ENFATIZAR MOVIMENTO!

em dicas de fotografia, Equipamentos.

enfatizar movimento
Nem sempre a nitidez e o movimento congelado transmitem mensagem que o fotógrafo quer passar

Às vezes, o objetivo é o
contrário e, para isso, bastam escolher um tempo de obturação suficiente para os
elementos em movimento pareçam tremidos ou com efeitos fantasma
.

 Geralmente, o melhor resultado é obtido quando
os elementos, apesar de tremidos, ainda estão reconhecíveis.

Para isso, a velocidade tem de ser
bem escolhida para conseguir o nível certo de tremor desfoque.

Esse método é adequado, por
exemplo, para registrar o movimento das pessoas nas ruas, transmitir a sensação
de vida agitada, para as ações de esporte e dança – dá vida às imagens.

Um objeto em movimento sempre
chama a atenção do observador em uma foto. Por isso, na composição da cena, é
importante lembrar que os elementos em movimento precisam fazer parte da
mensagem, da história contada pelo fotógrafo. Se forem elementos secundários,
ao contrário, põem desviar a atenção.

Mas tudo tem exceção em
fotografia: pode ser muito favorável conseguir uma imagem de um tema nítido no
meio de uma multidão em movimento. Pode ser uma pessoa imóvel em uma estação de
trem, enquanto tudo ao seu redor está desfocado pelo movimento.

Para que a foto seja
bem-sucedida, a pessoa em foco precisa ter uma atitude que combine com a cena a
ser posicionada de maneira apropriada na imagem, em um ponto de ouro, por
exemplo.

Com o tema se mexendo ou não
alguns elementos podem trazer movimento à imagem.

Primeiro deixe espaço a frente de
uma pessoa, pois dá essa ideia, mesmo que a movimentação não apareça na imagem.
Linhas diagonais ou curvas dão ao observador a sensação de movimento.

Uma diagonal bem forte, indo do
canto superior esquerdo ao canto inferior direito, sugere um movimento da
esquerda para direita. Assim como inclinar a linha de horizonte amplia a
sensação de movimento.

LEMBRE-SE SEMPRE:

Ao usar uma baixa velocidade de
obturação em uma cena de ação é possível enfatizar o movimento a cena.

Os elementos, mesmos tremidos
devem ser reconhecíveis para que o resultado seja satisfatório.

Uma pessoa em movimento atrai a
atenção do observador, mas deve-se ficar atento a composição para que ela não
seja um elemento secundário no quadro.

Uma pessoa nítida em meio a um
ambiente tremido, em movimento, também se destaca muito; linhas diagonais e
curvas aumentam a sensação de movimento.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas
de movimento nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia
dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

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