ESCALA DE CINZA E COR

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A maneira habitual de obter imagens em escala de cinza – aquelas sem informação de cor – é fazendo um escaneamento da ilustração existente

Ou ainda consultando as curvas do histograma de sua câmera.

Mesmo se a ilustração contiver cor, você ainda poderá escanear em uma escala de cinza, o que, consequentemente, acelerará o escaneamento.

Ou você poderá escanear com todas as cores, e, depois suprimir os dados de cor para gerar uma escala de cinza para analisar.

Caso esteja fotografando, compare os histogramas de RGB e monocromático.

Se a ilustração se compõe de linhas nítidas em preto-e-branco, você precisa tomar cuidado adicional com o escaneamento se pretende manter a limpidez dos contornos. Além disso, necessita de um ajuste de alta resolução em seu scanner.

Se você quiser escanear em bitmap ( uma imagem apenas em preto-e-branco), deverá ajustar na maior resolução possível, pois perdeu o efeito anti-aliasing  proporcionado pelos tons intermediários e, portanto, precisará da maior resolução possível para evitar artefatos do tipo degraus de escada ou bordas dentadas. Isso se aplica especialmente a originais com sutilezas de forma.

Infelizmente, quando você usa a maior resolução requerida para capturar os detalhes mais sutis, também capta todos os defeitos do papel, que normalmente são ignorados.

Não fique tentado a removê-los aumentando o contraste da imagem, pois os detalhes do escaneamento serão destruídos. Em vez disso, use as ferramentas de clonagem  de pós-produção para eliminar os defeitos.

Aproveite para rever mais dicas  sobre controle tonal nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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