CONTROLDE DO SOFTBOX PORTÁTIL

em Equipamentos.

Se puder investir um pouco de dinheiro, compre então um sotfbox pequeno projetado para flash externo

Há duas boas vantagens de utilizar um sotfbox em vez de uma sombrinha branca difusa tradi cional:

(1) A luz é mais contida e direcional do que uma sombrinha difusora, assim é mais fácil obter uma luz mais expressiva, uma vez que ela só incide onde você quer. (2) Eles não voam com o vento tão facilmente quando usados em ambientes externos. Isso é melhor do que parece porque, se estiver ventando, será difícil utilizar uma sombrinha, e mesmo o vento mais suave pode derrubar tudo abaixo (sombrinha suporte e flash). Recomendamos a marca Atex. Gostamos   dele porque é pequeno e portátil – pode ser dobrado e transformado em uma pequena forma redonda (como um rebatedor) – e você pode ser instalado sem necessidade de utilizar hastes de aço, assim, só leva dois minutos para montá-lo. Você também pode pedir a um amigo (ou uma dama de honra, um assistente etc.) para segurar o flash e um Atek utilizando u acessório especial, que é um suporte de mão leve pequeno (60cm de altura) com uma alça na parte inferior, transformando seu amigo naquilo que os fotógrafos chamam de SLAV (“suporte de luz ativado por voz”). Além disso, adoro a qualidade de sua luz suave, direcional. Eu uso um de tamanho 24×24.

DICA: Usando Filtros para Fazer uma Foto como as da Sports Illustrated

Há um truque bem legal que você pode criar, utilizando apenas um filtro amarelo, que aprendi com os  velhos fotógrafos de esportes. Você tem de fazer duas coisas. (1) Configure o balanço de branco da câmera para Tungstênio, então, (2) coloque um filtro-gel amarelo no flash. É recomendável fotografar isso perto do crepúsculo. A configuração de balanço de branco Tungstênio faz o céu parecer sombrio e azul, mas a luz amarela (do filtro no flash) inicie na pessoa fotografada como uma luz quente.

CONFIGURAÇÕES DE POTÊNCIA TÍPICAS PARA O FLASH

Se estiver utilizando flash em ambientes internos, ou em ambientes externos com qualquer coisa além da luz do dia, você irá disparar o flash 99% das vezes com menos da metade da potência (às vezes utilizo 1/8 ou 1/16 da potê4ncia durante uma sessão típica de fotos). Porque tão baixa? Porque a ideia é contrabalancear a luz do flash e a luz existente no ambiente (ou já disponível externamente), então normalmente só é recomendável um pouco do flash (ou o flash parecerá um clarão). O objetivo é fazer o flash parecer com a luz natural, assim, sua configuração de potência provavelmente permanecerá muito baixa.

DICA: Para que Servem Grupos de Flash

Se quiser controlar flashes sem fio independente um do outro, você então precisará de grupos. Então digamos que você tem um flash iluminando seu tema e uma iluminação de fundo. Você vai querer controlar a intensidade individualmente, de modo que possa baixar ou outro também – você atribui um flash ao Grupo A e ao Grupo B. Você pode ter mais de um flash em cada grupo (todos os flashes em um grupo aumentam/diminuem de intensidade juntos). Você atribui grupos na própria unidade de flash.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de estúdio nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 15/08/2020)

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