Dar aos clientes o que eles querem

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

fotografia, (11) 31072219,   clientes, fotografia tradicional, fotolivros, retratos, fotos artísticas, memmórias, casamento, imagens artísticas,álbum de familia, fotógrafo de casamento, curso de fotografia de casamentos, aula de fotografia, aulas de fotografia sp, aulas de fotografia online, curso de fotografia, escola de fotografia, escola focus, focus fotografia, focus escola de fotografia, cursos de fotografia, curso fotografia, fotografia, curso de fotografia sp, escola de fotografia focus, curso focus, focus, focus escola, focus+fotografia sp, curso de fotografia profissional, eca usp curso de fotografia, curso de fotografia usp, fotografias em shows, fotografia esportiva, fotos históricas, vaga fotografo, aprenda a fotografar, camera, curso básico de fotgorafia sp, curso de fotografia a distância, curso de fotografia em ny, curso de fotografia em santos, curso de fotografia em praia grande, curso de fotografia esportiva, curso de fotografia fgv, curso de fotografia focus, Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia vila Madalena sp, cursos de fotografia do Grande ABC paulista, aulas de fotografia sp, aula de fotografia,

Compreenda seu cliente!

Algo que aprendi durante minha transição do estilo tradicional para o fotojornalismo de retratos (retratos mais espontâneos) é que os clientes possuem uma lista previsível de prioridades.

Primeiro, se são forçados a comprar os fotolivros, vão invariavelmente comprar os que contenham retratos de família primeiro. Depois dependendo do orçamento, também podem comprar retratos mais simples de um ou outro familiar, e depois pequenos grupos de amigos, e só então fotos mais gerais do evento, e finalmente as fotos mais artísticas. Mesmo os clientes com orçamentos mais limitados invariavelmente precisam atender a algumas obrigações, em termos de presentes, e voltam próximos às festas de fim de ano para comprar fotos com porta retratos para seus amigos e parentes. Mas e quanto a ele? É sua obrigação como fotógrafo decidir como deseja registrar as memórias de seus clientes. O que eles vão querer olhar daqui a 30 anos, quando mostrarem a seus filhos e netos os acontecimentos de seu casamento.

Quando comecei a incorporar mais e mais imagens artísticas ao meu trabalho, percebi que estas são imagens que atraem clientes, mas, estranhamente, não são as últimas que eles compram se tiverem um orçamento mais apertado. Ficou claro que a família é a prioridade.

Se a casa de alguém pega fogo, é claro o álbum de família será o primeiro a ser salvo, deixando para trás aquela foto bacana, mais artística, do buquê jogado no chão ao lado dos sapatos da noiva. Se eu fosse aplicar a lógica a esta situação, me pareceria claro que todos os meus clientes deveriam ter contratado um fotógrafo especializado no tradicional, pois ele seria capaz de fazer retratos de família muitos melhores que os meus.

Felizmente, para mim a lógica não é o fator principal quando um casal escolhe o fotógrafo de casamento.

Os casais tomam suas decisões baseados em um milhão de pequenos fatores pessoais que os tornam indivíduos únicos, como o seu gosto pessoal, orçamento, nível de interesse em arte, o quanto eles gostam de você, o quão profissional eles percebem que você é e assim por diante.

Os casais sabem que seu evento será um entre milhões acontecendo todos os anos, e talvez seja por isso que queiram se destacar. O estilo de fotografia que você escolher é irrelevante, pois sempre haverá alguém que aprecia seu estilo. O que importa mais é que você seja capaz de tocar essas pessoas. Elas querem ver uma história que ponha lágrimas em seus olhos.

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: 
http://focusfoto.com.br/cursos/ 
Fale com a Focus: 
[email protected] 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/ 
Seja fotografo regulamentado.
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional.
Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2015 = 40 anos”  

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)