CONHEÇA O FILTRO POLARIZADOR

em Dicas & Tutoriais.

Texto: Aluna: Emanuela da Natividade Silva – Turma:  Módulo 2

Filtro UV (ultravioleta), imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes. E também bloqueia a luz refletida em superfícies, sendo ótimo para fotos de objetos reflexivos.

Ocorre aumento no contraste e na saturação das cores, exemplo o azul do céu.

No polarizador tem um anel regularizador, que ajuda a definir direto no polarizador o efeito que gostaria na foto, definindo a quantidade de contraste e saturação. Também é indicado o uso do parasol para que luzes não desejadas, não apareça na foto.

Temos 2 tipos de polarizador: circular e linear o mais usado e indicado é o circular, mas em câmeras prosumer e  mirrorless pode ser usado o linear sem contra indicações.

Num ângulo de 90º do sol é o ponto mais indicado para dar um efeito mais dramático, mas tal regra não se aplica para locais reflexivos.

O polarizador linear não é indicado para câmeras com autofoco, mas tanto o circular quanto o linear são bem utilizados.

Existem situações que a reflexão é de alto nível, e não consegue ser retirada com o filtro. Mas em situações mais simples a câmera estando em 30º já remove a reflexão. E em casos de mexer na situação ou contraste temos os dois lados da moeda, desde um sentimento mais obscuro e intenso como um sentimento mais belo e fantasioso. E sempre prestando atenção, é claro, na posição do sol ou se está nublado. Para o tipo de efeito que quer trazer a foto.

Sendo o filtro polarizador um dos equipamentos essenciais para fotógrafos, ainda tem muitos que acreditam que ele serve apenas para colorização, mas não é bem assim, pois com ele é possível fazer efeitos que não é possível se fazer com um software, tipo o Photoshop, afinal não tem como recuperar o que não é visto, literalmente.

O filtro é essencial para algumas condições de iluminação, na maioria das vezes em externas.

Ele permite a passagem de luz polarizada em uma direção específica, podendo assim eliminar reflexos de superfícies transparentes. Assim como realçar cores da imagem. Filtros de maior qualidade podem impedir os flares ou outros efeitos indesejáveis.

Polarização nada mais são do que ondas eletromagnéticas que vibram em infinitos planos, e a luz polarizada é aquela que se propaga num só plano.

Na hora da fotografia, podemos ter a luz do sol e a luz refletida por ele em algum objeto ou superfície, e podemos escolher não ter pois o polarizador deixa passar a luz em apenas uma direção.

O filtro que utilizamos normalmente é o circular (CPL), formado por dois anéis onde o primeiro é possível controlar o ângulo da luz que vai adentrar na câmera. Também existe o filtro em formato Cokin, sendo um filtro universal usado com um suporte, e para gerar os resultados desejados é necessário girar o suporte, pois ele não possui dois anéis.

Em ambos os tipos de filtro é possível localizar para diversas lentes e diâmetros diferentes. Até mesmo para câmera compacta e para celulares já é possível achar atualmente.

Também temos o Polarizador Linear, onde as ondas de luz polarizadas em uma única direção passem através dele.

Câmeras digitais perdem a capacidade de foco automático e de medição de luminosidade. São achadas por um custo bem inferior, mas só compensa realmente se você usar apenas o foco manual.

Fora as opções de reflexos, contraste, saturação, escurecer céu, reduzir neblina, também temos a opção de usar em retratos reduzindo a pele brilhante, molhadas. Mas é necessário usar com cautela, afinal nem tudo pode ser fotografado com o filtro, exemplo um arco-íris.

E uma coisa é certa um software de edição nunca vai substituir um filtro polarizador.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e filtros nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.