EQUILÍBRIO DE BRANCO

em dicas de fotografia, Equipamentos.

Equilíbrio de branco, objetos brancos, fonte de luz, ponto de referência, altas luzes, cores, cena, configuração do equilíbrio, cor neutra, fotografia escolas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, blogs sobre fotografia

Os objetos brancos refletem de forma mais aproximada à cor da fonte de luz são, por isso, utilizados como ponto de referência.

São atribuídas a elas as altas luzes mais brilhantes e todas as outras cores na cena são ajustadas em relação a essa referência.

Esse processo é chamado de configuração do equilíbrio de branco, podemos ser executado de várias maneiras.

As câmeras digitais oferecem um recurso de equilíbrio de branco automático, que funciona como olho humano, decidindo o que deve ser estabelecido como branco e configurando uma projeção de cor neutra correspondente.

Em condições de iluminação simples. Com fontes de luz naturais, o equilíbrio de branco automático funciona muito bem. Em situações mais desafiadoras, será necessário auxiliar a câmera a discernir o que o branco é branco e o que não é. Sempre é possível avaliar a precisão da cor de uma imagem salva no modo de reprodução, na tela de LCD da sua câmera.

CONFIGURAÇÕES PRÉDEFINIDAS DE EQUÍLIBRIO DE BRANCO

Se você conhecer a fonte de luz, pode indica-la à câmera selecionando a configuração predefinida de equilíbrio de branco correspondente. As configurações predefinidas variam de uma câmera para outra, mas em geral incluem (em temperatura de cor ascendente).

Incandescente/Tungstênio, Fluorescente, Luz Solar, Flash, Nublado e Sombra. As temperaturas de cor utilizadas nessas configurações são apenas valores estimados, uma vez que as temperaturas precisas variam até entre fontes de luz comuns; ainda assim, elas podem ser úteis caso esteja fotografando sob uma fonte de luz definida. A maioria das câmeras digitais também permite inserir manualmente a temperatura de cor em graus Kelvin, o que é útil em situações de estúdio.

EQUILÍBRIO DE BRANCO PERSONALIZADO

O método mais preciso para estabelecer o equilíbrio de branco de uma cena é apontado a câmera para uma superfície branca ou cinza neutro que esteja refletindo a mesma luz que incidirá sobre o assunto a ser fotografado. A câmera salva a temperatura de cor refletida pelo objeto indicado e a utiliza na foto seguinte.

Os cartões cinza são uma ferramenta útil para esse método, sobretudo se pensarmos que em toda cena terá uma superfície branca absoluta ou cinza neutro. Um cartão cinza de 18% tem uma cor totalmente neutra, sendo primeiro inserido na cena e, depois, fotografado; por fim o valor encontrado é atribuído ao equilíbrio de branco personalizado. O cartão é, então, removido, e a cena é novamente fotografada utilizando a temperatura de cor exata para a luz ambiente.

Algo similar pode ser feito na produção, caso tenha salvado a imagem em formato RAW. Neste formato de arquivo, o equilíbrio de branco não recebe uma configuração; assim é possível determina-lo com a seleção de uma superfície branca ou cinza da imagem na tela do seu computador. Os formatos RAW dão grande flexibilidade, principalmente em situações nas quais várias fontes de luz projetam cores diferentes sobre o assunto.

Aproveite para rever mais dicas  sobre equilíbrio do branco nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.