CRIANDO VISUAL DE FILME DE AÇÃO

em Dicas & Tutoriais, escola de fotografia sp.

Visual, filme de ação, efeito da cor, contraste, filmes modernos, pós-produção, engenharia, estilo favorito, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, anatel focus

O efeito da cor e do contraste, enquadramento desempenham um papel importante no visual dos filmes modernos – Cena de Mad Max, “Fury Road”

Ignorar esta oportunidade de pós-produção pode vir a fazer seu vídeo parecer incompleto e inacabado.

A seguir, temos uma pequena receita para o visual dramático dos “filmes de ação”, mas se você analisar com cuidado algumas imagens de um filme será capaz de fazer a engenharia reversa e replicar seu estilo favorito. Comece dividindo o problema “filme de ação” em partes:

Queremos que a filmagem fique “contrastada”, mas sem que os pretos fiquem queimados ao ponto de ficarem irreconhecíveis ou percamos as tonalidades de pele, desejamos um aumento na granulação e vamos favorecer uma palheta azulada.

O método para adicionar uma granulação realista é de3scrito mais tarde, neste capítulo, então vamos trabalhar, aqui, na correção secundária das cores com ênfase na cor e no contraste.

SATURAÇÃO

A saturação da filmagem é um dos principais recursos para geração de atmosferas disponíveis ao cineasta. Você não precisa ir além do Mágico de Oz, de 1939, para ver como a desaturação (Kansas em preto e branco) e a super saturação (a Oz em Technicolor de três faixas) estabelecem a atmosfera e a locação e conseguir funcionar em conjunto.

Antigamente, o processo fotoquímico era algo muito próximo da alquimia, e os técnicos laboratoriais experientes misturavam corantes e soluções para produzir um efeito específico, recorrendo frequentemente à tentativa e erro. As coisas são mais fáceis para você, pois em todo software existem controles para produzir praticamente qualquer efeito.

Pensando como diretor de arte, você provavelmente já decidiu como será a palheta primária do visual de seu filme. Talvez seja quente e nostálgica, ou fria e opressiva. O princípio por trás de muitos destes visuais de pós-produção está na desaturação sistemática de qualquer coisa que não se encaixe no esquema frio tem suas cores quentes reduzidas e vice-versa.

Então, se queremos um visual policial, frio e urbano aqui, devemos remover os vermelhos e amarelos.

Pense em filmes como os da série Anjos da Noite, em tudo que existe em uma palheta limitada de preto e azul – cores da morte. Provavelmente você vestiu os personagens de modo a adequá-los a este esquema desde o começo das filmagens, mas existem alguns recursos para que o artista da pós-produção remova matizes indesejadas da filmagem.

Aproveite para rever mais dicas sobre produção de vídeo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO SELECIONADOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters - 17/11/2017)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)