Conheça a Focus

Desde 1975 ensinando a arte da fotografia.

Fomentar a pesquisa, ampliar o conhecimento, a criatividade e o aprendizado da fotografia, privilegiando aulas práticas.  Este é o diferencial da FOCUS Escola de Fotografia, que desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.

Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercambio com Portugal e Canadá.  Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.

Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.

Os alunos matriculados desfrutam do Clube Focus, descontos na rede credenciada, em compras, assistência técnica, serviços fotográficos, plantões de dúvidas, fóruns e publicação dos seus melhores trabalhos.

Conheça melhor as propostas dos cursos de fotografia da FOCUS. Para escolher um bom curso de fotografia é necessário avaliar criteriosamente a experiência didática da instituição, seu ambiente e instalações internas, nível do corpo docente, número de alunos por turma e material de apoio. É importante ouvir opiniões de alunos que já se formaram e conferir como eles estão atuando no mercado.

Fundador e diretor

Enio Leite

@escolafocus cursos@focusfoto.com.br

Sociólogo, jornalista, químico. inventor e professor universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo.

Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a Focus - Escola de Fotografia. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984.

Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em fotoquímica e Fotografia Publicitária, em 1993, pela UNIZH , Suíça.Professor convidado da Miami Dade University, Flórida, 1994. Pesquisador e inventor.

Escritor, publicou o primeiro livro didático sobre fotografia digital, 2011, colabora com artigos e títulos sobre fotoquímica, fotografia e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. Ministra aulas em Universidades Paulistanas.

Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar da Escola Focus é formada por um grupo de profissionais, oriundos das áreas de jornalismo, publicidade, multimídia. Bacharéis, doutores com pós graduação e livre docência, apaixonados por fotografia, trabalhando em conjunto para transformar a escola em um ambiente agradável para o estudo, pesquisa, aprendizado e trocas de conhecimentos, no universo da imagem contemporânea. E o mais importante de tudo: ajudá-lo a ingressar no mercado pela porta da frente.

Conheça a nossa equipe »

Pioneirismo na Fotografia

A Focus Escola de Fotografia, fundada pelo Prof. Dr, Enio Leite em 9 de janeiro de 1975 é a primeira instituição brasileira de ensino técnico nesta área.

A escola desenvolve cursos da prática para a teoria, com bibliografia e   inteiramente apostilados para atender as exigências do mercado de trabalho digital, em constantes transformações.

Enio Leite, em 1967, viabiliza os primeiros cursos de fotografia do Sesc e dos Cursos de Artes Fotográficas Senac. Sua didática era capacitar mão de obra especializada para atender o mercado fotográfico em curto espaço de tempo.

Com uma equipe de professores altamente qualificada, como Antônio Carlos D´Avila, Domício Pinheiro, João Musa, Jorge Rosenberg, Thomaz Farkas, Paulo Salomão, Jean Solari, André Douek, Jean Bittar, Thales Trigo, Stefania Bril, entre outros. Assim, inicia o processo de concepção de escola de fotografia, onde todos pudessem ter acesso e oportunidade. Este foi o embrião da Escola Focus.

Neste perído a Focus já formou mais de 900.000 alunos, qualificados nas especialidades de fotojornalismo, fotografia de moda, fotografia social,casamentos e eventos, publicidade e propaganda, fotografia digital, processos alternativos, photoshop e alcançou reconhecimento no Brasil e exterior.

Pesquisa constante, cursos rápidos e atualização prática. Este é o conceito que a Focus Escola de Fotografia desenvolve em seus cursos, desde os primeiros dias.

Em 1979, diretores e professores da Focus participaram da AGRAF - Associação dos Artistas Gráficos, agregando fotógrafos, cartunistas, artistas plásticos, ilustradores, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em busca da regulamentação profissional. Destas reuniões surgiu a AJI - Associação dos Jornalistas de Imagem, que mais tarde passou para ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo.

Hoje, fotógrafos do Brasil inteiro se beneficiam da Lei de Direitos Autorais e de tabelas de preços estabelecidas por Sindicatos de Jornalistas e ARFOC estaduais, estes fatos se devem, a movimentos coletivos como este, onde a equipe da Focus foi um dos protagonistas ao lado de fotógrafos que entenderam a urgência de constituir uma categoria profissional para nomear seus deveres e direitos.

Na década de 80, a Focus também esteve presente na formação da União dos Fotógrafos do Estado de São Paulo, compondo a primeira presidência desta instituição. Esteve também presente na formação da ABRAFOTO, Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade

A partir de 1992, com a contribuição de Marcos Paparelli e Antonio Cezar Pereira, a Focus ingressa na era digital, introduzindo novos equipamento e programas. A escola também está inscrita na Lei no. 7.505, de incentivo a cultura, em 1985 e é primeira escola brasileira de fotografia cadastrada no Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, SERT/MTB, em 1999.

A Focus há mais de quatro décadas tem sido referência no ensino de fotografia e tecnologia de imagem.

Foi pioneira na América Latina na implantação de cursos de "Pin Hole" (Câmera de Orifício), Processos Alternativos ("Low Tech"), Tecnologia Digital ("Hi Tech"), cursos de Photoshop, Legislação, Ética , Direito de Uso de Imagem e Direitos Autorais.

Os alunos formados pela Focus Escola de Fotografia, por meio de seu certificado de conclusão, podem requerer seu registro Mtb de fotógrafo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho.