a câmera e a cena.

Uma questão muito importante é que, mesmo que se consiga incluir a cena de um mesmo modo quando há fator de corte, a alteração da distancia entre a cena e a câmera gera alteração na perspectiva, o que pode mudar significativamente o resultado da foto.

Atualmente, muitos fabricantes produzem objetivas supergrande-angulares com o objetivo de amenizar o efeito que ocorre por conta do fator de corte em alguns equipamentos.

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