CONVERSORES DE ARQUIVOS RAW

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Todos os arquivos de imagem RAW têm que ser processados por meio de um conversor RAW como o Adobe Camera RAW acima, antes de serem utilizados

Todos os conversores RAW processam o balanço de branco, dados colorimétricos (a designação de vermelho, verde e azul para cada pixel), correção de gama, redução de ruído, antialias (para evitar artefatos coloridos) e nitidez.

Mas eles podem usar algoritmos muito distintos, o que faz com que a mesma imagem possa parecer muito diferente quando processada por conversores de RAW diversos.

Alguns conversores processarão os tons com menos contraste para oferecer mobilidade na edição, enquanto outros aumentarão o contraste do arquivo para alcançar uma reprodução mais próxima do filme.

Depende de cada fotógrafo escolher um sistema de processamento que melhor atenda seu gosto e fluxo de trabalho.

Apesar do processamento de arquivos RAW poder otimizar os dados de imagem por nitidez, contraste, brilho e balanço de cor, entre outros ajuste, o pensamento atual é minimizar esses parâmetros em seus ajuste de arquivo e saturação de cor.

O menu da lente permite ajustar parâmetros de lente que afetam câmeras digitais, tais como aberração cromática e vinheta

 Esses controles existem para compensar certas deficiências óticas de lentes, mas também podem ser usados para efeitos criativos, especialmente o controle de vinheta, que adiciona ou subtrai densidade de imagem esfumada nos cantos da imagem.

No menu Calibragem, você pode ajustar o matiz e a saturação de cada canal, assim como saturação de sombras. Saturação é particularmente útil, pois oferece a base para a correção de cor de imagem com pessoas.

Para impressões em cores tradicionais, a correção de cor é feita para naturalizar a saturação nas sombras do rosto e do corpo, para que sejam cinza ou neutras.

Com o controle de saturação você isola as sombras do resto da imagem para que possa neutralizá-las as sombras, enquanto mantém um tom morno, por exemplo, nos destaques faciais – uma ferramenta extremamente útil.

O Photoshop Adobe Câmera RAW está integrado com o navegador de arquivos Bridge, para permitir agrupar um número de arquivos parecidos e corrigi-los todos da mesma forma e ao mesmo tempo.

Essa capacidade e corrigi-los da mesma forma e ao mesmo tempo. Essa capacidade é um processamento modificado ou seletivo de lote que é muito mais útil que os meios antigos de processamento em lote. Além disso, você pode continuar trabalhando enquanto o arquivo é processado.

Aproveite para rever mais dicas e macetes sobre pós-processamento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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