CORREÇÃO DOS NÍVEIS

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

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O principal controle sobre as correções da exposição da imagem – seu brilho geral – é o controle de Levels (níveis)

Com ele, é possível manipular a distribuição dos pixels
claros e escuros. O Levels também permite que se ajuste o contraste – a
transição dos tons do escuro para o claro
.

Os controles são intuitivos e fáceis de aprender. Graças à
simplicidade de uso e eficiência, é um dos recursos mais usados nos programas
de manipulação.

Basta clicar na ferramenta, empurrar as setas de controle,
observar as mudanças na imagem e parar quando obtiver o resultado desejado. Os
recursos básicos do controle Levels  são
semelhantes nos mais diferentes programas.

Há as setas que ajustam o ponto preto e o branco,
controlando com eficiência o contraste, enquanto a seta central é ideal para
controlar a exposição ou o brilho geral. Pode haver também alguma seta que
ajuste a saída dos níveis de branco e de preto. Pode-se usá-las também para o
clipping – ou seja, limitar ligeiramente a saída a um pouco abaixo do máximo.

Histograma

Para uma abordagem mais sistemática, trabalhe com o
mostrador do histograma. Ele mostra as estatísticas sobre o brilho; quanto
maior estiver o gráfico em determinado ponto, mais pixels estarão presentes
naquele nível de luminosidade.

Convencionalmente, os escuros ficam no lado esquerdo do
gráfico e os claros no direito. Um histograma de uma imagem de boa qualidade
mostra pixels por toda a sua extensão, com uma ou duas ‘corcovas’ em torno do
centro, indicando que a foto foi exposta corretamente, captando uma gama plena,
e que a maior parte dela consiste em meios-tons. Entretanto, geralmente o
histograma exibe pixels percorrendo um curto caminho do lado esquerdo até quase
o lado direito.

O ajuste principal consiste em três passos: primeiro,
posiciona-se a seta esquerda para que apenas toque o lado esquerdo do
histograma. Isso define o ponto de preto: ao fazer isso, a imagem se torna mais
escura.

O próximo passo é posicionar a seta direita até que ela
toque a ponta do histograma do lado direito. Isso define o ponto branco. Assim,
a imagem se torna mais clara. A seguir, ajusta-se a seta central para produzir
a exposição desejada.

Preto ou branco

Outro efeito que se nota ao afastar a seta preta e a branca
de seus pontos de origem: conforme as distâncias entre elas são reduzidas, a
imagem se torna mais contrastada. Isso acontece porque se os pixels escuros não
estiverem tocando a extrema esquerda do histograma, não são totalmente pretos:
ao mover a seta preta para a direita, redefinem-se os valores de preto.
Igualmente acontece com a seta branca.

Isso age como um esmagamento dos pixels, empilhando-os em um
espaço menor, o que faz com que a transição do escuro para o claro fique mais
abrupta, criando o alto-contraste.    

Aproveite para rever mais dicas sobre ferramentas do
Photoshop nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia
dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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