DESFOQUE E DISTORÇÃO

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A palavra bokeh vem do japonês para “borrão”

Ela descreve as qualidades estéticas das áreas desfocadas do quadro. Se o quadro tiver partes fora do foco, a aparência do desfoque será importante para o visual geral da peça.

Quando as luzes das áreas que não estejam dentro da profundidade de campo atingem o sensor, elas formam um circulo.

A forma exata da luz dependerá parcialmente do formato da íris da própria objetiva, mas de maneira ideal ela deve ser muito uniforme e circular. Estas imagens circulares surgem nas áreas desfocadas e são chamadas de bokeh.

O formato e a estrutura da objetiva, principalmente da abertura e do f-stop, têm impacto na aparência do bokeh. De maneira geral, um bokeh suave e que aprimore o efeito circular é o desejado.

No set, preste atenção nas partes desfocadas da imagem e em quais cores, luzes ou padrões estão afetando o bokeh de sua tomada. A área desfocada de uma cena é tão importante quanto a área de foco.

O efeito do bokeh é mais evidente quando as áreas desfocadas envolvem fontes de luz, e adicionar luzes à áreas fora do foco pode alterar o efetivo visual do seu bokeh, tornando-o mais ou menos perceptível.

Se você tem objetivas que ofereçam um lindo bokeh, pode valer a pena adicionar algumas fontes fracas de iluminação no plano de fundo e incluir cores que combinem com o padrão de sua história para destacar as características estéticas das áreas desfocadas.

Lembre-se de que as áreas desfocadas de um quadro fazem parte de uma técnica, não são o foco da cena. Não importa o quão belas estejam as áreas fora do  foco, elas estão lá para servir à ação, não para ser o centro da tomada.

Muitas cenas em suas fotos provavelmente não terão um bokeh notável, pois tomadas com ampla profundidade de campo normalmente não produzem bokehs perceptíveis.

Também é importante isto quando se está utilizando objetivas que ofereçam um bokeh inferior do que o ideal. Simplesmente escolha as cenas com uma grande profundidade de campo sempre que possível.

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