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Lihgtpainting, criando efeitos surrealistas

Às vezes os fotógrafos podem ir longe demais. Mesmo se sua intensão não for mentir, podem criar fotografias que têm, com certeza, o objetivo de iludir.

Mas não se deve esquecer que isso sempre valeu para qualquer meio de comunicação, das palavras às imagens. Um repórter consegue mentir por meio de palavras se fizer um relato apenas superficial da verdade, ao passo que um fotógrafo pode fazer o mesmo ao determinar quando e como fará sua imagem.

 Em última instância, a credibilidade do fotografo e da fonte de informação é importante. Saber que uma publicação tem por princípio nunca alterar fotografias, sob nenhuma circunstância, dá ao leitor a confiança de que as imagens ali exibidas serão verdadeiras. Por outro lado, as pessoas acham difícil confiar em uma fotografia apresentada por um jornal sensacionalista, mesmo que retrate a verdade.

O que é verdadeiro ou falso em uma foto depende muito do objetivo da imagem e de sua função. A fotografia, assim como a escrita, é usada para mostrar verdade jornalística, fazer uma ilustração de efeito e contar uma história de pura ficção. O objetivo de cada um desses formatos é diferente, e a “verdade” de uma peça ficcional é bastante diferente da de um elemento jornalístico.

É preciso separar sempre a verdade da técnica. Só por que é possível usar um processador de texto para transformar a palavra escrita, isso não quer dizer que muda a relação que o texto tem com a realidade. O mesmo vale para o computador.

Há espaço para o controle das imagens, para assegurar que transmitam sua mensagem de maneira cuidadosa e verdadeira. Há também espaço para criar imagens fantásticas que começam na realidade e terminam em nível imaginário e criativo. No entanto, cada caso precisa ser claramente identificado, assim como a classificação clara de um trabalho escrito como ficção ou não-ficção, de modo que a verdade continue a fazer parte da fotografia. E é preciso rejeitar todas as imagens feitas com o intuito de enganar, independente de a foto ter saído de uma câmera tradicional ou de um computador.

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