DE VOLTA AO BÁSICO – APRENDA A LIDAR COM ABERTURA, VELOCIDADE E ISO

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais.

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Criar uma exposição harmoniosa com a abertura, a velocidade do obturador e o ISO requer habilidade

A sua decisão sobre um
elemento afeta os demais.

O segredo é fazer com que os três
trabalhem em conjunto, só assim você terá domínio completo sobre a sua câmera.
Para começar é preciso estender os conceitos básicos de velocidade do obturador
(quanto tempo o sensor da câmera fica exposto à luz), abertura (a quantidade de
luz que as lentes deixam entrar, o que também afeta a profundidade de campo) e
ISO (o nível de sensibilidade do sensor). Depois de compreender como esses
elementos interagem, não haverá foto que você não consiga fazer.

O TRIÂNGULO DE EXPOSIÇÃO

Entenda como funciona a exposição, seguindo este infográfico
triangular.

A relação entre a velocidade do
obturador, a abertura e o ISO é a alma da fotografia.

Até algum tempo atrás, a
velocidade do obturador e a abertura eram as únicas variáveis de exposição que
podiam ser alteradas de uma foto para outra, porque o ISO predefinido pelo tipo
de filme que estava em uso. A chegada das câmeras digitais, porém, tornou
possível alterar o ISO a qualquer momento. Os fotógrafos nunca tiveram tanto
controle sobre a exposição.

FIQUE ATENTO A VELOCIDADE

Micro frações de segundo fazem uma enorme diferença para suas fotos.

A duração de uma exposição é
controlada pelo obturador da câmera, um mecanismo que abre e fecha muito
rapidamente quando você aperta o botão de disparo. Com o botão pressionado, o espelho
levanta, uma cortina metálica se abre e se expõe o sensor. Quando esse sensor é
exposto à luz, a imagem é registrada.

Geralmente, o obturador fica
aberto por uma fração de segundo, tempo suficiente para captar uma imagem.
Velocidades altas são ótimas para congelar ações ou para situações em que há
muito brilho; já as velocidades baixas são perfeitas para captar o movimento da
água ou para realçar detalhes em situações de pouca iluminação.

Porém, se a velocidade for muito
baixa, objetos em movimento parecerão borrados.

Regra de Ouro

É uma boa ideia usar um tripé
quando a velocidade do obturador for mais lenta do que a maior distância focal
da sua lente.

Por exemplo, se usar uma lente
80-200 mm, considere o uso de um tripé para exposições mais lentas do que
1/200s.

1/1000s

Um milésimo de segundo é uma
velocidade rápida. Ela congela o movimento da água.

1/60s

Uma fração de 1 segundo mantém
alguma definição da água, que começa a borrar em direção ao ralo.

1/8s

Em um oitavo de segundo, o borrão
transforma a água em uma massa líquida, sem definição.

1s

Com um segundo de exposição, o
borrão caba com toda definição e todo contraste da água.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia básica  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
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Sobre o autor

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