CORREÇÃO DE COR FLUORESCENTE

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As primeiras ferramentas para compensar os matizes verdes das lâmpadas fluorescentes comuns é a configuração predefinida de equilíbrio de branco correspondente da sua câmera (em geral, por volta de 4.000k)

Porém, mesmo que você configure um equilíbrio de branco personalizado especificamente para determinada condição de iluminação fluorescente, as lacunas nesse tipo de luz podem, ainda assim, resultar em uma cena com sutis deficiências na precisão de cor, que serão perceptíveis pelo observador.

Por sorte, os locais onde normalmente há esse tipo de luz são retratados com esses matizes verdes característicos – e o público já se acostumou a perceber a luz dessa maneira.

Por outro lado, as residências em que encontramos as lâmpadas fluorescentes compactas equilibradas de acordo com a luz do dia precisam de cuidado especial para evitar que sejam retratadas com uma luz impessoal e sem vida.

As câmeras DSLR atuais geralmente vem com uma configuração predefinida de equilíbrio de branco especifica para essas lâmpadas, chamadas de Fluorescente H, que é levemente mais quente, por volta de 4.500k.

No entanto, devido à qualidade imprevisível e inconsistente dessas lâmpadas (cuja cor pode mudar até mesmo em função da corrente da rede elétrica à qual está conectado), o mais seguro ainda é a configuração de um equilíbrio de branco personalizado com um cartão cinza e o uso do formato RAW, possibilitando maior margem de manobra para fazer ajustes finos na pós-produção.

Aproveite para rever mais dicas sobre balanço de branco nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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