Dicas para fazer bons cliques na fotografia esportiva

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

Aulas de fotografia profissional, aulas de fotografia para iniciantes, curso fotografia principiantes, curso de fotografia para iniciantes, focus foto, focus, maiores fotógrafos da história,  aula particular de fotografia sp, escolas de fotografia sp, escola fotografia vila madalena, escola de fotografia online, escolas de fotografias em sp, cursos de fotografias online, cursos de fotografias em sp, cursos de fotografias em sp, curso de fotografias sp, curso de fotografia online, curso de fotografia sp,   dicas, fotografia esportiva, fotografia de esportes, compreensão, foto, instintiva, futebol tênis, hóquei, golfe, luta, corrida, evento, publicação, apostas inteligentes, risco, oportunidade, potenciais histórico, motociclismo,  modalidade de esporte,   (11) 3107 2219, melhores aulas particulares de fotografia do Brasil,   melhores escolas de fotografia de sp, focus fotografia, curso fotografia, cursos fotografia moema,   curso intensivo de fotografia sp, curso de fotografia online, curso de fotografia, curso fotografia, melhores escolas de fotografia do mundo,, focus foto, focus escola de fotografia, cursos de fotografia online,   aulas de fotografias,   fotografia escolar, curso intensivo de fotografia, sp, diane arbus, curso intensivo de fotografia sp, aulas de fotografia sp, aula de fotografia,  aulas de fotografia online, curso intensivo de fotografia sp, vaga fotografo,  camera, escola focus de fotografia, cursos de fotografia, focus fotografia,  curso de fotografia, vaga de fotografo, focus foto, cursos de fotografia, focus escola de fotografia, cursos de fotojornalismo, cursos de fotografia online, vaga fotografo, curso de fotografia,   Cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotografia zona oeste sp, cursos de fotografia em santos, cursos de fotografia zona central sp, cursos de fotografia vila mariana sp, cursos de fotografia vila Madalena sp, escolas profissionalizantes de fotografia, cursos de fotografia ABC paulista, cursos de fotografia Cotia, curso fotografia sp, cursos de fotografia grande abc paulista, cursos de fotografia em São Paulo,    focus fotografia, , escola de fotografia, fotografia, curso profissional de jornalismo, cursos técnicos de fotografia, curso profissionalizante de fotografia em sp, cursos profissionalizantes de fotografia em sp,, curso de fotografia sp, curso de fotografia, focus, fotografia, escola focus,   aulas de fotografia sp, aulas cursos online de fotografia, aulas cursos vips de fotografia, cursos de fotografia online,

Simples e objetivo, a fotografia esportiva deve estar sempre à frente do que vai acontecer

Duda Gagneti

1. Entenda a modalidade

Realmente compreenda o esporte. Uma grande parte da fotografia de esportes antecipa a ação. Você (quase) nunca vai fazer uma boa foto de um mergulho só por impulso; você tem que estar tão pronto para esse jogo como o próprio jogador. Você precisa ter uma compreensão forte e instintiva de um esporte para realmente fotografá-lo bem. Conhecer a situação e decidir em conformidade. Ver como as equipes se alinham, saber onde eles estão no campo, e posicionar-se para aproveitar isso. Preste atenção às tendências que os jogadores mostram ao longo do jogo. Futebol, hóquei, ténis, golfe, luta, corrida: é tudo a mesma coisa. Fazer algumas pesquisas e saber sobre o esporte irá te proporcionar um grande impulso para suas imagens. Ter uma ideia de um esporte também permite que você faça o clique com um único quadro em vez de pulverizar e orar (nada de errado com isso, mas é divertido para agarrar um quadro no exato momento em que você queria).

2. Pare de olhar o resultado (na hora errada)

Não há nada de errado em olhar como ficou a imagem depois de tirá-la, mas como acontece com tantas coisas na vida, é tudo sobre o seu “timing”. Você nunca deve fazer isso no meio da ação, e você também praticamente nunca deve fazer imediatamente após uma parada em ação (intervalo no jogo é um grande momento para encontrar alguns desses tiros históricos).  Você tem que estar sempre pronto para capturar o inesperado; mesmo se você acha que tem alguns tiros surpreendentes do jogo, espere o momento certo para verificar. Não deixe sua própria animação te roubar uma foto ainda melhor do que a que você analisando no visor da câmera. Verificar as suas fotos é necessário, quando você está cobrindo um evento para uma publicação, por exemplo. Muitos fotógrafos observam rapidamente suas sequências de foto e marcando as que têm potencial para ser mais fácil na hora de separar para edição. Mas isso deve ser feito com cuidado em um momento oportuno.

3. Não pare quando o juiz apitar

 Treinadores dizem aos jogadores para continuar até ouvirem o apito; bem, você continua indo até o apito e uns minutos depois. É assim que você captura momentos de celebração e fracasso, treinadores e jogadores que perdem suas mentes, os momentos que muitas vezes definem o jogo mais do que qualquer momento da partida. Sempre mantenha sua câmera pronta, e você vai pegar algumas de suas fotos mais atraentes.

4. Faça apostas inteligentes

Você já se perguntou como fotógrafos fizeram cliques inacreditáveis em alguns jogos? Quero dizer, como eles possivelmente poderiam saber que a bola que estava do outro lado do campo em alguns segundos se tornaria um gol? A resposta é que eles não sabiam, mas estavam dispostos a fazer uma aposta.

Agora, tal como em apostas reais, existem apostas inteligentes e apostas idiotas. A aposta idiota seria posicionar-se para um tiro que você espera que aconteça, mesmo que isso signifique sacrificar sua capacidade de obter outras imagens importantes. Você pode sentar em uma única zona o jogo todo, apenas no caso de que algo totalmente louco aconteça, mas você está completamente ausente para outras oportunidades de contar a história do jogo. Um fotógrafo com aposta inteligente é extremamente consciente.

Eles sabem o que fotografaram até agora naquele dia, eles conhecem os potenciais históricos e resultados do jogo, eles sabem quem são os grandes jogadores, eles sabem as suas tendências.

O apostador inteligente está constantemente a calcular o “risco vs oportunidade” e é capaz de decidir em um momento ou não vale à pena perder uma foto e arriscar para conseguir outra. Claro que apostadores inteligentes também têm sorte. Você não pode ensinar sorte, mas você pode fazer apostas inteligentes.

 Fonte: http://goo.gl/pajUoP  

FOCUS Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: 
http://focusfoto.com.br/cursos/ 
Fale com a Focus: 
[email protected]

Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: 
http://focusfoto.com.br/blogs/
Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional

Registro Profissional: Respeito & Cidadania
“Faça bem feito, faça Focus! – 1975 – 2016 = 41 anos”

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)