Elementos no primeiro plano

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Utiliza-se o primeiro plano para referencia de tamanho e profundidade visual

Em geral, especialmente na fotografia de paisagens e de arquitetura, o espaço vazio será o céu. Um céu azul forte, profundo, pode acrescentar interesse a uma imagem, mas o céu pálido tende a fazer o contrário. Pode-se eliminar boa parte do céu aproximando-se mais, mudando para uma teleobjetiva ou cortando essa parte da foto ao fazer ou encomendar uma cópia. Se nenhuma dessas soluções for viável, tente encontrar um objeto em primeiro plano para usar como elemento de enquadramento acima do assunto principal. Um arco, um portal, uma porta ou um galho coberto de flores podem ser usados nessas situações. Considere os pontos a seguir.

Mudança de posição

Talvez você deva explorar um pouco a área onde está para achar um elemento de enquadramento adequado.

Elementos bem nítidos ou totalmente desfocados

O elemento de enquadramento deve ser apresentado bem nítido ou totalmente desfocado. Para fotos de arquitetura, é melhor manter tudo em foco. Use uma abertura pequena, talvez f/22, e uma lente grande-angular. No caso de um elemento natural, como folhagem, talvez seja melhor desfocá-lo totalmente, criando uma “nuvem” suave de cor. Nesse caso, use um diafragma bem aberto, como f/4, e uma teleobjetiva. Táticas como essas ajudam a criar fotos mais impactantes do que as obtidas com a abertura f/8 que a programação das máquinas costuma selecionar.

Objetos de enquadramento

Os objetos de enquadramento devem ter um valor estético intrínseco. Algumas das possibilidades: arcada, tijolos expostos, galhos com tons vívidos de outono ou frutos maduros. O objeto de enquadramento não deve ser tão grande, supreendente  ou colorido a ponto de interesse da foto. Se esse objeto for muito mais escuro do que o assunto principal, ou estiver muito na sombra, é melhor mostra-lo como uma silhueta. Se estiver razoavelmente próximo a você, um flash leve pode ajudar.

Escolha o objeto de enquadramento adequado

O objeto de enquadramento deve complementar o assunto. É improvável, por exemplo, que uma mesquita erguida há séculos possa se beneficiar ao ser enquadrada por uma moderna estrutura de concreto coberto de grafite, a menos que se queira realçar o contraste arquitetônico ou social na imagem.

Enquadrar a parte inferior da cena

 Um objeto de enquadramento perto da linha inferior de uma foto também pode ser útil para preencher grandes espaços vazios, como um gramado. Flores de cores vivas, as pedras de uma antiga mureta em ruínas, uma pequena elevação do terreno, arbustos se harmonizam com o assunto principal. Para evitar um primeiro plano fora de foco, que pode distrair o olhar, selecione uma profundidade de campo adequada.

Não abuse das “molduras”

Evite enquadrar todas as fotos com um elemento no primeiro plano servindo de moldura, pois esse recurso acaba virando um clichê, se usado em excesso. Imagine uma exibição de slides sobre a Grécia em que cada templo, pessoa e paisagem tivessem uma “moldura” em primeiro plano. Você logo acharia essa técnica forçada e repetitiva.

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