DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR?

em Artigos e Entrevistas, Equipamentos.

equipamentos profissionais fotografias profissionais, adquiridos, andamento, sua carreira, câmeras, lentes, investimento principal, aperfeiçoar, aulas fotografia, Roland Barthes, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia, focus

Aqueles equipamentos profissionais caros e modernos para fotografias profissionais deverão ser adquiridos conforme o andamento de sua carreira

Para começar, você não precisa de muita coisa. É difícil se deixar seduzir por câmeras e lentes caras. No início, porém, seu investimento principal deve ser em tempo e esforço para aperfeiçoar a sua fotografia.

Entretanto, alguns equipamentos fotográficos básicos são essenciais conforme você começa a realizar mais e mais trabalhos. É necessário ter um Kit básico de fotografia, composto de itens como uma boa câmera para iniciante, um kit de ferramentas, um software de captura de processamento de imagens além de alguns outros recursos que tonarão sua vida consideravelmente mais fácil nesse primeiro momento.

Kit do Iniciante

Se, desde o início, você tiver dinheiro suficiente para gastar em caros equipamentos profissionais de fotografia, vá em frente. No entanto, se você não dispuser desse dinheiro, não tem problema – não é câmera que faz o fotógrafo.

Em um primeiro estágio de sua carreira como fotógrafo, você não precisa de uma infinidade de equipamentos. A seguir listamos alguns itens que serão de grande ajuda nesse momento inicial.

Câmera: esqueça as caras Hasselblad de médio formato – qualquer câmera DSLR fulframe funciona como uma boa câmera para quem está começando.

A Canon e a Nikon têm modelos básicos de excelente qualidade que podem ser adquiridos a preços razoáveis. Sem falar que é fácil alugar lentes e acessórios para esse tipo de câmera.

Outros fabricantes como Olympus e Leica, são ótimos também, porém não tão onipresentes em nível internacional nas prateleiras de lojas que alugam equipamentos fotográficos. Tanto a Canon como a Nikon oferecem possibilidade de se cadastrar em um programa de serviços que proporciona reparos e manutenção de câmeras por tempo indeterminado, além de importantes recursos para fotógrafos profissionais.

Lente: você precisa de uma lente profissional de alta qualidade, de preferência com um intervalo de zoom de, pelo menos, 24 a 70 milímetros (equivalente a 35 milímetros). Você não precisa ter uma lente Zeiss para começar. A Tamron, por exemplo, vende lentes excelentes que não são tão caras e funcionam perfeitamente.

Equipamentos e Ferramentas básicas: por ora, um kit com modificadores de luz e uma luz de modelagem são suficientes. Você pode adquirir um kit simples, com três modificadores, ou mesmo um kit estroboscópico.

É sempre bom ter em mãos também um canivete ou algum tipo de ferramenta multiuso, além de alguns multiplicadores de tomadas (conhecidos com um T ou benjamim), fita adesiva e aplicativos de celular capazes de localizar o sol.

Se o foco do seu trabalho for principalmente fotografia de paisagens ou natureza, você também precisará comprar um tripé. A Manfrotto produz modelos bons, estáveis e com preços acessíveis – um desses deve ser mais do que suficiente.

Software de Captura de Imagem: É essencial ter um laptop com um software de captura e processamento de imagens que seja padrão no mercado fotográfico – tais como Adobe Photoshop (em seu nível mais básico) ou Capture One Pro (usado por profissionais).

Se você não sabe usar esses programas, acesse os tutoriais de nível profissional grátis no Google. Outra excelente ideia é ter em mãos um disco rígido externo de 1000 GB (ou mais) portátil para fazer o back-up de todas as suas imagens.

Muitas pessoas enfrentam desde cedo, a tentação de adquirir o máximo de equipamento possível, mesmo que isso os coloque em dívidas, o que é algo muito perigoso.

Ter dívidas no começo da carreira obviamente não é uma boa ideia – sem falar que a enxurrada de possibilidades nesse estágio inicial pode confundir seu aprendizado.

Uma boa regra para quem está começando o velho ditado;

“Uma câmera, uma lente”.

Aproveite para rever mais dicas sobre equipamentos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focus
https://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)