CUIDADO COM O ENQUADRAMENTO!

em composição e fotogafia, Dicas & Tutoriais.

Cuidado com enquadramento, fotos, vida, regra dos terços, primeiro plano, ler a foto, diagonais, momento correto, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS FOTOGRAFIA PRESENCIAL SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, fotografia profissional, escola fotografia,

O enquadramento das suas fotografias é sempre outro assunto a ser considerado

Na maioria dos casos, as nossas fotos ganham mais vida quando utilizamos a “regra dos terços” e colocamos o primeiro plano máximo a uma das quatro intersecções dos terços.

Também ficará mais fácil de “ler” a foto se houver algum assunto que acompanhe as diagonais, de preferencia da esquerda para a direita, pois é o sentido de leitura para a cultura ocidental.

Nem sempre será possível, e nem será a melhor opção para o enquadramento, pois toda regra tem a sua exceção. Entretanto, só saberemos o momento correto de utilizarmos, ou não, essas técnicas, se elas forem bem familiares para nós.

As locações externas são especialmente prejudiciais ao equipamento, pelo excesso de calor e umidade, e também pela poeira que pode sujar as objetivas e o objetivas e o sensor das câmeras digitais.

Assim, é preciso sempre procurar um local com temperaturas mais baixas para se armazenar o equipamento. Isso também vale para quem trabalha com filmes, pois eles são balanceados para o clima temperado e podem perder a qualidade se expostos ao calor prolongado.

Quanto à umidade, se puder guarde o equipamento em locais com ar-condicionado, que também diminuem a umidade para níveis próximos dos 40%.

E leve sempre muita sílica-gel junto com o equipamento. Quanto à areia, evite trocar objetivas na locação. Embora as objetivas fixas sejam em geral melhores.

Procure trabalhar com objetivas “zoom” de excelente qualidade, minimizando o risco de sujeira na objetiva e no sensor. E por último, tenha o habito de limpar todo o equipamento no final de cada saída fotográfica.

Por último, é preciso falar um pouco sobre a segurança do próprio fotógrafo. Muitos se arriscam por longas trilhas para chegarem em praias isoladas. Sem dúvida, as paisagens que encontramos nessas situações são recompensadoras.

 Entretanto, há problemas que podem surgir pelo caminho, e estes podem pôr em risco a vida de alguém. Por exemplo, o grupo entrará na trilha com algum guia experiente, com mapas e bússola?

Em caso de alguém ser picado por um animal peçonhento, poderá ser socorrido a tempo? Se alguém cair e ficar inconsciente, o grupo poderá transportá-lo de forma adequada?

Para fotógrafos que frequentemente estão em trilhas, um curso básico de sobrevivência na selva irá ajuda-los saber o que fazer e, principalmente, o que não fazer.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia de natureza nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO SELECIONADOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 17/09/2018)