DICAS DE PÓS-PRODUÇÃO

em Artigos e Entrevistas.

O Adobe Lightroom consiste em 5 módulos: Libray, Develop, Slideshow, Print e Web. Aqui vamos analisar profundamente três capacidades do Lightroom: arquivamento (Libray), processamento (Develop) e a habilidade de fotografar com um a câmera conectada diretamente ao computador

Lightroom Library

A maioria dos jovens fotógrafos não entende a importância de seu arquivo no início. Eles apenas fotografam e depois enfiam os negativos (ou equivalentes digitais) em caixas de sapatos ou fichários. Porém, seu arquivo de imagens é o registro completo de toda a sua vida criativa. É sua propriedade intelectual.

Organize-o no início de sua carreira enquanto ele ainda é confortável. Cuide dele religiosamente, faça backups e migre as imagens sistematicamente.

Proteção de Direitos Autorais

A primeira coisa a fazer ao entrar no Lightroom é criar suas configurações de metadados. Esse modelo vai incluir automaticamente todas as suas informações de contato e de direitos autorais em todas as fotografias que forem importadas para o Lightroom Library.

Sempre que você exportar a fotografia, copiá-la ou subi-la para um servidor, a informação será automaticamente incluída. Se descobrir alguma utilização não autorizada de sua imagem (isso acontece centenas de vezes por dia em todo o mundo), poderá provar que você é o criador.

É fácil negligenciar esse passo, pois a primeira coisa que todo mundo quer fazer é começar a importar e processar imagens. Criar um modelo de metadados leva cinco minutos e protege suas imagens para sempre.

Importando Fotos para o Lightroom

Imagine que você acabou de completar um ensaio para uma revista que consiste de cerca de 1.100 fotografias tiradas em formato RAW. Antes de apagar qualquer cartão de memória, copie as fotos para seu Laptop e depois para o disco rígido de 1000 GB que você carrega para todo o ensaio. Lembre-se da regra: nenhuma fotografia existe até que exista em dois lugares.

Quando voltar para o estúdio ou escritório, copie as fotos para HD maior e então importe-as para o Lightroom do HD ou diretamente de seus cartões CF. Ao inserir o cartão de memória no leitor, o Lightroom vai abrir automaticamente uma caixa de diálogo indagando se você deseja importar as imagens e onde você quer que elas sejam copiadas e armazenadas. Lembre-se de fazer o backup das fotos para outro disco em seu RID ou para outro HD que você reservou para o backup.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e pós-produção, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

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