COR, CONTRASTE E COMPLEXIDADE

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Confira logo abaixo:

Contraste de Cores: a redução da saturação das cores peculiar à luz
difusa pode ser parcialmente compensada se o motivo fotografado incluir algum
objeto de cor forte. Um grupo de pessoas, por exemplo, tenderia a não
sobressair muito do resto da cena, caso suas roupas fossem sóbrias. Já, se as
vestimentas de algumas delas têm cores vivas, o contraste tonal é
consideravelmente favorecido – mesmo que a região mais colorida ocupe uma área
pequena do quadro.

Contraste de Iluminação: a fonte extensa produz pouco contraste
entre áreas de luz de sombra, já que estas últimas estão praticamente ausentes.
O contraste pode às vezes ser aumentado, mas isso depende de cada situação. Se
o motivo é um edifício, não há nada que o fotógrafo possa fazer; mas, se a cena
tem como objetivo principal um grupo de pessoas sob controle do fotógrafo (como
sua família), estas podem ser agrupadas junto a algum fundo escuro de grandes
dimensões, de moo que a luz mais forte incida principalmente sobre elas. Com
isso, a fonte de iluminação deixa de ser extensa, tornando-se média – ganhando
assim maior contraste de iluminação.

Contraste do Motivo: este é o contraste tonal do objetivo,
independente da iluminação que recebe. Pode-se incrementá-lo, quando a
iluminação é difusa, para aumentar o contraste geral da imagem.

A foto de uma pessoa de pele
clara, vestida com roupas também claras, é realçada se for colocada contra o
fundo escuro. Outra maneira de aumentar esse tipo de contraste é incluir alguma
fonte de luz brilhante na imagem, como a lâmpada de um poste, o farol de um
automóvel ou um reflexo mais brilhante. Caso essa região esteja situada no
fundo da cena, contribui também para aumentar a sensação da profundidade e pode
até servir para iluminar um pouco mais o motivo principal.

Às vezes é possível incluir o
próprio sol na foto, seja diretamente – caso se possa vislumbrá-lo entre as
nuvens – seja refletido em alguma superfície brilhante como uma vitrina, para
brisa ou poça de água. Lembre-se de que os objetos lustrosos geralmente atraem
mais o olhar do que os foscos; por isso, tente incluir na imagem superfícies
com tais características: a água que molha o pavimento após a chuva é um bom
exemplo.

Complexidade: quando a fonte de iluminação é reduzida, e a
iluminação consequentemente direcional, a complexidade da cena costuma
apresentar uma dificuldade – o fotógrafo deve procurar reduzir a complicação
para que o motivo principal sobressaia. A situação se investe quando a fonte
extensa: muitas vezes, a foto ganha em interesse quando a cena inclui uma
variedade maior de focos de atenção.

Aproveite para rever mais
dicas sobre a complexidade das cores nas suas apostilas, bibliografias e vídeos
das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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